Skip to forum
Discussão: Ética no...

Notifications
Clear all

[Closed] Discussão: Ética no Poker

34 Posts
20 Users
0 Reactions
5,451 Views
PKRPedra

Boas a todos,

Para a semana gostaríamos de propôr um tema para discussão, a Ética no Poker. O tema foi sugerido pelo nosso membro vondentz.

Antes de iniciarmos uma discussão gostaria de deixar aqui algumas definições sobre Ética:

Segundo o Dicionário Aurélio:

Ética: o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto".

Alguns diferenciam ética e moral de vários modos:

1. Ética é princípio, moral são aspectos de condutas específicas;

2. Ética é permanente, moral é temporal;

3. Ética é universal, moral é cultural;

4. Ética é regra, moral é conduta da regra;

5. Ética é teoria, moral é prática.

Etimologicamente falando, ética vem do grego "ethos", e tem seu correlato no latim "morale", com o mesmo significado: Conduta, ou relativo aos costumes. Podemos concluir que etimologicamente ética e moral são palavras sinônimas.

Vários pensadores em diferentes épocas abordaram especificamente assuntos sobre a ÉTICA: Os pré-socráticos, Aristóteles, os Estóicos, os pensadores Cristãos (Patrísticos, escolásticos e nominalistas), Kant, Espinoza, Nietzsche, Paul Tillich etc.

Qual a relação disso tudo com o poker?

É possível de se ter ética no poker?

Como fica a questão daqueles que se escondem atrás de seus monitores para realizar as mais absurdas acções ou tentar burlar as regras do jogo, ou desrespeitar o adversário, ou ainda formar parcerias com terceiros em uma mesa em prejuízo dos outros? Eles estão sendo éticos?

Bom, já é um ponto de partida para a discussão. Vamos lá, participem. A medida que acrescentarem vossos pensamentos acrescentarei mais algumas informações ou definições, etc.

Abraços,
Antonio

33 replies
vondentz

Como sugeri o assunto já faço as minhas considerações:

Entendo ser muito antiético quando passoas sentam a mesa já acordadas para tirar vantagens dos demais jogadores. Para mim é o mesmo que um atleta do futebol entregar o jogo por dinheiro.

Enquanto que fazer "fissela" (não sei se todos usam essa expressão), ou cena, sei lá, fingir que está indeciso sobre um call quando na verdade está nuts. Chamo isso de falta deselegante. Quem é mais velho, que jogou poker fechado, nunca se deparou com essa prática. Quando jogo ao vivo cash game simplesmente, se nos deparamos com algum jogador que usa isso, não convidamos mais.
Quando um jogador erra a leitura de uma mão, paga um all-in e dá um bad beat, o pedido de desculpas vem automaticamente. Sinceramente, fico com vergonha e me sinto mau por ter errado a mão. Não comemoro.

Quem conhece a história do poker entende que esse jogo sempre foi jogado por cavalheiros.

jonisgamble

eu acho que quando um jogador senta em uma mesa ele ta ciente de que vai ganhar ou perder dinheiro, ele sabe do risco de perder e do que vai enfrentar, dizer que um jogador faltou com etica pq pensou por um periodo estando nutzz pra induzir o outro ao erro é errado.

sabemos que ganha no poker quem erra menos e fazer os adversarios errar é o nosso objetivo, sabemos que o objetivo no poker é ganhar dinheiro e que ninguem quer perde-lo.

na mesa a unica etica que existe pra mim é garantir aos meus adversarios que eu farei o melhor para tirar o dinheiro deles dentro das regras.

rlagazzi

Original de vondentz
Como sugeri o assunto já faço as minhas considerações:

Entendo ser muito antiético quando passoas sentam a mesa já acordadas para tirar vantagens dos demais jogadores. Para mim é o mesmo que um atleta do futebol entregar o jogo por dinheiro.

Enquanto que fazer "fissela" (não sei se todos usam essa expressão), ou cena, sei lá, fingir que está indeciso sobre um call quando na verdade está nuts. Chamo isso de falta deselegante. Quem é mais velho, que jogou poker fechado, nunca se deparou com essa prática. Quando jogo ao vivo cash game simplesmente, se nos deparamos com algum jogador que usa isso, não convidamos mais.
Quando um jogador erra a leitura de uma mão, paga um all-in e dá um bad beat, o pedido de desculpas vem automaticamente. Sinceramente, fico com vergonha e me sinto mau por ter errado a mão. Não comemoro.

