Saltar para o fórum
Teorema de Bayes - ...

Notificações
Limpar tudo

Teorema de Bayes - Como tirar o melhor de pequenas amostras

27 Mensagens
10 Utilizadores
0 Reações
8,138 Visualizações
henfen
Membro desde: 01.10.2008
Teorema de Bayes

Estimando parametros em pequenas amostras e catalogando oponentes

Li mais de uma vez artigos sobre o Teorema de Bayes e querendo devolver um pouco a comunidade que me ensinou a jogar poker e que é ávida por mais conteúdo, resolvi juntar informações sobre o tema e criar esse artigo.

Várias vezes vemos no fórum de avaliação de mãos algum membro, ou até treinador questionando a precisão de uma amostra pequenas de mãos de um oponente. Mas poker sendo um jogo de informação incompleta e de adaptação, devemos ter ciência que nenhuma mão a partir da primeira é jogava in a vacuum (como os gringos dizem) e se soubermos aplicar esse teorema consiguiremos tirar o melhor dos nossos samples (pequenos ou não).

Não aconselhor fazer todas as contas envolvidas em todos os cenários em que elas são necessárias, mas aconselho sim faze-las algumas vezes até entender como os números constumam se comportar.

Essas contas não servem apenas para se considerar a fidedignidade de uma amostra de números como VPIP e PFR, também podem ser utilizados para descobrir se nossa winrate é mesmo aquela, ou em uma pesquisa de boca de urna. Não vou entrar nos dois últimos exemplos, por existirem ferramentas melhores que uma planilha do excel para descobrir esses resultados. (EV ++ e IBGE).

Vamos a matemática:
O teorema com a seguinte fórmula:

Calcula a probabilidade do Evento A dado o evento B. Deixe-me explicar melhor através de um exemplo.

Exemplo 1:

Imagine que vivemos em outra dimensão em que aos 18 anos 1% da população ganha super poderes em que consegue jogar poker igual ao Phil Ivey. Nessa dimensão existe um teste, que tem 80% de precisão e que pode ser feito aos 10 anos para se saber se você tem o gene do Phil Ivey.
Agora imagine que você fez 10 anos nessa dimensão e realizou o seu teste, você recebe seu resultado e ele é positivo, você fica super feliz, já imaginando os braceletes do WSOP na sua estante ao lado da sua TV de 52 polegadas 3D.

Então, você que era um aluno aplicado em matemática resolve aplicar o teorema de Bayes para ver qual a probabilidade agora que você testou positivo de você ser o próximo melhor jogador de poker de todos os tempos, sabendo que o teste tem 20% de erro:

A = Você TESTA POSITIVO para o gene.
B = Você TEM o gene.
P (A | B) = Probabilidade de você testar positivo quando você tem o gene = 0,8 ou 80%
P(B) = Probabilidade de você ter o gene = 0,01 ou 1%
P(Bn) = Probabilidade de você não ter o gene = 0,99 ou 99%
P(A | Bn) = Probabilidade de você testar POSITIVO quando você NÃO tem o gene = 0,096 ou 0,096%
Qual a probabilidade de você ter o gene e conseguir jogar poker que nem o Phil Ivey quando você testa positivo?

Antes de clicar em no Spoiler pense um pouco:

Aplicando o teorema:

Spoiler

(0,8 x 0,01) / (0,8 x 0,01 + 0,096 x 0,99) = 0,0776

Ou seja 7,76% isso ocorre pois a chance de você TER o gene é muito menor do que a chance de você TESTAR POSITIVO para o gene.

Você fica triste, porém você repara que a chance passou de 1% ficou praticamente 8 vezes maior.

Esse é o teorema, agora já que não moramos em outra dimensão e não existe um teste para descobrir se somos o próximo Phil Ivey, temos que trabalhar no nosso jogo para conseguir a TV de 52’’ e o bracelete do WSOP.

Vamos a um exemplo de Poker:

Exemplo 2:

Você como bom jogador de Nosebleeds que é senta em uma mesa de NL100k FR no Bellagio e esperando sua vez de pagar o BB repara um jogador que você nunca viu antes, algum incomum para esse nível de jogo, e você percebe que ele jogou apenas uma mão das 9 possíveis da ronda (ou seja o VPIP dele é de 11). Qual a probabilidade dele ter na verdade um VPIP acima de 50, sendo que ele é careca, e jogadores carecas tem em média VPIP de 20 (tive que inventar essa parte).

