Skip to forum
Cérebros cansados t...

Notifications
Clear all

[Closed] Cérebros cansados tomam decisões no poker demasiadamente optimistas

22 Posts
18 Users
0 Reactions
2,639 Views
BenjiJC

É um facto bem conhecido que a falta de descanso tem um impacto negativo na tomada de decisões. Um estudo recente do 'Journal of Neuroscience' aborda com mais profundidade o perigoso all-in às 5 da manhã.

Jogar consistentemente até às altas horas da madrugada é a dieta básica de muitos jogadores de poker, mas talvez devam pensar duas vezes antes de jogarem "apenas mais algumas mãos".

O 'Journal of Neuroscience' realizou um estudo profundo para saber exactamente porque é que jogar poker com uma mente exausta pode não ser a vossa melhor linha +EV.

O que eles descobriram foi que, o declínio na memória e na concentração, não são os únicos factores envolvidos na altura em que decides fazer aquele call espertalhão quando já estás meio a dormir.

O estudo focou-se principalmente nas decisões tomadas com base no dinheiro por parte de sujeitos privados de sono, e descobriu que a sua atenção na maximização dos ganhos tinha aumentado. Mas, por outro lado, a sua atenção para a importância de defender contra jogadores loose tinha decaído significativamente.

Estás com sono? Carrega no botão de fold
29 adultos saudáveis com uma média de idades de 22 anos foram sujeitos a exames médicos enquanto completavam tarefas de jogo. O primeiro teste foi realizado às 8 da manhã depois de uma boa noite de sono, e o segundo às 6 da tarde com os sujeitos privados de sono.

Os exames aos cérebros mostraram um aumento de actividade na região do cérebro responsável pelo optimismo relacionado com recompensas e uma diminuição na área que controla a tomada de decisão de resultados negativos.

O autor do estudo escreveu o seguinte:
"Parece que a privação de sono influencia o optimismo; por exemplo, os participantes comportaram-se como se as consequências positivas fossem as mais prováveis (ou mais valiosas) e como se as consequências negativas fossem menos prováveis (ou menos prejudiciais)".

Por isso, da próxima vez que ouvires os pássaros a cantar pela manhã e na tua frente tens uma excelente situação para uma 5-bet shove com um gutshot, carrega no botão de fold, desliga o computador e desfruta de um belo e merecido descanso. Tens mais probabilidades de esmagar a concorrência depois de um belo descanso.

E tu? Já jogaste muitas vezes nestas condições? Quais foram os resultados? Participa na discussão aqui no nosso fórum e partilha a tua opinião com o resto da comunidade.

21 replies
gugajrf

Interessante estudo.

A minha experiência pessoal é já ter ficado dias seguidos a dormir algo em torno de 4h, o que mostra que se eu estou a dormir pouco, estou a chegar longe no MTT :D

Mais a sério, acho que só me aconteceu uma vez estar tão cansado que já nem aguentava mais e de certeza que tomei más decisões. Mas eu sou bem resistente e já aguentei muitas vezes MTT de mais de 10h sempre no A-game :)

so true.

em relação a MTT a questão é quando se começa um torneio longo tem de se estar bem descansado porque chegar a fases finais cheio de sono normalmente nao da mt bom resultado (falo por experiencia propria)

Augusto

Tinha percebido que afetava como eu jogava, mas não tinha entendido como era afetado. Legal o artigo. :f_thumbsup:

ta explicado por que eu quebrei por.. ta ai vou para de joga de madrugada com sono bebado e pensando no que ta passando na tv aff

JorgeTeixeira

Bom artigo! _thumbsup:

otimo artigo meu amigo serio mesmo achei muito interessante

JJJJeb

Entrei algumas vezes em tilt por estar cansado.
Sensação de impaciência.
Realmente, não é tarefa fácil contornar isso. Recordo-me que estava tão impaciente num Freeroll, que dive a audácia de dar call a um re-raise no flop, sendo que eu tinha par de mão (KK) e o flop tinha um par de valetes. Acabei indo a all-in até na River. Pela situação era até um pouco óbvio que não deveria ter corrido tanto risco... perdi contra uma trinca de valetes, achando que era o maioral com dois pares.

