Original de MrNito
Boas Calliban
estava a reler os artigos de MTT, e dei lá com este exemplo que representa a única situação em que dou folga às damas ♠_grin: parece me ser ajuizada...
EXEMPLO 4
No-Limit Hold'em 11$ Tourney, Blinds 15/30 (10 handed)
Stacks & Reads
UTG (t2000)
UTG+1 (t2000)
UTG+2 (t2000)
Hero (t2000)
MP2 (t2000)
MP3 (t2000)
CO (t2000)
BU (t2000)
SB (t2000)
BB (t2000)
Pré-flop: Hero is MP1 with Q , Q
3 folds, Hero raises to 120, MP2 calls, MP3 calls, 3 fold, SB raises 520, BB raises to 2000, Hero?
Neste caso aumentaste de posição média, a small blind faz um re-aumento e a big blind vai all-in. Possivelmente ainda estás à frente, mas tu não te queres envolver em situações marginais. Para além disso também podes já estar atrás.
Não investiste ainda muitas fichas e por isso podes facilmente fazer um fold. Com dois aumentos depois de ti, entra em acção a única situação em que deves desistir com par de Damas.
Caso a SB der o call ao all-in e o jogo for a showdown, fica atento às suas mãos e tira notas. Assim poderás usar essa informação futuramente.
de resto ponho logo tudo em cima da mesa, normalmente parto à frente... e lá levo umas vezes com a porra do A na bord ♠_ugly:
Abraço
Boas, MrNito.Primeiro de tudo, obrigado pela tua participação.
Repara, essa situação que referes para mim não é novidade...Espero que isto não soe arrogante, mas de facto isso é algo que considero muito facil no meu jogo: raise e reraise? então foldo QQ, a não ser é claro que tenha alguma leitura específica do(s) jogadore(s) em questão.
Esse exemplo aconteceu muito recentement no ept... (tive uma conversa sobre pessoal que dizia que ele nunca deveria ter foldado as QQ pq tinha ganho...e nao valeu a pena eu insistir que mesmo assim, ele jogou bem...).
Agora, a questão deste tópico é bem diferente, pois só engloba um raise isolado...
Original de TUFATIFA
Olá Calliban,
Desculpa não ter podido respondido mais cedo (tive 1 semana doente em que não conseguia engolir a própria saliva).
Acho que demonstras um assunto importante. A tabela da Pokestrategy.com para torneio está em conjunto com a de SNG.
E de facto se existe um raise e um reraise a tabela diz que deves ir allin com QQ. Como os fields de torneios para iniciantes deverão ser mais fracos isto poderá funcionar, mas também quantidade de fichas iniciais e que stack temos será outros factor para esse move ser +EV.
Eu pessoalmente categorizo QQ juntamente com o JJ, em relação ao pagar aos allin nos casos que apresentas-te, com satcks deep eu prefiro evitar corridas contra outros deeps a não ser que tenha KK ou AA, mesmo o KK tento ter muito cuidado.
Outra coisa coisa é como deepstacks vs outro deppstacks como jogas o teu AA? Mesmo que estejas com AK vais querer correr?
Penso que com um stacks bem confortável o evitar grandes potes em possiveis coinflips e jogar small ball a melhor forma de perservar a stack e quando tiveres um par de bAlAs disparar sem olhar quem está a frente.
Se tiveres menos de 17bb já não irá querer fodar QQ, mas com 40bb já o poderás fazer.
Acho este tema interessante e poderá ter muitas outras situações interessantes sem que sejam os call aos allin com QQ. Como exemplo o cold call a bigstacks, mas enfim cada situação é uma situação.
Abraço
Original de TUFATIFA
Olá Calliban,
Mesmo que saibamos que tenhamos a melhor mão correr QQ vs AK ou outra mão é colocar o torneio em causa no inicio do mesmo.
Aqui para fazer esse call é preciso uma read precisa ou mais ou menos correcta.
Como exemplo existe um software chamado o Tournament shark em que poderá dizer e que fase do torneio poderá um jogador estar inclinado a sair do mesmo.
I.E. nas fase iniciais um jogador que saí em mais de 30% das vezes vais jogar AK, AQ, e até mesmo alguma pocket pair médio.
Aí até pode ser correcto o call, agora contra um jogador que saí nas fases iniciais para aí 2% das vezes com QQ vc vai ter dar uma bad beat para ganhar com certeza.
È preciso saber foldar estas mão para te tornares jogador ainda melhor.
Existem outras situações que nas fases mais tardias que requerem mais atenção também.
Olá Tufatifa! Agora sou eu que peço desculpa por só responder quase 3 semanas depois ainda por cima depois de tanto chatear com este assunto, mas fui para Portugal e as férias incluiram férias de poker (se bem que forçadas pois a internet que tinha era rara e péssima).
Espero que estejas melhor de saúde.
Vamos lá então ao motivo que nos trouxe aqui.
Tu dizes "Outra coisa coisa é como deepstacks vs outro deppstacks como jogas o teu AA? Mesmo que estejas com AK vais querer correr?" - bem, a minha resposta à parte do AK é muito fácil: NÃO! Um não muito redondo! Foldar um AK numa corrida sem necessidade é algo que eu aprendi há muito tempo, não com a PS mas sim com o Daniel Negreanu. Se for SNG então sim, arrisco mais...agora, quando se trata de MTT, facilmente me livro de AK.
