Saltar para o fórum
Cultura luso-brasil...

Notificações
Limpar tudo

Cultura luso-brasileira

43 Mensagens
15 Utilizadores
0 Reações
5,734 Visualizações
Mennck
Membro desde: 25.06.2008
Oldschool Grinder

Boas amigos brasileiros e lusitanos, creio que uma das melhores coisas desse fórum da pokerstrategy é a possibilidade de interação entre nossos países. Esses dias estava ouvindo uma música e me dei conta que não conheço quase nada da cultura portuguesa.

Por isso pensei em criar um tópico onde possamos postar tudo quanto é cultura dos dois países - vale tudo, incluindo artistas bem conhecidos e renomados (mesmo que ultrapassados e especialmente engraçados) pois creio que muitos conheçam tão pouco como eu.

Vou começar com a música que me deu a ideia de criar esse tópico (amigos portugueses levem na esportiva :D)

Responder
Citar (Quote)
42 respostas
brunomp
Membro desde: 17.07.2008
PokerStrategist

heheheh

btw, nice topic, até pq o brasil foi colonizado pelos tugas

Responder
Citar (Quote)
Mennck Autor do tópico
Mennck
Oldschool Grinder

huahuaha, começou estragando a nossa imagem de cara :coolface:

esse cara é foda:

Responder
Citar (Quote)
JorgeTeixeira
Membro desde: 01.11.2008
Oldschool Grinder

Bom tópico!

Aqui vai a minha primeira contribuição:

:fdrink

Responder
Citar (Quote)
Sappuris
Membro desde: 12.12.2011
PokerStrategist

Aproveitando o tópico para dizer que hoje, 21 de maio, celebra-se o Dia da Língua Nacional, que no caso de Portugal e Brasil (há controvérsias) é a gloriosa língua de Camões. Tratemos bem nosso querido idioma, por favor.

Cá nesta Babilónia

Cá nesta Babilónia, donde mana
Matéria a quanto mal o mundo cria;
Cá, onde o puro Amor não tem valia,
Que a Mãe, que manda mais, tudo profana;

Cá, onde o mal se afina, o bem se dana,
E pode mais que a honra a tirania;
Cá, onde a errada e cega Monarquia
Cuida que um nome vão a Deus engana;

Cá, neste labirinto, onde a Nobreza,
O Valor e o Saber pedindo vão
Às portas da Cobiça e da Vileza;

Cá, neste escuro caos de confusão,
Cumprindo o curso estou da natureza.
Vê se me esquecerei de ti, Sião!

Luís Vaz de Camões, in "Sonetos"

Spoiler

Mais conserteza vai apareçe augum anaufabéto que naum si isforsa o minimo pra aprende noço indioma. A muito tempo qui agente perçebi um total descazo com o portugeis na internete.

Responder
Citar (Quote)
JorgeTeixeira
Oldschool Grinder

:nh :nh

Responder
Citar (Quote)
Theused111
Membro desde: 24.07.2010
PokerStrategist

Antonio variações, grande artista português.. Salvo o erro, primeiro famoso português a morrer de SIDA (AIDS no brasil)...

Responder
Citar (Quote)
Fisher429
Membro desde: 29.04.2012
PokerStrategist

Já que estamos numa de Camões, e História também é cultura, fica aqui umas estrofes do, provavelmente, mais reconhecido episódio d'Os Lusíadas.

Tirar Inês ao mundo determina,
Por lhe tirar o filho que tem preso,
Crendo co sangue só da morte indina
Matar do firme amor o fogo aceso.
Que furor consentiu que a espada fina
Que pôde sustentar o grande peso
Do furor Mauro, fosse alevantada
Contra ũa fraca dama delicada?

Este episódio descreve a mais conhecida história de amor da História portuguesa.
D. Afonso IV, rei, queria casar o príncipe D. Pedro, mas este não queria pois estava apaixonado pela amante Inês.
O rei acabou por mandar matar Inês "só por ter sujeito O coração a quem soube vencê-la".
D. Pedro vingou-se dos carrascos da amada e depois de se tornar Rei, tornou também Rainha D. Inês, "a mísera e mesquinha, que despois de morta foi rainha".

:D :D

Responder
Citar (Quote)

Eu estive essa semana pensando num tópico parecido com esse, não exatamente sobre música e literatura mas sim de marcas que temos em comum porém com nomes diferentes.

Por exemplo:

No Brasil...

Em Portugal...

Responder
Citar (Quote)
Theused111
PokerStrategist

Original de Risoflora
Eu estive essa semana pensando num tópico parecido com esse, não exatamente sobre música e literatura mas sim de marcas que temos em comum porém com nomes diferentes.

Por exemplo:

No Brasil...

Em Portugal...

Isso tem a haver com a OLA ter 1 nome distinto para cada pais... E gelados tb podem variar... Tens tb marcas como a Volkswagen que tem modelos no brasil q n existem em portugal xD

Responder
Citar (Quote)

Original de Theused111

Isso tem a haver com a OLA ter 1 nome distinto para cada pais... E gelados tb podem variar... Tens tb marcas como a Volkswagen que tem modelos no brasil q n existem em portugal xD

Não é bem cada país, tem países que tem o mesmo nome...

Tem a Opel também, que aqui é Chevrolet...

