Saltar para o fórum
[Artigo *2] Uma nov...

Notificações
Limpar tudo

[Fechado] [Artigo *2] Uma nova maneira de pensar MTTs Microlimits - Início de Torneio

9 Mensagens
6 Utilizadores
0 Reações
1,843 Visualizações
pokemao
Membro desde: 04.10.2008
PokerStrategist

[Artigo *2] Uma nova maneira de pensar MTTs Microlimits - Início de Torneio

Olá pessoal, vamos começar a destrinchar as estratégias de início de torneio, vamos enumerá-las e escrever o máximo que conhecemos. O legal desse tipo de escrita é que você pode simplesmente mixar as estratégias de cada parte do torneio para o tipo de mesa ou de field que temos no torneio que estamos jogando.
Vamos começar enumerando nossos objetivos nessa fase do torneio (O ínicio do torneio).

O que seria início do torneio?

Eu considero inicio do torneio o nível de blinds até algo como 60/120. Blinds baixas, raises com pouco valor (quantitativo), muitos donkeys e malucos nas mesas. Poucos moves devido a potes menores basicamente, iniciando com muitas BBs, porém necessitando de muito mais para conseguir desenvolver um jogo bom na fase intermediária do torneio.

Nosso objetivo?

O objetivo principal das fases iniciais é manter uma stack de 50-100 BBs e chegar as blinds 75/150 com de preferencia 6k ou mais em fichas. Temos que ter em vista que esses numeros são apenas bases, mesmo porque, se estamos jogando um deepstack, é ideal termos mais de 12k chegando na fase intermediária, e se for superstack 20k, e assim sucessivamente. A nossa primeira meta em um torneio é simplesmente dobrar e estar acima em quantidade de fichas que os demais da mesa.

Características gerais da fase?

Os donkeys estão aí para doar.
No início da fase você observará todos os tipos de jogadores de MTT, desde os mais loose aos mais tights, desde os mais maniacos aos mais passivos, desde os mais estudados aos mais retardados.
Blinds baixas impossibilitam um bom move, tendo em vista que os potes ainda serão pequenos.
Jogadores inexperientes tendem a criar grandes potes com mãos lixo.
Mais limps que em outras fases do torneio.
Mais jogadores jogarão fora de posição.
Mais agressividade por outro lado, outros jogadores também querem dobrar.
Mãos são mais jogadas por valor que por blefe.
Draws são mais baratos quantitativamente falando.
Menos jogadores em fase push/fold.
Raises com valores absurdos, tendendo de 2.5x bb ate 100 bbs.
Miniraises tem um valor desprezível.
Mais pessoas envolvidas em potes.
Mais potes jogados.

Pontos comuns nas estratégias a serem apresentadas?

Observação de jogadores - Em todas as fases do torneio, esse vai ser o seu diferencial para ganhar ou não o torneio, você deve conhecer o padrão dos oponentes. O ideal é sempre manter o foco da pior mão que o oponente pode fazer tal movimento, e explorar esse padrão. Se por exemplo um jogador dá um raise no MP2 com A5o e você vê o showdown, e ele mostra o A5, você pode supor que por exemplo um AJ na maioria das vezes está sobre um range de raise MP2 desse jogador, e você deve explorar isso. Observe quem dá limp com suited cards, quem joga todos os draws, quem paga pot bet size bet com draws, quem da call com gutshot, quem dá call com backdoor, quem shova com draws, quem folda demais para uma cbet, quem raisa em limped pots, quem só dá call. Tenha em mente que você sempre vai querer jogar contra quem dá mais call que raises, e você irá cbetar mais contra quem dá mais fold que calls, assim sucessivamente. Outro fator importante de definir um range contra certos oponentes é ver com que mãos você poderá atolar seus 30-75 bbs iniciais com a intenção de dobrar, ou dar reraises mais loose para ter potes maiores e forçar o erro do vilão. OBSERVE, OBSERVE, FAÇA NOTAS, OBSERVE e GANHE DINHEIRO

Acumulo de fichas - Ambas as estratégias buscam o acumulo de fichas, umas me modo mais agressivo, outras de modo mais economico, mas o objetivo comum é chegar com uma carga em fichas enorme para podermos jogar um bom torneio nas outras fases mais importantes do torneio. Um acumulo de fichas é o que vai te fazer chegar longe ou não no torneio, já que de nada adianta nadar, nadar e morrer na praia. Não adianta sempre chegar em push/fold na fase intermediária.

