Lol... antigamente qdo jogava so pela diversao/paixao, era considerado viciado (...o nosso filho foi apanhado nas teias do jogo... temos de o ajudar a sair disso) pela perspectiva tradicional com que encaravam este jogo, e obviamente nao estavam receptivos a qq tipo de dialogo relativo ao poker.
Qdo agora me decidi dedicar ao poker agora... Lololol foi complicado ao principio. Penso que pela parte do meu pai foi... desilusao mesmo (pela educacao tradicional do meu pai ..."nunca jogar a $"... "na vida e preciso fazer sacrificios e ou estudo ou trabalho... etc") algo que me foi sempre incutido desde pequeno. Pela minha mae, mistura de tristeza com curiosidade (algo dentro do campo : o que e que se passou na cabeça dele!?)
Dai no inicio principalmente, e hoje em dia ter mto cuidado e mm mta disciplina dentro e fora das mesas, e ser exageradamente defensivo em relacao a minha carteira. 0.10/0.25 da-me garantia de lucro diario, e na pior das hipoteses garantia de X$ minimo bastante razoavel num final de mes.
Sempre que tive abertura da parte da familia para falar de poker desbobinava toda a info. que podia... blabla Roi´s, blabla lucros medios por hora, blabla experiencia, blabla praticamente impossivel nao ganhar menos que X, blabla nao tem nada a ver com sorte a longo prazo porque... , blabla como sabem sempre fui competidor, nisto e naquilo... blabla e a minha paixao e pelo menos quero saber ate que ponto sou bom nisto... etc...
Num e facele, por experiencia propria axo que, ou as pessoas estao receptivas ou no minimo curiosas, e sao racionais para assimilar este tipo de informacao de poker, ou nem merece a pena tentar! Mais complicado ainda com familiares que nos amam e querem o melhor pra nos.
Pela minha postura nestes meses a varios niveis, e tb pela demonstracao de resultados o choque inicial e indignacao foi trocado por tolerancia (mais pela parte da mae... que ve e ouve o filho feliz), mas claro, e um processo lento.
Resultado : Se para ir ao meu 1º evento ao vivo tive de omitir a familia o que ia fazer (se bem que nao gosto de omitir e sao mto raras as Xs que nao sou sincero... "Fora das mesas de poker
) ... por outro lado tb n menti... disse-lhes que ia passar o fds a espinho... fui sincero :P. No Main event de Dezembro convidei os meus pais a irem assistir ao Tour e passarem o fds cmg (o meu pai nao podia, a minha mae aceitou). Ficou maravilhada com o ambiente vivido, adorou tudo, e voltou para casa com uma ideia completamente diferente sobre o que eu faço. O meu Pai... como e por uma questao de principios... nem que eu ganhasse o Main do WSOP o conseguia agradar... infelizmente.
Axo que ainda e preciso um par de aninhos pra se generalizar a ideia correcta do que e Hold´em em portugal, ainda e uma actividade mto recente.