Skip to forum
Estudos específicos...

Notifications
Clear all

[Closed] Estudos específicos - 3Bet

53 Posts
14 Users
0 Reactions
3,221 Views

Ae pessoal, tem tempo que venho lendo os artigos, e vendo os vídeos, olhando as mãos no fórum e etc.

Não sei se é uma boa idéia mas como sei que temos alguns jogadores bons e gente sempre disposta a ajudar, pensei em fazer perguntas aqui de tempos em tempos sobre situações específicas.

Vou tentar fazer todo tipo de pergunta, mesmo as mais básicas no intuito de promover a fixação de alguns conceitos.
Não é de modo algum meu objetivo fazer as perguntas em ordem de dificuldade, portanto as perguntas surgirão mais como dúvidas minhas ao longo do tempo.

A primeira questão que me veio a mente surgiu de uma jogada que faço muito pouco que é a 3Bet pré flop.

Em que momentos é lucrativo aplicar 3Bet pré-flop, contra quais jogadores, em que posição, qual o valor da 3Bet?

Fiquem a vontade para acrescentar qualquer coisa à pergunta.

Obrigado.

52 replies
kauan18

SH ou FR? ate que limites?

Original de kauan18

Vamos começar até NL10 então, pra pegar quem é iniciante mesmo.
Pode ser SH ou FR, aliás seria uma boa saber qual a diferença de 3Bet em SH e FR.

Valeu kauan.

TMatrix

Original de fabremo

Original de kauan18

Vamos começar até NL10 então, pra pegar quem é iniciante mesmo.
Pode ser SH ou FR, aliás seria uma boa saber qual a diferença de 3Bet em SH e FR.

Valeu kauan.

Nossa cara ... mto amplo o que perguntou sobre 3bets ... depende de mta coisa!!!!! Daria pra fazer um artigo e ficaria enorme ... procure pegar maos do seu dia a dia que ficaria mais facil pra discutir!!!!

É esse tipo respostas que eu estava esperando mesmo, as vezes não sabemos nem que o conceito é muito amplo.

Minha idéia aqui é ter uma discussão sobre o tema, cada um complementando e discutindo o porquê de 3Bets em algumas situações.

Podemos partir de uma idéia geral sobre 3Bet até NL10 e ir discutindo os detalhes. Sempre tem os paradigmas centrais, e a idéia não é de forma alguma esgotar o assunto sobre isso.

O que acham?

TMatrix

Bom cara ... faz mto tempo que nao jogo NL10 ... Sh entao, joguei pokissimo, pois sai da NL25 Fr pra NL25 Sh!!!!!

Mas resumindo o que eu acho ... e pelo que vejo os NL10ers comentando ...

3bet 98% por valor .... sempre dependendo do vilao e da posição!!! Nesse limite nao adianta inventar mto, 3betar light e talsss, sabendo que a mula vai dar call com any2!!!

Depende muito da mesa, tipo de jogadores e a sua imagem.

3-betar tem que ter coragem. Não é apenas fazendo 3-bet. Um jogador inteligente vai perceber isso. Aí vc terá que ter poeito para fazer uma 4-bet.

Tem que saber qual a sua intenção qdo for fazer uma 3-bet.

A melhoor delas é fazer pelo valor. vc tem uma mão boa e quer extrai o máximo pre flop, sem fazer o cara foldar. Então vc extrai bem pre flop.

Outra opção é isolar os jogadores fracos. Vc faz 3-bet na intenção de roubar posição e jogar contr um jogador que não sabe jogar bem as proximas etapas.

Uma 3-bet tbm pode ser feita como blefe... Aí vc ter que ter peito pra isso.

Levar o dinheiro morto que está em cima da mesa tbm é legal para dar uma 3-bet. Ex.: Um cara aumenta de mp1 e recebe um call do CO, vc do BU dá uma boa 3-bet para levar o dinheiro morto que está na mesa.

Lembre-se que se alguem aumenta em mesas baixas geralmente tem uma mão forte. Neste limite vc só pode tribetar por valor e isolar o jogador. Não há espaço para blefes nestas mesas. Pois seu 3-bet será respondido com 4-bet all in.

Em mesas maiores já há espaço para um 4-bet como blefe. Pq são jogadores que pensam.

Esta é a diferença essencial. Para saber qdo dar uma 3-bet vc tem que se perguntar. Qual o nivel de pensamento deste jogar??

Ele raciocina ?? Pensa sobre as jogadas ??

Não há uma resposta correta para qdo fazer 3-bet. Isso depende muito do adversário.

smkaos

Achei legal a idéia do tópico, mas poderia ser um para cada dúvida, facilitando uma busca por algum membro no futuro...

