Skip to forum
Afinando a máquina

Notifications
Clear all

Afinando a máquina

39 Posts
8 Users
0 Reactions
7,065 Views
Lunitis

Oi pessoal.
Os softwares de poker cada vez são mais, mais complexos e trabalham com mais informação por isso ando sempre numa corrida contra o tempo com o meu portátil de maneira a que ele se mantenha à altura. Já fiz mil e uma afinações do windows e tenho programas que ajudam no desempenho.

A coisa foi-se aguentando, mas isso foi até ter instalado o Notecaddy, ele puxa muito pelo pc, impossível mete-lo a fazer notas enquanto jogo (frezzzzzz), e mesmo com ele desligado enquanto jogo (talvez pela quantidade/complexidade das notas) o hud/pop-ups estão com tempos de reacção muito muito lentos.

Feita a introdução (mais pareceu uma bíblia) queria perguntar para os que realmente percebem bastante disto algumas coisas...

1- Até que ponto ter muito espaço no disco faz diferença no desempenho do computador? No dico C (onde está instalado o win7 e os progs) tenho 20GB livres de um total de 146. Valerá mesmo a pena prescindir de muita coisa (que apesar de não ser vital eu gosto de ter no pc) para ganhar 20 ou 30 GB de espaço?
No D tenho 40 livres de 80GB (deveria ter o C mais livre em relação ao D? ou não tem nada haver?).

2- Intel Core 2 Duo P8600 2.4 GHz.
3GB memória
32 bits

Disseram-me numa loja que dava para tirar uma placa de 1GB e substituir por uma de 2 para ficar com 4... e também que fazia pouca diferença. Mas eles não sabiam que eu jogava poker e que tenho progs a processar muita informação. Será que mais 1GB de memória ajudaria bastante o HM/Notecaddy... a funcionar mais rápido?

3- Vi agora aí num site qualquer um "tunning" que podia fazer que ainda não fiz. Que é aumentar a memória virtual. Eu nem sei o que é que isso faz lolol. Alguém tem alguma coisa a dizer sobre o assunto...?

4- Existe algum update que se possa fazer nos portáteis para além da memória em termos de hardware ($ viável)?

Quem for entendido nestes assuntos que partilhe por favor. Acho que muita gente pode tirar proveito disso.
O tilt (ou falta dele) agradece :]

Reply
38 replies
jesusbft

Jogo em um notebook com o mesmo processador... Então acho que posso dar um palpite... hehehehe

3gb de memória é o suficiente, aumentar para 4gb não adiantará nada...

Quanto à espaço em disco também não muda nada, tem apenas 20gb ou 1tera não influenciará na velocidade de processamento...

Porém, windows é uma zica... de tempos em tempos é obrigatória uma formatação no micro... não adianta só limpar o computador não...

A única coisa (na minha opinião) que da para melhorar MUITO a velocidade do seu notebook é substituir seu HD por um SSD...

No meu notebook fiz isso a uns 2 anos e não me arrependo de ter pago CARO PRA KCT (na época) em um SSD de apenas 64gb...

Vale a pena comprar um!! a velocidade do computador praticamente dobra...

Espero ter ajudado

Reply
nuno21nt

xtremelexx, anda cá ver isto!

Reply
nuno21nt

Btw, para contornar o preço excessivo dos SSD, o que eu fiz no meu portátil foi instalar um de apenas 120Gb como disco principal para correr o sistema operativo e todos os programas. Depois, removi o leitor de DVD (quem ainda usa isso?) e comprei um adaptador (uma gaveta, ou melhor, um caddy) e passei o HDD de 750 Gb que vinha com o portátil para essa porta.

Assim fiquei com um SSD como disco principal, um HDD com muito mais espaço para armazenar os diversos ficheiros (documentos, fotos, séries, etc.), e se precisar de usar o leitor de DVD, está numa caixa separada que liga ao portátil por USB. Foi a melhor alteração que alguma vez fiz num computador.

Reply
jesusbft

Original de nuno21nt
Btw, para contornar o preço excessivo dos SSD, o que eu fiz no meu portátil foi instalar um de apenas 120Gb como disco principal para correr o sistema operativo e todos os programas. Depois, removi o leitor de DVD (quem ainda usa isso?) e comprei um adaptador (uma gaveta, ou melhor, um caddy) e passei o HDD de 750 Gb que vinha com o portátil para essa porta.

