Saltar para o fórum
[ARTIGO #4] Constru...

Notificações
Limpar tudo

[ARTIGO #4] Construindo sua stack (MODO TIGHT) - Início

22 Mensagens
10 Utilizadores
0 Reações
3,495 Visualizações
pokemao
Membro desde: 04.10.2008
PokerStrategist

Olá pessoal, pokemao aqui denovo para escrever mais um pouco sobre MTTs, a semana foi boa pra mim, terminei em 4º em um MTT 3,30 Shorthanded na full tilt, e terminei em 90º, 360o e 163o no Daily Dolar em 3 torneios seguidos também da fulltilt. Bem, acho que de tanto estudar e jogar as coisas acabam acontecendo.

Bem, no artigo de hoje vou explanar sobre construção de stack, uma parte primordial se você está pensando em vencer o torneio.

Construindo sua stack (MODO TIGHT) - Início

Vamos focar nesse artigo sobre o modo tight de se construir a stack.

No que consiste o modo tight?

Jogar cartas boas e/ou cartas em posição, dando raise/reraise ou call em um raise, na maioria dos casos em que tiver cartas dessa categoria.

Vantagens do modo tight:

Como selecionamos bem as cartas/posições nas quais vamos jogar, geralmente estamos a frente de nossos oponentes.
Como sempre iremos dar raise, os potes a serem disputados são bem maiores, ou seja, as chances de dobrarmos em uma mão é bem grande, o que nos proporciona lucro a longo prazo no torneio.
Geralmente estaremos bem posicionados em relação aos nossos oponentes, sendo assim nossa "continuation bet" será bem lucrativa.
Nos proporciona um jogo de baixa variância.
Não investimos fichas em cartas com poucas chances de vitória.

Bem, pagamos a inscrição, recebemos as nossas fichas, vamos ao jogo.

Que mãos deveremos jogar?

No início do torneio, caso optemos por um jogo tight jogaremos da seguinte forma:
Nas early positions, jogaremos dando raise com AK, KK, QQ, AA. E pusharemos/ pagaremos um reraise com KK, QQ, AA, caso nos voltem.
Nas Middle Positions, jogaremos com as mesmas cartas anteriores, mas inseriremos 99,TT, AQ (muito cuidado ao jogar AQ)
No CU inseriremos 77,88,AJ,KQ,KJs,AJ,QJs
No Button jogaremos 56s+,78+,A9s+K9s+,KJ+,J9+,QT+, e algumas vezes aumentaremos com quaisquer 2 cartas.
Nos Blinds evitaremos de jogar, nosso jogo nas blinds dependerá muito da leitura dos jogadores, mas um ou outro call com AJ+, KQ+, pelo - call com AK, e reraise com JJ+, call com alguns pocket pairs tb é sensato.

Jogando as mãos premium (QQ, AK, KK, AA)

Meio dificil explicar como jogar as mãos premium, jogue-as do jeito que vocês aprenderam, raisem, reraisem e tentem colocar toda a sua stack em jogo com esse tipo de mão.

Jogando com mãos especulativas (suited e/ou connectors)

Jogue-as de modo agressivo se estiver no Botão. É sensato após de analisar o bordo, uma cbet de um pouco mais que 1/2 pote. Se for jogá-las, jogue-as como se fosse um AK, AQ, AJ, se tiver resistencia do vilão, abandone a mão.
Se você flopar um monstro, tente colocar todas as fichas no pote.

Jogando Pocket Pairs JJ-

Em geral com JJ, TT, 99 ou 88, daremos mais call ao invés de raises, porém, se estivermos próximos do botão (hijack(MP3), CO ou Button), um raise é bem vindo, bem como as vezes um raise em early position com JJ também é de bom tamanho.
De resto, tente pagar barato para ver sua trinca, jogue pela trinca, pares 99+ podem ter valor como overpair, mais os 77-, em geral quando eles são overpair, o bordo está totalmente conectado, portanto, extremo cuidado. Foldaremos 55- em early position.

Jogando com high Cards (AQ, AJ, AT, KQ, KJ, QJ)

Bem, nas early positions UTG, evita-se jogar com essas cartas, ainda mais se a mesa está em 9 pessoas, porém, um limp é de bom tamanho em alguns casos. Bem, AQ suited pode ter um status de premium hand em boa parte das vezes. Após MP2, um raise é válido, exceto com KJ, QJ e AT. No CO, BU, já daremos raise com qualquer uma dessas cartas.

*OBS 1 GAPPERS.

Quando jogamos com 1 gappers (KJ, AQ, QT, J9...), flopamos 2 pares e temos resistência do vilão, devemos ser muito cautelosos, pois, nossos 2 pares, podem ter dado um Open ended straight draw para o vilão, então, todo cuidado ao bordo é pouco.

