Boa sorte, vai precisar.
Primeiro de tudo, Oi galera !
Minha vagabundagem momentânea e o incentivo de alguns amigos me fizeram voltar a jogar poker, como sou uma pessoa ávida por conhecimento eu voltei a ler o forum e a estudar o jogo, e isso tudo aliados a minha vontade de escrever me fizeram recriar um blog de poker, pra contar um pouco da minha história, meus futuros sucessos e meus passados fracassos (futuros fracassos tambem vou contar, porem gostaria que eles não acontecessem).
Aqui vou expor meus pontos de vista e escrever, falar falar e falar, sobre poker em geral e assuntos relacionados que me derem na telha, pois ultimamente é o tipo de assunto que não sai da roda se eu to dentro dela.
Vou roubar a idéia do LOBORJ e escrever tudo em capítulos, e pra não me alongar mais nesse capítulo introdutório eu vou terminar por aqui e começar a parte interessante.
Espero contar com o apoio de vocês e já aviso, eu escrevo pra caralho, intão se os posts estiverem muito longos e tiver gente que não ta lendo por causa do tamanho me avise que eu prometo dar uma resumida.
Eu passei minha infância morando com minha vó, até os oito eu cresci sendo vizinho dela e dos oito aos quinze eu morei com ela. E meus família sempre foi da jogatina, na casa da minha vó tem uma sala dedicada ao jogo (que nós carinhosamente chamamos de "Sala de baralho") onde além de uma parede com fotos da familia e uma estante com livros, a sala possue uma mesa redonda com uma toalha de verde de feltro e uma prateleira aonde minha vó exibe orgulhosamente dois troféus ganhos em campeonatos de Tranca.
Lembro que quando era pequeno eu sempre estava ali a ver os jogos dos mais velhos. Eu sempre fui o caçula de uma família que apesar de grande, demorou a gerar outros decendentes que até hoje se resumem a somente um primo.
Eu tive 7 tios no total e tenho somente um primo que nasceu quando eu ja tinha 8 anos (talvez venha a ter mais pois ainda tenho uma tia que tem 24 e ta na flor da idade).
Eu era uma criança muito sozinha, e sempre que minhas tias vinham visitar minha vó eu ficava a vê-los jogar baralho, naquela época eles ainda não permitiam que eu me junta-se ao feltro, salvo raras exceções onde o jogo era feito especialmente feito pra eu jogar.
E eu jogava, e me divertia a beça. Roba monte, Bate mão, Mau-Mau/Valete Maluco/Can Can, War... Ok, war não, mas enfim, eram jogos de criança que não tinham seriedade, eu ainda não me sentia satisfeito.
Um dia, vendo meu vô sozinho a jogar paciência na sala de baralho, fui até ele e pedi que me ensina-se. Eu sempre via minha vó sentada no nosso antigo 486 a jogar Freecell e meu vô jogando paciência na sala de baralho, com uma xícara de café de um lado e a Folha de São Paulo do outro e me perguntava porque eles não jogavam juntos, só depois de um tempo eu fui descobrir que paciência se joga sozinho, apesar de hoje achar que talvez esse não fosse o único motivo.
Comecei então a jogar paciência com o terceiro baralho que tinha em casa.
Terceiro baralho ? sim, tive uma tia que morou um bom tempo no EUA e sempre que vinha pro Brasil trazia um baralho novo pra minha vó, uns baralhos de plástico da KEM que custavam uma nota por aqui (hoje acho que ta uns R$150) e sempre que ela trazia eles aposentavam o antigo que ja estava velho, como eu era criança e "estrgaria" o baralho novo, eles sempre me empurravam os velhos.
Lembro que num natal uma tia minha deu a minha avó uma maleta de fichas e um embaralhador elétrico, e as fichas nem eram essas fichas redondas de cassino que a gente ta acostumado, eram umas fichas retangulares com borda arredondada que custavam a ficar empilhadas.
