Oh, meu caro Jorge, que mal te tratei! Desculpa não ter respondido antes, mas por algum motivo a tua pergunta conseguiu passar-me sob o radar durante um mês inteiro!
Mas bom, respondendo:
Nop! Já não se grinda por aqui.
Mas curiosamente, ainda jogo quase todos os dias, e curiosamente tenho sido mais vencedor ultimamente que nos últimos meses em que grindava.
Então como é que jogar quase todos os dias não é grindar? Olha, mudança de atitude. Reavaliei a minha vida e as minhas prioridades, e jogar poker deixou de ser um objectivo meu. É certo que eu já tinha decidido há muito tempo que não queria investir o tempo e a dedicação ser um BOM jogador, mas no fundo ainda tinha aqui no meu ego aquele desejo de me provar enquanto bom, enquanto vencedor, enquanto - sei lá - inteligente.
Pois bem, embora tivesse deixado de levar o jogo seriamente e de estudar e esperar grandes resultados, continuei a querer meter volume com a desculpa de manter o estatuto EDGE na Full Tilt, e ainda jogava umas boas horas por semana, e não tinha bons resultados (nem maus; era BE pós-rakeback). De certa forma, isso frustrava-me, porque não estava a cumprir o tal desejo que falei acima, e estava a perder o meu tempo à toa, e foram-se gerando sentimentos negativos e sofrimento.
Então a certo ponto decidi que assim não estava bem; confrontei-me a mim próprio e obriguei-me a deixar de ir na falácia do custo afundado. É irrelevante se sou bom ou se sou vencedor ou se sou inteligente -> o que interessa é ser feliz.
Decidi, portanto, deixar o que causa sofrimento e focar-me nas coisas que contribuam para a minha felicidade. Entre outras coisas cumpri alguns aspectos da minha bucket list, dediquei mais tempo à família, comprei muitos jogos de tabuleiro, e por umas semanas nem toquei no poker.
Entretanto, deu aquele bichinho de jogar, porque a verdade é que enquanto "jogo de tabuleiro", eu acho o poker extremamente desafiante e interessante, e acabei por gravitar naturalmente de volta às mesas. Mas desta vez estou a jogar sem me preocupar com o "outcome". Não estou apegado ao dinheiro nem à ideia de ser valorizado pelos resultados. De certa forma, não quero saber. É só um passatempo onde vou divertir-me.
Então jogo muito pouquinho, sem pressão, sem objectivos de volume, e até tenho tido melhores resultados e curiosamente acabo por voltar quase todos os dias: depois de um dia cansativo de trabalho, 15 minutos de poker é muito relaxante!
(agora tenho é que me lembrar de não deixar os bons resultados subir-me à cabeça, senão subverto o esquema todo e lá volto certinho ao ciclo do sofrimento - mind game/ser feliz é uma disciplina exigente!)