Demais (Ax e K9+, Q9+, JT)

Raise se chegou em fold até voce no botao, folde em outros casos. E jogue do mesmo jeito agressivo.

Demais cartas

Algumas vezes, daremos raises aleatórios com any2 para disfarçar a força de nossa mão.

No próximo artigo falarei mais do jogo pós flóp caso esteja jogando de maneira tight.
Grande abraços Pokemao.

Abaixo 2 mãos que mostram um pouco do jeito tight de jogar.

Responder
Citar (Quote)
21 respostas
pokemao Autor do tópico
pokemao
PokerStrategist

Grabbed by Holdem Manager
NL Holdem $20(BB) Replayer
SB ($2,770)
BB ($2,960)
UTG ($3,880)
UTG+1 ($3,000)
UTG+2 ($3,000)
MP1 ($2,520)
Hero ($2,870)
BTN ($3,000)

Dealt to Hero J♦9♠

fold, fold, fold, fold, Hero raises to $80, fold, SB calls $70, fold,

* Para mixar meu jogo, abri raise em CO com J9o *

FLOP ($180) 2♦3♠T♠

check, Hero bets $120, SB folds,

* Bem, aqui dei uma cbet standard, e consegui ficar com o pote *

Hero wins $180

Responder
Citar (Quote)
pokemao Autor do tópico
pokemao
PokerStrategist

Grabbed by Holdem Manager
NL Holdem $30(BB) Replayer
SB ($3,095)
BB ($3,780)
UTG ($3,160)
UTG+1 ($2,970)
UTG+2 ($3,000)
MP1 ($2,190)
Hero ($2,890)
CO ($3,210)
BTN ($2,705)

Dealt to Hero J♠J♥

UTG raises to $90, fold, fold, Hero calls $90, CO calls $90, fold, fold, fold,

* Bem, JJ no Hijack, resolvo apenas dar o call no raise, de modo a evitar potes gigantes caso uma scare card apareça *

FLOP ($315) T♦3♣9♣

check, Hero bets $210, CO folds, UTG folds, , Hero shows J♠J♥,

* Como o raiser original checa, aplico uma bet de modo que estou com overpair.*

Hero wins $315

Responder
Citar (Quote)

Daqui a pouco vou participar num MTT freerol na Bwin. Vem mesmo a calhar este texto.
Mas essas cartas no CO e Button,só devemos jogar se houver folds até nós ou até em raises nós podemos jogar ?
Obrigado e continuação de bom trabalho!

Responder
Citar (Quote)

Ótimos artigos Pokemao..
:D

Responder
Citar (Quote)
meaux
Membro desde: 25.05.2009
Poker Player

Só para deixar o gráfico das mãos mais bonita....

Qualquer posição AA, KK. QQ, AK - Raise
Caso alguém dê re-raise: Continue com AA, KK, QQ

Middle Position AQ, TT, 99 (CUIDADO com AQ)
Cutter OFF AJ, KQ, KJs, QJs, 88, 77
Button A9s+, QT+, J9+,78+,56s+ (As vezes aumentaremos com quaisquer 2 cartas)

Blind Evitaremos jogar mas em determinadas situações dar CALL com AJ+, KQ+, AK. Reraise com JJ+.

Opinião pessoal:
Acho que no Button KJ+ também poderia ser jogado.

Abraços.

Responder
Citar (Quote)
pokemao Autor do tópico
pokemao
PokerStrategist

Original de meaux
Só para deixar o gráfico das mãos mais bonita....

Qualquer posição AA, KK. QQ, AK - Raise
Caso alguém dê re-raise: Continue com AA, KK, QQ

Middle Position AQ, TT, 99 (CUIDADO com AQ)
Cutter OFF AJ, KQ, KJs, QJs, 88, 77
Button A9s+, QT+, J9+,78+,56s+ (As vezes aumentaremos com quaisquer 2 cartas)

Blind Evitaremos jogar mas em determinadas situações dar CALL com AJ+, KQ+, AK. Reraise com JJ+.

Opinião pessoal:
Acho que no Button KJ+ também poderia ser jogado.

Abraços.

Obrigado pela colocação, é K9s+ KJ+ msm, abraços

Responder
Citar (Quote)
meaux
Poker Player

Agora só uma dúvida de iniciante...

Quando tem por exemplo 56s+, é quando as castas são do mesmo naipe? Ou quando são de espadas? :D

Responder
Citar (Quote)
NightWolfBRA
Membro desde: 03.08.2007
PokerStrategist

Original de meaux
Agora só uma dúvida de iniciante...

