Skip to forum
Notifications
Clear all

Pocket Pairs baixos, dor de cabeça ou lucro ?

13 Posts
5 Users
0 Reactions
1,774 Views
renatopereira123

Bem, gostaria que todos falassem como jogam essas mãos em potes que não são multi-way, coisa mais comum em SH mas que as vezes em fullring, onde o normal e jogar por set-value, também acontece. Vou postar algumas mãos onde fiquei em situações bem desagradáveis pos-flop com esses pp baixos (22-66).
Espero que postem mãos em que passaram por situações semelhantes e assim possamos aprender a jogá-las da melhor maneira possível.
Começo com uma pergunta: Fazem calldown com eles até contra quantos oponentes (se é que fazem) ? E se o board for 2-tone ?

Mãos para analise:

Mão 1:

Preflop: Hero is BTN with 2 2
2 folds, Hero raises, SB folds, BB calls

Flop: (4.4 SB) K 2 J (2 players)
BB bets, Hero raises, BB calls

Turn: (4.2 BB) 3 (2 players)
BB bets, Hero raises, BB calls

River: (8.2 BB) 6 (2 players)
BB bets, Hero calls

Flopamos trips, que beleza! Mas contra esse vilão donkando o flop o turn e o river , podemos foldar facilmente nesse board ?

Mão 2 :

Preflop: Hero is BB with 2 2
2 folds, CO raises, 2 folds, Hero calls

Flop: (4.4 SB) K 5 8 (2 players)
Hero checks, CO bets, Hero calls

Turn: (3.2 BB) J (2 players)

River: (5.2 BB) 8 (2 players)

Vilão tinha stats 40/20/10/50/200 VPIP/PFR/3-bet/Agg%/Mãos
Fazer o calldown ou foldar sempre que não flopar trips?

Mão bônus :

Preflop: Hero is BB with 4 4
MP calls, CO calls, BTN folds, SB completes, Hero checks

Flop: (4 SB) 2 3 7 (4 players)
SB checks, Hero checks, MP checks, CO bets, SB calls, Hero raises, MP calls, CO calls, SB folds

Turn: (5.5 BB) 4 (3 players)
Hero bets, MP folds, CO raises, Hero 3-bets, CO calls

River: (11.5 BB) 9 (2 players)
Hero checks, CO checks

Como jogariam essa mão ?
Stats do vilão: 44/17/22/37/105 VPIP/PFR/3-Bet/Agg%/Mãos

Reply
12 replies
makinazero

boas renato

eu tenho varias linhas, contra maníacos vou de call down, contra passivos tento dar um call down mais barato possível, contra tights gosto de jogar o range deles e ás vezes tentar os fazer largar over cards e algumas PP.

na mão um

sendo a 2 donkbet eu gosto do call down pois temos pot odds para acertar FH, e mesmo vindo um 4 carta de copas penso em dar um call, pois pode haver bluffs e alguns 2 pares que ele beta.

com o raise no turn, temos de foldar o river, pois o nosso raise é para valor e free showdown, fazendo ele a donkbet temos de ver que ele acertou algo e quer tirar valor.

na mão 2
aqui o jogador parece loose, mas tem um valor de raise aceitável, será que ele larga a um check/raise se não acerta em alguma street?
será que ele dá sempre Cbet em todas as streets, ver onde ele é mais fraco, para o tentar explorar.

na mão 3

gosto do check/raise flop, para protegermos a nossa mão e deixar jogadores com Fd e over cards bluffar, temos de ver se temos jogadores agressivos para o fazer.

turn ás vezes gosto de só dar call pois não estou em posição e porque existe possibilidade de ele ter Flush.

river iria jogar check/call pois vejo ele a continuar a agressividade dele com qualquer mão que ele tivesse nas outras streets.

esperar mais comentários do pessoal para ver como eles jogam e para nós discutirmos as linhas.

um conselho é ver estas mãos no equilab ás vezes=)

um abraço
makinazero

Reply
renatopereira123

http://www.pokerstrategy.com/quiz/weekly/773/
Quiz bem interessante de se fazer.

Reply
gusma

Olá !

Vou fazer minha análise das mãos:

1a:

Como o makina já disse , raise turn é por freeSD , uma vez que sua mão aqui não tem mais tanto valor , principalmente com o vilão a donkar flop , turn e river. Nesta situação vc tem um fold difícil no river.

2a:

c/f flop. Board tem overcard , e inúmeras possibilidades de draw. Aqui mesmo que vc esteja à frente no flop , terminará a mão atrás no turn em 50% dos casos. E jogar em uma situação assim até o river é bem complicado.

3a:

fold flop. Board perigoso e multway , não tem porque colocar fichas com uma mão marginal como 44.

Reply
porto2000

boas pessoal

1 mão

call flop, raise turn
na situação como foi jogado: call river vs blufes estupidos e 2 pares. E q muito importante call para informação do vilão

2 mão

call flop (temos 39% eq), call turn (32% eq), call river (8 é blank).

