Skip to forum
Treino Especial de ...

Notifications
Clear all

Treino Especial de Mental Game com o double2: deixem aqui as vossas perguntas

35 Posts
21 Users
1 Reactions
9,595 Views
guto15

Mental Game com double2

Com um convidado especial, o membro Nhoca, o nosso treinador vai abordar o conceito de "Mental Game" e a forma como ele é tão importante para sermos melhores jogadores de poker.

Ficas triste ou frustrado quando perdes com AA contra KK? Arranjas sempre forma de atrasar o início de uma sessão, colocando menos volume do que devias? Andas mais triste quando no dia anterior perdeste 5 buy-ins? Isso são sintomas de problemas de Mental Game que valem a pena ser trabalhados.

Tilt, motivação, medo, confiança, variância, serão temas abordados, entre muitos outros.

Se tiveres alguma questão que gostasses de ver respondida no treino, deixa um post com essa questão neste tópico. Participem!

Reply
34 replies

Bati a nl2 super rápido, e já estou a 2 meses break even no NL4 com 45k de hands. Sei que o numero de mãos não é nada expressivo, mas mesmo assim sempre que perco tudo o que ganhei e volto ao zero de net won fico tiltado, quando a sessão começa a ficar negativa e perco no river pra uma mão pior mais de uma vez já começo a ficar em tilt por que que tudo o que ganhei já se foi pelo ralo.

Se que isso acaba por piorar o meu jogo, mas mesmo assim não consigo ficar concentrado no jogo quando sessão esta ruim e me sinto pressionado no dia seguinte quando começo a jogar.

Você alguma vez já passou por esse tipo de problema em algum limite? como fez pra supera-lo e o que recomenda fazer?

Reply
okiedokkie

olá, não sei se vai da linha do treino que vocês vão dar, mas gostaria que algumas questões fossem respondidas se possível

eu estou na reta final do curso de psicologia aqui em cuiabá (BR) e gostaria de trabalhar com coaching e dicas do poker relacionados a área.

double2 e nhoca tem alguma formação ou especialização na área?

basearam em quais materiais para falar sobre motivação, tilt, cansaço, etc..?

por enquanto é isso, estarei no treino. grande abraço

Reply
velsmakende

Não é propriamente uma questão, mas é algo que tenho notado ultimamente e gostava de alguma estratégia para tentar contornar este meu "problema":

Sempre que estou num mês positivo, tenho a tendência para jogar pouco para "não estragar o que está bem feito", prejudicando o volume que pretendo alcançar. Sempre que estou num mês negativo, jogo sem parar em busca de recuperar o que estou a perder. São nestes meses que faço bom volume.

Tens alguma estratégia para tentar equilibrar estes "dois tipos de meses"? O ideal seria bom volume e bons resultados.

Abraço

Reply
AcaccioSEP

Estou mais ou menos na linha do gomes, jogava sng 45 man e conseguia ter controle bem melhor do tilt, desde a black friday tinha parado e voltei a 2 meses, bati a nl2 e nl4 com 30k, nem bati né só consegui banca, mas na nl10 meu tilt está muito tenso, fico pensando nas mãos por horas do dia, as vezes mais de 1 dia em tilt por uma mão, não consigo colocar volume e quando tento logo acabo por piorar o que sabia que era melhor ter deixado queto.
Muitas vezes quando estou up numa sessão tb ja entro em tilt, ( essa é nova né ) ainda mais quando dou um call estando atras e acabo por ganhar a mão já rolas uma "conspiração" na minha cabeça em que passa eu perdendo a mao seguinte, o que me faz abandonar a sessão nos momentos de lucro também lol 2 vezes lol.

Vi as séries do RafaelAugusto de psicologia entre todas as outras mais de 1 vez, algumas 4 vezes, vi sua serie para iniciantes umas 4 vezes tb, comprei o livro do harrington de cash online, li em 2 dias e ja estou relendo novamente, mas na hora que sento na mesa parece que fico cego, burro, tudo q aprendi parece q não conta, ou não lembro, uma grande ansiedade que faz 100 mãos parecerem uma eternidade....

