Original de Tosh5457
Já fiz e faço trading na bolsa há um tempo. Na minha opinião é mais complicado que o poker, porque para já é preciso mais capital para ganhar lucros consideráveis, e não é tão "straightforward" como o poker. No poker jogamos, postamos mãos e vemos vídeos para melhorar, mas no trading não há "postar mãos", se fizermos um trade perdedor não há maneira fácil de ver se foi um mau ou bom trade, e o que se aprende é nos livros. Há uma estatística engraçada no trading, 95% dos traders são perdedores.
Na bolsa um bom conselho que posso dar é não ligar nenhum a analistas, nem experts, independemente do cargo deles. E isto não sou eu só que digo, são grandes traders que também têm livros publicados que o dizem. Para ganhar na bolsa tem de ser com o nosso próprio plano, baseado em conceitos sólidos claro.
Na bolsa até assusta a quantidade de pessoas que investe de maneira estúpida, com base em opiniões de analistas, ou com base em coisas que pensam que funcionam mas que nem se deram ao trabalho de ir ver ao passado a ver se realmente funcionam.
Os mercados estão feitos para o iniciante perder, são completamente manipulados pelos "big boys". Há sindicatos de traders, e estes mais os floor traders e outros conseguem manipular o mercado. É claro que a grande maioria dos traders nem sabe nada disto, mas é por isso que 95% são perdedores, enquanto os 5% enriquecem 
Enfim, se quiserem investir na bolsa tem de ser a sério, é preciso estudo. E não esperem resultados muito cedo, eu por exemplo tive meses de estudo sem sequer investir nada. É muito mais fácil ficar desmotivado do que no poker, e por isso é que eu digo que é mais complicado.
Boas!!
Concordo com você, exceto na parte em que diz que o mercado é manipulado pelos grandes (bancos, corretoras, fundos, etc) é impossível saber o que eles estão fazendo! O mercado é soberano, é ele quem decide pra onde vai
O grande lance da bolsa é SOBREVIVER!
Você disse em 95% é perdedor, eu arrisco a dizer que esse número é ainda maior. A grande maioria investe na bolsa achando que vai ganhar aquela bolada, ficar milionária do dia pra noite porque ouviu aquela "dica infalivel" de algum analista ou trader. E ai vende casa, carro, fazenda, etc.. e coloca tudo na bolsa, o resultado disso é: ele pode ganhar uma vez, mas depois ele vai devolver tudo e um pouco mais. É igual shovar com 72o no PF, pode até virar 772 e você ganhar aquela mão mas no LP vai ser perdedor.
Por isso a maioria das pessoas é perdedora na bolsa. Pra você sobreviver e as vezes ganhar dinheiro é preciso muito, muito, muito estudo, um excelente gerenciamento de risco, jamais substimar o mercado...
um grande abraço!!