Skip to forum
Produtividade & Men...

Notifications
Clear all

Produtividade & Mental Game

37 Posts
13 Users
25 Reactions
5,719 Views
IuriTPena

Olá pessoal !

Neste tópico vou manter uma lista actualizada com os vídeos/treinos já publicados.
Podem deixar aqui o vosso feedback* em relação aos mesmos.

Podem também fazer todo o tipo de perguntas relacionadas com o tema. Eu irei responder assim que possível.

Coisas com que posso ajudar:
- Tilt
- Motivação
- Definição de objectivos
- Plano de acção
- Gestão de tempo
- Nutrição / exercício / descanso
- ...
- Mental Game em geral
- Produtividade em geral

Coisas com que não posso ajudar:
- Emergências médicas
- Questões técnicas do jogo
- Jogar poker online em Portugal

Atituda-te !
Nova série de vídeos sobre Produtividade e Mental Game

Esta série tem 6 vídeos. Dependendo de vocês, no futuro, poderei fazer um vídeo extra sobre um tópico à vossa escolha, dentro deste tema.

1. Joga com o tilt
2. Encontrando Motivação
3. Planos, muitos planos
4. Batendo a procrastinação
5. Escravo do bankroll
6. Sono, alimentação e exercício

Outros vídeos:
- Produtividade & Mental Game (vencedor da promoção de vídeos)
- Produtividade e Mental Game (treino com double2)

Conto com a vossa participação!
IuriTPena

*Importância do feedback: Costumas consumir o material (vídeos, treinos, artigos, ...) à tua disposição e não deixar feedback? Lê isto!

Spoiler

O feedback é a única coisa que nos faz evoluir. Após praticarmos uma acção temos um resultado, o feedback. Essa acção tanto pode ser fazer um call no river como fazer um vídeo. Todos nós, no nosso dia-a-dia, temos e precisamos de feedback constante acerca de quase tudo o que fazemos. Vocês querem ter o melhor material disponível, mas nós só podemos elaborar melhor material se tivermos bom feedback. Bom feedback não é o mesmo que feedback positivo. Um bom feedback é aquele que, independentemente de ser positivo ou negativo, é construtivo.

Não devem ter medo de dar feedback negativo! Receber feedback negativo é melhor do que não receber nenhum. É com base nesse feedback que percebemos quais são os principais aspectos a melhorar. Tenham em atenção que feedback negativo não é o mesmo que puro criticismo. "Isto está tudo mal" é diferente de "Podias fazer isto daquela forma, talvez fosse melhor".

Outro ponto a favor do feedback é a motivação. Receber feedback é um fator importante na motivação da acção. Neste caso, a acção é produzir o melhor material possível, cada vez melhor. Com base no vosso feedback nós vamos produzir melhor material. Esse material é o nosso feedback ao vosso feedback, e assim sucessivamente. É um ciclo de aprendizagem e de motivação para ambas as partes. Certamente não leva mais do que alguns minutos da vossa parte. Basta dizerem o que gostaram, o que não gostaram, o motivo da vossa opinião e como fariam.

De maneira a realmente motivar a acção devem elogiar em público e corrigir em privado. Elogios são sempre bem-vindos e todos gostamos que os outros vejam os elogios que nos deram, isso motiva-nos. Ao mesmo tempo, as correcções e dicas para fazer melhor devem ser dadas em privado de maneira a existir um diálogo produtivo e construtivo com o objectivo de se fazer melhor. E isso também nos motiva. Nós ansiamos por fazer melhor.

São necessários 3 passos para se dar esse bom feedback correctivo:
1 - reflectir a acção menos bem conseguida
2 - explicar porque não foi bem conseguida
3 - a) esperar que a pessoa em questão sugira algo para melhorar essa acção menos bem conseguida (...)
3 - b) (...) ou sugerir algo que ajude a melhorar essa mesma acção

O material produzido é exclusivamente para vocês. Ajudem a que seja cada vez melhor _thumbsup:

Reply
36 replies
jldv34

Primeiro parabens pela vitoria, gostei muito dos dois videos, infelizmente näo pude assistir ao coach com o double por estar a trabalhar.