Tu dizes também : "Eu pessoalmente categorizo QQ juntamente com o JJ, em relação ao pagar aos allin nos casos que apresentas-te, com stacks deep eu prefiro evitar corridas contra outros deeps a não ser que tenha KK ou AA, mesmo o KK tento ter muito cuidado. " - Lá está! com KK ou AA já te lanças para a praça! Mas então acho que tenho aqui parte da resposta que procuro...acho que a mão QQ sai daquela tabela para sempre...
Porque repara, já sabemos que temos sempre vários factores para analisar ao mesmo tempo quando vamos agir, mas relembro que isto é RUSH POKER. Ou deveremos se calhar concluir que o rush poker por ser algo inédito não deverá ser alvo da estratégia da escola....?
"Mesmo que saibamos que tenhamos a melhor mão correr QQ vs AK ou outra mão é colocar o torneio em causa no inicio do mesmo." - Sim, concordo. Eu numa fase inicial só arrisco todas as fichas com essas mãos se se tratar de um torneio rebuy...De resto nada feito. Atenção que a minha dúvida refere-se a uma fase adiantada do jogo- aliás para usar os termos mais correctos - refere-se quando a quando tenho uma stack média ou deep. Se eu tiver short é easy shove com QQ. Agora o que me tem acontecido é, não tendo leitura nenhuma do vilão (rush poker...) receber um reraise dele e responder-lhe com all in da minha deep stack contra a dele para tristemente ver AA... (ou KK). No início não me incomodava pois eu dizia para mim próprio, "não interessa...tive azar...o que interessa é que fiz a jogada correcta", mas ao longo do tempo comecei a duvidar se a jogada é assim tão correcta, isto é, se compensaria ao longo do tempo, se seria +ev, ou usando as minhas própria palavras no cabeçalho deste tópico, "Isso compensa no long run? As vezes que não vamos bater em AA ou KK compensam as vezes que vamos bater neles?"...
Neste momento - e isto em rush mode - eis a decisão que tomei: Uma vez que não tenho leitura do vilão (salvo excepções de notas tiradas por mim ou importadas pelo HM ...) eu passei a definir as minhas decisões relativas às mãos KK e QQ, baseando-me nas stacks dos vilões. Ou seja, se o meu reraise all in é mortal para mim caso ele pague, então, eu desisto do raise e vou no máximo até ao flop com o objectivo único de flopar um trio. Se o meu reraise all in me fará perder menos de metade da minha stack, então eu corro o risco.
Agradeço-te muito a tua opinião nesta minha decisão...Quer dizer, ainda não é bem decisão final até que opines...Eu tenho feito isto agora, mas quero saber se achas que está aqui alguma falha de raciocínio ou coisa do género...
Eh pá, só para terminar repara neste facto que acho que muito importante no meu jogo: Até hoje, a minha maior vitória foi vencer o daily dollar rush (naquela semana maluca em que tudo era rush). Existiram 2 momentos que destaco neste torneio e ambos foram com a mão KK.
exemplo 1: faço um std raise. recebo um reraise all in de umas 180 BB , sendo a minha restante stack de 160 BB...Rangi os dentes, mas foldei...
exemplo 2: faço um std raise. recebo 1 call de um jogador que tinha entrado de limp. Flop vem baixo, mas com um AS. Lanço a óbvia C-bet e para minha surpresa ele vai all in de uma stack gigante que cobria a minha...foldei.
Se calhar neste segundo exemplo é mais fácil de foldar, mas onde eu quero chegar é que em ambos os casos eu foldei mais pelo rombo que eu iria sofrer do que por colocá-lo neste ou naquele range...Ganhei o torneio e mais tarde, de cabeça fria, pensei muito nisto... "se nao tinha foldado, as tantas nem à final table chegava". Estava com uma energia tão positiva que até dizia para mim, "porra agora se eu tiver um stack gigante (no rush so me considero confortável qd tenho mais de 100 BB) eu não vou colocar todo o meu torneio em risco nem com AA !"
Mentiria se dissesse que já o fiz...Nunca foldei AA pré-flop. Penso que a maior parte dos jogadores dirá que eu seria louco se o fizesse...mas o que é certo é que eu continuo a achar que terei subido um degrau importante na minha carreira quando conseguir afastar o sorriso da cara por ver AA, centrando-me antes na stack que posso perder e por consequência o torneio....
Mas continuando:
Algum tempo depois, entrei num terrível downsing...tenho falado pouco disto aqui no fórum e quando falo é de forma construtiva de forma a tentar ajudar os que por lá passarão e/ou estão também a passar, mas o que é certo - e isto é uma confissão aqui - é que me rebentou metade da banca...(isto são outros quinhentos...). Nestas alturas, revemos o nosso jogo, relemos mil vezes os artigos, metemos na cabeça que algo está mal, pois mesmo que a razão seja apenas e somente a variância, o estudo e o "re-estudo" nunca vai ser demais, logo nunca maléfico. Então, comecei a seguir as tabelas como nunca. pois...e isto significa responder reraise all in com KK ou QQ... De repente o meu cérebro estava em nó, "mas o que é isto? Passei a não atingir resultados por me guiar tão piamente pelos artigos?"...E pronto, surgiu a necessidade urgente de criar este tópico. Fico feliz por ter lido que achas que é um assunto interessante...Isso foi importante para mim pois quer dizer que estou no caminho certo. Peço desculpa pelo texto tão longo e se mais longo não fica é porque eu me estou a "segurar"....Demora o tempo que for preciso. Não procuro uma resposta universal, mas sim uma discussão inteligente de uma parte estratégica de um jogo em constante evolução....
Fico à espera e mais uma vez obrigado!
Abraço!