Posição - Jogar em posição é essencial, e todas as estratégias tem um modo bem peculiar de tratar esse fator indispensável em um torneio. Jogue 90% das suas mãos em posição e lucre, jogue 90% das mãos fora de posição e saia do torneio com as mãos abanando...

Bem, agora o próximo passo é estarmos atentos as estratégias apresentadas e saber moldar e utilizar cada estratégia de modo a ser lucrativa nos nossos grinds diários. Leia atentamente os próximos artigos e veja as diferentes maneiras de se ganhar dinheiro em torneios. E se por acaso o que eu escrever realmente fizer sentido na vida de torneios para vocês, não esqueçam do feedback positivo, eu agradeço :D!

Beijos a todos e feliz natal.

8 respostas

Artigo muito bom, apesar da casa pregar o minimo de ação no começo do torneio, acho q vc tem q identificar as presas para poder dobrar e jogar bem o torneio quando houver menos donkeys.

E feliz natal pra vc tbem.

tecnow
Membro desde: 22.06.2008
Oldschool Grinder

Original de JALB
Artigo muito bom, apesar da casa pregar o minimo de ação no começo do torneio, acho q vc tem q identificar as presas para poder dobrar e jogar bem o torneio quando houver menos donkeys.

E feliz natal pra vc tbem.

Aí é q tá... jogar com suited connectors, ou até connectors em posição contra akeles caras que voce já identificou como donkeys, pode fazer voce ficar com MUITAS fichas já no inicio do torneio, e aí é só saber jogar potes pequenos e administrar sua stack...

Um dos grandes problemas dos jogadores de torneios é a variação de sua stack... tipow, voce em 10 mãos conseguir subir sua stack de 3k pra 7k e voltar pra 3k... os jogadores de torneios tem q saber obrigatoriamente jogar o pós flop, ter uma read muito boa e saber bem quando fazer seus moves contra os oponentes...

Acredito que um dos artigos do pokemao deverá tratar disso, apesar de isso já poder ser considerado algo até um pouquinho avançado... já q nem todos os jogadores conseguem ter feeling bom sobre os adversarios...

Mas poke, seus artigos continuam muito bons, ansioso por ver os próximos!

GL ae brow!

Pokemao...parecem muito promissores os teus artigos...aguardo pacientemente continuação. Tentarei participar e dar feedback. MTT é algo que ainda n jogo muito. Por norma jogo Cash e de vez em qd dou uns tiritos num ou outro MTT de baixo buy-in.
Depois gostava que pudesses dar a tua opinião acerca de torneios turbo (com rebuy e add-on atá ao primeiro intervalo) com um field em torno de 1K jogadores. Sei que temos que ser mais loose, pois as blinds sobem depressa. O torneio que jogo começa com 3K fichas (deepstack) e no inicio é um espectáculo de pushes (é rara a mão em que um jogador na mesa não vai all in e outro paga). Parece lotaria autentica! A minha questão é: será legítimo dizer que um jogador mais tight, será uma questão de tempo e sorte até um dia atingir uma final table? Por norma jogo tight e tenho boa % de ITM, o problema é que por norma não tenho a sorte de ter mãos boas na fase final e isso tem ditado que fique em posições intermédias (o que mesmo assim permite ganhar 5-8x mais o buy-in inicial). Esses torneios parecem mais de sorte do que de mérito. É rara a jogada em que se jogue pos-flop com pés e cabeça. Tento roubar blinds sempre que posso mas a quantidade de pushes doidos (principalmnte de medium/shortstacks) que recebo por vezes inibe-me. Sei que há quem jogue só para ganhar e que jogue para ficar ITM. Eu jogo para tentar ficar ITM bastantes vezes e uma vez ou outra ter a sorte de ir a uma final table e poder ganhar buy-ins para centenas de torneios de "graça". Assim sendo ser tight num torneio turbo é o mais correcto para as minhas aspirações?

