Wolverine6
Devo decidir o tempo da sessão antes de iniciar a mesma??
CardsUpPoet
Como e em quê basear o tempo/sessão de estudo ?
diman081188
Costumo piorar o A-game com o passar do tempo... Fruto do cansaço
Wolverine6
double devemos definir o tempo (fim) da session antes de iniciar?
aafrancis
o ideal é tipo jogar com tempo cronometrado ...
aafrancis
tipo apos 1 hora páras e descansas
Ora bem, uma das questões que me pareceu ser comum a algumas pessoas tem a ver com a duração das sessões. Quanto deve idealmente durar uma sessão? Como decidir quando parar a sessão?
Bom, esta é uma daquelas perguntas que não tem uma resposta directa ideal que basta pôr em prática para obter resultados. Se esperavam que a minha resposta fosse algo como "O tempo ideal é 128 minutos", então não só não vão ter essa resposta, como devem mudar a vossa forma de pensar sobre os problemas, porque no mental game não existem respostas directas que sejam verdades universais.
Como em todas as questões do psicológico, o mais importante é conseguir chegar à raiz do problema, encontrando uma resposta porque faz sentido e não porque é o método que funciona para outra pessoa.
Focando na questão do tempo da sessão, cada jogador provavelmente até já tem alguma noção do que funciona para si, ou pelo contrário, lembra-se de sessões demasiado longas onde a concentração foi pelo cano abaixo.
A partir desta noção geral é fácil balizar um intervalo de tempo que seja confortável e ir adaptando de acordo com os resultados. Assim, e tendo também em conta os objectivos de volume a colocar, pode definir-se uma duração desejável para as sessões e realmente cronometrar, com um pouquinho de flexibilidade porque também não é necessário regime militar.
Agora, o importante é pensar sempre em tudo isso ANTES de começar a sessão!
Explico com uma analogia:
Tal como todas as coisas na vida que se fazem com um objectivo, é bom ter um plano definido à partida - se eu vou às compras sabendo exactamente o que vou comprar, sei sempre quanta despesa farei; por outro lado se sair para o supermercado sem ter sequer a noção do que falta em casa, acabarei por comprar produtos supérfluos e incorrerei em despesas infrutíferas. No poker é a mesma coisa. Eu posso sentar-me às mesas distraidamente só para um pouco de diversão [= passear no shopping], ou posso entrar numa sessão onde vou jogar concentrado para ganhar, construir banca e alcançar objectivos [= fazer compras mensais para a casa]. São duas atitudes bem diferentes!
Então, eu proponho sim que qualquer sessão séria seja iniciada com uma duração já prevista: seja em tempo de jogo, seja em mãos jogadas, ou o que for. Mas esta duração deve ser cumprida independentemente dos ganhos ou perdas, a não ser que haja uma razão muito forte para parar: como uma stop-loss também planeada à partida, ou o reconhecimento de que se está em franco monkey-tilt. Mas atenção - simplesmente sentir que se está a jogar o B-game não deve ser justificação para desistir. Ninguém joga sempre 100% A-game. E como tal, lembrando a lagarta/minhoca, também devemos cuidar de melhorar as nossas capacidades usadas em baixo rendimento.
Por fim, recomendo que sempre que forem iniciar uma sessão perguntem a vocês mesmos o motivo pelo qual o fazem e não a iniciem a não ser que tenham uma justificação válida - por exemplo, "este é um bom momento para uma sessão", ou "está de acordo os objectivos planeados". Esta medida ajuda a impedir sessões impulsivas, apressadas, ou tão desconcentradas que mais valia não jogar.
O mesmo raciocínio se aplica ao final da sessão - quando decidirem terminar, perguntem a vocês mesmos se têm um bom motivo: por exemplo, "chegou ao fim o tempo previsto para a sessão" ou "é preciso o stop-loss". A necessidade de justificar a vós próprios porque é que vão acabar vai-vos obrigar a ser mais racionais e impede saídas prematuras com medo de estragar uma sessão boa, por exemplo.
"Faz tudo como se te observassem"
Epicuro