Olá pessoal, estou um pouco sumido mas vamos lá:
33% do Lunitis Challenge concluído ainda restam 20 dias
Caso alguém não saiba sobre o Lunitis Challenge é só dar uma olhada no blog do CardsUpPoet
1) Ajuda ao iniciante
Hoje quero falar um pouco sobre desapego, mas por que esse assunto e o como isso se relaciona ao poker? Calma que eu já chego lá. No início do mês resolvi participar do desafio, proposto pelo CardsUpPoet, de não olhar o caixa do poker durante 30 dias e pensei em estender esse desafio para os rendimentos dos investimentos. Durante os primeiros dias foi difícil, pois vinha aquela vontade de olhar e saber se eu estava indo bem ou não, então tive um incidente no trânsito que me fez rever completamente a minha atitude em relação a várias coisas e a primeira delas foi eliminar coisas desnecessárias da minha vida. Mas como cheguei a essa conclusão? Me fiz a simples pergunta:
- O que aconteceria se a partir deste exato momento eu não tivesse tal coisa?
Então cheguei a simples resposta:
- Nada, minha vida iria continuar a mesma.
Então comecei a eliminar algumas coisas: carro, instrumentos musicais, equipamentos, tv a cabo, telefone e pronto. Agora me sinto bem mais leve, parece que fiz uma faxina na minha mochila da vida e tirei todo o peso extra. Além disso a eliminação desses itens representou uma redução considerável nos custos mensais e também uma receita extra com a venda de coisas que não usava mais. Mas e o poker? O que ele tem a ver com isso? Se você olhar bem para o seu jogo, perceberá o quanto se apega a coisas desnecessárias, por exemplo:
Preflop: Hero is BU with A:d, A:h.
Hero raises to $0.08, SB calls $0.07, BB calls $0.06
Flop: ($0.24) 8:s, 9:s, T:s (3 players)
SB checks , BB checks, Hero bets $0.16, SB raises to $0.48, BB folds, Hero raises $1.76 (All-In) , SB calls $1.44
MP3 shows Q:h J:s
Agora vamos fazer a mesma pergunta que eu fiz anteriormente:
- O que aconteceria se a partir deste exato momento eu simplesmente fizesse fold?
E a resposta, mais uma vez é extremamente simples:
- Nada.
Não se apegue ao AA, não se apegue ao fato de ter foldado AA, não se apegue ao que os outros jogadores da mesa vão pensar do seu fold, pois no final das contas a única pessoa que vai ligar para o seu jogo é você.
Outros exemplos de apegos no poker: olhar diariamente o caixa do poker, ficar de birra com outro jogador porque ele te deu um suckout na mão anterior e agora fez check-raise na sua c-bet por bluff e você acha que o seu AJo é suficiente para atolar com ele no flop 567r pois ele só pode estar fazendo isso com AT ou pior, etc. Se pensares bem, essas coisas não ajudam em nada no teu jogo.
Já está de malas prontas para embarcar nesta viagem chamada Poker? Então tire metade das coisas que você colocou lá, pois, além de serem desnecessárias, serão apenas um peso extra para carregar. Lembre-se que a viagem é longa e quanto mais peso colocares na bagagem maior a probabilidade de ficares no caminho.
2) Pergunte ao experiente
Quais atitudes vocês tomam para controlar ou evitar o tilt?
Por hoje era isso pessoal, um abraço e até a próxima