Pré-flop é clal sem dúvida. Falava do pós-flop, 3 way a nossa mão não é muito forte, e eles quando estão atrás têm muita equidade quase sempre. De qualquer maneira eu acho que ainda faria esses calls, mas não é jogada para fazer muito dinheiro.
Percebido Lunitis
Surgiu-me uma dúvida de ranges enquanto lia o Crushing the Microstakes...
HERO :: Range Real :: Range "percebido" pelo vilão
:club:RFI
depende da posição não é, mas anda à volta de pares, SCs, SGs e Off Suited Brodways :: Brodways, Pares, SCs médios
:club:Call
SCs, Pares médios, Axs médios :: Brodways, Ax, Pares
:club:3bet
Off Suited Brodways, Pares altos / baixos, SCs baixos, Axs baixos :: Brodways, Pares altos
:club:Call 3bet
SCs altos, Pares médios / altos, Axs médios :: Brodways, Ax, Pares
VILÃO :: Range "percebido" pelo hero
:diamond:RFI
Brodways, Ax, Pares, SCs
:diamond:Call
Brodways, Ax, Pares, SCs
:diamond:3bet
TT+,ATs+,KTs+,QTs+,JTs,ATo+,KTo+,QTo+,JTo
:diamond:Call 3bet
JJ-22,AQs-A5s,KTs+,QTs+,JTs,T9s,98s,AQo-A6o,KTo+,QTo+,JTo
Tentei fazer uma espécie de estimativa do meu range e do que os vilões pensam que é o meu range e do range que eu penso que os vilões têm.
É mais ou menos isto ou está a falhar alguma coisa?
Estou a escrever / pensar isto para conseguir perceber melhor em que boards devo cbetar, etc, consoante o range deles e o que eles pensam que eu tenho.
Deve ser mais ou menos isso deve.
O programa flopzilla é muito bom para fazer essas estimativas de como os ranges acertam em cada bordo.
Grande Iuri,
Excelentes metas para setembro. Assim como você resolvi aderir ao desafio do Lunitis
Original de IuriTPena
São 35$ não é ?
Talvez quando estiver entre NL5 e NL10 faça o investimento![]()
Acho que sim.
Tem trial de uma semana.
Ligeiro update:
Hoje não joguei (fui sair, etc).. Ontem joguei cerca de 1.1k mãos e fiquei neg qq coisa como 4BIs. Senti que estava a fazer tudo ao contrário e como tal vou rever todas as mãos em que vi o flop (155 mãos).
Ainda só revi 40. E sim, estava mesmo a fazer tudo ao contrário. Dar cbets quando não devia & não dar cbets quando era quase obrigatório.
Nota: Não sei se aqui alguém está habituado a fazer os seus próprios cadernos. Ganhei esse hábito desde o meu 10º ano. Umas folhas, maquina de furar, uma argola e está feito. Pessoalmente gosto mais de cadernos A5, acho que dá mais jeito para escrever
Fiz hoje um "mini-caderno" em A6 para o poker. Vai servir para acompanhar as revisões de sessões (gosto de ter as coisas no pc / clouds, mas não dispenso os apontamentos em papel em certas ocasiões). Vou incorporar a leitura dos erros que registei no warm-up para as sessões, penso que irá ajudar.
Spoiler

EDIT: também acrescentei algumas stats ao meu HUD como AF, postflop agg%, e o fold da BB para steal. Tenho ainda de perceber melhor o AF vs postflop agg% para ter a certeza que as estou a utilizar corretamente.
Fazes uns cadernos nuts :nh
Nunca fiz. O que tenho usado agora são capas A5, acho mais prático porque podes tirar e meter as folhas e tal.