P(jogar 1/9 tendo na verdade 50 de vpip) = (jogou uma mão com 50 de vpip) * (foldou 8 mãos com vpip de 50)

P(jogar 1/9 tendo na verdade 20 de vpip) = (jogou uma mão com 20 de vpip) * (foldou 8 mãos com vpip de 20)

P(jogar 1/9 tendo na verdade 50 de vpip) = (0,5)^1 x (1 - 0,5)^8 = 0,2%

P(jogar 1/9 tendo na verdade 20 de vpip) = (0,2)^1 x (1 – 0,2)^8 = 3,35%

Se alguém não entendeu essas contas me pergunte que eu explico.

No exemplo você sabe que apenas 5% dos jogadores de NL100k tem VPIP maior que 50%, portanto agora vamos aplicar o teorema de Bayes para descobrir qual a probabilidade do careca fazer parte desses 5%.

P(A | B) P (B) = 0,2% * 5% = 1

P (A | Bn) P (Bn) = 3,35% * 95% = 318,25

P(faz parte dos 5% dos jogadores mais loose tendo jogado 1 de 9 mãos) = P(B|A) = 1 / (1 + 318,25) = 0,00313234143 = 0,3%

Ou seja, a chance do careca fazer parte do 5% dos jogadores que tem VPIP de mais de 50% é de 0,3%

Ou seja, nenhum sample é pequeno o suficiente se você conhecer o field de uma forma geral.

Se esse post tiver uma boa aceitação, eu crio outro explicando como usar nosso banco de dados do Holdem Manager para descobrir a distribuição do field e aplicar o teorema de Bayes nessa distribuição para não ter que esperar as amostrar pequenas convergirem a resultados mais concretos.

Responder
Citar (Quote)
26 respostas
henfen

Fontes: Wikipedia e alguns vídeos de sites concorrentes que não sei se posso citar.

Responder
Citar (Quote)
nuno21nt
Membro desde: 28.06.2009

Thread sobre matemática? Count me in.

Volto a escrever quando tiver lido tudo, mais logo. Parece ser um bom tópico, parabéns e obrigado.

Responder
Citar (Quote)
phgmor
Membro desde: 16.06.2009

Muito legal a tópico . Eu sou bem burro pra matemática, entendi o teorema, mas conseguir criar uma situação e aplica-lo :rage: não é com o donkey aqui. Não fazia nem idéia que existia esse teorema, obrigado por compartilhar o conhecimento. _thumbsup:

Se vc puder e não for te encomodar, me da uma ajuda em um tópico que criei, vc vai poder me ajudar com certeza. É um calculo sobre FE que o autor menciona em um livro de poker, e eu não consigo faze-lo manualmente, só com software. Pra quem entende de Matematica deve ser facil, eu so bem fraco na matéria. Sei que é chato oqe to pedindo, mas me da uma ajuda se não for pedir muito.

È este o tópico
[Duvida] Calculo quantidade de FE nescessaria pra shove ser BE.

Responder
Citar (Quote)
henfen

Original de phgmor
Muito legal a tópico . Eu sou bem burro pra matemática, entendi o teorema, mas conseguir criar uma situação e aplica-lo :rage: não é com o donkey aqui. Não fazia nem idéia que existia esse teorema, obrigado por compartilhar o conhecimento. _thumbsup:

Se vc puder e não for te encomodar, me da uma ajuda em um tópico que criei, vc vai poder me ajudar com certeza. É um calculo sobre FE que o autor menciona em um livro de poker, e eu não consigo faze-lo manualmente, só com software. Pra quem entende de Matematica deve ser facil, eu so bem fraco na matéria. Sei que é chato oqe to pedindo, mas me da uma ajuda se não for pedir muito.

È este o tópico

Obrigado pelo feedback positivo. Até jogar poker eu não curtia matemática agora estou vendo a importância para várias áreas do jogo.
Vou tentar te ajudar no outro tópico.

