Saltar para o fórum
[ARTIGO #1] A geren...

Notificações
Limpar tudo

[Fechado] [ARTIGO #1] A gerencia de Banca em MTT

28 Mensagens
14 Utilizadores
0 Reações
5,208 Visualizações
pokemao
Membro desde: 04.10.2008
PokerStrategist

Olá a todos, muitos me conhecem, outros não, bem, sou o pokemao, e gostaria de apresentar a vocês uma idéia que eu tive, e vou colocar em prática, vou escrever um conjunto de artigos sobre MTT (multi table tournaments).

Sou regular de MTTs 3,30 - 5,50 e de SNG 5,50 na full tilt, MTTs 2.20 na pokerstars e FIXED LIMIT 0,25/0,50 na ipoker.
Comecei em outubro com 50$ e hoje tenho uma banca de 550$ depois de alguns cash outs. A maior parte dessa banca foi adquirida em MTTs.
Estudo muitos artigos, leio fóruns e discuto com amigos sobre poker, li alguns livros, e escrevi alguns artigos também.

Começando pelo começo, irei falar um pouco sobre a gerencia de banca em MTT, algo tão importante, que eu, e vários outros jogadores já sofremos de QUEBRAR por não utilizar uma boa gerencia.

Ahn, mas o que é MTT?

MTT (multi table tournament) é um torneio de poker, onde, existem mais de uma mesa. Ou seja, um torneio que tenha 2 ou mais mesas já é um multi table tournament, a série de artigos que vou escrever é para torneios de preferencia com mais de 60 pessoas.

Bem, qual a quantidade de buy-ins precisamos para estar na gerencia em MTT?

A quantidade ideal de buy-in médio que temos que ter para jogar tranquilamente MTTs é o valor de 100 buy-ins.
De vez em nunca podemos dar "tiros", por isso o ideal é termos 100 buy-ins em média. E desceremos quando tivermos apenas 100 buy ins do limite anterior e subiremos quando tivermos 100 buy ins do próximo limite.

E para começar, qual a bankroll ideal?

Bem, vou ser sincero com vocês, não adianta querer começar com 50$ e ir jogando MTT pensando que vai ser lucrativo do nada, não é assim, digo que a banca ideal para começar nos micro limites é de 220 dolares. Ou seja, a banca para jogar os torneios de 2,20.
É lógico que existem casos de pessoas que começaram com 50$ grindando forte, sim, existe, do mesmo jeito que existe aquele donkey cagado que pegou 2$ e ganhou um torneio na stars e foi para 1000$, casos raros...
Sabemos que o poker é um jogo a longo prazo, e temos que ter em mente, que um dia ou outro a bad run vai vir, e temos que estar preparados para isso.
Uma dica é construir a banca ou com fixed limit (modo seguro e fácil de liberar bonus) ou SNG (jogue tight e seja lucrativo).

*Com os lucros conseguidos numa sessão pode-se dar um ou outro tiro, num mtt de buy in 2,20 ou mais, já que em limites menores, na maioria das vezes o tempo que ficará jogando não compensará o prêmio.*

A parte psicológica é muito atingida ao jogar MTTs, vai ter tempos e tempos onde veremos apenas os buy-ins indo embora, não vemos nenhum ITM, nenhum dinheiro entrando, apenas gastamos nos buy-ins. Isso é completamente normal em um jogador de MTT, MTT é um estilo que demora a dar retorno, mas quando dá... Em geral os MTTs premiam de 10 a 20% do field, por isso nem sempre ficaremos ITM.

Temos que ser pacientes, e nos desprender do dinheiro dedicado ao poker, se dependermos imediantamente do dinheiro que teremos que ganhar em MTT vamos nos complicar e muito, já que no início de nossa empreitada nossa banca é pequena, então, deixe o dinheiro lá, se acostume em perder buy-ins e vamos a luta, o 1o passo já está sendo dado, estamos buscando o conhecimento teórico, depois, a prática vem com o tempo e o dinheiro vem junto.

Espero que tenham gostado dessa 1a parte, é mais uma apresentação , nos outros artigos falaremos mais do jogo em si.
Abraços...