Abraços

Okshira

legal o artigo, mas eu parei de jogar os torneios madrugada a dentro tem algum tempo já, tinha sempre a maldição de cair na bolha ou no ITM muito baixo, dai eu pensava caraleo já tem 6hrs que to jogando isso e para ganha $6 benditas doletas eu nunca mais ... rsss

nuno21nt

Já joguei algumas vezes cansado.

Foi bom ler esta explicação _thumbsup:

Original de JJJJeb
Entrei algumas vezes em tilt por estar cansado.
Sensação de impaciência.
Realmente, não é tarefa fácil contornar isso. Recordo-me que estava tão impaciente num Freeroll, que dive a audácia de dar call a um re-raise no flop, sendo que eu tinha par de mão (KK) e o flop tinha um par de valetes. Acabei indo a all-in até na River. Pela situação era até um pouco óbvio que não deveria ter corrido tanto risco... perdi contra uma trinca de valetes, achando que era o maioral com dois pares.

Abraços

Olá JJJJeb,

Obrigado por teres partilhado a tua opinião. Não pude deixar de reparar que é o teu primeiro post nos nossos fóruns. Sê bem-vindo à PokerStrategy.com _thumbsup:

Porque não te apresentas a todos os membros da nossa comunidade? Podes fazê-lo aqui: Apresente-se! Olá e tu, Quem és? Aproveita e lê também o Tópico de Boas vindas.

Abraço,
nuno21nt

tempolivre

Gostei, isso quer dizer que vou destruir os limites quando começar a jogar descansado. Nunca joguei uma sessão com a mente descansada.

Uhuuu... good news!!!

adrianpatrik

Original de vovojoao2
ta explicado por que eu quebrei por.. ta ai vou para de joga de madrugada com sono bebado e pensando no que ta passando na tv aff

idem :facepalm:

STRESTINI

Fato, já perdi muito dinheiro jogando cansado!!!

Nada como umas latitas de red bul, para a as fases ITM dos MTT, se juntar-mos 50% de Vodka no copo, então tamos imparáveis ás 5 da matina (no fear). :evil:

Eu gostaria de ter lido isso ontem :facepalm:
:rage: :rage: :rage: :rage: :rage:

Muito bom o artigo :f_thumbsup:

E é bem verdade.. quando estamos cansados o nosso cérebro pregamos partidas lool optimismo?? Talvez.. depois de uma boa noite de sono, analisar o dia anterior é que já não deve ser tão optimista :D

sarvam

Bem interessante este artigo.

Realmente o estudo do cérebro tem evoluído bastante nos últimos tempos. Ainda me lembro de quando era pequeno ( e ainda sou :facepalm: ) se dizer que as células do cérebro, os neurónios, eram sempre a mesma quantidade desde que éramos concebidos até morrermos. Nada mais errado.
Com a evolução das técnicas para estudar o cérebro, descobriu-se que existem células indiferenciadas no cérebro capazes de se tornarem neurónios.
Por exemplo, quando se aprende a tocar piano, as ligações entre os neurónios e a sua quantidade são de uma forma. Quando já sabemos tocar piano e dominamos a sua arte, as ligações e o número de neurónios é totalmente diferente.

A isto chama-se Neuroplasticidade, ou seja, o cérebro tem a capacidade de se alterar conforme a utilização que o damos.

Acho sempre interessante saber um pouco mais como funciona esta "máquina" tão única e poderosa da natureza.
Alguém sabe de mais artigos científicos ou não sobre o cérebro que estejam ligados ao poker ou que a este possam ser aplicados?

Afulibador

Original de sarvam
Bem interessante este artigo.

Realmente o estudo do cérebro tem evoluído bastante nos últimos tempos. Ainda me lembro de quando era pequeno ( e ainda sou :facepalm: ) se dizer que as células do cérebro, os neurónios, eram sempre a mesma quantidade desde que éramos concebidos até morrermos. Nada mais errado.
Com a evolução das técnicas para estudar o cérebro, descobriu-se que existem células indiferenciadas no cérebro capazes de se tornarem neurónios.
Por exemplo, quando se aprende a tocar piano, as ligações entre os neurónios e a sua quantidade são de uma forma. Quando já sabemos tocar piano e dominamos a sua arte, as ligações e o número de neurónios é totalmente diferente.

A isto chama-se Neuroplasticidade, ou seja, o cérebro tem a capacidade de se alterar conforme a utilização que o damos.