Eu fiquei vidrado nelas, enquanto as outras crianças brincavam (ou brigavam) de carrinho ou super-nintendo com seus irmãos, eu ficava na sala de baralho jogando paciência enquanto brincava com as fichas e o embaralhador.
Apesar de paciência não ser um jogo de apostas eu tinha criado todo um metodo de apostar sozinho só pra poder usar as fichas, e depois de um tempo eu quebrei o embaralhador da minha avó (que eu vim a repor o ano passado no natal, depois de mais de 10 anos).
Quando eles viram que eu gostava mesmo de jogar, foram me ensinando aos poucos os outros jogos: Cacheta, Tranca, Buraco, Bisca, Béstia, King, Escopa, Sete e meio.
E eu fui aprendendo, porem ainda não me deixavam sentar na mesa séria, sempre que eu jogava era porque o jogo tinha sido feito pra eu poder participar.
Conforme fui crescendo eles foram me deixando jogar quando faltava dupla e alguem tinha paciência pra jogar comigo, porem na maioria das vezes eles preferiam jogar tranca a três mesmo.
Virei um regular nas partidas de tranca la pros meus 13 anos mesmo sendo um player de loser pra breakeven eu me divertia de poder jogar com os mais velhos, parecia um adolescente que com 16 anos entrava na balada.
Lembro de um natal organizado em casa onde a familia inteira da minha vó foi, tinha mais de 30 pessoas em casa, e a galera toda se reuniu pra jogar cachetão, dava umas 10 pessoas, e eu tava louco pra jogar.
Fui com toda sede ao pote quando me informaram que eu não poderia jogar porque tava sendo apostado dinheiro. Eu lembro que chorei e meu pai tretou com a minha tia pra eu poder jogar e pagou pra mim, a familia inteira com desconfiança de que eu poderia atrapalhar o jogo.
Diferente das novelas da Rede Globo eu não saí vencedor, mas fiquei em segundo lugar, mais pela estratégia que eu utilizei do que minha habilidade.
Vou explicar, pra quem não conhece o Cachetão que a gente jogaa é assim:
- Um real por pessoa e você começa com 10 pontos, o ultimo a zerar leva tudo.
- Depois de receber as suas cartas você decide se vai jogar ou não.
- Se voce fugir da mão voce perde um ponto, se você jogar e perder você perde dois pontos, se você jogar e ganhar você não perde nada.
E eu fiquei fugindo e deixei a galera se matando, joguei só uma mão onde eu estava praticamente batido e a ultima que me eliminou onde eu fui obrigado a jogar por ter somente um ponto.
Mesmo sem ganhar isso acabou sendo um divisor de águas, eu estava triste por não ter ganho e todos vieram me parabenizar pelo segundo lugar. E meus familiares começaram a me levar a sério e deixar eu jogar na mesma mesa que eles.
Hoje eu sou o maior vencedor por aquelas bandas, ninguem gosta de jogar cacheta comigo pois sabem que sempre que eu vou numa mão é porque eu to forte, e apesar de todos já terem percebido a minha estratégia eles não se importam de ganhar ou perder, afinal só estão pagando um real e querem é jogar. Observando o modo de agir deles eu comecei a entender melhor as jogadas absurdas dos jogadores de micro limits, eles não querem ganhar eles querem é jogar.
Faltou um pouco de quem sou eu aqui né.
Bem, prazer eu sou o João, mais conhecido por rip pelos amigos.
Joguei cash por um tempo na titan e cdpoker até a NL25, dai comecei a namorar e parei com poker vendendo toda a minha banca.
Voltei agora depois que o namoro acabou e to jogando cash na pc e hoje to na nl5, mas pretendo voltar pra nl25 meio soon.
Sou um nerd convicto, antigo jogador de cs que atingia facilmente as 50 horas semanais de jogo, no momento nao estou fazendo nada da minha vida pois larguei a faculdade por esse semestre, nao faço quase nada direito, por que faria Direito na faculdade ?
