Saltar para o fórum
Entre 1959 e 2011.....

Notificações
Limpar tudo

Entre 1959 e 2011...houve a MUTAÇÃO!

48 Mensagens
17 Utilizadores
0 Reações
7,006 Visualizações
GOBBATO
Membro desde: 11.03.2009

.
Cenário 1: João não fica quieto na sala de aula. Interrompe e perturba os colegas.
· Ano 1959: É mandado à sala da diretoria, fica parado esperando 1 hora, vem o diretor, lhe dá uma bronca descomunal e até umas reguadas nas mãos e volta tranqüilo à classe. Esconde o fato dos pais com medo de apanhar mais. Pronto.

· Ano 2011: É mandado ao departamento de psiquiatria, o diagnosticam como hiperativo, com transtornos de ansiedade e déficit de atenção em ADD, o psiquiatra receita Rivotril. Transforma-se num zumbi. Os pais reivindicam uma subvenção por ter um filho incapaz e processam o colégio.

Cenário 2: Luis, de sacanagem quebra o farol de um carro, no seu bairro.
· Ano 1959: Seu pai tira a cinta e lhe aplica umas sonoras bordoadas no traseiro. A Luis nem lhe passa pela cabeça fazer outra nova "cagada", cresce normalmente, vai à universidade e se transforma num profissional de sucesso.

· Ano 2011: Prendem o pai de Luis por maus tratos. O condenam a 5 anos de reclusão e, por 15 anos deve abster-se de ver seu filho. Sem o guia de uma figura paterna, Luis se volta para a droga, delinqüe e fica preso num presídio especial para adolescentes.

Cenário 3: José cai enquanto corria no pátio do colégio, machuca o joelho. Sua professora Maria, o encontra chorando e o abraça para confortá-lo...
· Ano 1959: Rapidamente, João se sente melhor e continua brincando.

· Ano 2011: A professora Maria é acusada de não cuidar das crianças. José passa cinco anos em terapia pelo susto e seus pais processam o colégio por danos psicológicos e a professora por negligência, ganhando os dois juízos. Maria renuncia à docência, entra em aguda depressão e se suicida...

Cenário 4: Disciplina escolar
· Ano 1959: Fazíamos bagunça na classe... O professor nos dava uma boa "mijada" e/ou encaminhava para a direção; chegando em casa, nosso velho nos castigava sem piedade e no resto da semana não incomodávamos mais ninguém.

· Ano 2011: Fazemos bagunça na classe. O professor nos pede desculpas por repreender-nos e fica com a culpa por fazê-lo. Nosso velho vai até o colégio dar queixa do professor e para consolá-lo compra uma moto para o filhinho.

Cenário 5: Horário de Verão.
· Ano 1959: Chega o dia de mudança de horário de inverno para horário de verão. Nada acontece.

· Ano 2011: Chega o dia de mudança de horário de inverno para horário de verão. A gente sofre transtornos de sono, depressão, falta de apetite, nas mulheres aparece até celulite.

Cenário 6: Fim das férias.
· Ano 1959: Depois de passar férias com toda a família enfiados num Gordini ou Fusca, é hora de voltar após 15 dias de sol na praia. No dia seguinte se trabalha e tudo bem.

· Ano 2011: Depois de voltar de Cancun, numa viagem 'all inclusive', terminam as férias e a gente sofre da síndrome do abandono, "panic attack", seborréia, e ainda precisa de mais 15 dias de readaptação...

Cenário 7: Saúde.
· Ano 1959: Quando ficávamos doentes, íamos ao INPS aguardávamos 2 horas para sermos atendidos, não pagávamos nada, tomávamos os remédios e melhorávamos.

· Ano 2011: Pagamos uma fortuna por plano de saúde. Quando fazemos uma distensão muscular, conseguimos uma consulta VIP para daqui a 3 meses, o médico ortopedista vê uma pintinha no nosso nariz, acha que é câncer, nos indica um amigo dermatologista que pede uma biópsia, e nos indica um amigo oftalmologista porque acha que temos uma deficiência visual. Fazemos quimioterapia, usamos óculos e depois de dois anos e mais 15 consultas, melhoramos da distensão muscular.