Os temas escolhidos säo bastante pretinentes e importantes, estàs a chamar a atençäo a factores fundamentais, e os videos têm uma dinamica muito apelativa à acçäo por parte de quem os vê. Acho que este tipo de videos acrescenta bastante valor ao portfolio da pokerstrategy. Tenho expectativas que seja uma excelente serie.

O ùnico "se näo" acho que è apenas o facto de abordares cada tema muito superficialmente, jà com o primeiro video sobre obj e metas tambèm achei. Compreendo que as materias para mental game sejam muito extensas, mas perferia que abordasses menos materias mas mais profundamente.

Abraço e bom trabalho

Reply
IuriTPena

Muito obrigado _thumbsup:

O coach com o double vai ser publicado brevemente, não sei exactamente quando.

Tenho entre 15 e 20 minutos para cada vídeo e o ideal será dar uma boa noção geral do tema ajudando assim os mais iniciantes a terem realmente uma atitude pro-activa em relação a este tema pouco discutido. Este tópico também serve para esse efeito: podem fazer perguntas específicas em relação a algo que eu não tenha falado nos vídeos.

- Tenho o problema X, já tentei fazer Y mas não está a resultar. O que posso fazer mais?
- Achas que fazer Q ajuda a conseguir P ?

Estejam à vontade para fazer este tipo de perguntas. Podem fazer por mensagem privada se não se sentirem à vontade para o fazer em público mas lembrem-se que ao fazê-lo em público geram uma discussão bem melhor onde podemos todos aprender uns com os outros.

Também acho que depende um pouco dos temas... Não vou divulgar já o tema do próximo vídeo mas acho que será mais fácil dar algumas dicas concretas que tenho a certeza que vos vão ajudar. Era a isto que te referias? Falar de menos coisas e aprofundar mais cada uma vai contra o que disse acima (dar uma boa noção geral). Contudo, mais para o fim da série podem escolher o último vídeo ;)

Reply
alonohara
IuriTPena

Manter o foco nos estudos é uma coisa que eu não vou falar diretamente nesta série, boa partilha :f_thumbsup:

Para os mais distraídos já está aí o nome do próximo vídeo :)
Estejam à vontade para fazer perguntas. Se for sobre este próximo tema, motivação, tanto melhor.

Reply
IuriTPena

Se ainda não viram o segundo vídeo da série esta é uma excelente altura!
Muitos de nós devem estar a regressar de férias (como eu, daí o meu post tardio :tongue:) e é preciso encontrar motivação para regressar ao trabalho.

Reply
K1LLA18

Olá Iuri, acompanhando seu vídeo lembrei dessa palestra que assisti a pouco tempo, recomendo bastante.

Reply
IuriTPena

Obrigado pela partilha K1LLA!
O vídeo é um pouco longo e assim que vir podemos discutir alguma coisa sobre o seu conteúdo :f_thumbsup:

Já atualizei o primeiro post com o novo vídeo " Planos, muitos planos " onde falo sobre o planeamento em geral. Como fazer um bom plano, porque é importante e deixo também algumas dicas.

Sei que o K1LLA já viu e deixou um comentário no próprio vídeo. Passo a citar:

Gostei, principalmente da parte sobre suas experiencias com planos, eu já utilizo também o Google calender porém estou com um pouco de dilema sobre a eficiência das listas...

Podia explicar o porquê de achar as listas pouco eficientes? Como costuma elaborar as suas listas e o que costuma colocar nelas?
O que funciona para mim pode não funcionar para os restantes daí esta discussão ser importante. Para conseguirmos arranjar várias estratégias para o mesmo problema :)

Reply
K1LLA18

Desculpe a demora

Eu li em um pequeno curso em Ebook que iniciei a um tempo atrás sobre a eficiência das listas eu utilizo "Google Keep" para listas e também uso o GoogleCalender em conjunto porque minha agenda de serviço e toda por ai.

Pois bem, se colocamos em uma lista que amanha pela manhã vamos ligar para 5 clientes e mandar 5 Emails, acabamos preenchendo todo o tempo da manhã de forma a fazer somente oque colocamos como meta, procrastinando e não aproveitando de melhor forma o tempo. Por outro lado se colocamos muitos objetivos na lista e não realizados todos acabamos ficando frustrados.