Agradeço a iniciativa de um treino tao importante q venho aguardando ansioso nesses últimos dias

Reply
felipes

Ola,jogo poker a algum tempo e evolui muito minha mindset no jogo,porem não faz muito tempo que deixei de ficar negativo nas minhas sessões.Quando começo a ficar com 3x meu stack me da um bloqueio e ja não quero mais jogar com medo de perder meu lucro,o que e muito ruim para quem joga cash gme,por que meu volume de jogo fica muito baixo so que minha mente não deixa eu jogar!! Como poderia trabalhar isso?
.
. Grato
. Felipe Trindade

Reply
sarvam

Olá. Muito boa esta iniciativa. Espero que não seja a única :)

Aconteceu-me já por diversas vezes pensar em desistir de jogar poker ou atingir alguma meta que me tenha proposto, muito por conta de os resultados não serem os que estava à espera (sessões negativas a fio, não ver banca a subir, sentir que o meu jogo não é nada de jeito, ...).
Depois de ficar algum tempo fora das mesas, acabo por voltar com um pouco mais de motivação e a pensar que desta é que é.
Recentemente propus-me a num novo objectivo, pois sinto-me mais motivado, mas sei que vai haver uma ou várias fases em que a motivação vai descer e possivelmente pensar em desistir.

Agora que estou mais motivado, o que posso fazer, ou melhor, como me posso preparar para quando essas fases chegarem?
E o que posso fazer na altura em que essas fases chegarem?

Obrigado, double2, Nhoca e PS por esta iniciativa.

Reply
CardsUpPoet

Boas, deixo aqui algumas perguntas:

1. Como traçar objetivos ?
2. Como saber se estou no bom caminho ?

Reply
alonohara

ótimo treino!!! Agora aguardo que seja disponibilizado em Vídeos. :D

muito obrigado double2 e nhoca :sdrink

Reply
Ikki86

O treino ocorreu??? Esperei até a hora marcada e não apareceu nada.

Reply
Wolverine6

Devo decidir o tempo da sessão antes de iniciar a mesma??

Reply
LostIncheon

Não sei se os comentários ao treino são feitos aqui mas permitam-me.

Uma nota prévia para referir que não vi uns 10 minutos do treino, por isso caso esteja a repetir algum ponto que já tenha sido abordado ignorem.

Tenho a dizer que penso ter sido uma muito boa ideia fazer um coach de mental game, a maior parte dos jogadores descura muito esse lado até mesmo quem vive do poker. Só faltaram os piano breaks do Tommy Angelo a intervalar cada tema abordado para ficar perfeito :coolface:.

Quando se falou de sobreviver às custas do poker e um user disse que esta era a sua única fonte de rendimento, o Tommy tem uma expressão-chave que é adquirir mental insurance, ou seja, dentro do bankroll para o Poker ter algum dinheiro de parte . Esse seguro, tal como o fazemos para o nosso automóvel é um acréscimo de segurança e tranquilidade, pelo simples facto de sabermos que em caso de "acidente" temos esse backup. Este é mais um factor que pode permitir o aumento do período no qual jogamos o nosso A-Game.

Um vídeo que penso ser do interesse da comunidade é como o lifestyle do jogador de Poker influencia o jogo nas mesas. Hábitos nutricionais saudáveis, exercício físico, tempo de descanso, etc. Basicamente todo o conceito mente sã em corpo são, que ajudam a definir quão forte é o nosso Mental Game.

Reply
velsmakende

Fascinou-me o pormenor do diário.

É incrível como coisas tão básicas como escrever podem ter impacto positivo no nosso jogo 8o

Reply
pokermou3

Também só pude ver os primeiros 45 minutos do coach, e tava a achar fantástico, venho aqui fazer a minha força para postarem o link no spot dos vídeos que certamente será uma grande ajuda para todos.

Reply
RLeandro

Excelente treino, sem comentários.

Me tira uma dúvida, é que faço várias sessões de 1h/dia no caso do questionário de mental game respondo ao final de cada sessão ou ao final da última sessão do dia?

Reply
double2

Original de RLeandro
Excelente treino, sem comentários.

Me tira uma dúvida, é que faço várias sessões de 1h/dia no caso do questionário de mental game respondo ao final de cada sessão ou ao final da última sessão do dia?

De preferencia no final de cada sessão. Mas se escreveres só no final do dia já não é mau.

Ainda não tenho a certeza mas é possível que o Nhoca faça uma compilação das perguntas que foram sendo feitas no chat do treino e faça um post com resposta a todas elas. Vamos aguardar.

Reply
Nhoca

Olá a todos, peço desculpa pela demora para vir postar neste tópico, mas felizmente encontro-me muito ocupado no meu quotidiano, o que me está a causar algumas dificuldades em vir dedicar ao fórum tempo que eu desejava.

No entanto, gravei as perguntas que foram feitas no chat durante o treino, e tentarei agora responder àquilo que ainda não foi satisfatoriamente respondido. Pelo motivo que expliquei acima, posso demorar algum tempo a completar esta tarefa, peço sejam pacientes.

