Original de Bakano
que decepção
Já conheço estes há muitos anos, inclusivé tinha um livro cheio de imagens destas. Tentei tudo, todas as tácticas, passe muitas horas à frente, e nunca consegui ver nada
Todos falavam disso e eu sem conseguir ver patavina.
Ou é um problema meu, ou então este é um dos maiores levels da história humana (do tipo "o rei vai nú") ^^
É difícil porque tens que conseguir educar o teu cérebro para te deixar focar o olhar num ponto que não faz sentido. No dia a dia, se tu olhas para o computador, os teus olhos fixam-se na profundidade certa para estares a ver o ecrã, perfeitamente focado. Se no momento seguinte, com um movimento mínimo, olhas para a parede, vários metros atrás do ecrã do computador, nem te apercebes de nada mas alteras de imediato a convergência dos teus olhos para fixar com nitidez a imagem da parede. Isto é tudo automático e involuntário. Para ver um estereograma é preciso olhar para a imagem focando um ponto fora do plano desta! (mais à frente ou mais atrás). Isto é contra a lógica do nosso sistema visual e por isso é que é tão difícil.
Eu descobri os estereogramas por acidente, numa parede com um padrão quadriculado de azulejos quando era puto, num atelier de tempos livres, enquanto estava feito parvo com outros putos todos a torcer os olhos, e de repente, a parede pareceu ficar mais próxima de nós e possível de atravessar com as mãos. Foi grande trip e começámos a fazê-lo constantemente. Depois quando me apareceram os estereogramas propriamente ditos tive alguma facilidade em apanhar o jeito.
Hoje, no entanto, já não vejo nenhum há anos e as ultimas vezes que tentei, apesar de saber o que tenho de fazer, falhei miseravelmente no combate contra os meus automatismos visuais =(