Bom.. Posso tentar dizer algo sobre FR até NL10..
Acho q aqui não tem o q se inventar..
Sempre devemos nos perguntar o pq de nossas jogadas, o que pretendemos com ela e como agiremos depois..
Vc basicamente vai fazer a 3bet por valor; proteção (levando menos jogadores ao pote); podendo tb utilizar em re-steals, caso tenhamos bons note do vilão (se ele folda pra 3bet resteal, se não folda)...
As mãos serão as premium hands, exceto no caso de resteal, onde avaliamos o range d vilão e % de fold pra 3bet..
O tamanho da 3bet, normalmente uso 3x o raise original + blinds..
Qt ao tipo de jgador, acho q nesse caso (FR até NL10) não será o mais importante, pois a grande maioria das vezes faremos a 3bet com nossas mãos premiuns por valor..

espero que continue a discussão e quem quiser me complementar sinta-se a vontade...

Edit: Acabaram respondendo antes... mas basicamente é isso..

Original de TMatrix

3bet 98% por valor .... sempre dependendo do vilao e da posição!!! Nesse limite nao adianta inventar mto, 3betar light e talsss, sabendo que a mula vai dar call com any2!!!

....a mula vai dar call com Ax e acertar o A,isso sim.

TMatrix

Original de lucominato

Original de TMatrix

....a mula vai dar call com Ax e acertar o A,isso sim.

Por isso que reconhecendo uma mula dessas vc pode 3betar por valor AQ, AJ, AT ... ;)

Original de TMatrix
Bom cara ... faz mto tempo que nao jogo NL10 ... Sh entao, joguei pokissimo, pois sai da NL25 Fr pra NL25 Sh!!!!!

Só pra esclarecer, 3Betar light significa 3Betar sem ter cartas ou por blefe?

E quanto a jogadores que não consideramos mulas mas que sempre tentam roubar as nossas blinds vale a pena 3Betar de vez em quando, mesmo light? Ou deixa o cara roubando até virem cartas boas?

Original de dennybarna
Depende muito da mesa, tipo de jogadores e a sua imagem.

3-betar tem que ter coragem. Não é apenas fazendo 3-bet. Um jogador inteligente vai perceber isso. Aí vc terá que ter poeito para fazer uma 4-bet.

Tem que saber qual a sua intenção qdo for fazer uma 3-bet.

A melhoor delas é fazer pelo valor. vc tem uma mão boa e quer extrai o máximo pre flop, sem fazer o cara foldar. Então vc extrai bem pre flop.

Outra opção é isolar os jogadores fracos. Vc faz 3-bet na intenção de roubar posição e jogar contr um jogador que não sabe jogar bem as proximas etapas.

Uma 3-bet tbm pode ser feita como blefe... Aí vc ter que ter peito pra isso.

Levar o dinheiro morto que está em cima da mesa tbm é legal para dar uma 3-bet. Ex.: Um cara aumenta de mp1 e recebe um call do CO, vc do BU dá uma boa 3-bet para levar o dinheiro morto que está na mesa.

Lembre-se que se alguem aumenta em mesas baixas geralmente tem uma mão forte. Neste limite vc só pode tribetar por valor e isolar o jogador. Não há espaço para blefes nestas mesas. Pois seu 3-bet será respondido com 4-bet all in.

Em mesas maiores já há espaço para um 4-bet como blefe. Pq são jogadores que pensam.

Esta é a diferença essencial. Para saber qdo dar uma 3-bet vc tem que se perguntar. Qual o nivel de pensamento deste jogar??

Ele raciocina ?? Pensa sobre as jogadas ??

Não há uma resposta correta para qdo fazer 3-bet. Isso depende muito do adversário.

Vale a pena isolar com 3Bet um jogador que não sabe jogar pós flop?
3Bet blefe é boa em NL10 pra baixo? Ou vale mesmo pra limites mais altos como você mesmo disse?

O que você chama de dinheiro morto? A 3Bet nesse caso aí chama squeze certo?

Valeu pela contribuição.

Original de smkaos
Achei legal a idéia do tópico, mas poderia ser um para cada dúvida, facilitando uma busca por algum membro no futuro...

