Sem dúvida que desces muito mais forte.
Eu agora quando jogo NL50 exploro muito mais coisas dos regulares do que antes de ter ido jogar acima.
Gogogo que isso está forte!
Como há muito vinha prometendo, ta aí
Artigo 1 - Por que existem os "Fishs"?
Como já disse, quero usar esse espaço também para fazer análises sobre poker pela visão da Psicologia comportamental, e para começar, quero falar sobre os FISHs.
Quem não tiver saco de ler um texto gigante como esse, assista o video, que será sobre o mesmo assunto, só muda uma coisinha ou outra no conteúdo.
Por que existe o Fish??... quero dizer, porque um jogador que perde dinheiro ao longo de muito tempo, continua jogando da mesma maneira e perdendo cada vez mais dinheiro.
Vemos que a cada dia o numero de jogadores assim diminuem, ou seja, será que um dia não existirão mais jogadores muito fracos?
Primeiro quero definir um pouco esse tipo de jogador. Na grande maioria esses jogadores não possuem conhecimento didático algum sobre poker. Muitos deles acreditam que o poker é simples sorte (motivo pelo qual também não buscam conhecimento), como roleta, bingo e similares. Outros acreditam que é um jogo de bluffs, quem “mentir mais” ganha mais dinheiro.
Daí, quando vemos jogadas completamente absurdas e sem o menor nexo, olhamos e pensamos, “será que esse cara não pensa antes de jogar?!”. E provavelmente a resposta é: Ele pensa sim, mas não da mesma maneira que você, ou por uma lógica estatística.
O que eu quero dizer é que na cabeça desse jogador (do que acredita que o poker é só bluff) ele tem o plano de ganhar o pote no grito, então quando você beta no flop ele aumenta a aposta, porque no plano dele ele vai ganhar o pote por bluffar mais que você.
Ou o jogador que acredita que é sorte, ele nunca larga draws ou overcards, e mesmo quando chega no river e não bate o draw dele, ele ainda da call por achar que você esta blefando ou porque ele acredita que já colocou muito dinheiro no pot pra foldar.
Acho que todos vêem essas situações muitas vezes contra jogadores que consideramos ruins.
Mas um ponto importante é que já vimos artigos, e treinadores dizendo a seguinte frase:
“Você precisa ter um plano para a mão, entrar na mão com uma estratégia, e seguir isso”
Ok, muito plausível e faz todo sentido. MAS, o cara que não larga draw e o cara que acredita que têm de ganhar todos os pots no grito, eles têm um plano, e o seguem, então qual a diferença de nós?
A resposta vai ser fácil, “estudar poker”, mas o que é estudar poker? É entender minimamente como funciona a probabilidade que gira em torno do poker e os cálculos em cima das apostas.
Na pratica estamos falando de rentabilidade. Onde um jogador que estuda e entende sobre a matemática do poker será mais rentável ao longo do tempo do que um jogador que não estuda.
Temos que observar que estamos levando em conta apenas a matemática envolvida no processo.
Agora que já defini um pouco melhor o jogador “fraco/ ruim/ fish” voltamos a pergunta inicial... Por que jogadores que perdem dinheiro ao longo do tempo continuam jogando da mesma maneira e perdendo cada vez mais dinheiro?
A resposta na verdade é bem simples, e é que as vezes da certo!
Vou explicar, o termo que usaríamos na psicologia para isso é Reforço Intermitente de Razão Variável. O que “traduzindo” significa: as vezes ele ganha, mas não se sabe quando.
Todos os nossos comportamentos são uma mistura de filogênese (comportamentos geneticamente herdados), ontogênese (comportamentos aprendidos ao longo da vida) e psicosocial (comportamentos que a cultura nos ”impõe” ).
Não vou me estender a explicar cada um deles aqui, mas só falei isso para dizer que nosso comportamento é uma mistura desses fatores e que ao longo da nossa vida, nossos comportamentos vão se tornando mais complexos e elaborados.
Dentro disso temos algumas classificações, uma delas, e uma das mais relevantes é o Reforço, diferente do reforço da escola, o conceito de reforço é simplesmente algo que faz um comportamento aumentar de frequência, ou seja, acontecer mais vezes.
Vamos imaginar que existe uma maquina magica, que toda vez que você aperta um botão ela te da 100 reais. Agora o que você faria? Óbvio não? Basta apertar trocentas vezes o botão para ela soltar rios de dinheiro. Você ficaria durante horas a fio apertando o botão desesperadamente, pois, dinheiro, é uma coisa que as pessoas não se saciam ou demoram muito para isso.
Ótimo, agora, seguindo este exemplo pense que depois de 1000 reais que ela te der, ou seja, 10 notas de 100, ela comece a dar uma nota de 100 a cada duas vezes que você apertar o botão e não só depois de uma vez. Sem problemas não? Acredito que você continuaria apertando o botão e ganhando dinheiro.
Agora, pense que depois de mais alguns apertos no botão esse sistema passasse para 5 vezes, depois 10, depois 20, depois 100 vezes que tivesse que apertar o botão para ganhar 100 reais. Percebam que existe uma grande diferença entre apertar 1 vez e ganhar 100 e apertar 100 vezes e ganhar os mesmos 100 reais, diferença de gasto de tempo e de energia, mas mesmo assim, provavelmente muitas pessoas continuariam apertando o botão. Até que aos poucos, conforme o numero de pressionadas aumentasse as pessoas iriam parando, até que chega a um numero de 1 milhão de apertos para ganhar 100 reais, coisa que demoraria dias. Nesse caso, provavelmente poucas pessoas continuariam apertando o botão. Começou a complicar né?