De forma reduzida foi isso que li.

Isso me leva a uma reflexão sobre essas listas, eu mesmo estou com muitas dificuldades para segui-las acabo utilizando sim pois são muitas coisas ao mesmo tempo, porém não acompanhando com uma frequência interessante, enfim, acho q o melhor mesmo é definir um HORÁRIO para cada atividade e ser fiel a isso.

espero que tenha sido razoavelmente claro. :f_thumbsup::f_thumbsup:

Reply
jandsonpower

Top o vídeo acabei de assistir...

Reply
IuriTPena

Respondendo então ao K1LLA sobre as listas... Eu já experimentei o google keep e não gostei. Como disse no vídeo atualmente uso a 'Tick Tick' e, na "home" do meu telemóvel tenho o widget semanal (não é perfeito, mas para mim foi a melhor alternativa).

Se o K1LLA mandou os mails todos que tinha de mandar e só tinha isso na sua lista fazer, parabéns! Agora divirta-se :)
O dilema do demasiado cheio ou demasiado vazio é bastante pessoal. Necessita de encontrar um equilíbrio. Com o tempo isso acaba por acontecer pois para a próxima vez que tiver de mandar 5 mails semelhantes já sabe que vai ficar com tempo disponível e assim pode acrescentar coisas à sua lista.

Uma coisa importante nisto de aproveitar o tempo é pensar na coisa que precisamos mais (maior prioridade) e só depois naquela que nos faz sentir melhor. Se a coisa que mais precisamos não nos faz sentir bem temos duas opções: 1) Deixar de a fazer (substitui-la); 2) Tentar que nos faça sentir melhor.
Esta segunda opção é uma boa maneira de ocupar o nosso tempo livre também. Invés de passarmos o tempo a jogar joguinhos que não interessam a ninguém podemos pesquisar sobre este tipo de coisas que serão úteis para o nosso desenvolvimento pessoal.

Só para garantir que estamos todos em sintonia: um calendário é essencial e uma lista irá complementar o calendário.
Não são duplicados (marcar as tarefas em ambos) nem são exclusivos (se usar um já não preciso do outro).

O calendário serve para compromissos/tarefas com horas bem definidas (reuniões, aulas, horário de trabalho, etc). Estas tarefas estão quase sempre relacionadas com outras pessoas, daí terem uma hora bem definida e como tal não são flexíveis.

A lista serve para tarefas sem hora definida (levar o lixo, arrumar o escritório, enviar mails, fazer chamadas). Como não existe a tal hora bem definida para as realizar o que acontece normalmente é começar por aquela que dá menos trabalho e por aí em diante, o que está totalmente errado! Quando elaboramos a nossa lista* devemos ter em atenção a prioridade de cada tarefa (isto é algo que o google keep não deixa definir).
Porquê que isto da prioridade é importante? Exatamente pelo motivo que o K1LLA referiu. Se começamos sempre por aquelas tarefas que dão menos trabalho (normalmente são as menos importantes) acabamos por demorar mais do que devíamos com elas e não chegamos a fazer aquelas que são realmente importantes. Ou até acabamos as tarefas e vamos jogar Candy Crush ou navegar pelo facebook ou youtube.

Por outro lado também não é fácil assim que acabamos de tomar o pequeno-almoço ir pegar logo naquela mega projeto que temos de fazer e que vai dar um grande trabalhão. Parece que começamos a trabalhar já cansados e é tudo mais complicado. Normalmente o que falha nestas situações é a nossa preparação mental para realizar as tarefas e não a organização da lista de tarefas. Devemos elaborar uma rotina matinal que funcione connosco, de maneira a ficarmos prontos a trabalhar. Por norma fazer uns minutos de exercício e/ou tomar um duche funciona bem.

* Devemos elaborar a lista no dia anterior e isso é fácil de perceber. Por exemplo, o que quer fazer os próximos 10min? A sério, responda!... A sua resposta foi "nada" ou parecido? Exatamente! O que acha que vai acontecer quando tentar elaborar uma lista de tarefas no próprio dia? Vai acabar por definir as prioridades com base no que lhe apetece fazer e isso vai certamente afetar a "prioridade percebida" (usando termos de poker) das diferentes tarefas. Portanto é muito mais aconselhável elaborar a lista de tarefas no dia anterior pois estará mais apto mentalmente para tal.

