Saltar para o fórum
[SNG HU] db e c/r, ...

Notificações
Limpar tudo

[Fechado] [SNG HU] db e c/r, overcards, calculando equity+edge

11 Mensagens
4 Utilizadores
0 Reações
1,147 Visualizações
Deividyz
Membro desde: 18.01.2009

Já faz um tempinho que tenho me aprofundado em hu e tenho jogado bastante, tem uma situação que sempre me deixa alguma duvida, c/p, c/r e db em board baixo segurando overcards

Oh vou dar um exemplo pra entender melhor:

Tournament, 50/100 Blinds (2 handed) - Full-Tilt Converter Tool from FlopTurnRiver.com

BB (t1500)
Hero (SB) (t1500)

Preflop: Hero is SB with Q, A
Hero bets t200, BB calls t100

Flop: (t400) J, 9, 2 (2 players)
BB checks, Hero bets t300, BB raises to t1300 (All-In)

Aqui com um pouco de dinâmica eu to definindo esse range pro vilão fazer isso qualquer made hand, 22+, A2s, K2s, Q2s, J2s+, T2s, 92s, 82s, 72s+, 62s, 52s, 42s, 32s, A2o, K2o, Q2o, J2o+, T2o, 92o, 82o, 72o+, 62o, 52o, 42o, 32o

Tenho 34% de equity contra esse range, eu vo te que pagar 1k pra um pote de 2k vo precisa de 50% de equity e isso é um fold claro std, certo?

Mas e se o adversário tivesse um huge edge sobre o hero, vale a pena arriscar? Como ficaria esse calculo adicionando edges? Se o vilão fosse um huge donk quanto de equity eu precisaria +- ?

Como seria nessa situação se ao inves de push fosse um mini-raise, como reagir de acordo com odds\equity\edge?

E se ao inves de bet hero fosse de cbh e viesse uma turn blank o vilão da uma donk, digamos que ele continue com o mesmo range, a equity do hero ira cair bastante, até que ponto nossa decisão de odds/equity pode ser alterada de acordo com o edge?

10 respostas
filipetheman
Membro desde: 10.05.2009

esse é um flop q eu dou CBH vilao n larga melhor e especialmente com o backdoor FD queres mt ver um turn.

outra aspecto importante uq vilao faz com AJ KJ ?? 3beta pre flop???

ele check raisou antes porbluff??

ele check raisa qualquer top pair???

Deividyz

Não você não entendeu, eu não tenho dúvida nessa mão, eu to tentando fazer calculo de equity com edge, essa mão eu só peguei de exemplo pra tentar ilustrar o que quero dizer, eu já defini um range padrão pro vilão de made hands fracas nesse board agora quero saber como reagir de acordo com as odds/edge, se da para alterar as odds de acordo com o edge..

Em um flop desses damo um range de made hands fraca pro vilão fazer esse tipo de jogada e temos overcards, nossa equity vai ta em torno de 34%, adicionando alguns blefes\semi-blefes nossa equity aumenta, eu vo precisa de 50% de equity pra dar esse call, eu não tenho essa equity contra made hands, quero saber se da pra alterar nossa equity adicionando o edge também, tipo eu sinto que o vilão tem um edge sobre eu, to apanhando pra caramba dele, defino que ele tem uns 10% de edge sobre eu, isso aumentaria minha equity algo assim, ou vice-versa o vilão é um donk sinto que tenho um edge sobre ele isso vai altera minha equity, vai ser possível foldar aí um segundo par e esperar uma melhor hora mesmo tendo odds suficientes para o call ?

filipetheman

ah ok ok. basicamente qnt melhor o vilao contra quem estas a ogar melhor aceitares pequenos riscos quanto pior mais deves evitar situaçoes marginais e flips

Deividyz

então isso era bem o que eu imaginava..

mas eu queria saber se da para fazer esse calculo em % e como o fazer, ou isso não faz diferença alguma?

filipetheman

Original de Deividyz
então isso era bem o que eu imaginava..

mas eu queria saber se da para fazer esse calculo em % e como o fazer, ou isso não faz diferença alguma?

