Skip to forum
Notifications
Clear all

[Closed] Read perfeito, ou estupidez?

14 Posts
6 Users
0 Reactions
693 Views
Bakano

20/40 Fixed-Limit Hold'em (5 handed)
Hand recorder used for this poker hand: PokerStrategy Elephant 0.60 by www.pokerstrategy.com.

Preflop: Hero is SB with 8:club:, 6:heart:
3 folds, Hero raises, BB calls.

Flop: (4,00 SB) 5:diamond:, A:heart:, 4:heart: (2 players)
Hero bets, BB raises, Hero calls.

Turn: (4,00 BB) Q:club: (2 players)
Hero checks, BB checks.

River: (4,00 BB) 6:spade: (2 players)
Hero checks, BB bets, Hero raises, BB calls.

Final Pot: 8,00 BB

Results follow (highlight to see):
Hero shows a pair of sixes (8c 6h)
BB shows a pair of fives (5s 3d)

Hero wins with a pair of sixes (8c 6h)

comentem!

13 replies
Telmofnl

Realmente a mão é estranha!!
Teria foldado depois do raise do flop, mesmo sabendo que provavelmente ele estará num draws.
Com o checks dele no turn ainda reforça mais a ideia do draws.
No river o cheks raise foi excelente, mas não deve ser facil executa-lo.

Bakano

deveria acrescentar que nas minhas notas deste jogador dizia:

"c-bet/3-bet no flop com overcards, bet turn, bet river sem acertar". Ou seja um jogador por natureza já agressivo. Estatísticas não tenho porque ando a jogar sem stats por preferência própria (deveriam tentar! é impressionante como aprendemos a ler melhor os adversários).

Quanto ao teu comentário telmo: não vejo porque é que a mão é estranha. O raise dele no flop ou significa um draw, como disseste, ou algum par, ou simplesmente ar. contra este range tenho uma boa equity. Só mesmo contra o A é que eu estou bem lixado, mas nesse caso ainda tenho um gutshot que me salva algumas vezes. De resto, se ele tem um 5 ou um 4 eu posso ter até 10 outs. O mesmo no caso de ele não tiver aceertado nada. Um 8 ou um 6 no turn chegaria para eu continuar na mão. O A não pertence necessariamente ao range dele, já que a maioria dos A's faz 3-bet em pré-flop (mas não tem de ser).

Não vejo como foldar no flop!

Referia-me mais à jogada no river...

w00zy

o unico comentário k tenho a fazer é k o Hero é tolo e n há justificação possivel para um check raise no river

Bakano
w00zy

Sei k é dificil de levares com 3bet de uma mão pior k um str8 mas há muitas mãos k te batem e n acho k o check raise seja a jogada mais lucrativa a longo prazo.

Telmofnl

Pois! Para fazer o call no flop, temos de partir do principio q ele com um A ou um par medio fazia 3bet em pre flop. Nesses limites tão altos podemos validar isso.
Em limites medios talvez não seja assim. O A no flop meteria "medo" aos adeversarios e a nós.

Bakano

Original de w00zy
Sei k é dificil de levares com 3bet de uma mão pior k um str8 mas há muitas mãos k te batem e n acho k o check raise seja a jogada mais lucrativa a longo prazo.

então diz lá em que mãos o pões se ele faz rais no flop e check-behind no turn?

duarteriezas

concordo com o bakano se ele e assim tao agressivo, o normal seria ele no prefloop dar 3bet com um a mas mesmo que ele no prefloop tenha um a e nao tenha dado 3bet as duvidas no turn ficam dissipadas ele nao tem o a um jogador agressivo aposta ali sempre com um a, entao ou esta em drawn ou tem um par mais fraco que o que o hero faz no river pois se ele tivesse acertado a dama penso que daria cbet mas nao interessa a q nem faz parte desta mao, o check no river e bom para induzir um blefe de uma busted drawn, e o raise mais que valido pois a leitura diz que ele ou tem um 4 ou um 5 ou uma drawn entao vamos la tentar tirar valor desse 4 ou desse 5.
Na minha opinião muito bem jogada essa mao

w00zy

Original de Bakano

Original de w00zy

então diz lá em que mãos o pões se ele faz rais no flop e check-behind no turn?

4X, 5X e draws... o k me levaria a donkar o river por valor ou check/call para induzir um bluff. nunca pensaria em fazer check/raise.

Se a BB tivesse jogado correctamente, teria visto k tinha poucas mãos às kuais podia tirar valor e fazia check behind. Nesta situação não tiravas valor nenhum.

Caso a BB tivesse um gutshot e acertasse no river, com o bet/cal pagas 2BB's e com o C/R pagas 3BB's.

ATs973

Bem, pelo visto estamos aqui jogando contra um jogador muito agressivo. Jogador que pode fazer bet/3bet flop, bet turn e bet river com over cards é muito agressivo.
Segundo vamos estar fora de posição, e jogar oop contra este tipo de jogar requer uma habilidade pós flop significativa. Então vale resaltar que com 68o vamos ter apenas 43% de equity contra any2. A partir do momento que demonstramos ao vilão que fizemos esse tipo de raise do SB incentivamos o mesmo a fazer call com any2. Sendo assim não temos mais fold equity préflop contra ele e somado ao fato de estar fora de posição, contra um agressivo, que pode fazer raise num flop seco sempre e lembrando que vamos errar o flop 70% das vezes eu vejo que o fold pré flop é a melhor jogada.

