Estratégia para mesas Zoom com Ante
Estes dias estive estudando muitas adaptações, mas até agora uma que eu achei que tá funcionando melhor é a que vou explicar a seguir. Devo dizer que o poker é um aprendizado constante, temos que ter a mente aberta para experimentar mudanças em nosso jogo e aceitar os novos conceitos quando estão dando certo.
O que eu disse anteriormente sobre minha estratégia no blog, acabei mudando meu ponto de vista. Primeiro e mais importante é que abrir o range é bom, mas só em certas situações, não precisamos ficar loose no UTG e MP por exemplo. Mas acho importante adotar um range de call mais loose na BB, mas somente quando o vilão está abrindo de 2BB - 3BB. Acima disso, o range de call tem que ser mais próximo do padrão que você usava antes.
Sizes de OPR
Em relação aos sizes de OPR, eu passei a abrir de de 4BB - 5BB no UTG e vou diminuindo progressivamente conforme as posições e o range vai ficando mais fraco. Quando chego no BTN, por exemplo, meu OPR é de 3,5BB. Já na SB abro 4,5bb. Além disso, na SB podemos adotar um range de limp, mas que seja balanceado para não ter o range de limp explorado. Então é um range que deverá ter mãos pra limp/call, limp/raise e limp/fold.
A única coisa importante em relação a estes sizes de OPR é que quando você tomar uma 3-bet, respeite um pouco mais, pois quase ninguém vai dar 3-bet light com você abrindo 5BB do UTG, por exemplo. E mesmo abrindo no BTN com 3,5BB, a frequência de 3-bet fica bem baixa. Pelo menos neste momento inicial está assim, foi o que percebi após começar a adotar a nova estratégia.
3-bet nas blinds
Outro ponto importante é 3-betar mais das blinds, mas apenas para punir os vilões que estão querendo cutucar a suas blinds abrindo de 2,2bb a 3bb. Sizes maiores que esse, você pode até mandar 3-bet light, mas é obrigatório adaptar o size das 3-bets para não ficar dando 3-bet gigantesca com range light. Uma opção pra explorar quem se adaptou e tá abrindo de 3,5BB - 4BB no BTN ou SB é utilizar sizes fixos de 3-bet. Algo em torno de 11BB OOP e 10BB IP.
Jogue Deep
Para finalizar, acho que é importante se permitir jogar deep, pois o ante favorece o jogo deep. Mas isso é questão de se sentir confortável ou não para jogar com 200BB+ nas mesas Zoom.
A importância da adaptação
É importante se adaptar, pois com o ante, quando você utiliza os sizes menores entre 2bb - 3bb, as odds para o call são melhores do que quando o jogo era sem ante, sendo assim, acaba sendo um incentivo para outros jogadores darem call no seu raise, aumentando a chance de ter que jogar em potes multway. Se com AA do UTG já não é tão bom ter que jogar sua mão em pot multiway, imagina com o resto do seu range.
Vale lembrar que isso aqui não é um tutorial, apenas estou relatando as adaptações que fiz e achei boas. Mas uma coisa é certa, quem não quiser se adaptar de alguma forma, é melhor ir para as mesas regulares.
Desde que o ante foi implementado, em 10k hands jogadas mantendo meu jogo sem adaptações, eu fiquei BE. Após fazer as adaptações, o efeito foi imediato, voltei a subir igual um foguete. Não posso dizer ainda se foi variância ou o efeito do ante no meu jogo, mas foi coincidência demais e isso chamou minha atenção. Agora preciso ver o efeito das adaptações jogando um volume maior para poder confirmar isso. Mas por enquanto estou gostando!