Um homem olha para um retrato e diz: O pai desse homem é o pai do meu filho. Quem está no retrato?
Original de pporsche
Avô, filho do avô e Pai do Neto do avôPoderia ser meu avo, eu e meu pai
Esta era mm de caras... foi só pra destressar dos cálculos matemáticos que por aqui já andaram... hehehe (Aquela história então das probabilidades de poker... só serviu pra eu ter a certeza que ainda n pesco mt de poker
)
Original de gremio2010
Um homem olha para um retrato e diz: O pai desse homem é o pai do meu filho. Quem está no retrato?
é o retrato do filho
Temos duas velas idênticas, uma delas queima inteira em 4 horas e a outra em 3 horas.
A que horas devemos acendê-las para que às 16:00 uma tenha o dobro do tamanho da outra?
Original de Odiputse
Original de gremio2010
Um homem olha para um retrato e diz: O pai desse homem é o pai do meu filho. Quem está no retrato?é o retrato do filho
correto
As minhas contas tb apontam para as 14h... mas só posso confirmar quando chegar a casa e acender as velinhas!!!
13:36
fixe esse problema resolvi mais ou menos mas depois fiz eskema cm os minutos todos em papel
Original de LRush
fixe esse problema resolvi mais ou menos mas depois fiz eskema cm os minutos todos em papel![]()
♠_thumbsup:
tem como fazer através de fórmulas.
mas a maioria das pessoas que conheço fizeram por tentativas mesmo.
No final do século passado, Enstein propôs um problema que, segundo ele, 98% (!) das pessoas não seriam capazes de resolver.
Há cinco casas de diferentes cores . Em cada casa mora uma pessoa de uma diferente nacionalidade. Os cinco proprietários bebem diferentes bebidas, fumam diferentes tipos de cigarros e têm diferentes animais de estimação. A questão é quem tem um peixe?
1. O inglês vive na casa vermelha.
2. O sueco tem cachorros.
3. O Dinamarquês bebe chã.
4. A casa verde fica à esquerda da casa branca.
5. O dono da casa verde bebe café.
6. O homem que fuma Pau Mali cria pássaros.
7. O dono da casa amarela fuma Dunhill.
8. O dono da casa do centro bebe leite.
9. O norueguês vive na primeira casa.
10. O homem que fuma Blends vive ao lado do que tem gatos.
11. O homem que cria cavalos vive ao lado do que fuma Dunhill.
12. O homem que fuma Bluemaster bebe cerveja.
13. O alemão fuma Prince.
14. O norueguês vive ao lado da casa azul.
15. O homem que fuma Blends é vizinho do que bebe água.
resolvam esse... muitos ja devem saber lol e dos mais conhecidos...
nao me apeteceu ter trabalho e assim trouxe um classico
Original de LOBORJ
Original de LRush
fixe esse problema resolvi mais ou menos mas depois fiz eskema cm os minutos todos em papel![]()
♠_thumbsup:
tem como fazer através de fórmulas.
mas a maioria das pessoas que conheço fizeram por tentativas mesmo.
não acredito que realmente tenha sentado para resolver, mas aqui vai com as fórumlas:
Ambas as velas têm o mesmo tamanho inicial T maior que zero.
Seja t o tempo que elas ardem em minutos.
V1(t) = Tamanho vela 1 passado tempo t
V2(t) = tamanho da vela 2 passado tempo t
o "x" designa multiplicação, e não uma variável!!!
O tamanho da vela1 que arde em 4 horas (=240 min) pode ser então posto como
V1(t) = T - t x T/240 pondo o T em evidência:
V1(t) = T(1 - t/240)
Análogo vela 2:
V2(t) = T - t x T/180 = T(1 - t/180)
Vela 2 arde mais rápido, portanto será sempre mais pequena.
Ou seja procuramos t, de maneira que 2V2(t) = V1(t)
Portanto:
T(1 - t/240) = 2 T(1 - t/180)
dividindo por T que por definição é maior que zero:
1 - t/240 = 2 (1 - t/180)
agora é fácil de resolver (não vou postar porque parto do princípio que sabem fazer isso). O resultado é:
t = 144
Ou seja passados 144 minutos (2 horas e 24 minutos) a primeira vela tem o dobro do tamanho da segunda. Descontando 2 horas e 24 minutos das 4 da tarde, dá de facto 13:36.
Gostei de fazer porque prova que não estupidifiquei de todo, mesmo que seja relativamente fácil...
abraço, vou agora organizar mais umas promoções
jm
e uma questao de logica... e um desafio bom pa se fazer nao pa se explicar :S peskisa na internet k ha programas em k escolhes as opcoes e faciolita o raciocinio...
Eu uma vez escrevi os passos todos que usei para chegar a essa resposta num documento word que enviei para a revista SUPER INTERESSANTE. Mas já foi há imenso tempo e não sei onde está
A ver se apanho aí um a tempo que consiga ganhar, para depois trazer um desafio lógico interessantíssimo sobre piratas democráticos ^^
Eu fiz numa folha A4 aqui...mas deu maior banzé, risquei umas 20 vezes, qdo me convenci joguei o papel no lixo.
Vou ficar devendo o raciocinio completo Makinazero
Original de LRush
e uma questao de logica... e um desafio bom pa se fazer nao pa se explicar :S peskisa na internet k ha programas em k escolhes as opcoes e faciolita o raciocinio...
olhaolha o batoteiro
quando o Einstein propôs o problema ele com certeza não tinha em mente o uso de programas...
A melhor maneira de resolver é realmente com papel e caneta usando esquemas, tanto gráficos como tabelas.
ENTÃO VAI + 2 PRA GALERA AI:
1) Qual os próximos 5 números da sequência?
1...1...2...3...
2)
15+5 = 50
7+7 = 30
28+11 = 101
Logo:
23+19= ???????????
Não havia percebido que por ter acertado deveria postar um desafio...então lá vai!
Você é prisioneiro de uma tribo indígena que conhece todos os segredos do Universo e portanto sabem de tudo. Você está para receber sua sentença de morte. O cacique o desafia: "Faça uma afirmação qualquer. Se o que você falar for mentira você morrerá na fogueira, se falar uma verdade você será afogado. Se não pudermos definir sua afirmação como verdade ou mentira, nós te libertaremos. O que você diria?
Questão de lógica....boa sorte!