Fazemos raise e o vilão não faz 3bet préflop.....partindo isso de um jogador agressivo em briga de blinds acredito que ele não tem o A, não tem par e não tem faces cards.
Flop A45, cbet padrão e contra o raise, pelos reads que temos é call. Vilão pode ter any2 aqui... e concordo com o Bakano que qualquer 6,7,8 ou 3 pode fazer com que permanessamos na mão no turn.

Agora, no turn não entendo porque o vilão faz apenas check behind. Não tem como admitir isso...ele tem aqui que jogar bet sem falta...se faz bet/call ou bet/fold não sei, mas tem que fazer bet...a fold equity em briga de blinds é contruida desde o flop com uma mão feita marginal...se ele tem aqui 23 é lógico esperar pelo raise no turn, mas com 5x é raise flop e bet turn. Será que o Bakano faz muito bet/call flop e check raise turn com A na mão contra esses jogadores? Se ele teme isso espera para fazer um raise no turn para freeSD.

No river o bet do vilão, na minha opnião, pela natureza do bordo é por valor contra um K, talvez contra uma Q, 22/33/4x. Então, nesses limites o value bet do vilão tem valor mesmo. Ou vocês acham que se o vilão faz o mesmo o bakano não faz check/call no river com K high...faz sempre...Então o bet dele é por valor mesmo. Contra um raise ele tem um call fácil...ai tenho que saber até que ponto meu adversário faz um check raise nesse bordo no river com uma mão pior que 55. Se ele faz mais de 1 em cada 7 mãos está correto. Mas na minha opnião bom jogador não faz.

Quanto ao check raise do nosso Bakano... :rolleyes:... vai lá...ele ta numa fase down...deixa ele...Eu concordo com o easy que no river é bet... bet/fold ou bet/call???essa a dúvida...

gabrielct87

Eu acho que jogava da mesma maneira, só que com check-call no river.

Bakano

xii vocês não percebem nada mesmo :P

ATs, dizes as coisas correctas, mas chegas à conclusão errada.

Para já, o raise no flop e check behind no turn é uma jogada perfeitamente normal. O A não assusta o adversário, mas o facto de eu fazer call contra o raise dele já o assusta, e ele fica realmente com medo de eu ter uma A. Quando aparece a Q, ele fica mais desconfortável ainda porque sabe que é impossível que eu largue uma Q. Um A pode fazer c/r, ou tb simplesmente calldown. tudo o resto que ele bate faz fold,portanto fala tudo contra um bet no turn. Ainda por cima ele tem valor de showdown, e vai querer chegar lá, talvez até acerte o seu gutshot.
Portanto ele não é estúpido. E no momento que ele faz check-behind no turn praticamente revelou a sua mão. Um par pequeno! Se ele não tivesse nada apostaria 100% das vezes no turn! Tal como com um A. A única possibilidade de me bater é que ele tenha acertado a Q, mas mesmo com esta mão penso que ele vai fazer bet, seja para valor ou para free showdown.

Agora no river, ATs, dizes que ele ainda faz value bet contra K-high, 22 etc. Ora mais uma razão para aplicar o check raise. O facto de eu fazer mais um check dá-lhe a confiança necessária para fazer o bet. Eu não sou dos mais passivos, e ele sabe (ou pensa) que eu faço bet com o A e a Q em 100% dos casos nesse river (o que tb não é verdade, porque com estas mãos tb posso aplicar o c/r, mas ele não sabe isso - ele pensa que faço sempre o bet porque é a jogada standard).
Daí a maravilha do c/r no river. Vamos lá a ver exactamente que mãos ele pode ter:
- ar: contra ar o c/r é a melhor jogada, isso está fora de questão.
- 5x: jogada perfeita
- 4x: jogada perfeita
- 36: jogada perfeita - atenção: o kicker conta e eu ganho!
- 67: jogada perfeita - tal como contra 36
- 78: ups, i'm fucked e desperdiço 2 BB's
- 56: ver em cima
- 46: igual
- 6x (kicker > 8): perco dinheiro, mas é duvidoso que ele segure essa mão

vê o que o equilator diz:

.................Equity ......Ganho ....empate ..Perda ......Mão
Jogador 1: 58,574% 56,606% 3,936% 39,458% 8c6h
Jogador 2: 41,426% 39,458% 3,936% 56,606% K5s-K4s, Q6s, J6s-J4s, T6s-T4s, 96s-94s, 84s+, 74s+, 63s+, K6o, Q6o, J6o, T6o, 96o, 86o+, 76o, 63o+, 53o-52o, 42o+

Não inclui os busted draws, e também não inclui muitas Q's. As únicas Q's que entram em questão são Q2 e Q3, e com essas ele provavelmente faz bet, ainda por cima com o draw extra. Mesmo que as inclua no cáclulo tenho 50,6% vs 49,4%, ou seja um pouquinho à frente.

Claro que se ele faz 3-bet o range de mãos dele reduz-se drasticamente para praticamente só mãos que me batem. A minha equity deve ficar lá pelos 5% se incluir um ou outro bluff... Por isso faço fold contra o 3-bet.

Tenho-o praticamente ownado nesta mão. Spot perfeito para o c/r a meu ver, e ainda por cima, ponho o gajo em tilt :D

ATs973

Mas Bakano, é pelo fato dele revelar sua mão que tem que fazer bet no turn... Você no lugar dele não faz bet? E a proteção?

Segundo, no river ele faz value bet...ele está errado?

Eu entendo o seu check raise, vejo a lógica da jogada... Mas como você mesmo disse o standard é o bet...ainda estou no nível do standard.