Mas vamos complicar um pouco mais, imagine que depois do sistema de apertar 20 vezes para ganhar 100 reais, diminuísse de novo para “em média 5 vezes”, ou seja, entre a pressionada 1 e a 10 você ganharia 100 reais. Um bom negócio não? Legal, após algumas vezes que se ganha, sem ninguém avisar, o sistema começa ser em média de 10 apertos, ou seja, entre 1 e 20 apertos você ganha 100 reais, e assim passasse o tempo, e a média vai aumentando, até que 5 dias depois a média esta em 100 apertos, ou seja, varia entre 1 e 200. Começa a ser bastante coisa certo? Só que pense, é uma média, ou seja, você pode ganhar tanto no primeiro pressionar do botão como no 200, você não sabe quando, mas só vai ganhar se apertar, então mesmo que você não fique mais o dia todo apertando o botão, você vai as vezes passar algum tempo do seu dia fazendo isso e pegando os 100 reais e ainda ficar feliz da vida. E por incrível que pareça, você provavelmente iria ficar extremamente mais feliz ganhando 100 reais a cada 100 pressionadas em média do que o cara que lá no começo tinha a proporção de 1 pressionada / 100 reais.
Pronto, acredito que seja fácil de reconhecer esse sistema nos Caça Níqueis, e é um sistema como esse que chamamos de Reforço Intermitente de Razão Variável. Agora que o termo já deve estar um pouco mais claro vou voltar ao assunto láaaaa atrás.
Dei toda essa volta para explicar que o comportamento do jogador “ruim / fraco” se matem por conta desse Reforço Intermitente de Razão Variável, ou seja, ele não sabe quando vai ganhar, mas ele sabe que tem uma chance, por isso ele tem de tentar com todas as mãos, porque afinal ele tem uma chance de ganhar! E o que acontece? ELE GANHA! E ai essa vez que ele ganhou não vai só reforçar a jogada que ele fez nessa mão, vai reforçar todo o ciclo de jogadas semelhantes e tantas outras. E assim se mantêm o jogador ruim com as mesmas jogadas durante muito tempo.
A grande maioria chama isso do fator randômico do poker, e esta correto, mas o que mantêm o jogador ruim jogando por muito tempo não é o fator randômico em si, mas sim o fato do jogador ganhar as vezes, seja pelo fator randômico, ou porque um bluff fez o adversário foldar.
E é por conta deste fator que por mais que exista facilidades de aprendizagem sobre poker, milhares de sites e artigos sobre o assunto, mesmo assim sempre existirão jogadores que farão jogadas sem sentido, e eles só o fazem porque um dia deu certo.
Conclusão
Quando tiver que foldar uma mão que é relativamente boa porque o donk deu um all in bizarro, ou quando perdermos um pot para um fish que não largou um draw por nada no mundo e calha de bater no river, não se sintam mal, de certa forma isso é até “bom”, pois essa situação reforçou as ultimas 300 jogadas perdidas desse jogador, e ele jogará erroneamente mais 600 jogadas a frente e serão nessas que estaremos lá para ganhar dinheiro
Sempre existirão jogadores que irão fazer jogadas que aos nossos olhos parecem ridículas. Não importa quantos sites ou artigos existirem sobre poker. E quanto mais jogadores ingressam no jogo maiores as chances de um deles ser reforçado em uma mão errada, se sentir o máximo e continuar jogando assim até perder muito dinheiro.
Galera sei que o texto ficou absurdamente grande e que eu dei muitas voltas para chegar em uma conclusão “simples”, mas quero com isso, ir mostrando aos poucos como a psicologia comportamental analisa o poker, e como isso pode ser bom para os jogadores, e com o passar do tempo ir montando “estudos” mais elaborados para entendermos coisas mais complexas.
O próximo ponto que quero expor é como que este mesmo reforço (Intermitente de razão variável) prejudica nosso aprendizado. E formas de “combater” isso.
Espero que tenham gostado do material.
Duvidas, sugestões ou criticas só deixar ai em baixo
Muito bom cara! Nota-se que investiu bastante tempo na sua preparação e a gente agradece por isso!
Sugiro que crie um tópico em poker em geral com esse artigo, para que possa ser lido mais gente, pois assim o merece!
:nh
Belo post. :fdrink
Muito interessante esse exemplo/explicação sobre "Reforço Intermitente de Razão Variável".
Original de JorgeTeixeira
Sugiro que crie um tópico em poker em geral com esse artigo, para que possa ser lido mais gente, pois assim o merece!
![]()
Feito!
obrigado pela dica Jorge
Belo artigo, ainda hoje tive uma jogada contra um fish limper em que tenho KK atolo turn e ele da call com AJ em board 723Q rainbow, acerta A no river e eu aplaudi o jogador, dizendo que ele era bom jogador. Espero que ele não pare de jogar
Acompanhando o blog, sou da opinião que o factor psicológico se sobrepõe ao conhecimento matemático em relaçao ao poker no sentido em que se não tivermos um bom comportamento psicológico vai ser muito díficil aplicarmos o nosso conhecimento matemático no jogo.
Cumprimentos :fdrink