Reply
Nhoca

Wolverine6
Devo decidir o tempo da sessão antes de iniciar a mesma??
CardsUpPoet
Como e em quê basear o tempo/sessão de estudo ?
diman081188
Costumo piorar o A-game com o passar do tempo... Fruto do cansaço
Wolverine6
double devemos definir o tempo (fim) da session antes de iniciar?
aafrancis
o ideal é tipo jogar com tempo cronometrado ...
aafrancis
tipo apos 1 hora páras e descansas

Ora bem, uma das questões que me pareceu ser comum a algumas pessoas tem a ver com a duração das sessões. Quanto deve idealmente durar uma sessão? Como decidir quando parar a sessão?

Bom, esta é uma daquelas perguntas que não tem uma resposta directa ideal que basta pôr em prática para obter resultados. Se esperavam que a minha resposta fosse algo como "O tempo ideal é 128 minutos", então não só não vão ter essa resposta, como devem mudar a vossa forma de pensar sobre os problemas, porque no mental game não existem respostas directas que sejam verdades universais.
Como em todas as questões do psicológico, o mais importante é conseguir chegar à raiz do problema, encontrando uma resposta porque faz sentido e não porque é o método que funciona para outra pessoa.

Focando na questão do tempo da sessão, cada jogador provavelmente até já tem alguma noção do que funciona para si, ou pelo contrário, lembra-se de sessões demasiado longas onde a concentração foi pelo cano abaixo.
A partir desta noção geral é fácil balizar um intervalo de tempo que seja confortável e ir adaptando de acordo com os resultados. Assim, e tendo também em conta os objectivos de volume a colocar, pode definir-se uma duração desejável para as sessões e realmente cronometrar, com um pouquinho de flexibilidade porque também não é necessário regime militar.
Agora, o importante é pensar sempre em tudo isso ANTES de começar a sessão!
Explico com uma analogia:
Tal como todas as coisas na vida que se fazem com um objectivo, é bom ter um plano definido à partida - se eu vou às compras sabendo exactamente o que vou comprar, sei sempre quanta despesa farei; por outro lado se sair para o supermercado sem ter sequer a noção do que falta em casa, acabarei por comprar produtos supérfluos e incorrerei em despesas infrutíferas. No poker é a mesma coisa. Eu posso sentar-me às mesas distraidamente só para um pouco de diversão [= passear no shopping], ou posso entrar numa sessão onde vou jogar concentrado para ganhar, construir banca e alcançar objectivos [= fazer compras mensais para a casa]. São duas atitudes bem diferentes!

Então, eu proponho sim que qualquer sessão séria seja iniciada com uma duração já prevista: seja em tempo de jogo, seja em mãos jogadas, ou o que for. Mas esta duração deve ser cumprida independentemente dos ganhos ou perdas, a não ser que haja uma razão muito forte para parar: como uma stop-loss também planeada à partida, ou o reconhecimento de que se está em franco monkey-tilt. Mas atenção - simplesmente sentir que se está a jogar o B-game não deve ser justificação para desistir. Ninguém joga sempre 100% A-game. E como tal, lembrando a lagarta/minhoca, também devemos cuidar de melhorar as nossas capacidades usadas em baixo rendimento.

Por fim, recomendo que sempre que forem iniciar uma sessão perguntem a vocês mesmos o motivo pelo qual o fazem e não a iniciem a não ser que tenham uma justificação válida - por exemplo, "este é um bom momento para uma sessão", ou "está de acordo os objectivos planeados". Esta medida ajuda a impedir sessões impulsivas, apressadas, ou tão desconcentradas que mais valia não jogar.

O mesmo raciocínio se aplica ao final da sessão - quando decidirem terminar, perguntem a vocês mesmos se têm um bom motivo: por exemplo, "chegou ao fim o tempo previsto para a sessão" ou "é preciso o stop-loss". A necessidade de justificar a vós próprios porque é que vão acabar vai-vos obrigar a ser mais racionais e impede saídas prematuras com medo de estragar uma sessão boa, por exemplo.

"Faz tudo como se te observassem"
Epicuro

Reply
sarvam

O treino foi bastante produtivo. Espero que não tenho sido o último.
Muito bom o post acima :nh

Original de Nhoca
Pelo motivo que expliquei acima, posso demorar algum tempo a completar esta tarefa, peço sejam pacientes.

Sem stress :fdrink

Reply
RLeandro

Esse treino de mental game mudou meu jogo da água para o vinho, até o meu comportamento nos meus negócios mudaram, incrível. 8o

Reply