Quero virar heavy grinder e ver se isso me dah alguns frutos no poker.
Se não der o ano que vem eu vo ta na faculdade denovo intão nao vai ter mudado nada na minha vida, apenas mais um joguinho dentro de tantos que eu joguei.
ps. dessa vez não pretendo fazer cashout mesmo se parar de jogar, bora crescer a banca que eh a fita
Caramba... que fascinação você tinha por baralho ein?
Legal... bom blog e queremos saber mais sobre o poker agora ein?
Ok, antes de pensarem "O cara todo animado querendo viver de poker cria um blog de some do nada, mais um que deve ter quebrado", explicarei o que se passou.
Sumi por alguns fatores mas estou de volta.
Fator I:
Eu quase quebrei sim.
Na mesma semana que criei o topico e fiz o primeiro post, eu estava jogando direto, fazendo 1k~2k hands por dia, e tive um downswing beeeeeem grande.
E isso me deu uma assustada/desanimada

Fator II:
Chegaram as ferias do meio do ano, todos meus amigos que fazem facul em outras cidades voltaram pra cá. Logo acabava todo dia logo ao acordar ligando pra eles, saindo de casa e voltando só a noite, bebado ou chapado a maioria das vezes.
Fator III:
Meu principal amigo do poker, aquele que a gente faz seção junto e comenta as mãos, tinha ido passar as ferias na casa dos avós em outro estado e tava away do jogo tambem.
Logo sem ter um ombro amigo pra chorar as bad beats e o diabinho do lado da cabeça dizendo que era hora da cerveja e não do jogo (pqp, eu nunca do ouvido pro cara a aureola), eu parei de jogar.
Porem o susto acabou, a galera vazou, meu amigo voltou e ele me incentivou a voltar pro grind.
Partindo do downswing gigante do Fator I eu continuo aqui o que se seguiu.
Desci pra NL5 e continuei jogando BSS SH, porem minha banca voltou a descer e percebi que a downswing nao era só uma downswing normal, eram leaks.
Porem ao invez de ir atrás deles e corrigi-los, eu voltei pra SSS que me dava segurança e eu sabia que pelo menos na NL10 eu conseguiria algum lucro, já que foi nela que construi a minha banca¹.
Durante o final de junho e o começo de julho fiquei a jogar SSS na NL10 e vi um up considerável na na banca

Fiz então, dois dias após o meu aniversário, o move up pra NL25, e recebi o pior presente ever.
Fiquei down nas primeiras seções, fiquei uns 2 dias sem jogar e quando voltei fiz -8bi em pouco mais de 300 maos e acabei descendo bastante. o que me fez parar de jogar denovo, dessa vez por exatamente 1 mes, entre o dia 14 de julho a 14 de agosto, foi quando eu parei de jogar como disse acima.

Nesse periodo que fiquei sem jogar, jogava no maximo outro MTT enquanto ficava fazendo outras coisas no pc acabei me dando bem em alguns que seguraram a banca e não me obrigaram a voltar pra NL10, e voltei jogando SSS NL25 (lembrar de postar os resultados no 1million in a year)
Voltei a ver os videos e ler o forum, e num desses passeios pelo forum de SSS encontro um video do marrora jogando SSS em SH, variante que não possui ainda muito estudo ou informação, nem aqui nem em outro lugar na internet (não achei praticamente nada no google, o que eu achei não ajudava muito), mas como 6max é um formato que sempre atraiu , eu decidi testar a estratégia.
Mais sobre minha volta ao jogo e o teste com a nova estratégia no próximo capítulo
¹Na verdade até hoje eu ja ganhei mais grana com torneios do que qualquer outra variante, porem eles são a variante que menos me atrae, ficar preso ao pc sem ter a oportunidade de sair quando me da vontade acaba prejudicando muito o meu jogo do meio do torneio pro fim.