*Se gostaram dessa primeira parte, respondam o tópico e irei continuar a série, mas, se não gostaram, podem falar que eu paro de escrever, bem, discutamos esse artigo aqui, de modo que cresçamos juntos. Qualquer dúvida, pode me contactar, estou aqui para ajudar a todos.*

27 respostas
makinazero
Membro desde: 02.09.2008
Oldschool Grinder

boas sei k a ipoker nao tem tao bons torneios como a FTP e a PS mas existem uns bons torneios tb de 1 dolar com premios apeteciveis

a os freezout de um k tem em media 700 a 900 jogadores e que ja da um lucro razoavel e temos os garantidos com rebuys k sao acessiveis para xegar itm basta paciencia e tempo=)

penso k com os 50 dolars pode se jogar esses de 1 dolar mas tipo nao todos os dias mas sim 2/3 vezes por semana.

axo k dar tiros com o lucro de uma secçao isso tb nao e mt bom.

pokemao Autor do tópico
pokemao
PokerStrategist

Original de makinazero
boas sei k a ipoker nao tem tao bons torneios como a FTP e a PS mas existem uns bons torneios tb de 1 dolar com premios apeteciveis

a os freezout de um k tem em media 700 a 900 jogadores e que ja da um lucro razoavel e temos os garantidos com rebuys k sao acessiveis para xegar itm basta paciencia e tempo=)

penso k com os 50 dolars pode se jogar esses de 1 dolar mas tipo nao todos os dias mas sim 2/3 vezes por semana.

axo k dar tiros com o lucro de uma secçao isso tb nao e mt bom.

Bem, a estrategia q vou apresentar é para torneios freezout e nao turbo, torneios com rebuy exigem no mínimo 3x o buy in, ou seja, mesmo jogando um torneio de 1$, o ideal é ter 300$ no minimo para jogar esse tipo de torneio.

Porque digo que 220$ é a banca ideal? Como falei, é bom você ter 100 buy ins médios, não disse que com uma banca assim você nao pode jogar os torneios de 1$, disse que o ideal é voce jogar pelo - os de 2, já que existem mais torneios de 2$ e 1$ dolar juntos do que só de 1$.

Fora que, quanto menor o buy in, mais dificil de aplicar conceitos, quanto menor o buy in, não existe limite inferior, ou seja, se voce começa com uma banca de 100$ em mtt, e cai para 50$, voce é obrigado a voltar aos SNG e/ou cash, ou você acha que alguem vai ser regular de torneios de 0,50 com field enorme?

Em relação a awesome micro limits temos os torneios de 0.10 / 0.25 360/90 pessoas da stars, e nesse tipo de torneio não jogo com nenhuma jogada rebuscada, apenas push/fold com mãos boas.

Em relação ao jogar 2 ou 3 vezes por semana, estou escrevendo para as pessoas que querem se dedicar ao MTT, e que pararam ou diminuiram bastante seu jogo em outras modalidades, alguém pegar 50$, ler um pouco, e sair jogando torneios de 1$, vai acabar falindo por estar fora de banca, ou, na sorte, pode ganhar também, mas prefiro não contar com a sorte.

Dar tiros com o lucro da sessão não é bom... Bem, é melhor dar tiros com o lucro da sessão do que pegar 50$ e jogar torneios de 1$...
Vai ter dias(ainda mais em fixed limit), que voce sai no lucro de 15/20 dolares, qual o problema de pegar 2 desses 20 e jogar? Acho que quem está acustumado a jogar cash sabe disso. É obv q se você está numa downswing doida, não vai pegar os mesmos 2$ pensando que o milagre vai acontecer.

Temos que ter em mente que a variância em MTT é MUITO MAIOR que qualquer outra modalidade de poker, e a gerencia de banca é algo indispensável se quisermos ser jogadores vencedores.

Bem, é isso, continuem enviando sugestões e dúvidas...

Muito boa sua iniciativa. Estou me dedicando somenta a MTTs e SnG.
Continue escrevendo, me interessa bastante melhorar nessas variantes!

Abraços!
:D

Alverine
Membro desde: 31.01.2009
Elite Grinder

Original de pokemao
Em relação a awesome micro limits temos os torneios de 0.10 / 0.25 360/90 pessoas da stars, e nesse tipo de torneio não jogo com nenhuma jogada rebuscada, apenas push/fold com mãos boas.

O que você acha desse torneio para iniciantes? Pelo que eu vi não tem rake e o nivel é absurdo de ruim.

