Saltar para o fórum
Só para ser diferen...

Notificações
Limpar tudo

Só para ser diferente - Blog de PLO

42 Mensagens
10 Utilizadores
6 Reações
4,523 Visualizações
BadPsiq
Membro desde: 04.07.2011
PokerStrategist

Boas pessoal.

Já sou registado na Strategy há vários anos, mas só agora resolvi participar mais (leia-se tenho mais oportunidade disso) e para isso resolvi começar um blog, como a maioria para ver se dá um pouco mais de motivação.
Como a maioria dos blogs aqui são de NL, só para ser diferente resolvi começar um de PLO, para criar variedade.

Um pouco de história deste lado.
Comecei a jogar poker na Everest, nos famosos shastas (nunca cheguei sequer a usar o capital inicial da Strategy), juntei 5 BIs de MSS, e dai foi até aos $150, retirei a banca de lá, comprei o HM com esse dinheiro e depositei o resto na Stars. Com o bónus e o jogo e após vários levantamentos que totalizaram $1000, a minha esposa engravidou de gémeos (e já tinha um, o que levantou o total para três filhos), tendo ela que ficar acamada durante a gravidez e a mudança que é ter três filhos, tive de deixar o poker de lado e nessa altura tinha trocado o NLH por PLO. Agora desde que eles estão maiores já consigo ter outra disponibilidade.

No inicio do ano resolvi voltar. Tinham ficado $100 na Stars e feito campeão, resolvi voltar, sem ler nada, sem ver vídeos, como se tivesse jogado a ultima sessão no dia anterior. Resultado, vim por ai abaixo até aos $20. Resolvi mudar a atitude. Voltei a NL2 e subi a banca até aos $100 outra vez (Em parte graças ao material do Double2). Dei um shot na NL5 que não correu bem (resolvi aumentar o numero de mesas ao mesmo tempo que dei o shot, má ideia). Voltei ao NL2, mas não me consigo livrar do gosto por PLO, mesmo que eu não seja tão bom do que NL, gosto mais de o fazer.

Agora perdi a mania. Voltei a ler as estratégias todas de PLO, vi vários videos e estou mais ou menos mentalizado para a variância e Bads que vou levar (porque se bem me lembro é bem maior que em NL).

Agora objectivos:
- Vou começar com $70 (o que tenho de banca de NL)
- Tentar um shot no nível acima sempre que tiver 25 BIs desse respectivo nível e caso me sinta confortável para tal.
- Actualizar isto de vez em quando, não só com os resultados, como nalguma hand que tenha duvidas
- Estava a pensar gravar algumas sessões e talvez partilhar, talvez assim se torne mais fácil, não só rever alguma coisa, como talvez ajude alguém ou alguém me ajude com isso.

Infelizmente o meu tempo para jogar é pouco, além dos miúdos, também trabalho por turnos o que faz com que muitas vezes não esteja disponível para jogar nas melhores horas (pois tento evitar as horas em que quase só há regs).

Espero que possam acompanhar e me ajudem de qualquer maneira que puderem.

Responder
Citar (Quote)
41 respostas
agacirj
Membro desde: 25.09.2012
PokerStrategist

Acho PLO um jogo bem legal mas não tenho estomago pra isso :fouet:

boa sorte nas mesas :gl:

Responder
Citar (Quote)
BadPsiq Autor do tópico
BadPsiq
PokerStrategist

agacirj, realmente é preciso estomago e a minha primeira actualização mostra isso mesmo.

Segue o primeiro gráfico:

Na mesma sessão estive 6 BIs down para recuperar log a seguir. A variância aqui é muito elevada em poucas mãos.
De qualquer maneira fiquei positivo o que é um bom inicio.

Vou colocar uma mão que me custou muito foldar, pois o vilão era um 85/55, agressivo como o raio, mas acho que acabou por ser a melhor opção.

Poker Stars, $0.01/$0.02 Pot Limit Omaha Cash, 6 Players
Poker Tools Powered By Holdem Manager - The Ultimate Poker Software Suite.