Achei interessante também, manda bala ae pra nós acompanharmos frequentemente! ♠_thumbsup:
Voltando ao post, quando era muleque, era a mesma coisa, ficava aquela gangue de tios e meus pais na casa de um tio, churrasco a vera aquela mulecada fervendo
e eles jogando buraco. Eu louco pra sentar na mesa heuaheuaheuaheuh, bons tempos esses......................
Vi o video do marrora e comecei a procurar mais artigos sobre SSS em 6max, consegui algumas coisas pingadas no forum alemão e espanhol, existe muito preconceito da galera contra jogar SSS em SH, dizem que não é lucrativo.
Eu não sei se é lucrativo ou não, porem nunca li alguem exponto fatos concretos acerca da lucratividade de se jogar com uma stack diminuta em 6max, obviamente a estratégia tem de ser adaptada.
Mas como o Mark Vos consegue jogar sss nos nose bleeds contra 2, 3 nego soh, eu pensei, Why don't give it a try ?
Então eu fui testar como cobaia e acabei tendo um bom lucro no começo, mas depois tive downswing, upswing, downswing, e eu acabei breakeven.
Porem com meu $EV beeem negativo, isso significa que eu dei um monte de badbeat e chamei sempre estando atrás ?

Analizando as minhas stats o average all in EV%, All in EV pré flop, EV% flop e EV% turn estao todos acima de 50%, isso significa que na maioria das vezes eu tava na frente ? se sim, porque o $EV ta tao negativo ?

Voltei pra NL25 sss FR e cá estou, não sei ainda o que fazer com esse blog ou o que postar aqui, mas vo tentar deixar isso aqui movimentado.
Decidi me impor umas metas e algumas responsabilidades acerca desse blog que possivelmente farão com que direta ou indiretamente eu melhore meu jogo.
Metas essas de curto e longo prazo.
Metas de curto prazo pra que eu veja a minha evolução.
E as de longo prazo pra que eu continue almejando o lugar que quero chegar.
Liberei mais $10 do bonus da ftp jogando nl10.
E eu digo uma coisa, ta MUITO chato.
Primeiro que meu neteller ta bloqueado e eu nao to conseguindo transferir grana por ele, mas tambem nao to muito afim de por grana na ftp no momento.
Intão eu estabeleci uma gestão de banca assim:
Até $50 fico na NL10
Chegando em $50 eu vo pra NL25
Voltando pra $40 eu volto pra NL10
A idéia disso é liberar o bonus mais rapido jogando NL25.
Primeira tentativa disso ae, joguei bastante, liberei um pedaço do bonus, fiquei com $50 e fui pra NL25, depois de 200 maos perdi 3BI e tive que voltar pra traz
Seguem as mãos que eu perdi:
Mão I
Grabbed by Holdem Manager
NL Holdem $0.25(BB) Replayer
SB ($26.05)
BB ($15)
UTG ($1.44)
UTG+1 ($9.33)
UTG+2 ($25)
MP1 ($25)
Hero ($5.09)
BTN ($6.09)
Dealt to Hero A♣ Q♦
fold, fold, fold, MP1 calls $0.25, Hero raises to $1.25, fold, fold, BB calls $1, fold
FLOP ($2.85) T♦ 8♦ A♦
BB checks, Hero bets $1.50, BB raises to $7.35, Hero calls $2.34 (AI)
TURN ($10.53) T♦ 8♦ A♦ 4♣
RIVER ($10.53) T♦ 8♦ A♦ 4♣ Q♠
BB shows T♥ T♣
(Pre 58%, Flop 68.4%, Turn 81.8%)
Hero shows A♣ Q♦
(Pre 42%, Flop 31.6%, Turn 18.2%)