E eu não entendi uma coisa. Você não aconselha jogar mtt's de $1 porque o prêmio é baixo em relação ao tempo gasto ou porque o nivel é muito ruim e não dá pra aplicar alguns moves? (Tenho $100, então tenho os 100bi necessários)

travessorio33
Membro desde: 22.07.2008
PokerStrategist

Gostei da iniciativa.

No momento venho jogando SNGs na PP para tentar liberar um bônus.
Continue postando mais artigos que com certeza muita gente vai lêr...

Abraço!

pokemao Autor do tópico
pokemao
PokerStrategist

Original de Alverine

Original de pokemao

O que você acha desse torneio para iniciantes? Pelo que eu vi não tem rake e o nivel é absurdo de ruim.

E eu não entendi uma coisa. Você não aconselha jogar mtt's de $1 porque o prêmio é baixo em relação ao tempo gasto ou porque o nivel é muito ruim e não dá pra aplicar alguns moves? (Tenho $100, então tenho os 100bi necessários)

Em relação aos torneios de 0,10 - 0,25, aconselho você ler meu artigo aqui na strategy, mas antigo de como ganhar os 0,10 turbo da pokerstars. Eu jogava no estilo push/fold, e é o que da certo, os caras não tem a minima noção de nada, então desenvolver um bom jogo pos flop contra esses caras não dá muito certo. mas, procure meu artigo aqui que dá uma visão legal sobre esse tipo de torneio.

Em relação aos torneios de 1$ ou 2$, é assim, uma banca com 200$ te permite ser regular dos torneios de 2$, jogar os de 1$ e até dar tiros nos torneios de 3$, uma banca de 100$ já é complicado. O nível dos jogadores de 1 dolar é incrivelmente ruim, o tempo gasto em relação ao custo beneficio, não é satisfatório também, e aplicar moves só no final do torneio que é possível.

550$ de banca? lol não sei como isso é possível... tens profit negativo em todas as salas que jogas...

pokemao Autor do tópico
pokemao
PokerStrategist

vc ve pelo sharkscope? se sim, esse é o problema.

Semana passada fiz top 2 num torneio de 350 pessoas, 3.30 shorthanded 149$ na conta, a 3 semanas atras ganhei um freeroll 216$, tambem a 4 semanas atras ganhei 3.30 KO 90 pessoas 72$

Fora meus ganhos no fixed limit.

o freeroll nao contabiliza, obv, na stars nem tenho jogado direito, mas na tilt, eu tenho roi positivo em sng 5% se nao me engano, em quase 700 jogados.

+ se vc quiser eu tiro screen das paradas pra te mostrar q nao to mentindo heuehu! O pessoal daqui me conhece, e sabe que eu tenho isso mesmo de banca.

Abraços

rlagazzi
Membro desde: 05.05.2008
Oldschool Grinder

Gosto da gestão de banca para mtts com 100 BI, é a que eu estou usando agora nos low stakes.
Mas qndo passar pros mid stakes pretendo ficar um pouco mais nit, coisa de 150 a 200 BI para o ROR ser realmente insignificante.

E claro que é o average buy-in o que permite msm com uma banca de por exemplo 800 dar uns tiros em torneios de $16.

abraços e parabéns pela iniciativa.

Boa iniciativa=) pokermao,

tava a ler e so keria perguntar.. usas Push/fold todo o torneio??
acredito k eles sejam bstante loose nesses limites, mas assim vais ser muito mais roleta que poker!

imagima tas com AK posiçºao final das push dps d um 4bet por exemplo??

inicio do mtt* =P tava a jogar enquanto lia aki..hehhe
fase incial, na perg acima^!

pokemao Autor do tópico
pokemao
PokerStrategist

rlagazzi, acho que nem precisa ficar tão nit assim, mesmo pq a variancia diminui um pouco, devido a quantidade menor de jogadores nesse tipo de torneio, mas é sempre melhor previnir do que remediar

mitrao, em torneios de 0.10 e 0.25 uso push fold em todas as fases sim, o jogo é muito mal jogado pelos oponentes, entao, se tenho 70% de chances de dobrar eu vou fazer, e com push e fold, ou o kra paga com uma mao pior que a sua, ou ele larga...
Mas parei de jogar esses torneios, não compensa o tempo gasto pela grana que vc pode ganhar.

rlagazzi
Oldschool Grinder

concordo com vc cara... mas prefiro mais nit msm, se eu quebrar não terei dinheiro para depositar e fazer um bankroll building e como pago minhas contas com essa grana nao posso em hipótese alguma ter um ROR q não seja ridiculamente pequeno.

abraço e boa sorte.

pokemao Autor do tópico
pokemao
PokerStrategist

É tenso msm, viver de poker é uma coisa complicada, então tá certo, vc tem q ter grana pra cashouts, então tá certo =), abraços!

