Opa, não tinha lido aqui ainda, vou começar a acompanhar. Abração.
Boas pessoal,
Em primeiro lugar, quero pedir perdão aos meus leitores por não actualizar o meu blog mais assiduamente. Mas infelizmente tenho jogado pouco... O upswing passou e com ele foram-se também as certezas que eu tinha àcerca do meu jogo. Eu tenho um grande problema: eu jogo bem tipo 98% do tempo da sessão, mas acabo sempre por me distrair numa mão e cometer um erro que me dá cabo da sessão. Tenho de lutar contra isso, é um leak bem grave...
LockONNN, segui o teu conselho e postei 5 mãos, 4 das quais foram correctamente jogadas. Fiquei bem contente ♠_thumbsup:
Creathive, obrigado pela tua participação. Estas sempre à vontade para passar cá e deixar os teus comentários. ♠_thumbsup:
Quanto ao grind, tenho apenas 4000 mãos e estou menos de 1 BI acima de break-even.
Boas ppl,
Tenho jogado pouco... E o principal motivo pk tenho jogadi pouco é pk ando a jogar mal e perdido bastante. Tenho sido mt trapalhão nas decisões, e isso deve-se a eu ter aumentado as mesas sem ter primeiro certeza que sou winner no formato. Eu sei k o meu A-game é mais k suficiente para bater a NL 5, mas ainda não tenho a experiência necessária para o colocar em 4 mesas...
Sendo assim este mês vou começar a jogar apenas em 2 mesas. O meu objectivo é reduzir os erros ao minimo, ao mesmo tempo que treino e maximizo a minha capacidade de observação dos oponentes. Resumindo, é um mês para aprender a jogar e para recuperar a confiança no meu jogo que tinha quando comecei este blog e, entretanto, perdi...
Fazes muito bem, eu quando jogava NL2 em FR cheguei a jogar 6 mesas sem problema, quando mudei para SH comecei com 2, joguei ainda muito tempo com duas, depois passei para 4, e passado umas 50K hands em SH já comecei a abrir 6 mesas isto na NL10 . Neste momento vario entre 4 e 6 .
Micro limits servem para aprender o básico do jogo por isso acho que não faz muito jogar mais do que 6 mesas .
Boas pessoal,
Tenho jogado pouco, também a jogar 2 mesas é complicado fazer um número de mãos interessante para meter um post. Mas fez bem ao meu jogo esta temporada a jogar apenas 2 mesas, conseguir sair do down e evoluir o meu jogo.
No entanto ontem já voltei às 4 mesas e acho que vou conseguir estabilizar o meu jogo ai. A sessão correu bem, fiquei quase 3 BI up, em 500 mãos. ♠_thumbsup:
LockONNN, concordo plenamente contigo. Mais de 6 mesas é -EV.
Boas pessoal,
Este fim de semana correu bem. Fiquei up quase 5 BI e acima de tudo, joguei mt bem. Já não pago os meus adversários à parva, como costumava pagar e isso reflete-se e bem nos resultados! ♠_cool:
Outra coisa que tenho feito é rever os artigos prata, o que me fez relembrar e reorganizar na minha mente os conceitos que já tinha adquirido.
Ainda outra novidade, resolvi criar um home game para jogar poker playmoney com os meus amigos. Apesar de eles terem noções não muito desenvolvidas do jogo e eu nem sempre jogar 100% a sério, tem sido uma experiência bem agradavel e bem educativa. Isto porque tenho jogado sobretudo heads-up, uma variante na qual eu também sou bem fraquinho. Mas vou tentar aproveitar esta oportunidade e desenvolver essa variante do meu jogo, pois muitas vezes acabo por sair de mesas quando só resto eu e outro jogador, mesmo este sendo fish, pk não sei jogar o suficiente de heads-up para ter vantagem.
Boas pessoal,
Sei que tenho andado desaparecido... Tive de viajar em trabalho, logo tive de parar um pouco com o poker. Mas agora que voltei tou outra vez cheio de vontade de jogar, vamos lá ver se consigo fazer umas mãos decentes este fim de semana.
Tenho andado a ver os vídeos de SNG HU do filipetheman, e estou a considerar dar uns tirinhos para experimentar. Se alguem quiser fazer alguma sugestão, estejam à vontade.