Bom.. Posso tentar dizer algo sobre FR até NL10..
Acho q aqui não tem o q se inventar..
Sempre devemos nos perguntar o pq de nossas jogadas, o que pretendemos com ela e como agiremos depois..
Vc basicamente vai fazer a 3bet por valor; proteção (levando menos jogadores ao pote); podendo tb utilizar em re-steals, caso tenhamos bons note do vilão (se ele folda pra 3bet resteal, se não folda)...
As mãos serão as premium hands, exceto no caso de resteal, onde avaliamos o range d vilão e % de fold pra 3bet..
O tamanho da 3bet, normalmente uso 3x o raise original + blinds..
Qt ao tipo de jgador, acho q nesse caso (FR até NL10) não será o mais importante, pois a grande maioria das vezes faremos a 3bet com nossas mãos premiuns por valor..

espero que continue a discussão e quem quiser me complementar sinta-se a vontade...

Edit: Acabaram respondendo antes... mas basicamente é isso..

Mudei o nome do tópico, boa idéia a sua mesmo.

Quanto a 3Bet, se nao usamos stats em limites baixos, o que é necessário observar na mesa?

Valeu.

cryoburn

Original de dennybarna

Isso é um squeeze (SQ). Normalmente aplicável quando quem faz o openraise é um jogador TAG a fazer um raise em LP e, à partida mais light, seguido de um call de um LAG/LPASS.

O 3Bet, assim como qualquer outra bet no geral, podemos dizer que é por uma de 3 razões, independentemente do formato:
1 - Value
2 - Bluff
3 - Capitalization of dead money (é aqui que cabe, por exemplo, o SQ)

Não cabe na lista de razões para apostar a "hand protection". De facto, quando apostamos em grande porque achamos que o opponent está em algum draw, não estamos a fazê-lo porque queremos "proteger a mão", antes sim porque queremos extrair valor de alguem que quer ir atrás de um draw.

Assim, antes de fazer um 3Bet devemos pensar porque fazer o 3Bet. Depende sempre da situação específica: número de jogadores da mesa, quantos já actuaram e quantos faltam actuar, posição, tamanho do stack, stats e reads, etc.

Exemplos em 6-max de 3Bet for value:
O adversário faz openraise no CO e segundo as stats que tem dele o PFR no CO é de 26% e o Fold_vs_3B é de 20%, qualquer 3B de mid pp+ e AJo+ já serão por valor.

Mas isso é assunto para muita conversa. Mais vale postar mãos. E ver muitos vídeos sobre isso :)

TMatrix

Original de fabremo

Original de TMatrix

Só pra esclarecer, 3Betar light significa 3Betar sem ter cartas ou por blefe?

E quanto a jogadores que não consideramos mulas mas que sempre tentam roubar as nossas blinds vale a pena 3Betar de vez em quando, mesmo light? Ou deixa o cara roubando até virem cartas boas?

Sim sim ... 3betar light seria basicamente por blefe ... geralmente usado em proteção de blinds ...

Mas a 3bet light com any2 vc somente vai dar contra jogadores que tem um fold pra 3bet mtoooo alto ... no meu caso, que jogo NL50, tem um reg com fold pra 3bet acima de 80%, entao qdo ele abre raise do Co/Bu eu dou 3bet sempreeee, independente das cartas ... e dou sempre, ate ele começar a dar call light ou 4betar!!!!

Geralmente vc da a 3bet light com Axs e Kxs, pq sao blockers pra outros AX e KX da vida (AQ, KQ, etc) ... Sc ... maos que podem flopar bem caso tome call!!!

Agora, contra jogadores que roubam mto as blinds eh sempre bom vc soltar umas 3bets ... eles vao passar a te respeitar mais ... mas nao abuse ... faça notes desses jogadores, preste atenção as ações deles nas mesas ... e se vc utilizar stats entao, fica mais facil saber qdo e contra quem usar a 3bet!!!!

TMatrix

Original de fabremo

Original de dennybarna

Vale a pena isolar com 3Bet um jogador que não sabe jogar pós flop?
3Bet blefe é boa em NL10 pra baixo? Ou vale mesmo pra limites mais altos como você mesmo disse?

O que você chama de dinheiro morto? A 3Bet nesse caso aí chama squeze certo?

Valeu pela contribuição.

Fabremo, isolar 3betando, vc tem que conhecer o adv ... p.e., donk da limp, um jogador mto NIT abre raise pra isolar o donk ... vc tem AJ na mao, nao vai 3betar o cara ... se estiver IP de call!!!!

Agora, vc sabe que o donk tem 100% de limp/call PF ... jogador LAG abre raise pra isolar o donk ... vc tem AJ/AQ na mao, mete 3bet pra isolar o donk e tirar o open raiser da mao ...