Responder
Citar (Quote)
henfen

Original de nuno21nt
Thread sobre matemática? Count me in.

Volto a escrever quando tiver lido tudo, mais logo. Parece ser um bom tópico, parabéns e obrigado.

To esperando o feedback qnd vc ler Nuno.
Obrigado você.

Responder
Citar (Quote)
BanMartins
Membro desde: 02.01.2009

Lerei quando acordar. Mas muito boa a temática do tópico.

:nh

Responder
Citar (Quote)
phgmor
Membro desde: 16.06.2009

Original de henfen

Spoiler

Original de phgmor

È este o tópico

Obrigado pelo feedback positivo. Até jogar poker eu não curtia matemática agora estou vendo a importância para várias áreas do jogo.

Vou tentar te ajudar no outro tópico.

O amigo muito obrigado, a sua ajuda vai ser muito bem vinda. :sdrink

Responder
Citar (Quote)
RAimi
Membro desde: 25.12.2007

Muito bom o tópico, visto que na maioria das vezes estaremos diante de jogadores com uma baixa amostragem de mãos nos torna bem útil esta "aproximação".

Não conhecia esta teoria aplicada no poker.

PS: Aguardando a analise do nuno. :f_biggrin:

Responder
Citar (Quote)
rmslobato
Membro desde: 19.12.2009
Responder
Citar (Quote)
henfen

Original de rmslobato
acho que posso postar esse aqui.

é sobre o problema das 3 portas

http://math.ucsd.edu/~anistat/chi-an/MonteHallParadox.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Problema_de_Monty_Hall

Esse é muito top também. Mas é bem mais dificil de se entender o por que.

Responder
Citar (Quote)
henfen

Vocês gostariam de um tópico aplicando isso a minha data base do hold'em manager e indicando quais são os números padrões de NL5, NL10 e NL25 tanto 6 max como full ring?

Responder
Citar (Quote)
rmslobato
Membro desde: 19.12.2009

Original de henfen
Vocês gostariam de um tópico aplicando isso a minha data base do hold'em manager e indicando quais são os números padrões de NL5, NL10 e NL25 tanto 6 max como full ring?

Ainda estou digerindo o artigo, mas acho que seria bom isso henfen.
Estou voltando a jogar e minha as hands na minha db da pra contar na mão... :facepalm:

Seria legal se outros tb fizessem a análise para comparar.

Responder
Citar (Quote)
Tosh5457
Membro desde: 18.01.2008

P(jogar 1/9 tendo na verdade 50 de vpip) = (jogou uma mão com 50 de vpip) * (foldou 8 mãos com vpip de 50)

P(jogar 1/9 tendo na verdade 20 de vpip) = (jogou uma mão com 20 de vpip) * (foldou 8 mãos com vpip de 20)

Não percebi, o P(jogar 1/9 tendo na verdade 50 de vpip) é a probabilidade condicionada P(A|B) certo? Então não faltam aí umas expressões no lado direito da igualdade?

Responder
Citar (Quote)
henfen

Original de Tosh5457

Não percebi, o P(jogar 1/9 tendo na verdade 50 de vpip) é a probabilidade condicionada P(A|B) certo? Então não faltam aí umas expressões no lado direito da igualdade?

Essa parte ainda não é a probabilidade condicional, é só a probabilidade do evento em si. A probabilidade do evento em si vai ser condicionada com o que você conhece sobre o field. (No exemplo que 5% dos jogadores de NL100k tem VPIP maior de 50%.

Responder
Citar (Quote)
henfen

Original de rmslobato

Original de henfen

Ainda estou digerindo o artigo, mas acho que seria bom isso henfen.
Estou voltando a jogar e minha as hands na minha db da pra contar na mão... :facepalm:

Seria legal se outros tb fizessem a análise para comparar.

Sim, seria interessante, o que você acha de eu apresentar alguns resultados do meu banco de dados ( ele é bem grande) e você mostrar alguns do seu.
Em que site você joga?
Eu tenho bastante amostra de NL5 a 25 FR e SH Zoom na Stars.

Responder
Citar (Quote)
nuno21nt

Original de Tosh5457

Repara que, aí, 1/9 apenas representa uma fracção, não é o mesmo que usar a barra | para a condicionada.