Cenário 8: Trabalho.
· Ano 1959: O funcionário era "pego" cera (fazendo nada). Tomava uma regada do chefe, ficava com vergonha e ia trabalhar.

· Ano 2011: O funcionário pego "desestressando" é abordado gentilmente pelo chefe que pergunta se ele está passando bem. O funcionário acusa-o de bullying e assédio moral, processa a empresa que toma uma multa, o funcionário é indenizado e o chefe é demitido.

Cenário 9: Assédio.
· Ano 1959: A colega gostosona recebe uma cantada de Ricardo. Ela reclama, faz charminho mas fica envaidecida, saem para jantar, namoram e se casam.

· Ano 2011: Ricardo admira as pernas da colega gostosona quando ela
nem está olhando, ela o processa por assédio sexual, ele é condenado a
prestar serviços comunitários. Ela recebe indenização, terapia e proteção
paga pelo estado.

Cenário 10: Comportamento.
Ano 1959: Homem fumar era bonito, dar o rabo era feio.
Ano 2011: Homem fumar é feio, dar o rabo é bonito.

Pergunta-se:

EM QUE MOMENTO FOI, ENTRE 1959 E 2011, QUE NOS TRANSFORMAMOS NESTE BANDO DE BOSTAS?

Responder
Citar (Quote)
47 respostas
marcnirvana
Membro desde: 15.04.2009

excelente.

Responder
Citar (Quote)
TOSGA
Membro desde: 21.11.2011

uuuuuhhhouuuuuuu............................!!!!

Responder
Citar (Quote)

gostei

Responder
Citar (Quote)
Haduwig
Membro desde: 18.06.2010

HUHAUAHUAHAUHAUHAH.

Sem querer ser chato. Esse INPS é de Portugal? Porque o do Brasil foi fundado em 1966.

Responder
Citar (Quote)
GOBBATO Autor do tópico
GOBBATO

Original de Haduwig
HUHAUAHUAHAUHAUHAH.

Sem querer ser chato. Esse INPS é de Portugal? Porque o do Brasil foi fundado em 1966.

:f_thumbsup:
Sem problema, vero... INPS apenas como figura de linguagem para falar da SAÚDE.

INPS. HISTÓRIA DA SEGURIDADE BRASILEIRA

Poderia ter chamado de INAMPS, SUS, (é figurativo apenas)

...Primeiro Momento

...do anterior a 1990, o Conselho Nacional de Saúde - CNS era um órgão consultivo do Ministério da Saúde, cujos membros eram indicados pelo Ministro de Estado. Foi instituído pela Lei n.° 378, de 13 de janeiro de 1937, que reformulou o Ministério da Educação e Saúde Pública, e debatia apenas questões internas. Nesse período, o Estado não oferecia assistência médica, a não ser em casos especiais, como tuberculose, hanseníase e doença mental.

Com a separação do Ministério da Saúde e da Educação, o CNS foi regulamentado pelo Decreto n.° 34.347, de 8 de abril de 1954, com a função de assistir ao Ministro de Estado na determinação das bases gerais dos programas de proteção à saúde. O CNS era composto por 17 membros e as funções de secretaria eram exercidas por servidores do próprio Ministério da Saúde.

Em 1959, o Decreto n.° 45.913 aumentou o número de conselheiros para 24.... Poderiam se chamar nesta época o "Sistema de Saúde.

Pesquisando pode se encontrar também:
HISTÓRIA DAS POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL
Uma pequena revisão
Marcus Vinícius Polignano

Responder
Citar (Quote)
rafaelaugustop
Membro desde: 29.01.2008

Original de GOBBATO

Original de Haduwig
HUHAUAHUAHAUHAUHAH.

...Primeiro Momento

...do anterior a 1990, o Conselho Nacional de Saúde - CNS era um órgão consultivo do Ministério da Saúde, cujos membros eram indicados pelo Ministro de Estado. Foi instituído pela Lei n.° 378, de 13 de janeiro de 1937, que reformulou o Ministério da Educação e Saúde Pública, e debatia apenas questões internas. Nesse período, o Estado não oferecia assistência médica, a não ser em casos especiais, como tuberculose, hanseníase e doença mental.