Quem conhece a história do poker entende que esse jogo sempre foi jogado por cavalheiros.

Não vejo da mesma forma. Tudo bem em um home game você não querer esse tipo de situação, é a sua casa e o jogo tem de ser jogado ao seu modo.

Hoje em dia o poker é considerado esporte e nesse esporte o seu objetivo é fazer com que os seus adversários cometam o máximo possivel de erros e que você cometa o menor número de erros que conseguir, dentro das regras é claro. Não vejo problema algum tentar ludibriar os adversários passando tells intencionais ou qualquer outra coisa.
Uma boa analogia seria com o drible no futebol, que nada mais é do que enganar o adversario de forma que ele ache que você irá fazer uma jogada quando na verdade irá fazer outra.

Ética no jogo pra mim é reconhecer quando um jogador fez uma boa jogada, se alguém colocou fichas a mais no pot avisar-lhe sobre o engano, cumprimentar um player eliminado que lhe estender a mão e coisas desse tipo.
Interessante esse tipo de discussão para vermos diferentes pontos de vista sobre esse jogo fascinante.

Abraços.

vondentz

Legal o que você escreveu. Repare na minha mensagem que essa parte da cena, da "fissela", eu não coloco como anti-ético, apenas como deselegante. Quero mais é saber quanto ao outro parágrafo.

rlagazzi

Que tipo ações você classificaria como sendo de tirar vantagens.

Opa, e eu entendo perfeitamente o seu ponto de vista sobre o jogo e acho bem interessante jogar assim... Só nao compartilho do mesmo ponto de vista.

xpto2004

Original de vondentz

Outros tempos vondentz, a maior parte das pessoas que frequentam este forum nem fazem ideia do que é que vc está a falar. A moral e a ética vai evoluindo de acordo com a evolução das sociedades. E as pessoas mais velhas como eu ou vc (eu tenho 47) tem sempre a tendencia para dizer que a nossa geração é sempre melhor e com mais valores morais que as gerações seguintes, isso nào faz muito sentido pois se analisarmos a história vemos que é precisamente ao contrário. As geraçòes mais novas tem valores e principios diferentes dos nossos adaptados ás novas realidades, e ainda bem pois assim é que há evolução. Quanto á etica do Poker a minha opinião iria ser bastante polémica e nào vou nem comentar.... :rolleyes:

eu nao jogo poker pra ser elegante , eu jogo poker pra ganhar dinheiro unica e exclusivamente , vou fazer de tudo para fazer o adversario cometer erros exatamente como o joni disse sem desreipeitar as regras, do resto quero ver ser elegante perdendo um pote de 10k e comprimentar o cara , pra mim isso é ridiculo , eu nao sou falso se o cara ganha um pote desse me dando uma bad tipo 47pff contra aa quero que va a merda esse donkey do caralho

fabiogama

Por exemplo, fazer acordo num pote de cash game, é ético?

Strongsl
gugamaia

eu so axo totalmente antietico.. vc eliminar um jogador.. e ficar la gritando de felicidade... principalmente se vc mando uma bad beat, ou entao.. mesmo na net.. xegar e zua.. ty ty ty.. isso pra mim e o kara q nunca ganha.. ai qnd ganha alguma coisa tem q comemorar assim :P
no do tells.. eu axo ao contrario.. axo uma boa jogada se o kara fizer direito auehuahe.
porem a maioria e tao burra q fica meia hora.. ai manda all in.. tem q saber identificar ne.
abraco ae