3 mão

fold flop. 3 adversários em conjunto tem "meio baralho" dos outs, quando nos nem 2 outs limpos temos.

boa sorte...))

Reply
Bakano

Original de gusma

Como o makina já disse , raise turn é por freeSD , uma vez que sua mão aqui não tem mais tanto valor , principalmente com o vilão a donkar flop , turn e river. Nesta situação vc tem um fold difícil no river.

Boas,

não percebo esse fold no river ?( então ele sai de donk em todas as streets e de repente vamos pensar que ele agora tem o flush no river? Para estarmos batidos aí é preciso que ele tenha uma mão muito específica, tipo um K ou J com o kicker em copas. Mas para dizer a verdade, essa linha de donk/call todas as streets é típica de fish e já os vi a fazer isso com tudo, desde a nut perfeita até ao maior trash.
Portanto na minha opinião é um insta call 100% das vezes.

raise por free SD no turn?! what? Estão a tentar dizer-me que jogam check behind se vier o 7:s no river ou qualquer outra blank?
Meu, eu até aposto em qualquer se ele der check porque não o vejo a foldar top pair ou mesmo second pair nunca.

acho que estão ambos a precisar de rever esse conceito do raise for free sd :/ Este de certeza que não é um spot para o fazer. O raise no turn é por puro valor.

Abraço,
jm

Reply
Bakano

A segunda mão está totalmente overplayed. Mesmo contra maníaco não podes ir mais longe que o turn. O mais fácil é largar já no flop. Há situações melhores para fazer o call down.
Tens de ver que mesmo que ele não tenha um par, ele pode ter milhentas mãos que têm 10-20 outs contra ti. Portanto para além de pouca jogabilidade, tens também uma equity péssima.
Mesmo contra um leque de 100% duvido que tenhas sequer 50% de equity já no flop. Easy fold.

Abraço,
jm

Reply
Bakano

na terceira mão se a mesa roda em check no flop, tens de estar preparado a jogar c/f no turn. Infelizmente vejo muitos a fazer depois um bet desesperado no turn quando vem uma overcard...
Da mesma maneira que tens de saber largar se houver bet e raise atrás de ti. Também aqui vejo muitos que sem saber bem o que fazer, decidem dar 3-bet ou mesmo cap para "ver o que acontece"...

Da maneira que correu, acho que se pode concordar com o c/r.
Mas o bet/3-bet no turn já é demasiado. O 3-bet seria mais correcto se tivesse havido mais acção em pré-flop e fosse possível pormos o CO num overpair. Como não foi o caso, não restam muitas mãos com que ele faça raise que não o flush, str8 ou no melhor dos casos top pair.
Contra este range prefiro dar apenas o call e tomar uma decisão nova no river. Consoante a carta que vier e o adversário que me enfrenta poderei dar xc ou b/c.

no entanto:

Original de gusma
3a:

fold flop. Board perigoso e multway , não tem porque colocar fichas com uma mão marginal como 44.

esta opção também é mais que viável, e sinceramente, quanto menos entendo o que os adversários estão a fazer (situação muito comum nos micros) mais eu tendo para largar este tipo de mão marginal que nunca nos vai render muito dinheiro. Especialmente contra tantos adversários... há situações bem melhores, e esperar geralmente compensa.

Acho que só a partir de 3/6 é que se torna mais necessário tentar extraír cada cêntimo de valor das nosssas mãos...

Abraço,
jm

Reply
gusma

Original de Bakano

Original de gusma

Boas,

não percebo esse fold no river ?( então ele sai de donk em todas as streets e de repente vamos pensar que ele agora tem o flush no river? Para estarmos batidos aí é preciso que ele tenha uma mão muito específica, tipo um K ou J com o kicker em copas. Mas para dizer a verdade, essa linha de donk/call todas as streets é típica de fish e já os vi a fazer isso com tudo, desde a nut perfeita até ao maior trash.
Portanto na minha opinião é um insta call 100% das vezes.

raise por free SD no turn?! what? Estão a tentar dizer-me que jogam check behind se vier o 7:s no river ou qualquer outra blank?
Meu, eu até aposto em qualquer se ele der check porque não o vejo a foldar top pair ou mesmo second pair nunca.

acho que estão ambos a precisar de rever esse conceito do raise for free sd :/ Este de certeza que não é um spot para o fazer. O raise no turn é por puro valor.

Abraço,
jm

Tenho que concordar.

Analisei a mão mal , e não tinha visto a DB flop , apenas turn e river.

Reply
porto2000

Original de Bakano
A segunda mão está totalmente overplayed. Mesmo contra maníaco não podes ir mais longe que o turn. O mais fácil é largar já no flop. Há situações melhores para fazer o call down.
Tens de ver que mesmo que ele não tenha um par, ele pode ter milhentas mãos que têm 10-20 outs contra ti. Portanto para além de pouca jogabilidade, tens também uma equity péssima.
Mesmo contra um leque de 100% duvido que tenhas sequer 50% de equity já no flop. Easy fold.