Assim fiquei com um SSD como disco principal, um HDD com muito mais espaço para armazenar os diversos ficheiros (documentos, fotos, séries, etc.), e se precisar de usar o leitor de DVD, está numa caixa separada que liga ao portátil por USB. Foi a melhor alteração que alguma vez fiz num computador.

Q ótima ideia! !!! Eu uso um HD externo e é horrível! !!! Vou tentar fazer isso! !

Reply
nuno21nt

Original de jesusbft
Q ótima ideia! !!! Eu uso um HD externo e é horrível! !!! Vou tentar fazer isso! !

Quando eu fui à loja onde comprei o portátil e lhes disse o que queria fazer, perguntaram-me:
- Mas porque não ficas com o disco externo? Podes ligar por USB quando quiseres.
Eu respondi:
- Claro, até porque eu vou usar o leitor de DVD mais vezes do que o disco rígido :facepalm:

Tenho o computador há cerca de 6 meses e usei o leitor de DVD duas vezes: uma para gravar um trabalho para um amigo, outra para instalar o FM.

Reply
jesusbft

Original de nuno21nt

Original de jesusbft

Quando eu fui à loja onde comprei o portátil e lhes disse o que queria fazer, perguntaram-me:
- Mas porque não ficas com o disco externo? Podes ligar por USB quando quiseres.
Eu respondi:
- Claro, até porque eu vou usar o leitor de DVD mais vezes do que o disco rígido :facepalm:

Tenho o computador há cerca de 6 meses e usei o leitor de DVD duas vezes: uma para gravar um trabalho para um amigo, outra para instalar o FM.

Com certeza!! eu nem sei se meu DVD funciona, nem lembro a ultima vez que o usei...

Em compensação, o HD vive conectado sempre que possível...

Eu abri e tirei o DVD do note e vi que realmente precisa comprar um adaptador, não da para utilizar o existente... você sabe onde encontro este adaptador??

Reply
brunomp

Lunitis, compra um desktop, vc acha por preços bons, e é mais fácil de fazer upgrade

Reply
LobinhoJR

Lunits,

eu acho que o que vc tem a fazer é trocar o hd principal por um SSD (como o pessoal já disse), já a memória RAM, penso que sempre mais é melhor, só que no seu caso, por ser um computador de 32 bits, se vc colocar 4Gb ou mais, a sua máquina não vai reconhecer, então, pode deixar do jeito que está.

Sobre a pergunta da memória virtual.. O seu computador usa uma parte do HD pra armazenar informações, assim como ele faz com a memória RAM, se vc aumentar a memória virtual, é similar a aumentar a capacidade de memória RAM, só que mesmo que vc reserve muito espaço no HD, a taxa de transferência ainda será muito baixa, por isso que a melhor solução é trocar seu Disco por uma SSD, pois a taxa de transferencia de dados é bem superior.

Tem um porém também, se você reservar 5Gb do seu Disco (HD ou SSD), é importante que você deixe essa quantidade em espaço vazio no seu disco.

No caso dos SSDs, como eles tem capacidade bem menor em relação aos HDs, isso tem de ser muito bem configurado, e se possível deixar o disco o mais vazio possível.

Reply
nuno21nt

Original de jesusbft
Com certeza!! eu nem sei se meu DVD funciona, nem lembro a ultima vez que o usei...

Em compensação, o HD vive conectado sempre que possível...

Eu abri e tirei o DVD do note e vi que realmente precisa comprar um adaptador, não da para utilizar o existente... você sabe onde encontro este adaptador??

Já tinha deixado link no meu segundo post neste tópico. Procura na palavra "caddy".

Reply
Lunitis

Obrigado pelas explicações.

Brunomp o problema é que eu passo tipo 8 meses em Espanha e 4 meses em Portugal com um desktop não posso andar a carregar de um lado para o outro no avião.

Algumas sugestões sobre o que procurar num ssd? Marcas? Quais as características a ver para além da capacidade?
Será que o meu pc consegue tirar proveito de qualquer ssd? O que tenho que ver no meu pc?

Reply
rgs78

Pronto. Admito. Entre tantos "S" e "D", perdi-me.

Reply
xtremelexx

Deram aqui umas respostas muito boas. :f_thumbsup:

1-
O espaço disponível em disco não tem influência nenhuma no desempenho do computador. Podem existir abrandamentos, sim, mas se tivesses tipo 1GB dispo, o que não é o teu caso.