Pois, os cadernos só dá mesmo para tirar
Já usei capas mas não gostei na instabilidade das folhas.. Na volta tinha de por daquelas argolinhas de plastico para as folhas não saltarem fora
Quando acaba corta-se a argola e dá para outro fica é com uma mola mais curta, como se pode ver ahah
Agora só falta dar um nome ao caderno. Metes aí "Nuts Notebook" como estava a dizer o Lunitis
Aí está uma coisa que nunca fiz, rever as mãos todas de uma sessão =O Secalhar devia pensar em fazer isso algumas vezes..
Gostei da tua ideia de incluir isso no warm up acho que é uma coisa que tb vou experimentar.
Força aí Notebook Maker!
ahah, até era capaz de ficar nice, hoje andei a pensar nisso durante o dia, mas não me lembrava ao certo do que tinhas visto, só me vinha à cabeça "Nuts Maker". Até ao final da semana é capaz de aparecer qq coisa
Já revi as 155 mãos:
- para além das "cbets" ao contrário apercebi-me que eles por norma foldam muito mais do que deviam. aumentar os 2ºs barris quando tenho equidade parece-me ser uma excelente maneira de os explorar. Foldam demasiado e quando dão call, de quando a quando acerto algo que lhes tire a stack.
Tenho ainda algumas mãos em que tenho dúvidas da melhor linha mas agora está na altura de deixar o pc e refrescar os olhos
EDIT: até ao final da semana afinal não há nada... sempre vou acampar amanhã, volto dia 7. Dia 8 já queria estar a fazer sessões. Ainda tenho de ir à faculdade amanhã de manhã por causa das inscrições no novo ano
Quando regressar vou postar as mãos em que tenho dúvidas. Será uma espécie de soft comeback tentando evitar ir largar dinheiro para as mesas.
O livro "Building a Bankroll" do Pawel "verneer" Nazarewicz também me parece muito bom, sobretudo para jogadores de limites baixos que ainda não exploraram muito do que é a variância. Terem visto o video do Double2 acredito que já tenha sido uma grande ajuda nesse campo (para mim foi).
O livro tem temas como HUD, ranges, 3betting, etc, mas ainda estou mesmo no inicio (entendendo a variância / winrate). É pena não ter em papel para ler lá na selva.
Até segunda malta :fdrink :fdrink
De regresso a casa. Como não sou de tirar fotos, seja às tendas ou a mim assim que ficar disponível deixo o vídeo "oficial".
Posso dizer que fui com mais 3 colegas fazer campismo selvagem e aquilo não foi bonito ahah
Amanhã, se nada surgir, regresso às mesas. Hoje ainda estou com um bom défice de sono para o fazer, não dá mesmo... Aproveito para felicitar o meu amigo CardsUp Poet por ter sido eleito o membro do mês. Façam-lhe aqui as vossas perguntas.
HAND 21:
Poker Stars, $0.01/$0.02 No Limit Hold'em Cash, 6 Players
Poker Tools Powered By Holdem Manager - The Ultimate Poker Software Suite.
SB: $2.94 (147 bb)
Hero (BB): $2.19 (109.5 bb)
UTG: $1.92 (96 bb)
MP: $3.54 (177 bb)
CO: $3.20 (160 bb)
BTN: $1.88 (94 bb)
Preflop: Hero is BB with A
Q![]()
2 folds, CO raises to $0.07, BTN folds, SB calls $0.06, Hero calls $0.05
Faltou um sqz? Se fosse SB vs BTN vs MP daria certamente... Como estou na BB, a fechar ação, optei por não dar
Flop: ($0.21) 4
8
A
(3 players)
SB bets $0.08, Hero calls $0.08, CO folds
As bonkbets costumam ser air ou nuts (sets, 2pares, tptk)
Turn: ($0.37) 9
(2 players)
SB bets $0.18, Hero calls $0.18
Vilão volta a apostar, o que me inclina mais para o "nuts" do que para air e começo a pensar que a minha mão estará batida 90% das vezes. Sendo para foldar river, devia ter foldado já aqui?
River: ($0.73) 3
(2 players)
SB bets $0.70, Hero folds
É a tal coisa, já achava que estava batido turn e o 3º barril prova isso mesmo. Não vejo alguém jogar assim AJ ou pior.