BB wins $10.01
Mão II
SB ($25)
BB ($12.14)
UTG ($17.50)
UTG+1 ($25)
UTG+2 ($27.76)
Hero ($5)
BTN ($5.74)
Dealt to Hero Q♣ K♥
fold, fold, fold, Hero raises to $1, fold, fold, BB calls $0.75
FLOP ($2.10) K♠ 6♥ J♣
BB checks, Hero bets $1.25, BB calls $1.25
TURN ($4.60) K♠ 6♥ J♣ 9♠
BB checks, Hero bets $2.75 (AI), BB calls $2.75
RIVER ($10.10) K♠ 6♥ J♣ 9♠ K♦
BB shows J♥ K♣
(Pre 25%, Flop 83.5%, Turn 84.1%)
Hero shows Q♣ K♥
(Pre 75%, Flop 16.5%, Turn 15.9%)
BB wins $9.60
Mão III
SB ($47.43)
Hero ($5)
UTG ($5.15)
UTG+1 ($10.68)
UTG+2 ($4.90)
MP1 ($23.45)
CO ($13.12)
BTN ($28.04)
Dealt to Hero 7♥ 9♥
fold, fold, fold, fold, CO calls $0.25, fold, fold, Hero checks
FLOP ($0.60) T♥ A♥ 7♠
Hero checks, CO bets $0.50, Hero calls $0.50
TURN ($1.60) T♥ A♥ 7♠ K♦
Hero bets $0.75, CO calls $0.75
RIVER ($3.10) T♥ A♥ 7♠ K♦ 2♥
Hero bets $3.50 (AI), CO calls $3.50
CO shows 8♥ Q♥
(Pre 63%, Flop 48.7%, Turn 36.4%)
Hero shows 7♥ 9♥
(Pre 37%, Flop 51.3%, Turn 63.6%)
CO wins $9.60
Em relação as mãos.
Mão I: acho que eu errei os bet sizes
Mão II: bet sizes errados tambem
Mão III: Toda errada, postei no forum de mãos e já foi comentada.
Se alguem tiver mais algum comentário ou ponto de vista acerca de alguma mão por favor o exponha, será de grande valia.
Tive a ideia de postar Session Reports aqui pra galera poder acompanhar meu progresso (ou regresso, tomara que progresso na maioria das vezes) e pra que eu tambem possa me policiar pra quando jogar errado, chorar quando estiver em downswing, xingar quando tomar badbeat, e braggear quando ganhar um satellite pro main event.....ou qualquer $100zinho em algum mtt que ja ta bom demais.
Então vo tentar postar os Session Reports cada vez que eu fizer um sessão de mais de 1k hands, ou alguma seção mais curta que tenha tido algo de expressivo.
So good luck for me, I'm gonna need it.
Hohoho bravo!!! Gl ae ripao! vamo grindar forte e estudar que vamos ser recompensados no tempo certo
:f_cool: ♠_evil:
Certo, sumi denovo, mas tem uma explicação bem óbvia: O grind.
Esse mês está sendo o mês de liberar bônus, ainda to pensando em tentar uma corrida na Pokerstars pra pegar os 3 menores bônus de instant cash, o de $8 o de $40 e o de $200, segundo meus cálculos o numero de VPP que eu preciso pra gerar FPP pra tirar os bônus é quase a mesma quantidade dos pontos necessários pra se tornar
, então talvez eu tente alcançar esse estatuto.
Em relação ao grind dessa semana:
Eu disse que ia postar session report depois de cada seção e isso não se concretizou, um dos problemas que eu percebi é que eu gosto de escrever bastante e fazer posts longos, e isso demora, e como meu tempo tem literalmente sido dinheiro, eu acabei não cumprido com o prometido.
To pensando em transformar isso aqui em algo como um twiter na época de grind, pra pelo menos nao ficar sem postar.
Outro fato que ocorreu essa semana era algo que eu já imaginava que atrapalharia o grind, o feriado.