é um conceito abstracto porq sem jogares milhares d jogos com alguem n sabes exactamente o teu edge e o teu roi especifico contra ele para fazeres calculos exactos

Deividyz

hum.. entendi achei que poderia ser possível fazer esse calculo mesmo com uma amostragem baixa de jogos, basicamente so corre mais risco contra melhores players e menos contra donks nada que possa alterar muito a forma de jogar, valeu

LOBORJ
Membro desde: 05.03.2008

Opa Deividyz,
conocordo com o filipe, colocar o edge nos cálculos fica um pouco complicado, por não ter como traduzir isso em números exatamente.
O ideal é realmente calcular os spots em que vc tenha dúvida.
Porém tem alguns erros nos seus cálculos,
Por exemplo:
nesse spot vc tem pot odds de 2:1 para fazer call ao push do oponente, portamto vc precisa de 33% de equity para um call break even. E não 50% como calculaste.
Quanto ao range que utilizaste para calcular sua equity, tem muitas mãos que o vilão não terá e vc deixou de colocar muitas mãos possíveis.
Fiz um cálculo com um range pPF bem largo quialquer PP, Ax, broadways, connectores, suited connectors, suited one gap, suited two gap e sua equity no flop contra mãos feitas (no mínimo 1 par) é de 24%.
Enfim ,tem muitas coisa q vc pode levar em consideração no spot, mas se quiser ver pelo lado da matemática , é importante que o faça corretamente. _thumbsup:
Espero ter ajudado.
Grande abraço

Deividyz

É então, essa parte da matematica é o que eu mais apanho, eu criei esse tópico na verdade para entender esse conceito de que o edge pode ou não influenciar nesse tipo de decisão e até quando ele pode influenciar..

33% é por que você pega 100% e divide por 3 (2:1), certo? (É como eu falei so bem burro nessa parte ai :P) Na hora eu nem pensei nisso só coloquei qualquer coisa pra ilustrar a dúvida que tinha..

Quanto ao range eu coloquei basicamente qualquer coisa, era mesmo só para ilustrar a duvida sobre edge..

valeu e já ajudou bem, só de corrigir esses 50% já me fez lembrar que não é dividir 2:1 para chegar na equity hahaha :f_tongue:

tempolivre
Membro desde: 27.06.2009

Original de LOBORJ

nesse spot vc tem pot odds de 2:1 para fazer call ao push do oponente, portamto vc precisa de 33% de equity para um call break even. E não 50% como calculaste...

...tem muitas coisas q vc pode levar em consideração no spot, mas se quiser ver pelo lado da matemática...

O segundo parágrafo quotado me chamou a atenção, afinal, até onde devemos dar muita importância a pot odds em um torneio qualquer, independente de ser HU?

Eu acho que o fator "muitas coisas" é mais importante do que as odds. Deve entrar num ponto que ainda não estudei, cEV e o $EV.

Porque mesmo com boas odds, muitas vezes temos que fazer folds pra não comprometer o torneio.

Besteira minha?

LOBORJ
Membro desde: 05.03.2008

Original de tempolivre

Original de LOBORJ

nesse spot vc tem pot odds de 2:1 para fazer call ao push do oponente, portamto vc precisa de 33% de equity para um call break even. E não 50% como calculaste...

...tem muitas coisas q vc pode levar em consideração no spot, mas se quiser ver pelo lado da matemática...

O segundo parágrafo quotado me chamou a atenção, afinal, até onde devemos dar muita importância a pot odds em um torneio qualquer, independente de ser HU?

Eu acho que o fator "muitas coisas" é mais importante do que as odds. Deve entrar num ponto que ainda não estudei, cEV e o $EV.

Porque mesmo com boas odds, muitas vezes temos que fazer folds pra não comprometer o torneio.

Besteira minha?

Opa tempolivre,
então, o fator "muitas coisas" que citei nesse spot seria imagem do vilão, agressividade, frequência de bluffs, etc.
Isso interfere diretamente nas odds, porque vc precisa dessas informações para calcular ou etimar sua equity.
Com relação a cEV ou $EV é importante que vc estude e compreenda profundamente esses conceitos.
Se tenho odds melhores que pot odds ou, em outras palavras, se a jogada é +cEV em MTT ou HU eu não largo, mesmo que comprometa meu torneio, pois no longo prazo essa jogada será lucrativa.
É claro que se o spot for close, podemos abdicar , se temos qualquer edge na mesa, mas o pensamento é muito mais próximo de cash game nesse tipo de SnG.
Grande abraço