Para terminar e fazer só uma pequena referência ao poker: estudar e jogar são coisas que eu marco no calendário, sempre à mesma hora de maneira a criar uma rotina. Mas aí sim, também posso ter uma lista de estudo (ver 1 vídeo sobre cbet como agressor pre-flop, analisar 10 mãos da minha database, analisar e comentar 5 mãos do fórum). Ou seja isto seria a minha lista de coisas a fazer durante o tempo de estudo (reparem que é diferente de marcar no calendário "estudar" e colocar na lista "estudar" também).

Reply
IuriTPena

O próximo vídeo vai ser sobre a procrastinação!
Procrastinar é o ato de adiar as coisas. Todos nós conhecemos a mítica frase "só mais 5 minutos" que na realidade são 30 ou 60 ou até mais.

No próximo vídeo vou tentar ajudar-vos a não procrastinar :)
Deixem aqui todas as perguntas que queiram ver respondidas no vídeo.

Reply
alonohara

depois eu posto várias dúvidas

Spoiler

:coolface::coolface::coolface::coolface::coolface:

Reply
rappvader

Aguardando ansiosamente o vídeo sobre procrastinação .... esse sem dúvida ajudar a identificar como , onde e o que fazer para se livrar desse mal....

Reply

Sobre listas e tarefas, são formas de organizar nossas ações frente aos nossos objetivos. Existe o sistema Kanban, muito eficiente, e para facilitar o site Trello(www.trello.com), que deixa esta organização bem mais fácil de gerenciar.

Experimentem.

Abrç a todos

Reply
IuriTPena

alonohara e rappvader agora seria uma boa altura para colocarem qualquer dúvida específica que tenham :)

HiroBahia obrigado pela sua partilha.
Já tinha experimentado o Trello uma vez, mas não gostei muito. Para ser sincero já não sei dizer porquê, mas o que importa é que cada um encontre um sistema à sua medida. Se um caderno e um lápis funcionam não há necessidade de usar uma aplicação, por exemplo. Temos de testar e decidir o que é melhor para nós.

PS: As questões colocadas após o dia de amanhã já não serão respondidas no vídeo, mas terei todo o gosto em responder por escrito.

Reply
alonohara

Fiz um troll IuriTPena :facepalm:,

qdo vejo coisas sobre procrastinação, eu sempre brinco:

- É muito bom, depois eu vejo... :coolface:

===================

BTW, tenho alguns blocos de notas pessoais, adaptei um aqui. Nem é algo para o vídeo, é+ p/ compartilhar ideias. P/ debate e reflexão.

Spoiler

Listas Anti-Procrastinação para o Poker.

lista meh

- jogar
- estudar
- postar uma mão - discutir uma session - hand history

Lista MelhorzinhAA

- jogar A-game no maior tempo q conseguir;
- jogar implementando, se possível, novas linhas de ação, x/c valor, b/f thinner valor, x/r bluff;
- jogar e identificar novas possibilidades no seu jogo, +3bet, +4bet, +++folds pós, hehehe;
- jogar o melhor C-D-E-game possível, por ex. 1) após uma bad, 2) após não entender como chegaram ao River por falta de atenção, etc;

- estudar a sessão;
- estudar um vilão forte/winner;
- estudar um reg fraco/loser;
- estudar vídeos sobre pré-flop, ou ranges introspectivos na pós-modernidade, kkkk;
- estudar mãos e comentários de um limite, buy-in, acima do que joga; se achar pertinente comentar e ou perguntar;
- estudar mãos e comentar mãos dos limites, BIs, em que joga e os abaixo do que joga.

- postar uma mão q vc teve dúvida, p/ isso, vc deve já ter:
------ter jogado;
------ter revisado uma ou mais sessions, HHs;
------ter excluído as mãos em q não tem dúvida.