Muitos de meus velhos amigos de escola estudam em outras cidades e até mesmo estados, no feriado é quando todos voltam pra casa dos país, incluindo aqueles amigos que eu não vejo a uns 2 meses.
Acabei por passar todo o fim de semana indo durmi as 5h da manhã pra acordar as 2h do dia seguinte com o celular tocando.
Temos que relaxar dos tilts, foi inevitável.
Liberei mais uma parcela do bônus de lá, jogando NL25 agora, meio arriscado se levar em consideração tamanho da minha banca sabendo que eu nao vou adicionar dinheiro nela, mas por enquanto ta dando certo.
Continuei jogando na NL25 da Pokerstars então até o fim de semana, foi razoavelmente bem, tomei uns coolers no caminho que atrapalharam um pouco, mas no final terminei feliz e positivo.

Eu vinha pensando em fazer o move up pra NL50 a algum tempo, já estava com a banca preparada a um mês, porem sem confiar no meu jogo continuei na NL25 jogando de boa.
Terça feira acho eu assisti o treino ppc do latini na NL100 e até fiz essa pergunta do move up e ele disse que era sussegado, só começar a jogar com uns conceitos mais avançados e com stats e tals.
Ao acompanhar o treino pude ver que na NL100 ainda tinha jogadores bem donkeys, intão decidi dar uma olhada nas mesas pra ver o nível da galera e fui dar um tiro na NL50.
Decidi entrar em quatro mesas que eu escolhi bem, fiquei na waiting list, esperei minha vez.
De cara fiquei confortável nas mesas quando vi que eu ja tinha mãos de vários dos jogadores que tavam lá, e tinham alguns que até eu já conhecia mais a fundo de tanto encontrá-los na NL25.
Depois de umas 60 mãos ja tinha achado vários dobradores e entrando em 9 mesas pra fazer minha seção normal.
Era de madrugada, o pior horário. Mesas bem tight e cheias de regs, joguei das 24h as 7h, com um intervalinho de uma hora e meia.
No fim acabei jogando 2211 mãos tendo um lucro de $22,30, pouco mais de 2 Buy Ins dando uns 2bb/100. Praticamente break even, mas feliz por não estar negativo.
Hoje fiz mais uma seção de NL50, no fim da tarde, com as mesas boas. Encontrei muitos doadores.
Acabei por ter uma grande upswing.
Fazendo 17bb/100

O gráfico do mês de setembro, juntando todos os limites, no momento está assim:

Quanto a quest rumo ao
, eu fiz uma mini tabela com a pontuação que alcançar em cada dia do mês.
Agora uma questão que vem a tona.
Eu tive uma upswing, eu sei disso, sei que não é normal esses lucros, sei o numero de coinflips e 60-40 que eu ganhei.
Sei que um downswing virá, é assim que sempre acontece, depois de uma up eu tenho uma down.
Meu medo é não aguentar essa down.
Alguem aí sofre desse mesmo fenômeno ? Será que eu começo a jogar mau depois das upswings ?
Post rapido, apenas pra relembrar que a variancia eh uma vadia que te chicota todo dia.

Comprei HH com uma galera, go grind, o maximo que vai acontecer eh eu descer de limte.
Dai eu grindo, volto e arrebendo esses filhos da P*TA.
Muito pouco o que falar.
Resumo do move up ateh agora:
8843 mãos
$7,95 up
0.18bb/100
Agora o gráfico e as seções:

Essas oscilações são standard ou eu tenho algum leak óbvio que eu não consigo ver ?
update:
Nao grindei ainda.
Comprei HH com o aranhao q vive away.
Instalei o HM na casa dum brother que grindava sit e agora diz que vai grindar SSS.
Continuo na NL50.
aranhao que vive away... to perdendo a moral mesmo hahaha
força ae filho e se precisar de hand ja sabe onde encontrar hahaha
abraço e go go go NL100