Com a separação do Ministério da Saúde e da Educação, o CNS foi regulamentado pelo Decreto n.° 34.347, de 8 de abril de 1954, com a função de assistir ao Ministro de Estado na determinação das bases gerais dos programas de proteção à saúde. O CNS era composto por 17 membros e as funções de secretaria eram exercidas por servidores do próprio Ministério da Saúde.

Em 1959, o Decreto n.° 45.913 aumentou o número de conselheiros para 24.... Poderiam se chamar nesta época o "Sistema de Saúde.

Uma pequena revisão

1959 - Alguém contava uma piada, todos riam e contar para os amigos para eles rirem também.

2012 - Tudo que é escrito em um fórum ou contado tem alguém com uma lupa pra ver se tudo está certo, se não estiver vamos mostrar o quanto sabemos, colocado datas sem nenhuma interferência no assunto e desviando o tópico do assunto inicial.

Responder
Citar (Quote)
rafaelaugustop
Membro desde: 29.01.2008

Dá pra fazer uma outra com o que eu disse.

Responder
Citar (Quote)
Haduwig
Membro desde: 18.06.2010

Original de rafaelaugustop

Original de GOBBATO

Original de Haduwig
HUHAUAHUAHAUHAUHAH.

...Primeiro Momento

Uma pequena revisão

1959 - Alguém contava uma piada, todos riam e contar para os amigos para eles rirem também.

2012 - Tudo que é escrito em um fórum ou contado tem alguém com uma lupa pra ver se tudo está certo, se não estiver vamos mostrar o quanto sabemos, colocado datas sem nenhuma interferência no assunto e desviando o tópico do assunto inicial.

Precisou de Lupa não, eu trabalho no INSS. :coolface:

Responder
Citar (Quote)
riprlz
Membro desde: 06.11.2007

Eu acho que alem de exemplos extremos de como se faz hoje o personagem dos exemplos de 1959 é filho de uma típica família conservadora de classe média da época.
Fica muito diferente a realidade da ralé de hoje e dessa época, é mais facil desdenhar de auxilio social e psicológico, desdenhar da aplicação de leis contra violência doméstica, contra direitos humanos e individuais e etc quando se está acima daquele que realmente sofre.

Tu realmente acha que o "pai do Luis" que é preso por maltratos e o Luis que cai no crime e nas drogas por causa da infância conturbada e sem perspectivas de futuro é do mesmo grupo socioeconomico do Pai e Luis que em 59 toma cintada e depois cresce e vira profissional de sucesso ?

Responder
Citar (Quote)
Adriano87
Membro desde: 29.03.2008

"Before you go and criticize the younger generation, just remember who raised them." ("Antes de criticar a geração mais jovem, apenas lembre-se de quem os criou.")

Responder
Citar (Quote)
Gonira
Membro desde: 27.02.2008

Original de riprlz
Eu acho que alem de exemplos extremos de como se faz hoje o personagem dos exemplos de 1959 é filho de uma típica família conservadora de classe média da época.
Fica muito diferente a realidade da ralé de hoje e dessa época, é mais facil desdenhar de auxilio social e psicológico, desdenhar da aplicação de leis contra violência doméstica, contra direitos humanos e individuais e etc quando se está acima daquele que realmente sofre.

Tu realmente acha que o "pai do Luis" que é preso por maltratos e o Luis que cai no crime e nas drogas por causa da infância conturbada e sem perspectivas de futuro é do mesmo grupo socioeconomico do Pai e Luis que em 59 toma cintada e depois cresce e vira profissional de sucesso ?

o senhor está fazendo um ensaio de artigo sociológico dissertando a inexatidão de uma piada de internet?
REALLY??
:nh

lol, muito bom o texto

Responder
Citar (Quote)
riprlz

Original de Gonira

Original de riprlz

o senhor está fazendo um ensaio de artigo sociológico dissertando a inexatidão de uma piada de internet?
REALLY??
:nh

lol, muito bom o texto

A característica intrínseca de uma piada é zombar de algo ou de alguém e geralmente de forma preconceituosa.