Abraço,
jm

finalmente o fórum FL esta animado))) boas...

bakano, estas pronto foldar no flop mão feita vs 100% cbet do CO em HU ? entaõ melhor fazer isso no pre flop. Precisas 50% equity no flop ? mas pokerstrategy ensina-nos que 37% é suficiente para dar call flop vs std opening range.( MyLady17 :Equity Boot Camp)
Turn é dificil e na mesa jogava fold (EV=0). Mas depois de analise vejo que call não é nem um erro, pq ainda temos equity suficiente para jogar call + EV (pelas contas do OnkelHotte :Turnplay OOP without initiative with showdown value).
River call, 8 é blank , escrevemos nots e temos em conta metagame)))

abraços e boa sorte..

Reply
Bakano

Análise interessante, com certeza.

No entanto, para além da eq, existem outros factores importantes que se tem de ter em conta. A "playability" é provavelmente o mais importante de todos, e pares baixos geralmente sofrem muito da falta da mesma.
Como há poucas cartas no turn que realmente nos vão ajudar, e na grande maioria dos turns vamos continuar às cegas, eu recomendo foldar já o flop.
Contra um range de abertura de 40% não vais ter muito mais que os tais 37%, e adicionando a falta de jogabilidade e a má posição, o fold não te vai custar nada.
Se eu tenho uma mão como A:h7:h, por exemplo, posso até ter menos EQ do que com 22, mas pelo menos vou saber melhor onde estou a partir do turn. Se tens o 2:d na mão, a coisa tem bastante melhor aspecto. Para além de teres um pouco mais de equity, a jogabilidade também aumenta um pouco.

Se fosse tudo só pela equity, então poderias defender sempre a big blind com quaisquer duas cartas. Até 72o não é underdog suficiente para que justifique um fold contra um range de abertura do botão ou mesmo do CO. O problema é a jogabilidade, daí o fold: mesmo que acertes um par, nunca vai ser top par, mesmo que tenhas a melhor mão no flop, vai haver muitos turns que não vais gostar, quase nunca vais ter um bom redraw etcpp. Dá para entender o que quero dizer?

Continuando: Para além do Js ajudar mais o outro que nós, o facto do vilão dar mais um bet não facilita nada. Ajustando o leque dele (sim, porque não podemos partir do princípio que ele dá _sempre_ bet no turn), vamos mais uma vez estar no máximo break even. Mais uma vez descontando a posição, a jogabilidade, e até o rake, não vejo como possa ser recomendável dar mais um call no turn (admito que é uma decisão menos clara do que eu pensei à primeira vista, mesmo assim continuo a não achar que seja bom dar esse call).

Depois no river o call é obrigatório claro, já que até aqui chegámos... Um par na mesa é a segunda melhor coisa que poderia vir no river, sendo o 2 a melhor, claro.

Abraço,
jm

Reply
Bakano

Original de porto2000

bakano, estas pronto foldar no flop mão feita vs 100% cbet do CO em HU ? entaõ melhor fazer isso no pre flop.

os 100% foram só um exemplo para demonstar quão fraco é a nossa mão.
E foldar pré não é a melhor ideia, já que há muitos flops que NÃO incluem um 2 e que mesmo assim são bons.
Pode até vir um flop tipo A73 rainbow - se dás check/raise neste flop ficas logo a saber onde estás na mão. Ou ganhas já o pote, ou ele dá call e tu passas a c/f. Aliás - uma jogada que até recomendo contra TAGs e LAGs que não são maniacos, dependendo da posição em que eles abriram, claro.

Reply
porto2000

boas bakano, percebo da tua linha de pensamento... O meu 2º post neste tópico foi não concordância com "totalmente overplayed".

Dar call flop/turn é marginal, mas esta linha não pode ser desperdiçada e pelo menos tem que ser bem analisada.

Importante, ter e perceber bem razões de cada jogada.

Por exemplo:

1. linha fold:
- nos não investimos mais dineiro na mão marginal e garantimos EV=0 contra mãos fortes do CO;
- asseguramos-nos do tilt no caso de CO aceita 1 dos 6, ou 1 dos 3)) outs no river (p.e. A7 ou Ac2c);
- ext. (podem continuar dar mais razões...)

2. linha call:
- provavelmente nos jogamos ainda + EV;
- nos vamos ter informação do CO , p.e. será que ele vai betar no river AQ virando a mão em bluf ou joga std chbh (cuidado aqui, no caso de AK informação = 0);
- já temos o plano para próximas jogadas com low pp, Ax e ext.;
- mostramos ao CO que ele pode abrir o range dos valuebets e que não pode fazer reblufes (não valido para os todos tipos adversários);
- ext. (continuam p.f.)

abraços e boa sorte...)))

Reply