SB: $1.87 (93.5 bb)
Hero (BB): $2 (100 bb)
UTG: $3.59 (179.5 bb)
MP: $6.96 (348 bb)
CO: $1.61 (80.5 bb)
BTN: $2.45 (122.5 bb)

Preflop: Hero is BB with A J 7 2
2 folds, CO raises to $0.04, BTN folds, SB calls $0.03, Hero calls $0.02

Flop: ($0.12) J 9 A (3 players)
SB checks, Hero bets $0.09, CO calls $0.09, SB folds

Turn: ($0.30) 5 (2 players)
Hero bets $0.20, CO calls $0.20

River: ($0.70) 7 (2 players)
Hero bets $0.38, CO raises to $1.28 and is all-in, Hero folds

Results:

Spoiler

$1.46 pot ($0.05 rake)
Final Board: J 9 A 5 7
Hero mucked A J 7 2 and lost (-$0.71 net)
CO mucked and won $1.41 ($0.70 net)

Para agora é só, vamos ver se consigo continuar no verde :f_thumbsup:

Responder
Citar (Quote)
BadPsiq Autor do tópico
BadPsiq
PokerStrategist

Mais um update.
Ontem tive muito pouco tempo para jogar, inesperadamente tive de ir substituir uma colega ao trabalho o que tirou tempo de jogo.

Sessão calma até ao final em que levei uma bad e depois uma mão 4 way em que tinha nut no flop e com 4 All-Ins que acabei por ganhar fez com que terminasse no positivo o que foi bom.

Mão da sessão que me causou mais stress:

SB: $2.19 (109.5 bb)
BB: $2.28 (114 bb)
UTG: $4.87 (243.5 bb)
Hero (MP): $2 (100 bb)
CO: $2.57 (128.5 bb)
BTN: $3.45 (172.5 bb)

Preflop: Hero is MP with Q A 8 7
UTG folds, Hero raises to $0.07, 3 folds, BB calls $0.05

Flop: ($0.15) 3 J 4 (2 players)
BB checks, Hero bets $0.11, BB calls $0.11

Turn: ($0.37) 8 (2 players)
BB checks, Hero bets $0.26, BB calls $0.26

River: ($0.89) 8 (2 players)
BB checks, Hero bets $0.44, BB raises to $1.84, Hero calls $1.12 and is all-in

Results:

Spoiler

$4.01 pot ($0.13 rake)
Final Board: 3 J 4 8 8
BB showed 9 J 9 3 and lost (-$2 net)
Hero showed Q A 8 7 and won $3.88 ($1.88 net)

Tive uma ligeira dificuldade em dar call, mas como o vilão era um 100/80, achei que ele ia falhar a board muito e o raise dele era em linha com um draw falhado e me queria tirar da mão à força.

Continua no bom caminho. Espero que continue :f_thumbsup:

Responder
Citar (Quote)
agacirj
Membro desde: 25.09.2012
PokerStrategist

tendo em vista pouco material disponivel por ai sobre PLO como vc faz para estudar?

Responder
Citar (Quote)
victorcall
Membro desde: 06.06.2011
PokerStrategist

vou acompanhar sempre que der :f_drink: :f_drink: :f_drink:
Boa sorte nas mesas:f_drink::f_drink: :f_drink: :f_drink:

Responder
Citar (Quote)
BadPsiq Autor do tópico
BadPsiq
PokerStrategist

Não é fácil arranjar material para estudar de facto, mas um bom principio são os vídeos do Kyyberi, tanto os que ele fez para a Strategy como os que estão disponíveis no Youtube.
Qualquer informação sobre mental game é óptimo, porque para aguentar swings de vários BIs em em poucas centenas de mãos é difícil.

Mas o que faço mais é ver vídeos e artigos de NLH e adaptar.
Para isso perceber bem as diferenças entre os dois (que não passa só por mais duas cartas na mão).
Por exemplo:
- Posição Omaha > NLH
- Open Raise Omaha < NLH
- Hand Value Omaha < NLH
- Agressividade superior em Omaha, mas menos respeitada que em NLH
- Não há mãos marginais em Omaha (pelo menos não no sentido de NLH)
- Moves diferentes com mais frequência. Check/Raise deve fazer parte do arsenal, mais do que em NLH
- O verdadeiro valor das mãos altera com muita frequência, perceber que "já tiveste o nuts" é das coisas mais importantes que existem.
- Do mais importante que há é conhecer o verdadeiro valor das mãos. Uma mão com AAKK, pode bem ser do pior que existe.
- Para quem usa stats estuda-las bem. É mais complicado aplicar stats em Omaha (opinião pessoal)

Basicamente é isto, mas quando tiver mais tempo arranjo mais qualquer coizinha para explicar melhor...