As pessoas utilizam-se de características estereotipadas de alguns grupos sociais para fazerem piadas deles, como dizerem que loira é burra, que "turco" é mão-de-vaca, que argentino "tem que se foder" e etc.

Porem eu não acho uma piada justa zombar de um grupo menos favorecido que o seu, esses tipos de piada perdem a graça e ao invés de uma peça de humor se transforma em um comentário soberbo, maldoso e de extremo mau gosto.

Não é a piada por si só que faz ela ser socialmente aceita ou não, os interlocutores e o contexto devem ser levados em conta.
Um humorista branco fazendo piada de negro é geralmente de extremo mal gosto, mas o chris rock faz piada de negro da periferia e é engraçado, ele pode fazer.
Uma pessoa em perfeitas condições de saúde fazendo piada de doentes e debilitados e grosso e ofensivo, mas se tu ver um vídeo do Josh Blue no youtube as piadas dele são boas e engraçadíssimas, mas ele pode.

To make a long story short, eu acredito ser algo soberbo, maldoso e arrogante rico fazendo piada com pobre.

E o pior de tudo tudo é que se fosse só pela piada tava de boa, o problema é que pra muita muita gente não é só piada, é um real sentimento.

Responder
Citar (Quote)
ruuuic
Membro desde: 01.11.2010

Original de riprlz
Um humorista branco fazendo piada de negro é geralmente de extremo mal gosto, mas o chris rock faz piada de negro da periferia e é engraçado, ele pode fazer.
Uma pessoa em perfeitas condições de saúde fazendo piada de doentes e debilitados e grosso e ofensivo, mas se tu ver um vídeo do Josh Blue no youtube as piadas dele são boas e engraçadíssimas, mas ele pode.

To make a long story short, eu acredito ser algo soberbo, maldoso e arrogante rico fazendo piada com pobre.

Porquê? Um pobre fazer piadas sobre ricos é ofensivo?
Eu acho piada a anedotas racistas e xenófobas no entanto sou tudo menos racista. E também sou da opinião que há muita anedota para fazer com doenças (adorei a personagem do ricky gervais na série Louie em que ele é médico e está constantemente a diagnosticar cancro e sida aos seus amigos na brincadeira).

Responder
Citar (Quote)
riprlz

Pobre fazer piada de rico não é ofensivo pq o rico ta num grupo social bem mais favorecido que o pobre.

Piada depende do contexto, o cara postou o tópico no 'bate-papo' e não no 'humor', no formato que ele ta escrito é basicamente uma crítica de um indivíduo conservador à sociedade atual levando em conta a transformação que ela sofreu, que difere da visão dele de como a mesma deveria se comportar.
Quem tá vendo 'piada' e 'humor' são vocês, eu vejo uma crítica.

Responder
Citar (Quote)
ruuuic
Membro desde: 01.11.2010

Então eu percebi tudo mal. NP

Responder
Citar (Quote)

Muito bom GOBBATO :fdrink

Responder
Citar (Quote)
GOBBATO Autor do tópico
GOBBATO

Efetivamente este ´post` não é uma piada. E muito menos uma crítica às famílias, nem antigas nem atuais.

Analiso como, exclusivamente, numa crítica ao governo. Que foi incapaz de gerir e delegar ações para as famílias terem condições de vida digna.

A minha família também era humilde e eu apanhei por minhas rebeldias e atitudes de criança. E mesmo assim não fiquei revoltado e nem me marginalizei, muito pelo contrário entendi que para todo ato existe uma consequência: Regras de convivência social.

Por mais que os 'governos' tenham sua parcela de culpa e responsabilidade sobre isto, todos os 'homens' têm personalidades únicas e são livres para fazerem suas escolhas.

A todo instante ouvimos histórias de pessoas que sairam de situações de extrema miséria e alto risco social, comendo lixo no meio de moscas e animais e, mesmo assim progrediram na vida, revertendo assim sua situação.