HAND 22:
SB: $2.95 (147.5 bb)
BB: $2 (100 bb)
Hero (UTG): $2.90 (145 bb)
MP: $1.99 (99.5 bb)
CO: $3 (150 bb)
BTN: $1.50 (75 bb)
Preflop: Hero is UTG with A
T![]()
Hero raises to $0.06, 3 folds, SB calls $0.05, BB folds
Flop: ($0.14) J
3
9
(2 players)
SB checks, Hero bets $0.09, SB calls $0.09
Turn: ($0.32) K
(2 players)
SB checks, Hero checks
Faltou uma bet aqui devido à equidade que ganhei?
HAND 23:
BTN: 26/27/30,0(10) em 27 mãos. [como é possível o PFR ser superior ao VPIP?]
SB: $5.16 (258 bb)
BB: $2 (100 bb)
UTG: $2.73 (136.5 bb)
MP: $2.89 (144.5 bb)
Hero (CO): $2.78 (139 bb)
BTN: $2.55 (127.5 bb)
Preflop: Hero is CO with A
J![]()
UTG folds, MP raises to $0.07, Hero calls $0.07, BTN raises to $0.12, 3 folds, Hero calls $0.05
Flop: ($0.34) J
J
3
(2 players)
Hero checks, BTN bets $0.24, Hero calls $0.24
A minha mão é pouco vulnerável, acho que o x/c é bom para a esconder a força da mesma. Confirmando-se as tendências agressivas do vilão ele irá apostar muitas vezes.
Turn: ($0.82) K
(2 players)
Hero checks, BTN checks
Estava à espera que o vilão betasse. O que tinha ele para checkar sem ser air? Não o vejo a checkar AK/KQ nem FDs.
River: ($0.82) A
(2 players)
Hero bets $2.42 and is all-in, BTN folds
Aqui tenho dúvidas... Não sei se fui demasiado ganancioso e talvez pudesse ter induzido algo com um raise pequeno. Bate o A, bate o flush, bate o str8... e eu estou melhor que todos esses. Acho que um A pagava um raise mais pequeno (embora muito poucas vezes). Optei por tentar extrair de qq coisa que ele tivesse eventualmente acertado. Não sei se faz muito sentido o meu súbito shove.
Sim, faltou bet turn na hand 22 mas suspeito que não ías receber muitos folds dado que o range dele deve ser algo próximo disto: 77, 88, 99, TT, AJ, KJ, QJ, QT, KT, AT, T9, J9, Q9 e talvez AQ.
Em todo o caso, a bet turn é melhor que cbh porque raramente vais melhorar no river.
Como jogado, betaria 75% no turn
No AQ está fora de questão foldar turn. No river até aceito o fold quando ele aposta tão pesado.
No AT concordo com o velsmakende. Contra regs é um spot onde betar river novamente é uma ideia a ter em conta dado que o range do vilão no turn tem muito par com gut shot e tal que no river deve foldar a maioria das vezes.