Responder
Citar (Quote)
arthurbk99
Membro desde: 09.01.2015
Legacy Member

Eu tava vendo um torneio de PLO um dia desses na PokerStars faltavam acho que 12 jogadores e o torneio já rolava a 26 horas :O

Responder
Citar (Quote)
BadPsiq Autor do tópico
BadPsiq
PokerStrategist

Update de hoje:
Sessão complicada, no sentido das alterações que sofreu. Começou bem, mas a meio da sessão comecei com muito sono (5 dias a trabalhar de noite esta semana deu nisso), coisa que se reflectiu na sessão. Resolvi então diminuir o numero de mesas o que acabou por dar um bom resultado.

Agora algumas mãos começando pela mais "engraçada" pena o vilão não ter feito call no river
Poker Stars, $0.01/$0.02 Pot Limit Omaha Cash, 5 Players

SB: $2.48 (124 bb)
BB: $3.86 (193 bb)
MP: $1.78 (89 bb)
Hero (CO): $2.18 (109 bb)
BTN: $3.48 (174 bb)

Preflop: Hero is CO with K J 9 A
MP folds, Hero raises to $0.07, 2 folds, BB calls $0.05

Flop: ($0.15) 6 Q T (2 players)
BB checks, Hero bets $0.11, BB calls $0.11

Turn: ($0.37) 8 (2 players)
BB checks, Hero bets $0.26, BB calls $0.26

River: ($0.89) J (2 players)
BB checks, Hero bets $0.64, BB folds

Results:

Spoiler

$0.89 pot ($0.03 rake)
Final Board: 6 Q T 8 J
BB mucked and lost (-$0.44 net)
Hero mucked K J 9 A and won $0.86 ($0.42 net)

Flopar um straight e fazer um fold logo a seguir :f_cry:

SB: $2.04 (102 bb)
BB: $1.76 (88 bb)
UTG: $2.56 (128 bb)
MP: $1.67 (83.5 bb)
Hero (CO): $2 (100 bb)
BTN: $3.39 (169.5 bb)

Preflop: Hero is CO with T Q 8 7
UTG calls $0.02, MP folds, Hero raises to $0.09, BTN calls $0.09, SB folds, BB calls $0.07, UTG calls $0.07

Flop: ($0.37) J T 9 (4 players)
BB checks, UTG bets $0.18, Hero folds, BTN calls $0.18, BB calls $0.18

Turn: ($0.91) 5 (3 players)
BB checks, UTG checks, BTN checks

River: ($0.91) 7 (3 players)
BB checks, UTG checks, BTN checks

Results:

Spoiler

$0.91 pot ($0.03 rake)
Final Board: J T 9 5 7
BB showed 2 3 A K and lost (-$0.27 net)
UTG showed 6 T 4 J and lost (-$0.27 net)
BTN showed J 2 J 3 and won $0.88 ($0.61 net)

Sempre o malfadado river :f_frown:

SB: $1.91 (95.5 bb)
Hero (BB): $2.04 (102 bb)
MP: $4.10 (205 bb)
CO: $2 (100 bb)
BTN: $2.60 (130 bb)

Preflop: Hero is BB with 4 J 8 5
CO posts BB OOP, MP calls $0.02, CO checks, BTN calls $0.02, SB completes, Hero checks

Flop: ($0.10) 5 9 5 (5 players)
SB checks, Hero bets $0.07, 2 folds, BTN calls $0.07, SB folds

Turn: ($0.24) J (2 players)
Hero bets $0.17, BTN calls $0.17

River: ($0.58) A (2 players)
Hero bets $0.42, BTN raises to $1.82, Hero calls $1.36 and is all-in

Results:

Spoiler

$4.14 pot ($0.14 rake)
Final Board: 5 9 5 J A
Hero showed 4 J 8 5 and lost (-$2.04 net)
BTN showed T A 5 A and won $4 ($1.96 net)

De qualquer maneira, mais uma sessão positiva. Espero bem que continue. :f_thumbsup:

Responder
Citar (Quote)
riprlz
Membro desde: 06.11.2007
PokerStrategist

Oi, eu to grindando bastante PLO ultimamente, se quiser trocar idéia me adiciona skype.

E eu acho que tu tem uma valuebet river na mão do QT87ss, se tu der POT river toma call de str8 com 8 pelado, e ninguém tem KQ depois das linhas de turn e river.

edit. Só agora percebi que tu foldou flop, não entendi.