Tudazul
Membro desde: 09.03.2007
Elite Grinder

Eu li só agora e gostei. Eu lembro ainda do que vc escreveu sobre MTT micros e freerolls.

Uma coisa que eu gostaria perguntar (não só para vc mas também para todos) é sobre a subida de limites. Quando você deve subir de um limite (buy-in) para o próximo? Que fatores considerar além da banca? E como como analisar esses fatores?

pokemao Autor do tópico
pokemao
PokerStrategist

Original de Tudazul
Eu li só agora e gostei. Eu lembro ainda do que vc escreveu sobre MTT micros e freerolls.

Uma coisa que eu gostaria perguntar (não só para vc mas também para todos) é sobre a subida de limites. Quando você deve subir de um limite (buy-in) para o próximo? Que fatores considerar além da banca? E como como analisar esses fatores?

Bem tudazul, é uma questão importante, e acho que muito alem da quantidade de buy ins, deve ser levado em consideração o número de jogos.

Para SNG-MTT, ou seja, aqueles sng que são mtt, a quantidade de 500 jogos está de bom tamanho para perceber se seu jogo é consistente para com o limite, ou você está em um good run.

AGora para mtt hmm, acho que 200, seria uma quantidade digamos... legal, pois boa não é, porém perdemos muito tempo jogando comparado com SNG/MTTe muitas das vezes nosso retorno seria algo em torneio de passar 1 ou 2 limites acima caso tenhamos realmente uma good run.

Bem, agora uma parte que eu acho fundamental é a parte psicológica, e o "desprender" do dinheiro, e isso é algo que eu ainda trabalho comigo mesmo. Em Mtts a gente fica muito tempo sem ter retorno as vezes, e isso as vezes influencia nossa maneira de jogar. Então um move up tem que ser estudado como uma chance de ganhar mais, e não visto como uma possibilidade de perder mais nos buy ins mais altos.

Espero ter ajudado, abraços

rlagazzi
Oldschool Grinder

acho que é legal tbm ir sempre dando uns tiros no limite acima. assim qndo tiver banca já vai estar um pouco habituado e não será completamente novo o nivel dos vilões.

Tudazul
Membro desde: 09.03.2007
Elite Grinder

Ok, deu para ter uma idéia do que eu vou jogar. Problema é que eu jogo muito pouco MTT e porisso melhor jogar mais para ver se não é apenas uma good run que eu passei. Meu nick na Party é Tudazul para quem quiser conferir no OPR.

meaux
Membro desde: 25.05.2009
Poker Player

Uma coisa no mtt que estou tendo problema é:
Quando chega nos blinds que tem o antes minhas fichas somem demais.
Estou seguindo os artigos do SNG da POkerStrategy e quando estou nos antes, tenho em torno de 4 a 8 mil fichas....
Aí as fichas vão acabando, já fiz todas as lições do ITM e, quando dou um all in(tenho 13 BB ou menos) acabo perdendo.
Esse foi o caso de 90% das minhas jogadas.
Como proceder nesses casos? Estou fazendo as jogadas certas e estou apenas "com azar"?
Outra coisa, hoje no Daily Dollar perdi da seguinte forma:
Eu era o Dealer, o blind estava entre 300/600 com antes de 50.
Tava com A :spade: Q :spade:.
Um oponente fez call.(Aqui está minha dúvida. Neste caso, eu tacaria All in ou daria fold?)
Eu taquei all in e ele igualou.
Ele tava com J K. Veio um K no river e perdi minhas fichas. Fiquei em 1600 por causa disso.
Fiz uma jogada errada? Agi certo?

Artigo muito bom, tá de parabéns.
Gosto de jogar MTT, para mim é mais emocionante.