Obrigado a ambos :fdrink
Acabei por não fazer sessão. Estava no pc e tinha sono. Estive a dormir até agora
Tenho de acertar o relógio
Regressei às mesas em grande
Joguei cerca de 500 mãos (+/- 60min) em duas mesas zNL5. Bem, o que é isto?! Eles oferecem tanto $$ 8o
Não tive spots muito complicados o que também ajudou. Sei que joguei mal uma mão pq estava a escrever umas notas e não estava 100% focado na mesa. Fiz x/mini-raise quando devia ter sido x/shove devido à minha stack
Como estava a entrar apenas com 80bbs e a sair com cerca de 160bbs a certa altura a stars proibiu-me de o fazer. A tal nova regra que estraga o jogo aos MSS / SSS, com o objetivo de combater o ____ ("roubar dinheiro à mesa" - falta-me o nome)
Deixo aqui o link para mais info: http://www.pokerstars.com/poker/room/features/buy-in-obligations/?brand=PokerStars
HAND 24: :megusta
Poker Stars, $0.02/$0.05 No Limit Hold'em Cash, 6 Players
SB: $5.20 (104 bb)
BB: $5.27 (105.4 bb)
UTG: $4.90 (98 bb)
MP: $5.47 (109.4 bb)
CO: $7.60 (152 bb)
Hero (BTN): $4.14 (82.8 bb)
Preflop: Hero is BTN with Q
T![]()
UTG raises to $0.17, 2 folds, Hero calls $0.17, SB folds, BB calls $0.12
Flop: ($0.53) J
8
8
(3 players)
BB checks, UTG bets $0.25, Hero calls $0.25, BB raises to $1.25, UTG calls $1, Hero raises to $3.97, BB calls $2.72, UTG folds
Turn: ($9.72) 2
(2 players)
River: ($9.72) 9
(2 players)
A minha jogada é correta? Achei que tinha demasiada equidade para desistir então optei pelo shove. Mas não a jogada em si parece-me um bocado estranha da minha parte. Acho que as únicas mãos com que faria este move são QThh e T9hh.
Results:
Spoiler
$9.72 pot ($0.40 rake)
Final Board: J
8
8
2
9
BB showed 8
7
and lost (-$4.14 net)
UTG mucked and lost (-$1.42 net)
Hero showed Q
T
and won $9.32 ($5.18 net)
HAND 25:
Hero (SB): $4.40 (88 bb)
BB: $5.10 (102 bb)
UTG: $4.69 (93.8 bb)
MP: $5.07 (101.4 bb)
CO: $5.59 (111.8 bb)
BTN: $6.35 (127 bb)
Preflop: Hero is SB with 7
8![]()
4 folds, Hero raises to $0.15, BB calls $0.10
Flop: ($0.30) 6
5
4
(2 players)
Hero bets $0.19, BB calls $0.19
Turn: ($0.68) J
(2 players)
Hero bets $0.48, BB calls $0.48
River: ($1.64) Q
(2 players)
Hero bets $3.58 and is all-in, BB calls $3.58
Results:
Spoiler
$8.80 pot ($0.37 rake)
Final Board: 6
5
4
J
Q
Hero showed 7
8
and won $8.43 ($4.03 net)
BB showed J
8
and lost (-$4.40 net)
Falava ontem com o Cards e mais uns amigos sobre os shoves no river e esta pareceu-me uma boa situação. Também me lembrei do Lunitis dizer que isto polariza o meu range, pensei que o vilão talvez desse um call mais light por se aperceber disso.
HAND 26:
Hero (SB): $8.30 (166 bb)
BB: $5.07 (101.4 bb)
UTG: $4.85 (97 bb)
MP: $7.13 (142.6 bb)
CO: $5 (100 bb)
BTN: $8.74 (174.8 bb)
Preflop: Hero is SB with A
K![]()
UTG folds, MP raises to $0.15, 2 folds, Hero raises to $0.45, BB calls $0.40, MP calls $0.30
Flop: ($1.35) 6
Q
8
(3 players)
Hero checks, BB checks, MP bets $0.64, 2 folds
Isto é fold? Se tivesse o AsKd ou AKdd dava call. Mas assim fiquei na dúvida e como ainda faltava um jogador falar joguei pelo seguro.
Os planos para o resto do dia passam por estudar... Ainda não sei bem o quê, alguém tem recomendações? E talvez por volta das 18 / 19h faça nova sessão em NL5.
Tenho de aproveitar enquanto não começam as aulas (faculdade e condução) para estudar pq depois até para jogar vai ser complicado.
Porque entras com 80bbs?! Não concordo nada com isso.
24: Achei overplay, tens pouca FE aí, e a tua equidade não é genial contra o range de shove deles, daria call com essas pot odds.
25: :nh
26: :nh