A Quetão é a segunte....cada um tem um ponto de vista, e o meu discorda e muito do seu....porque não ser cavalheiro ao perder um pot de 10K, primeiro pra você joger um pot que chegue a esses limites vc deve estar preparado para tudo.
A questão aqui é a seguinte....tratamos o poker como esporte, onde treinos, aperfeiçoamento, vitorias e derrotas fazem parte...ou apenas como um verdadeiro cassino, onde tentamos a sorte.
Acredito que muitos aqui no pokerstrategy, observão da primeira forma.
Claro podemos imaginar o Poker como um negócio a longo prazo.
Repudio o comentario sobre não ser elegate ao cumprimentar um adversário que jogou melhor que você e ganhou um pot de 10K no seu lugar...batalhe e estude para poder estar mais uma vez nessa situação e saber ganha-la. Não crei ser falsidade cumprimentar alguem que foi melhor que você. Sim sem dúvida ficariamos todos chateados, mas isso faz parte do jogo.
Assim como o Fair-play no futebol, o poker também pode ser levado com a mesma regra. Todos queremos ganhar isso é claro, mas educação cabe em qualquer lugar na vda!

Minha visão é em relação ao ponto de vista do pasqueta...ganhar nem sempre é tudo...e para ganhar precisamos aprender a perder.

<quem conhece a história do poker entende que esse jogo sempre foi jogado por cavalheiros.>

a imagem que tenho do poker... [e a dos sal'oes do velho oeste e dos barcos do mississipi, repletos de trocas de socos e trapaceiros profissionais

[e uma pratica para pessoas de indoles mais do que duvidosas

[e igual a politica... so serve pra ganhar dinheiro mesmo.... a etica vai pro lixo .

pra mim ganhar sempre é o objetivo , nao ligo de perder , mais nao vou ficar pagando pau pro cara que ganha de mim fazendo merda cara , ja que vc falou de futebol eu vejo o outro jogador oponente da seguinte forma: pra mim todo mundo é o maradona tentando por a mao na bola pra levar vantagem rsrsrsrsrs , ou vai dizer que vc vai comprimentar o maradona ele ganhando de vc assim? duvido muito

Tá ai a etica! dos jogadores e das salas!
enfim...
Por Favor Alguem Me Ajude!!!!!

o jogador de poker nao ta enfiando a mao na bola e sim no meu bolso o que é pior ainda , nao existe fair-play numa situação dessa , pelo menos comigo nao eu nao tenho sangue de barata , mais aceito quem ve de outra forma numa boa , pra mim é cada um na sua

Não acho que se mostrar "indeciso" quando apostar em uma mão tendo o nuts, como dito no exemplo seja uma conduta anti-ética, muito pelo contrário, o objetivo do poker é maximizar lucro e minimizar prejuizo e vejo esse ato como uma grande estratégia de jogo.

Sobre o segundo ponto, eu não costumo comemorar de forma "escandalosa" quando ganho um all in, em respeito ao meu adversário, mas não peço desculpas quando ganho com a pior mão. Isso faz parte da matemática que envolve o jogo. Afinal um AA perderá aproximadamente 20% das vezes para uma mão qualquer como 22, 73,etc..

Mas voltando ao tema principal, acredito que a ética é algo muito importante em qualquer esporte e sobretudo na vida, acho lamentável quando vejo um jogador com conhecimento mais avançado usando se referindo a outro na mesa como "Fish" ou "Donkey", esse tipo de coisa vejo como falta de ética.

é isso ai mitrao seja elegante e aperte a mao dele e acho que o heavy esta certo com a ultima questao tb , isso nao se pode fazer nunca

rafaelaugustop

Não acho nada deselegante ou qualquer outra coisa demorar para dar um call no turn com a melhor mão, isso faz parte do jogo, você tem armas para jogar então jogue ele que aprenda que quando eu der call rápido não estou assim tão bem.

Sobre pedir desculpa depois de dar uma bad beat sou totalmente de acordo com o HeabyHand, não tem isso de pedi desculpa, quando me pende desculpa eu penso: Você queria perder? Pedi desculpa irrita mais que comemorar.

Sobre chamar de fish ou donkey, são termos usados no poker não tenho problema nenhum com isso, eu digito no chat, não converso com os outros jogadores, mas um chamar o outro de donkey é normal e também não vejo problema de ética aí.

Outra questão é você fazer ataques pessoais fora do poker, xingar a família ou outros termos que não são atribuídos a jogadores. Outra coisa horrível é falar no chat o que o outro deve fazer, pô quer jogar entre com sua mão. Usar DP, jogar com um amigo na mesma mesa falando as cartas, fala suas cartas antes de acabar a mão, etc... Isso sim é anti-ético na minha opinião.