Quando tem por exemplo 56s+, é quando as castas são do mesmo naipe? Ou quando são de espadas? :D

Apenas 1 "s" significa suited, pra mostrar 6 :spade:5 :spade: se usa 6s5s.

Responder
Citar (Quote)
VNOGUEIRA
Membro desde: 27.11.2007
Oldschool Grinder

Bom artigo, bons resultados, estou voltando aos MT, se eu te encontrar vou tomar cuidado :rolleyes: :rolleyes: :D :D

Responder
Citar (Quote)
pokemao Autor do tópico
pokemao
PokerStrategist

Ah outra coisa, esse é o modo tight, em breve terminarei de escrever sobre o mesmo e passarei para o modo loose, o modo ideal é a mistura entre os 2.

Abraços

Responder
Citar (Quote)
henfen
Membro desde: 01.10.2008
Oldschool Grinder

Original de pokemao

No CU inseriremos 77,88,AJ,KQ,KJs,AJ,QJs

tava gostando do seus artigos... acabei de descobri q não levo jeito para MTT
huashuashuashuashuas
zuera velho, muito bom o artigo.
abcs

Responder
Citar (Quote)

Correu melhor o torneio que fiz agora. Arrisquei mais e não tive medo de ir all-in quando foi preciso. Chato foi ter perdido QQ para AA.
Nunca mais vou all-in com QQ havendo um re-raise...

Responder
Citar (Quote)
meaux
Poker Player

Também não é assim OCondestavel....
Você realmente tinha uma mão forte. O problema é que o cara tinha uma mão mais forte que a sua. :D
Acontece, não pode é ficar com medo depois que vir um QQ novamente e achar que o Adversário terá AA na mão.

Responder
Citar (Quote)

Pokemao dizes que nos blinds só devemos jogar com grandes cartas. Mas será que não podemos fazer apenas call com pares baixos para procurar fazer um set ? Pelo menos quando as blinds estão baixas.

Responder
Citar (Quote)
pokemao Autor do tópico
pokemao
PokerStrategist

Original de OCondestavel
Pokemao dizes que nos blinds só devemos jogar com grandes cartas. Mas será que não podemos fazer apenas call com pares baixos para procurar fazer um set ? Pelo menos quando as blinds estão baixas.

Como eu disse, nesse artigo estou escrevendo sobre o modo TIGHT de jogar, assim que terminar escreverei sobre o modo LOOSE, e como disse, o melhor é a mistura dos 2 modos, e jogar conforme a mesa, no modo tight de jogar não investiremos nada em mãos que não são realmente fortes

Responder
Citar (Quote)

Errei.

Responder
Citar (Quote)

Hum...estou a perceber. Por isso é que perco muitas fichas ao procurar acertar no flop com mãos fracas em posições finais quando não há necessidade.

Responder
Citar (Quote)
Alverine
Membro desde: 31.01.2009
Elite Grinder

pokemao, preciso de sua opinião. Você daria push nessa situação?

1000 players, premiação em 675.

PokerStars No-Limit Hold'em, $2.00+$0.20 Tournament, 300/600 Blinds 50 Ante (9 handed) - Poker-Stars Converter Tool from FlopTurnRiver.com

saw flop

MP2 (t9225)
MP3 (t22938)
Hero (CO) (t31818)
Button (t21821)
SB (t7388)
BB (t8626)
UTG (t12580)
UTG+1 (t29587)
MP1 (t8079)

Hero's M: 23.57

Preflop: Hero is CO with A, 10
5 folds, Hero bets t1800, Button raises to t4200, 2 folds, Hero raises to t31768 (All-In)

Responder
Citar (Quote)
pokemao Autor do tópico
pokemao
PokerStrategist

realmente eu nao entendi seu push...

Na mesa tinha: 9x50 = 450
BB+SB = 900

Total: 1350

Seu raise: 1800 = 3150
o kra deu reraise pra 4200 = 7350

Que nao é nem 30% da sua stack...

Sem reads eu não daria push, não é o momento para isso devido a sua stack e a sua mão.

Agora, se o jogador estivesse dando mtooo 3-bet (se vc tivesse HM ou reads fortes para isso), ai são outros quinhentos, ai eu daria push para ele largar a mão...

Primeiro pq vc nao está comprometido com o pote...
Segundo que vc iria tar arriscando 2/3 da sua stack num overbet...

Não vejo lucratividade nesse push(sem reads)

Não esqueça que o a longo prazo dos torneios é muitoooo demorado, então, eu prefiro ganhar o torneio hoje, do que daqui a 50 anos :D!

Responder
Citar (Quote)