pokemao Autor do tópico
pokemao
PokerStrategist

Original de jorsalves
Pokemao...parecem muito promissores os teus artigos...aguardo pacientemente continuação. Tentarei participar e dar feedback. MTT é algo que ainda n jogo muito. Por norma jogo Cash e de vez em qd dou uns tiritos num ou outro MTT de baixo buy-in.
Depois gostava que pudesses dar a tua opinião acerca de torneios turbo (com rebuy e add-on atá ao primeiro intervalo) com um field em torno de 1K jogadores. Sei que temos que ser mais loose, pois as blinds sobem depressa. O torneio que jogo começa com 3K fichas (deepstack) e no inicio é um espectáculo de pushes (é rara a mão em que um jogador na mesa não vai all in e outro paga). Parece lotaria autentica! A minha questão é: será legítimo dizer que um jogador mais tight, será uma questão de tempo e sorte até um dia atingir uma final table? Por norma jogo tight e tenho boa % de ITM, o problema é que por norma não tenho a sorte de ter mãos boas na fase final e isso tem ditado que fique em posições intermédias (o que mesmo assim permite ganhar 5-8x mais o buy-in inicial). Esses torneios parecem mais de sorte do que de mérito. É rara a jogada em que se jogue pos-flop com pés e cabeça. Tento roubar blinds sempre que posso mas a quantidade de pushes doidos (principalmnte de medium/shortstacks) que recebo por vezes inibe-me. Sei que há quem jogue só para ganhar e que jogue para ficar ITM. Eu jogo para tentar ficar ITM bastantes vezes e uma vez ou outra ter a sorte de ir a uma final table e poder ganhar buy-ins para centenas de torneios de "graça". Assim sendo ser tight num torneio turbo é o mais correcto para as minhas aspirações?

Bem, eu realmente não gosto de ser tight, prefiro assumir spots de risco e tentar ganhar o torneio do que chegar ITM, ITM para mim não tem sentido nenhum, eu quero é a FT, eu jogo pela FT, entao nao tem como ser tight, e tb eu n jogo turbos nem rebuys, mas de todo modo vc jogar isso sendo tight não tem sentido, as blinds te comem, vc tem que se mover, e quanto antes melhor, senao vc nao tem nem espaço para se mover.

Bem, eu realmente não gosto de ser tight, prefiro assumir spots de risco e tentar ganhar o torneio do que chegar ITM, ITM para mim não tem sentido nenhum, eu quero é a FT, eu jogo pela FT, entao nao tem como ser tight, e tb eu n jogo turbos nem rebuys, mas de todo modo vc jogar isso sendo tight não tem sentido, as blinds te comem, vc tem que se mover, e quanto antes melhor, senao vc nao tem nem espaço para se mover.

Sim Pokemao, concordo com o que dissest. Vou tentar fazer algumas adaptações ao meu jogo ;)

Como sempre muito bons seus artigo pokemao .. :f_love:

Até o próximo!

Alverine
Membro desde: 31.01.2009
Elite Grinder

Ta jogando quantas mesas poke?

Acho muito dificil obseva tais padoes quando se esta jogando mais que 16 mesas

pokemao Autor do tópico
pokemao
PokerStrategist

As estratégias são para multi table tournaments, não para sng, mtt se o kra joga mais de 6 mesas ta pedindo para perder dinheiro, eu jogo 4 no máximo, em geral 2 ou 3