Responder
Citar (Quote)
BadPsiq Autor do tópico
BadPsiq
PokerStrategist

Adorava ter alguém para trocar ideias.
Não uso o skype (sou antiquado e não uso nenhuma ferramenta de comunicação online :f_ugly:), mas vou ver o skype e se calhar fazer setup de uma conta.

Essa mão foldei no flop, porque com tantos na mão, pensei seriamente que quanto muito se fosse a showndown com alguém o melhor que ia conseguir era um split pot e a probabilidade de alguém ter KQxx era bastante alta. Se calhar pensei demasiado a mão ou dei demasiado credito aos vilões, mas se não soubesse o final, não me arrependia muito do fold.

Mas como ainda tenho muito que aprender neste variante, talvez esta linha de ver as coisas tenha qualquer coisa de errado.

Responder
Citar (Quote)
riprlz
Membro desde: 06.11.2007
PokerStrategist

O cara cbetou 1/2 pot só, você não vai dar call de 3 streets com essa mão, e também vai foldar se alguém dá raise atrás de você. Tu não vai ver 3 streets de bluff nesse spot contra 3, mas as vezes ele ta semiblufando com top2, str8draw set ou qualquer algo do tipo que não vai continuar a atirar depois de tomar 2 calls ou algo assim. Nesse tipo de flop o pessoal em geral fica bem mais honesto, ainda mais nesses limites, é bem de boa dar call flop pra foldar turn/river dependendo da action.

Responder
Citar (Quote)
BadPsiq Autor do tópico
BadPsiq
PokerStrategist

Obrigado pela visão diferente.
Para ser sincero, assim que olhei para o flop o meu pensamento foi insta fold se alguem betasse. Honestamente não reparei no tamanho da bet, coisa que deveria ter feito. Se tivesse reparado talvez seguisse essa linha e vai ter de ser uma coisa que tenho de começar a prestar mais atenção no futuro.

Em relação ao jogo, este fim de semana, em principio não devo jogar. Não só por causa do trabalho e fazer umas actividades com os miúdos, não me sinto em condições para isso. Parece que fui atropelado por um comboio e não me sinto nada bem.

Segunda já devo voltar à carga.

Responder
Citar (Quote)
BadPsiq Autor do tópico
BadPsiq
PokerStrategist

Ontem não estava para jogar, mas após tomar uma medicaçãozinha, lá me senti um pouco melhor e resolvi abrir só 4 mesas e fazer uma sessão curtinha para ver se não dava muita asneira.
Até que correu bem porque tive sorte. Dei uma bad e os meus 60/40 seguraram todos, embora tenha consciência que houve mãos e spots que deixei passar que não deixaria noutra situação. Pelo menos acabou por ser mais uma sessão positiva.

Até agora tem estado a correr tudo bem, mas ando a runnar acima do EV, até tenho medo quando o contrario me vier bater na cara.
Estou com 20bbs/100 de winrate, quem me dera que fosse o numero real :f_tongue:

Hoje não posto nenhuma mão, porque nem tive cabeça para fazer um mínimo de review e não houve nenhuma mão que me chamasse a atenção quando foi jogada.

Só sessões positivas. A ver se continua :f_thumbsup:

Responder
Citar (Quote)
BadPsiq Autor do tópico
BadPsiq
PokerStrategist

Update.
Acabaram as sessões positivas, terminei a sessão de ontem no vermelho, embora tenham sido apenas 20BBs negativos.

Assim e ao fim de uma semana depois de ter regressado ao PLO, aqui está o meu primeiro gráfico semanal:

Infelizmente há umas mãos ai que estão perdidas. O meu pc anda com uns problemas na board que faz com que volta e meia salte uns anos na data e por vezes ocorre quando estou a fazer alguma coisa no pc, o que é chato, porque a grande maioria das coisas começa a funcionar mal. Por acaso o software da stars continua a funcionar sem problema, o HM2 por outro lado é que deixa de ver as mãos.
Portanto nesse gráfico está a faltar cerca de um BI para cima, mas é negligenciável.

Uma das principais razões para esta sessão não ter corrido tão bem foi que estive a gravar a sessão. O que me causou um bocadito de distracção e tenho plena consciência que tenho algumas mãos mal jogadas à conta disso.