No fundo, aquilo significa: P(jogar 1 de 9 mãos, tendo na verdade 50 de vpip)

Já agora, 1/9x100 = 11,(1).

Responder
Citar (Quote)
nuno21nt

Olá de novo henfen,

Acabei agora de ler todo o artigo. Gostei muito, parabéns!

Acho que fica claro que muita gente gostaria (e beneficiaria) de novos tópicos teus deste género, sejam eles mais teóricos ou também aplicados a limites específicos. Espero que continues a postar _thumbsup:

Original de henfen
Ou seja, nenhum sample é pequeno o suficiente se você conhecer o field de uma forma geral.

A conclusão é muito boa e realmente isto é verdade.

Já agora, li um livro (O Passeio do Bêbado/O Andar do Bêbado) há bem pouco tempo que, num dos capítulos, abordava o mesmo tema. Nesse livro, o autor, Leonard Mlodinow, utiliza como exemplo algo que realmente lhe aconteceu.

Depois de fazer exames, recebeu um teste que indicava que ele seria HIV positivo. Apesar de assegurar não ter tido qualquer caso extra-conjugal, ficou preocupadíssimo quando lhe comunicaram a taxa de falsos positivos, que não era tão alta como ele esperava. Mais tarde ele calculou qual a probabilidade de ser HIV positivo, sabendo que o teste tinha sido positivo. Quando resolveu o problema, ficou muito mais descansado, porque a probabilidade de ter havido um engano era grande.

Acabou por descobrir que o teste tinha sido um falso positivo, mas defendeu que os profissionais da área da saúde deveriam ter mais treino matemático. Foi esse desconhecimento das probabilidade condicionadas que levou o enfermeiro a dar-lhe uma informação errada sobre algo demasiado importante para ser tratado com tal descuido.

Obrigado pelo artigo.
Abraço,
nuno21nt

Responder
Citar (Quote)
Tosh5457
Membro desde: 18.01.2008

Não estou a perceber, no 2º exemplo qual é exactamente o acontecimento A e o acontecimento B?

Responder
Citar (Quote)
henfen

Original de nuno21nt
Olá de novo henfen,

Acabei agora de ler todo o artigo. Gostei muito, parabéns!

Acho que fica claro que muita gente gostaria (e beneficiaria) de novos tópicos teus deste género, sejam eles mais teóricos ou também aplicados a limites específicos. Espero que continues a postar _thumbsup:

Original de henfen

A conclusão é muito boa e realmente isto é verdade.

Já agora, li um livro (O Passeio do Bêbado/O Andar do Bêbado) há bem pouco tempo que, num dos capítulos, abordava o mesmo tema. Nesse livro, o autor, Leonard Mlodinow, utiliza como exemplo algo que realmente lhe aconteceu.

Depois de fazer exames, recebeu um teste que indicava que ele seria HIV positivo. Apesar de assegurar não ter tido qualquer caso extra-conjugal, ficou preocupadíssimo quando lhe comunicaram a taxa de falsos positivos, que não era tão alta como ele esperava. Mais tarde ele calculou qual a probabilidade de ser HIV positivo, sabendo que o teste tinha sido positivo. Quando resolveu o problema, ficou muito mais descansado, porque a probabilidade de ter havido um engano era grande.

Acabou por descobrir que o teste tinha sido um falso positivo, mas defendeu que os profissionais da área da saúde deveriam ter mais treino matemático. Foi esse desconhecimento das probabilidade condicionadas que levou o enfermeiro a dar-lhe uma informação errada sobre algo demasiado importante para ser tratado com tal descuido.

Obrigado pelo artigo.
Abraço,
nuno21nt

Obrigado pelos comentários Nuno, vou continuar esse artigo e quem sabe no futuro escrevo algum outro.
Sobre o livro do Andar do bebado, eu tenho ele em casa, porém nunca li (faz parte daquela imensa pilha de livros de cabeceira, que infelizmente ou felizmente aumenta mesmo eu sendo um leitor ávido).
Fiquei mais interessado por ele agora, portato vou pular ele na fila, assim que eu acabar o super system 2.

Responder
Citar (Quote)