Qto ao dinheiro morto, ele esta se referindo ao squeeze sim ... NL10 Sqz somente por valor, ou qdo tem notas ou stats sabendo que os jogadores envolvidos na mao foldam bastante pra Sqzs!!!!!!

Nao sei se fui claro ou se expliquei bem!!! Qq coisa pergunte ...

TMatrix

Original de cryoburn

Original de dennybarna
...

Gostei do seu post ... joga qual limite e qual sala?!?!?

Rodsra

Bom, jogo NL5 na PP

por valor, dou 3bet com QQ+ ou AK.. Quando tenho note que o cara é mto donk, dou 3bet com JJ, com intenção de ir AI..

Tendo notes que o cara não é um donk, dou 3bet com PP baixos IP também..

Neste caso, o CO tava abrindo todas as vezes que chegava em fold, então achei melhor dar 3bet com 22 doq dar call por set value, pois como ele ta abrindo mto raise, certamente não terei ação necessária qndo acertar meu set no flop.

Preflop: Hero is BU with 2♦, 2♥
MP3 folds, CO raises to $0,16, Hero raises to $0,56, SB raises to $3,84, 3 folds.

Final Pot: $4,60

Preflop: Hero is BU with 8♣, 8♠
MP3 folds, CO raises to $0,16, Hero raises to $0,56, 3 folds.

Final Pot: $0,78

Acho que o obejtivo principal da 3bet nesssa situação é ganhar o pot PF e evitar perder a mão para uma mão pior qndo vir overcards e ele der cbet com air..
E caso acerte seu set, tera uma mão escondida, pois o vilao nao vai t colocar com set no flop

Oq acham dessa 3bet em NL10-??

filipetheman

Original de Rodsra
Bom, jogo NL5 na PP

por valor, dou 3bet com QQ+ ou AK.. Quando tenho note que o cara é mto donk, dou 3bet com JJ, com intenção de ir AI..

Tendo notes que o cara não é um donk, dou 3bet com PP baixos IP também..

Neste caso, o CO tava abrindo todas as vezes que chegava em fold, então achei melhor dar 3bet com 22 doq dar call por set value, pois como ele ta abrindo mto raise, certamente não terei ação necessária qndo acertar meu set no flop.

Preflop: Hero is BU with 2♦, 2♥
MP3 folds, CO raises to $0,16, Hero raises to $0,56, SB raises to $3,84, 3 folds.

Final Pot: $4,60

Preflop: Hero is BU with 8♣, 8♠
MP3 folds, CO raises to $0,16, Hero raises to $0,56, 3 folds.

Final Pot: $0,78

Acho que o obejtivo principal da 3bet nesssa situação é ganhar o pot PF e evitar perder a mão para uma mão pior qndo vir overcards e ele der cbet com air..
E caso acerte seu set, tera uma mão escondida, pois o vilao nao vai t colocar com set no flop

Oq acham dessa 3bet em NL10-??

n gosto por um motivo n tens em conta o factor mais importante: vilao.

filipetheman

vamos dar 3 bet apenas por dois motivos:

procurar valor

procurar fold equity

valor- importa a nossa mao

bluff. situaçao e as cartas sao irrelevantes ( n totalmente mas sao meramente um backup plan-plano B )

o mais importante qnd damos por bluff ou 3bet light sao dois factores:

vilao tem q ter um range largo e tem q saber foldar.

entao sabendo disso qem podemos 3betar light???

LAGs e TAGs em late position.

com q maos vamos faze lo??

por bluff vamos procurar ou maos que n sejam dominadas e que tenham possibilidade de flopar algo bom: como 67s ou 22. como o range de um LAG ou TAg em late position vai ser largo n tems odds implicitas entao transformamos o nosso PP em bluff. a vantagem destas maos eq memo tomando call temos um backup plan ou seja algo que apare a nossa ousadia. inda podems acertar um set.

outra categoria boa pa 3betar light sao os blockers: Ax kicker fraco Kx kicker fraco.

antes de mais estas maos em 3bet pots qnde n levamos pre flop tornam se bastante perigosas entao se damos 3bet com elas deem em posiçao uma percentagem mt maior do q das blinds.

agra a azao pela qual estas maos sao boas pa 3bet: ao termos um A na mao ou K, diminui as combinaçoes de AA AK AQ KK que vilao vai ter . sabendo de q vilao tem range largo e tem menos combinaçoes de maos boas torna-se rentavel a 3bet porq vilao vai largar mais vezes do que das vezes q tem essas combinaçoes extras de maos

espero q tenha ajudado, ja agra aconselho um texto que escrevi : rem parte 3 onde falo mais aprofundadamente em como encarar diferentes tipos de oponentes