Acho sempre interessante saber um pouco mais como funciona esta "máquina" tão única e poderosa da natureza.
Alguém sabe de mais artigos científicos ou não sobre o cérebro que estejam ligados ao poker ou que a este possam ser aplicados?

pqp bixo, achei muito massa uq vc falou sobre o cerebro ;)

entao, se de fato aprendermos novas coisas e utilizarmos "mais" o cerebro.. ele se desenvolve com novas ligações neurais ?!

fantastico isso.

abraaaço!

CALLIBAN

Sinceramente...
Reparem que é "cérebros cansados"...isso não quer dizer que tenha de ser às 5 da manhã para todos...eu por exemplo, vivo mais de noite do que de dia.
Às 5 da manhã, eu estou na maior parte das vezes BEM! (isto se me deitei às 4 da tarde. lol).

E será que não é positivo para os jogadores mais tight que assim começam a jogar mais loose? Eu já fiz aquele call manhoso de madrugada por estar cansado para ver a minha stack dobrar e me colocar na final table...

Achei piada a este artigo, porque eu já tive alguns ITM'S bem interessantes estando de directa...aqui sim, o cérebro está muito cansado. Passar a noite em claro e na noite a seguir, ainda sem dormir, ir jogar um MTT de grande field...

O tufatifa se ler isto pode confirmar. Ele já brincou com isso "estás de directa? Então vais ganhar novamente". lol. Isto pq ele já assistiu a isso.

A minha explicação para isto? Bem, há sempre excepções à regra...Não sou o super-homem, acredito sinceramente que o meu cérebro esteja (obviamente)cansado...mas o que é certo é que quando estou de directa, fico (ainda) mais criativo. Isto sempre aconteceu na minha vida. Escrevi um livro para crianças (...) num noite de dupla directa, por exemplo. lol
Quem já falou comigo quando eu não dormi sabe sozinho dizer que eu não dormi. Fico enérgico em vez de "morto". O meu sentido de humor fica ainda mais apurado (dependendo do ponto de vista. lol) e o meu cérebro anda a mil, estando sempre a ter ideias, a escrever, a falar, sem me calar.
É saudável? Claro que não...Aliás, até me assusta...Pois eu quando tenho de criar algo, faço directa a trabalhar nesse algo...e se no final me começarem a aparecer ideias, eu simplesmente não páro....Já devo ter perdido anos de vida com as minhas directas. lol

nuno21nt

Original de CALLIBAN
Sinceramente...
Reparem que é "cérebros cansados"...isso não quer dizer que tenha de ser às 5 da manhã para todos...eu por exemplo, vivo mais de noite do que de dia.
Às 5 da manhã, eu estou na maior parte das vezes BEM! (isto se me deitei às 4 da tarde. lol).

E será que não é positivo para os jogadores mais tight que assim começam a jogar mais loose? Eu já fiz aquele call manhoso de madrugada por estar cansado para ver a minha stack dobrar e me colocar na final table...

Achei piada a este artigo, porque eu já tive alguns ITM'S bem interessantes estando de directa...aqui sim, o cérebro está muito cansado. Passar a noite em claro e na noite a seguir, ainda sem dormir, ir jogar um MTT de grande field...

O tufatifa se ler isto pode confirmar. Ele já brincou com isso "estás de directa? Então vais ganhar novamente". lol. Isto pq ele já assistiu a isso.

A minha explicação para isto? Bem, há sempre excepções à regra...Não sou o super-homem, acredito sinceramente que o meu cérebro esteja (obviamente)cansado...mas o que é certo é que quando estou de directa, fico (ainda) mais criativo. Isto sempre aconteceu na minha vida. Escrevi um livro para crianças (...) num noite de dupla directa, por exemplo. lol
Quem já falou comigo quando eu não dormi sabe sozinho dizer que eu não dormi. Fico enérgico em vez de "morto". O meu sentido de humor fica ainda mais apurado (dependendo do ponto de vista. lol) e o meu cérebro anda a mil, estando sempre a ter ideias, a escrever, a falar, sem me calar.
É saudável? Claro que não...Aliás, até me assusta...Pois eu quando tenho de criar algo, faço directa a trabalhar nesse algo...e se no final me começarem a aparecer ideias, eu simplesmente não páro....Já devo ter perdido anos de vida com as minhas directas. lol

O texto que prova que poker é sorte