Aproveitando que fui responder ao Nhoca, resolvi escrever um pouco aqui do que aconteceu com meu U$1.00 depositado na minha conta do PS por um amigo.
Ele se baseiou que tudo que você precisa pra começar a jogar é uma ficha e uma cadeira, por isso o 1 dólar.
Após isso, já passei 1 dólar pra um amigo meu, como retribuição ao favor. Recentemente, esse mesmo amigo passou a mão na minha grana no PS e nunca mais apareceu. Tô com 0.00$, se alguém tiver 1 dólar aí pra me fazer re-recomeçar minha vida no PS, aceito.
Foi estranho, senti a sensação de milhares de espíritos ancestrais me condenando... principalmente quando entrei na mesa.... 1 ....
solitário, abaixo do meu nome... Naquela época eu não sabia que poderia jogar 0.01/0.02, daí entrei sem querer numa mesa 0.05/0.10 FL...
e a sensação me acabrunhava, só pensava que a qualquer momento minha mãe entraria aqui e me pegaria na cinta (daria uma tareia, na nossa língua brasileira).
Sem falar que me senti ridículo jogar valores tão baixo. Quando me deram o dólar, achei que meu amigo tava de piada comigo. Aceitei por sacanagem.
Demorei muito tempo até perceber que não há sacanagem nenhuma em jogar 1 dólar ou jogar micro-limit.
A verdade é que jogando FL, demorei umas 5 horas na frente do PC e saí de la com $7.50 dólares.
Minha maior quantia até então jogando. Cheguei a ter 9.70 na conta, comecei a perder, daí parei.
Em um diário aqui, anotei as sensações. Sei-la, me senti meio menino, meio sonhador..
sabemos que 7 dólares, gastamos com coisas banais, tipo cervejas e algo mais... Só que esse dólar no poker, tem um significado especial... eu quero proteger esse dinheiro e valorizá-lo ao máximo possível...
O meu dinheiro na minha conta poker é o meu fetiche, meu tótem, meu talismã... É muito diferente.
Tenho mania de meditar, como não tenho concentração pra nada, coloquei uma vela acima do PC (vela preta, tranquei as portas, gente entra aqui acha que to fazendo macumba) e me concentrei na chama, que é como eu medito.
Com essas sensações de ta fazendo o maior crime do mundo, sentindo meus ancestrais aqui me mandando parar, medo de minha mãe chegar e me dar umas lambadas (tareia), medo de amigo meu chegar e me encher o saco por causa da vela...
comecei o diálogo então comigo mesmo... o diálogo que até hoje preciso ainda me inculcar.
A crença negativa contra o poker ainda é forte em mim, mesmo jogando, ainda acredito que to fazendo algo inútel e "pecaminoso".
Nessa sessaõ de 5 horas, basicamente fiz isso, inculcação de um diálogo interno. Aceitação dessa atividade pelo subconsciente.
Acredito nessas coisas, na neurolinguística, algo que acreditamos, algo que falamos a nós mesmo, pode nos autossabotar.
Tenho minhas crenças internas muito negativas em relação ao dinheiro e principalmente ao jogo considerado de azar.
Tenho mania de ir anotando tudo, só que nessa época não sabia como mexer no software do PS, logo, não tenho aqui minha primeira mão, vou ver se consigo pedir isso a eles, tenho aqui minha primeira mão no full tilt...
Antes de postar a mão, gostaria de deixar claro que to falando do poker associado ao meu problema pessoal, não como forma de mostrar minha intimidade, mas como forma de ressaltar que o poker é algo além de um simples jogo de cartas na mesa. Há lições pra vida que podem ser tiradas de cada sessão.
Nas minhas sessões, aprendi a controlar minha estabilidade ao máximo.
Estabilidade é palavra sonho pra um bipolar, pra muitos é loucura entrar em jogos, mas eu aceitei o desafio.
Achei o poker melhor que o xadrez nesse quesito estabilidade.
Hoje, me encontro jogando fora do meu BR, entro em sessão de 5 horas ou mais e saio sem prejuízo, posso dizer que tenho estabilidade.
Em termos financeiros, foi com a estabilidade no relacionamento de valores do micro, que comecei a ver meu salário aparecer pela primeira vez na vida.
Full Tilt Poker Game #29079897254: Table Bottle (6 max, speed) - $0.05/$0.10 - Limit Hold'em - 15:40:55 ET - 2011/03/16 Pretendo colocar essa data como meu início no poker
Seat 1: traveytravey71 ($0.54)
Seat 2: arkaiko_00 ($0.96)
Seat 3: Thiupe ($8.29)
Seat 4: leandro195 ($1) Harrington foi o primeiro a me falar desse erro.
Seat 5: flip2101 ($4.25)
Seat 6: mufasa2033 ($0.73)
arkaiko_00 posts the small blind of $0.02
Thiupe posts the big blind of $0.05
leandro195 posts $0.05
The button is in seat #1
HOLE CARDS
Dealt to leandro195 [3
J :heart:]
leandro195 checks
flip2101 calls $0.05
mufasa2033 folds
traveytravey71 calls $0.05
arkaiko_00 calls $0.03
Thiupe checks
FLOP [5
K
9 :spade:]
arkaiko_00 checks
Thiupe checks
leandro195 checks
flip2101 bets $0.05
traveytravey71 calls $0.05
arkaiko_00 folds
Thiupe folds
leandro195 has 8 seconds left to act
leandro195 folds :nh No melhor estilo Negreanu
TURN [5
K
9
T :spade:]
flip2101 bets $0.10
traveytravey71 has 8 seconds left to act
traveytravey71 calls $0.10
RIVER [5
K
9
T
A :diamond:]
flip2101 bets $0.10
traveytravey71 calls $0.10
SHOW DOWN
flip2101 shows [6s Kc] a pair of Kings
traveytravey71 shows [Jc Ac] a pair of Aces
traveytravey71 wins the pot ($0.72) with a pair of Aces
Nessa época eu nem sonhava com o NL.
Quando comecei no NL, toda vez que entrei, perdi tudo em duas mãos apenas.
Passei a odiar NL, o full tilt fechou, nessa época eu ainda não jogava NL. Cheguei a jogar PL, achei um pouco interessante.
Jogando torneios freerolls, fui acostumando com o NL. Somente no mês de fevereiro desse ano, vim jogar cash game NL, até então, torneios era a minha tara.
Não consigo achar algo melhor pra fazer na hora do almoço. Ligo o pc, me coloco no ICC pra jogar xadrez e no PS pra jogar um sit n go...
Jogo xadrez e poker ao mesmo tempo, acho muito legal...
Bão, graças ao dólar do meu amigo, comecei a perder as crenças negativas em relação ao dinheiro e ao poker, meu sobe e desce no micro me fez trabalhar minha estabilidade psicológica.
Aprendi a reconhecer contextos nos quais tô perdido ou em desvantagem, algo impossível pra quem tem meu distúrbio emocional.
Aprendi a poupar, meu salário começou a aparecer na conta.
Abriu-se um leque de conhecimentos pra mim, lembro aqui desse fim de semana, eu falava sobre esse artigo Melhorar a Motivação
de Jared Tendler
e o SCARED MONEY, não lembro o autor.
O camarada que não é chegado em ouvir falar de jogos, começou a perceber que há algo além.
Então... mesmo micro, imagino que isso é o que menos importa. A aprendizagem nos impulsionará a algo, talvez nem seja o poker, mas graças ao poker será possível abrir leque à mente pra novos sonhos.