Responder
Citar (Quote)
Mennck Autor do tópico
Mennck
Oldschool Grinder

Opa, bem legal os posts, podem postar todo tipo de coisa que envolvam nossos países, afinal quase tudo é cultura :)

Gostei dos artistas portugueses... muito bom :nh

Camões é um gênio da língua portuguesa, o auto da barca do inferno é bem divertido :f_thumbsup:

Vou deixar aqui a banda brasileira mais engraçada que já existiu, os Mamonas Assassinas. Eles tiveram uma ascensão muito rápida, fizeram muito sucesso na curta trajetória que tiveram, morreram no auge num acidente de avião em 96 que parou o Brasil. As músicas tem letras meio pesadas e a toda a criançada sabia cantar (eu, inclusive):

E pros brasileiros fica o Roberto Leal, as músicas dele tem o ritmo dessa música dos mamonas:

Responder
Citar (Quote)
Theused111
PokerStrategist

Original de Mennck
Opa, bem legal os posts, podem postar todo tipo de coisa que envolvam nossos países, afinal quase tudo é cultura :)

Gostei dos artistas portugueses... muito bom :nh

Camões é um gênio da língua portuguesa, o auto da barca do inferno é bem divertido :f_thumbsup:

Vou deixar aqui a banda brasileira mais engraçada que já existiu, os Mamonas Assassinas. Eles tiveram uma ascensão muito rápida, fizeram muito sucesso na curta trajetória que tiveram, morreram no auge num acidente de avião em 96 que parou o Brasil. As músicas tem letras meio pesadas e a toda a criançada sabia cantar (eu, inclusive):

E pros brasileiros fica o Roberto Leal, as músicas dele tem o ritmo dessa música dos mamonas:

Tanto Mamonas Assassinas como Roberto Leal são altamente conhecidos em Portugal também, Portugal "absorve" bastante da cultura brasileira, até porque se estiveres atento à vida de muitos artistas brasileiros como (p.e.) Gabriel o Pensador, eles também gostam muito de Portugal por ser sempre muito bem acolhido e ter muitos fãs (incluindo eu próprio :] )

ps: mamonas é MITICO :f_thumbsup: :f_thumbsup:

Responder
Citar (Quote)
DonCorleoPT
Membro desde: 22.05.2009
PokerStrategist

Original de Risoflora

Original de Theused111

Não é bem cada país, tem países que tem o mesmo nome...

Tem a Opel também, que aqui é Chevrolet...

Responder
Citar (Quote)
thegreatmazinga
Membro desde: 29.02.2008
Oldschool Grinder

Esse bongade é o nutz :) este scolari também tem um engraçado nesta temática

Responder
Citar (Quote)
JorgeTeixeira
Oldschool Grinder

Original de Mennck

Não sei se era esse o ponto que querias passar, mas o Auto da Barca do Inferno não foi escrito por Camões, mas sim por Gil Vicente. :P

Responder
Citar (Quote)
Mennck Autor do tópico
Mennck
Oldschool Grinder

Original de JorgeTeixeira

Original de Mennck

Não sei se era esse o ponto que querias passar, mas o Auto da Barca do Inferno não foi escrito por Camões, mas sim por Gil Vicente. :P

verdade hahahaha... meu erro, faz tanto tempo que eu li que acabei confundindo :roto2:

@theused: legal saber que uma parte daqui se exporta pra Portugal, isso me fez lembrar um texto que li um tempo atrás, que a cultura do Brasil é exportada para américa latina mas o inverso não ocorre... importamos muito pouco da cultura lusitana/latino americana aqui, em compensação importa-se cultura até demais dos ianques _confused:

Responder
Citar (Quote)
Moderador
aedigao
Membro desde: 28.09.2011
PokerStrategist

vou chegar com os 2 pes.

FEIJOADA

na feijoada tem:
-feijao :coolface:
-paio
-pedaços de carne de porco (costelinha, joelho, pé, bacon :megusta , etc)
-carne seca (alguns dizem carne de sol)
-temperos como folha de louro, alho e cebola fritos em oleo, e sal
*é feito com bastante caldo, de modo que o sabor de tudo forme um caldo saboroso.

acompanhamentos:
-farofa
-couve
-torresmo
-arroz
-pimenta dedo de moça
-mandioca frita (alguns dizem aipim)

sobremesa:
-laranja pra fazer a digestão ;)

Responder
Citar (Quote)
Theused111
PokerStrategist

Infelizmente existe também quem importe as coisas más dai, como por exemplo isto:

:facepalm:

Responder
Citar (Quote)
JorgeTeixeira
Oldschool Grinder

Original de Mennck
verdade hahahaha... meu erro, faz tanto tempo que eu li que acabei confundindo :roto2:

:roto2: :roto2: Os outros Autos de Gil Vicente também são muito bons! ;)

Original de Mennck
@theused: legal saber que uma parte daqui se exporta pra Portugal, isso me fez lembrar um texto que li um tempo atrás, que a cultura do Brasil é exportada para américa latina mas o inverso não ocorre... importamos muito pouco da cultura lusitana/latino americana aqui, em compensação importa-se cultura até demais dos ianques _confused:

Pegando no exemplo de Mamonas Assassinas... já não os ouvia há mais de 15 de anos (assim por alto), mas ouvi-os tanto quanto era uma criança, que juro que até estava na ideia de que eles eram portugueses! :roto2:

Boa contribuição, aedigao! :] :]

Responder
Citar (Quote)