===========

Vamos dizer que no dia D-menos, não cumpri todas tarefas, mas consegui:

- jogar A-game no maior tempo q consegui;
- jogar e identificar novas possibilidades no seu jogo, +3bet, +4bet, +++folds pós, hehehe;
...
- estudar um vilão que considero forte.
- estudar mãos e comentários de um limite, buy-in, acima do que jogo;
- estudar mãos e comentar mãos dos limites, BIs, iguais e abaixo do que jogo.
...
Não postei uma mão sequer, mesmo assim consegui:
------ter jogado
------ter revisado session
------excluído as mãos em q não tive dúvidas após rever;

Uma certeza,

não fiz o meu melhor. Nem por isto devo sentir remorso ou culpa alguma.

O básico:

cumprir mais tarefas, ou diminuir tarefas mínimas a curto prazo (pois meu tempo/benefícios não compensam).

O micro-desafio:

crie a sua lista meh q possa executar, desenvolva listas MelhorzinhAAs q te desafiem :challenge:

==========================================================

Motivacional anti-procrastinação:
[ou; não se auto-sabote, donkey]

- não tenha inveja do sucesso (upswing ou move-up) dos outros; Entenda como conseguir o mesmo. Pergunte, elogie sinceramente, faça o desejo de serem mais e melhor.

- não critique o fracasso dos outros (downswing, move-down, spots de má jogada), mesmo que somente em pensamento (e isto é muito+ difícil); Entenda o pq aconteceu isto, se puder ajude estes.

É+ fácil arrumar pessoas para ir a uma festa. O q não é gratificante, mas faz+ sentido, é ter muitas pessoas que queiram ir a um velório. Foi pesado, desculpe-me. Propósitos são mais pesados do que o ar e, no entanto, voam muito mais longe.

- se seu nome não começa com Phill ou Vanessa :coolface: saiba que os deuses aleatórios do poker não te brindaram com mais outs.
Aliás, vc já deveria saber q os Phill's e a Vanessa não nasceram com mais outs, eles criaram edge nos outs que receberam. Outs que os 52 deuses aleatórios do poker criaram. Quando nem o pré-Flop existia.

:D :D :::

Reply
IuriTPena

Está online o vídeo sobre procrastinação pessoal !

Atituda-te: Batendo a procrastinação

Reply
IuriTPena

Alonohara, muito bom !

Só tenho uma pergunta: quando olha para essas notas pessoais?
Assumo que hoje, sobretudo depois do treino com o double, essas notas já tenham mudado um bocadinho (para além das 5folhas de notas :P ).

E não concordei com uma parte: "Uma certeza: não fiz o meu melhor. Nem por isto devo sentir remorso ou culpa alguma."
Porque diz que não fez o seu melhor? O que é o seu melhor?
O seu melhor é não errar? Nunca fará o seu melhor assim... Deve pensar antes assim "fiz o meu melhor, com as condições que tinha" e aí o objetivo muda. Deixa de ser "fazer melhor" para ser "arranjar melhores condições". Estas condições podem ser tudo... Cansaço físico ou psicológico, falta de estudo, fome durante a sessão, etc, etc.

Reply
alonohara

Haha, acho q tentei dizer isto q vc escreveu. É q escrevo muito e rápido, depois releio, reedito se necessário e envio.

Então, tenho notas em 'bloco de notas' mesmo do Windows. Por exemplo: Vídeos do ABC ao XYZ, Vídeos STATs, Videos Ten Tips, TMGPnotes, etc;
estas acabo por sempre revisar, pois ao mudar e adaptar novas linhas de jogo, procuro revisitar as notas.

Uma, por exemplo, q já não revisito+ são as notas dos videos: o Começo é no Princípio, pois de tanto rever já absorvi por osmose, lol

Já as Notas do Coach do Double2 estão em papel mesmo, escritas a lápis, sou canhoto, facilita escrever e controlar o player com o mouse/rato,
vou repassando infos no HM2 e talvez passe p/ o virtual.

E qdo digo notas, eu faço assim:

13:44 - pop up pré observar...
15:22 - pop up 3bet, nonono OK, nonon+, nonon -

Facilita qdo surgem dúvidas, já sei em q tempo está a info.

A prioridade agora é jogar, estudar e move-up/tiros.

abrax, GL :f_thumbsup:

Reply