Logo, por mais que o governo não nos dê condições, a sociedade também tem sua parcela de culpa, a capacidade de "correr atrás" de nossos objetivos está dentro de cada ser humano.

Obs: Ahhhhh !!! Não sou rico. A cada dia dou o meu suor para poder sobreviver neste mundo captalista. E não estou no topo da "pirâmide".
Ainda.

Para pensar.

"Quem ganha para o que come não come o pão de ninguém. Quem ganha mais do come, sempre come o pão de alguém"

Tem muita gente que ganha muito, mas também ajuda muito o próximo, seja com projetos sociais, doações ou trabalhos comunitários... como existem os que não ajudam ninguém...

Responder
Citar (Quote)

Não quero "tomar partido", Gobbato e riprlz não são vilão e mocinho e vice-versa.
Achei muito interessante a perspectiva do riprlz, é principalmente pelo especto da grande maioria da sociedade não ter esse discernimento, ou seja, os receptores da informação são muito falhos, sendo assim tendenciosos, cabe ao emissor suprir a ineficiência desse sistema exteriorizando suas ideias de forma solúvel.
É importante criticar a maquina publica, como disse o Gobbato o povo tem sua parcela de culpa. A questão é que criticar é muito pouco, essa parcela corresponde a maior parte da culpa. É o conformismo do povo que permite que o sistema publico esteja da forma como se encontra.

Eu não tenho moral para criticar uma frase de essência "conservadora";
"Ano 2011: Homem fumar é feio, dar o rabo é bonito."
As vezes me flagro fazendo piadas dessa estirpe, eu NÃO sou homofóbico,
a questão do homossexualismo é complexa e no minimo discutível, é muito obvio que não se deve ter preconceito, o que não é muito evidente é o fato de não se poder criticar. Quem falou que não se pode criticar o homossexualismo? Porque não?

obss: Eu tenho amigos gays, conheço muita gente boa, tive professores, pessoas que me influenciaram positivamente.

Responder
Citar (Quote)
jukitas
Membro desde: 02.03.2010

tb n axo q seja nenhuma piada, apenas axo uma perspectiva de uma pessoa conservadora sem consideraçao nem noçao nenhuma de direitos humanos e liberdades e garantias ;

O cenário 1.1 também não tinha nada a ver com nada "leva umas reguadas", mas o que é isso?
E a dignidade?

O 1.2 muito menos - cada um é como é, ninguém é obrigado a moldar-se à sociedade;

O cenário 2.1 - igual ao 1.1 "porrada de cinta" omg
O cenário 2.2 - pois, até pode sim haver motivo para o pai ser censurado pela comunidade,
nada disso tem a ver com o que o filho vai fazer, se vai para a droga ou não vai - pode
tornar-se um profissional de sucesso na mesma. o educar um filho nao é como treinar um cao ax pexoas n sao objetox sao livres a nascença

O cenario 3.1... algo normal nao... confortar uma criança
o 3.2- pois é... dever de garante - existe no direito penal aos anos- é velhinho como quase o cagar. Seria o + prox.

o 4 seria assim e ainda pode ser - ixo e culpa dos pais sim..

o 5--6 lol - ya ate é uma piada

7...lol " " " "

o 9 ja houve homens que fizeram isso.. lol e acontece sim...

o 10... whatever... dar o cu nao dar, cada um faz o que quer. . . mas alguem tem o dto de mandar em alguem de q n se pode dar o cu ou se pode !!?! wtf

n axo k tenha sido para mto pior mas whatever...

visao retrogada como disse em cima,. etc etc

- Educação a cinto sem respeito pelos direitos humanos;
- Omissões de deveres;
- Obrigatoriedade das pessoas se moldarem a determinada idologia;
- Desprezo a quem n se vendeu a sociedade actgual e nao é carneirinho.. etc.

Axu k mudou foi para melhor se era axim...

mas era uma piada... mas nao é nao pelo menos para mim n, deve ser para os saudosistas do passado bem

q se lixe tem partes engraçadas até :P

Responder
Citar (Quote)