2-
Sistemas 32bits reconhecem no máximo 3.5GB de RAM. Subir para 4GB não vai por isso ajudar nada.
Substituir esses 3GB por outros 3GB mais rápidos talvez ajudasse sim.
Mas não daria mais que 50eur por esse upgrade. Mais que isso não compensa.

3-
Memoria virtual. Disseram tudo já.
Deixa isso como está.
Por default o Windows já deve ter reservado praí uns 4GB (RAM x 1.5)
Mais que suficiente!
Faz tecla WIN + Pause, Advanced System Settings, Performance Settings, Advanced
Confirma aí quanto tens de Virtual Memory.

4-
SSDs!!!!!!!
Segue as instruções do Nuno. Excelente!!

Reply
xtremelexx

Original de Lunitis
Algumas sugestões sobre o que procurar num ssd? Marcas? Quais as características a ver para além da capacidade?
Será que o meu pc consegue tirar proveito de qualquer ssd? O que tenho que ver no meu pc?

http://www.pixmania.com/pt/pt/11914922/art/ocz/ssd-interno-vertex-4-seri.html

Procura que tipo de interface tens no teu PC.
IDE (hope not), SATA I, II, III ?

Reply
jukitas

eu mandei vir na sexta o na pixmania de 64gb de 60€...
sata II ( o meu tb nao tem sata III)

espero que isto fique rapido, este disco mal se arrasta

CRUCIAL SSD interno Crucial v4 - 64 GB 54,89 € IVA inc

http://www.pixmania.com/pt/pt/12600759/art/crucial/ssd-interno-crucial-v4-64.html

Reply
jukitas

eu se fosse para jogar e actualizar comprava por peças

uma caixita
uma mainboard sao baratas..
o processador metia um nao mto forte
metia bastante ram
um ssd (so para o windows, poker e Holdem manager)+ 1 disco dos antigos para guardar coisas
e ia procurar pelo windows 7 64bits no google :coolface:

Reply
Lunitis

Estou para aqui a partir a cabeça para descobrir qual é, mas não sei.
Aqui nos dispositivos diz aparece um que diz controladores IDE ATA/ATAPI e nas unidades de disco tem muitas letras e depois ATA Device.
Por fora o portátil tem uma entrada/saída (!?) que diz SATA..

Xtremelexx a fazer-me sentir nabo desde 1957. :facepalm:

Jukitas qual a diferença do 32 para 64 bits?

Reply
jukitas

Os termos 32 bits e 64 bits referem-se à forma como o processador (também denominado CPU) do computador processa as informações. As versões de 32 bits e 64 bits do Windows foram concebidas para utilização em computadores com processadores de 32 bits ou 64 bits, respectivamente. As versões de 64 bits do Windows podem utilizar mais memória do que as versões de 32 bits do Windows.. Isto ajuda a minimizar o tempo necessário para o intercâmbio de processos na memória porque podem ser armazenados mais processos na RAM (Random Access Memory), não sendo necessário armazená-los no disco rígido. Isto, por sua vez, pode aumentar o desempenho geral dos programas. Para mais informações, consulte Uma descrição das diferenças entre as versões de 32 bits do Windows Vista e as versões de 64 bits do Windows Vista online.

http://windows.microsoft.com/pt-PT/windows-vista/32-bit-and-64-bit-Windows-frequently-asked-questions

Bem, tens que ter um processador de 64 bits também. Bem, é a cena de se quiseres meter mais que 3.5 de ram só é detectada no de 64bits.

Bem, isso da ram tambem se o pc ja for meio antigo já nao da para meter muito mais porque tinhas que fazer upgrade da motherboard.

É o que disseram para actualziar e tal, os desktps sao melhores e fica mais em conta e mto mais potentes.

Reply
Lunitis

Encontrei as características do meu portátil no site da LG.
http://www.lge.com/br/notebooks/lg-R510-L.BP42P1-3300
Acho que deve ser igual, o meu também é o R510 e tem o mesmo aspecto, diz lá que o disco é "250GB 5400RPM SATA" :P

Reply
Lunitis

Original de Lunitis
Encontrei as características do meu portátil no site da LG.
http://www.lge.com/br/notebooks/lg-R510-L.BP42P1-3300
Acho que deve ser igual, o meu também é o R510 e tem o mesmo aspecto, diz lá que o disco é "250GB 5400RPM SATA" :P

O interface sata III funciona num pc que tem um sata (I)?

Fuu, cliquei "citar" em vez de mudar.

Reply