Se alguém estiver interessado em dar uma vista de olhos podem ver aqui:
PLO2 Session - 2015-06-02

Opiniões são bem vindas :f_thumbsup:

Responder
Citar (Quote)
Royaljoker93
Membro desde: 12.05.2014
PokerStrategist

Nice, bom ver um blog de PLO. Vou acompanhar. :f_drink:

Responder
Citar (Quote)
BadPsiq Autor do tópico
BadPsiq
PokerStrategist

Original de victorcall
vou acompanhar sempre que der :f_drink: :f_drink: :f_drink:
Boa sorte nas mesas:f_drink::f_drink: :f_drink: :f_drink:

Original de Royaljoker93
Nice, bom ver um blog de PLO. Vou acompanhar. :f_drink:

Obrigado :f_drink:

Responder
Citar (Quote)
BadPsiq Autor do tópico
BadPsiq
PokerStrategist

Update que vem um bocado tarde. Na realidade a sessão é do dia 03, mas ontem não tive hipótese de fazer nada no pc, inclusive jogar, o que deixou tudo para hoje.

Sessão porreirinha sem muitos stresses, graças em parte a não estar preocupado com a gravação. Gravei a sessão, mas como já estava tudo configurado, foi só por a gravar e já está.

Para quem estiver interessado em ver:
PLO2 - 2015-06-03

Única mão que me chamou à atenção, não pela jogada em si, mas pelo desfecho. Não que me tivesse afectado muito. Perder para um out no river é que é sempre engraçado :f_tongue:

SB: $2.04 (102 bb)
MP: $11.48 (574 bb)
CO: $2.39 (119.5 bb)
BTN: $3.03 (151.5 bb)

Preflop: Hero is BB with K K 6 6
2 folds, BTN raises to $0.07, SB folds, Hero raises to $0.22, BTN calls $0.15

Flop: ($0.45) 2 Q 2 (2 players)
Hero bets $0.28, BTN calls $0.28

Turn: ($1.01) K (2 players)
Hero bets $0.50, BTN raises to $1, Hero raises to $1.50 and is all-in, BTN calls $0.50

River: ($4.01) Q (2 players, 1 is all-in)

Results:

Spoiler

$4.01 pot ($0.13 rake)
Final Board: 2 Q 2 K Q
Hero showed K K 6 6 and lost (-$2 net)
BTN showed 4 Q Q 5 and won $3.88 ($1.88 net)

Continuo no bom caminho. Que assim continue :f_thumbsup:

Responder
Citar (Quote)
BadPsiq Autor do tópico
BadPsiq
PokerStrategist

Update:

Sessão curta de ontem, mas bastante boa. Começou mal, mas acabei com 4 BIs up :f_thumbsup:

Apenas uma mão interessante:

SB: $4.78 (239 bb)
UTG: $2.46 (123 bb)
MP: $1.21 (60.5 bb)
CO: $6.47 (323.5 bb)
BTN: $2 (100 bb)

Preflop: Hero is BB with K T 2 K
UTG folds, MP raises to $0.04, CO folds, BTN raises to $0.15, SB calls $0.14, Hero calls $0.13, MP folds

Flop: ($0.49) K T 9 (3 players)
SB checks, Hero bets $0.35, BTN raises to $0.93, SB raises to $3.61, Hero calls $1.50 and is all-in, BTN calls $0.92 and is all-in

Turn: ($6.04) 9 (3 players, 2 are all-in)
River: ($6.04) 3 (3 players, 2 are all-in)

Results:

Spoiler

$6.04 pot ($0.20 rake)
Final Board: K T 9 9 3
SB showed Q J 3 5 and won $0.00 (-$2.00 net)
Hero showed K T 2 K and won $5.84 ($3.84 net)
BTN showed J Q Q A and lost (-$2 net)

Pré flop geralmente faço raise com double suited kings. Foi mesmo distracção o call.
Atenção que eu no flop sabia que não tinha a melhor mão. Era bastante obvio, apenas dei o call para AI porque precisava de cerca de 30% de equidade para o puder dar e como com top set contra dois temos sempre cerca de 40% até foi uma decisão fácil.
O melhor é que um dos visados foi o menino da mão anterior que me ganhou apenas com um out no river.

Vou com quase 11 BIs up desde o inicio do blog, com uma impressionante winrate de 31bbs/100. Vai doer tanto quando isto vier ao sitio, nem quero imaginar essas sessões.

Mas por enquanto é aproveitar o bom momento :f_thumbsup:

Responder
Citar (Quote)
brunogalvao81
Membro desde: 30.11.2008
Oldschool Grinder

Eu estava me interessano por PLO. É sempre bom ver novos ares por aqui. Quem sabe eu volte ainda esse ano...:f_grin:

Responder
Citar (Quote)