Saltar para o fórum
Obrigado ou obrigad...

Notificações
Limpar tudo

Obrigado ou obrigada?

13 Mensagens
11 Utilizadores
0 Reações
1,624 Visualizações
mrlasvagas
Membro desde: 05.06.2011

Sempre foi um quebra cabeças para mim este dilema..diz-se obrigado ou obrigada quando queremos agradecer a alguém?
Eu acho que quando queremos agradecer a alguem do sexo feminino devemos dizer obrigada, se não, é obrigado..mas não tenho certeza!

O que voçes acham? ?(

Responder
Citar (Quote)
12 respostas
shevavlp
Membro desde: 27.04.2011

Eu penso que é sempre Obrigado...

Obrigada penso que não existe na forma de agradecimento.

Responder
Citar (Quote)
ESFX2000
Membro desde: 20.05.2010

Original de mrlasvagas
Sempre foi um quebra cabeças para mim este dilema..diz-se obrigado ou obrigada quando queremos agradecer a alguém?
Eu acho que quando queremos agradecer a alguem do sexo feminino devemos dizer obrigada, se não, é obrigado..mas não tenho certeza!

O que voçes acham? ?(

Se fores mulher dizes sempre obrigada.
Se fores homem dizes sempre obrigado.

Responder
Citar (Quote)

Dúvida interessante!

Eu penso que por definição é sempre Obrigado.
No entanto, o que noto é as pessoas do sexo feminino responderem com frequência Obrigada.

Mas de facto não sei qual é a regra.

Responder
Citar (Quote)
ESFX2000

http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica.aspx?DID=1008

Quando obrigado é usado como forma de agradecimento, entende-se tradicionalmente que se trata de um uso adjectival, e por isso muitos gramáticos aconselham que o adjectivo deve concordar com o sujeito que se exprime: obrigado, se se tratar de um sujeito masculino; obrigada, se se tratar de um sujeito feminino;

Responder
Citar (Quote)
mindnatic
Membro desde: 19.07.2010

eu acho que já ouvi qualquer coisa a respeito e depende de quem quer agradecer. se for um homem a agradecer a outra pessoa diz obrigado, se for mulher a agradecer diz obrigada. não tem nada a haver com a pessoa que fez o favor (digámos assim)

Responder
Citar (Quote)
Kingsbull
Membro desde: 12.02.2011

Tão simples qt isto:

Homem diz "Obrigado"
Mulher diz "Obrigada"

Responder
Citar (Quote)
pokemao
Membro desde: 04.10.2008

Original de ESFX2000

Original de mrlasvagas

O que voçes acham? ?(

Se fores mulher dizes sempre obrigada.
Se fores homem dizes sempre obrigado.

Exatamente isso

Responder
Citar (Quote)
delphino
Membro desde: 18.02.2008

Portugal ou Brasil?

Responder
Citar (Quote)
ESFX2000

Original de delphino
Portugal ou Brasil?

Ambos.

Responder
Citar (Quote)
GOBBATO
Membro desde: 11.03.2009

looooool

Ao agradecer a a alguém, se você for homem, obrigatoriamente diz 'obrigado' sempre; independentemente de quem ouve que pode ser uma mulher, um homem, uma biba, um travesti, uma sapatona ou uma drag queen um dog, uma árvore, a Lua ou o Sol...

Agora se vc for mulher, você diz obrigatoriamente 'obrigada', independentemente de quem lhe fez um favor, um elogio etc...

Só não sei, quando quem agradecer for um traveco, biba, sapatona, drag queen.. e congêneres, aí é com eles (elas?).. :D :D

Ta aí... acho que em breve deve sair uma lei gramatical exclusiva, com um gênero diferente de masculino e feminino... afinal... já existe tantas leis neste campo.... :D :D :D :D

Responder
Citar (Quote)

Original de GOBBATO
Só não sei, quando quem agradecer for um traveco, biba, sapatona, drag queen.. e congêneres, aí é com eles (elas?).. :D :D

ai e simples

''valeuw manu''

direto e sem erro 8)

Responder
Citar (Quote)
nuno21nt
Membro desde: 28.06.2009

Olá pessoal,

Deixo aqui um texto de uma fonte fidedigna, de estudiosos da língua, um site apoiado pelo Ministério da Educação de Portugal e que funciona como um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, dispondo de um consultório onde qualquer utilizador pode expor as suas dúvidas - www.ciberduvidas.com.

Quando há divergências com outras variantes do Português, estas costumam ser apontadas na resposta do colaborador. Visto que não foi o que aconteceu neste caso, presumo que as mesmas regras se apliquem ao Brasil.

[Pergunta | Resposta]
Obrigado/a e obrigados/as

[Pergunta] Tornou-se usual o uso do feminino na palavra "obrigado", quando se trata de uma mulher a agradecer algo a alguém. Está correcto?

Mafalda Lacerda :: :: Portugal

[Resposta] N.E.: obrigado vem do latim «obligatu-», particípio passado do verbo «obligare», «ligar; empenhar; comprometer». Também em italiano já antigo (séc. XVIII-XIX) se dizia «obligato», com o mesmo sentido e origem (p. ex., na ópera «O Barbeiro de Sevilha»). Se houve influência entre obrigado e «arigatô», foi do português no japonês, mas tal não está provado. Além de significar «forçado», «constrangido», também quer dizer reconhecido, grato, agradecido. Perante um favor, fica-se obrigado(a), sem que ninguém obrigue ninguém.

Obrigado(a), em português, é o adjectivo verbal ou particípio passado do verbo obrigar que varia em género (feminino, masculino) e em número (singular plural), de acordo com o sujeito a que se refere:

Obrigado – utilizado por falantes do sexo masculino;

Obrigada – utilizado por falantes do sexo feminino;

Obrigados – utilizado por um grupo de falantes do sexo masculino ou feminino e masculino;

Obrigadas – utilizado por um grupo de falantes do sexo feminino.

Quem se sentir dominado pela hesitação que diga bem haja, forma de agradecimento muito corrente no Norte de Portugal.

Mafalda Antunes/ Ana Prokopyshyn :: 18/03/2003

Fonte: www.ciberduvidas.com

Em essência, é bem simples decorar qual a forma correcta a utilizar. No que diz respeito às ocasiões em que pretendemos utilizar a palavra obrigado como forma de gratidão, basta recordar que esta é sinónima de agradecido. Assim, da mesma forma que um homem dirá "agradecido" e uma mulher dirá "agradecida", estes dirão "obrigado" e "obrigada", respectivamente.

Abraço,
nuno21nt

Responder
Citar (Quote)