Boas pessoal,
Como prometido, joguei bastante. Quer dizer, bastante para os meus standards. No mes passado apenas coloquei 2500 mãos, mt fraquinho... Este mês, ao dia 4, já vou com 1500, portanto estou a grindar bastante! ♠_thumbsup:
Mas o baralho não tem ajudado e uma série de bad beats me colocou quase 2 BI down, mas fico com a impressão clara que tenho jogado bem, seleccionado activamente as mesas, pelo que conto que este seja um bom mês. Faltam-me quase 8 BI para subir a Nl 10, o meu objectivo era conseguir isso este mês. Vamos lá ver se consigo!
Quanto aos heads up SNG, testei um bocado (2 sits na verdade...) e fiquei com a clara impressão que não tenho sensibilidade para esse jogo ainda criada, pelo que teria de jogar bastante e estudar ainda mais, para a conseguir ganhar. Assim, vou optar por permanecer em NL SH, por agora. Também vai sair a MSS dia 11 e eu não sei se vou conseguir resistir a experimentá-la...
Boas pessoal,
Tenho andado completamente desaparecido do blog. Já não posto há largas semanas porque tenho tido mt trabalho no emprego.
No entanto tenho novidades. ♠_cool: Desisti de jogar cash! Acho que consigo bater a NL5 com um pouquinho mais de calma e concentração, mas a motivação era o que me impedia de vencer no cash.
Mudei para SNG HU! ♠_thumbsup: É uma modalidade mt interessante sem dúvida e sinto-me muito mais motivado para conseguir vencer aquí do que no cash. Já tenho 18 torneios, praticamente nada, dos sits de 5 dlrs e também joguei um bocado de shootouts de 2 dlrs e de HU de 2 dlrs. Os resultados têm sido positivos em todas as variantes, apesar da pequena amostra. Nos de 5 dlrs, o meu jogo actual, estou com um ROI de 20%, claramente irrealista, pois normalmente um ROI nesta modalidade não costuma ser superior a 10%.
Ontem estive a configurar o hud para esta variante, assim como o table ninja. Mas tava a ter dificuldade com as janelas do torneio (o tournament lobby) que estavam sempre a abrir em todo o lado e depois tinham de ser fechadas á mão.
Acabei por jogar uma session assim, com janelas a abrir sempre que o table ninja abria um torneio, e meio ainda a configurar o table ninja para abrir as mesas sozinho, e deu asneira como era de esperar. Acabei down 1 BI e qualquer coisa.
Ainda por cima estava ainda a experimentar jogar 2 mesas, o que gerou ainda mais confusão. E ainda por cima, aceitei um rematch e o TN lembrou-se de abrir outro torneio, o que me deixou a jogar em 3 mesas todas desalinhadas... Enfim, uma confusão... ♠_rolleyes: Mas algum dia eu tinha de configurar as merdas todas e testá-las, e foi ontem.
Mas agora já está tudo bem configuradinho e a proxima sessão já não devo ter dificuldades. Eu acredito ter um edge sobre o field em 1 mesa, mas em duas ainda não conseguir por o mesmo poker que em uma, tomo decisões mais precipitadas e optimistas, o que neste jogo é simplesmente horrivel. Algo a melhorar.
Boas pessoal,
Ontem tive normalmente problemas com o Table Ninja SNG Opener. Aquilo simplesmente não me abre os torneios... ♠_mad:
Já estive a ver e acho que tem a ver com os SNGs encherem muito depressa. Vou experimentar uma configuração para abrir 2 torneios com 1 ciclo de 2 registos por segundo. Tenho receio é que me provoque um certo lag, pois sempre que precisar de abrir uma mesa o computador vai estar sempre a abrir mesas até conseguir uma. Não sei se também é melhor aumentar o número de tentativas por ciclo. Se alguem perceber largo de table ninja e quiser ajudar, ficava mt agradecido.
Também tinha um problema no search dos torneios que agora devo conseguir resolver.
E depois, por causa destas coisas todas e de ter mil coisas diferentes na cabeça, acabo por tomar decisões precipitadas e horríveis. Acabei por em 5 sits, perder 3 e ganhar 2. Tenho de resolver esta merda para me poder concentrar no jogo.
Boas pessoal,
Peço novamente perdão pela minha longa ausência. Tenho andado a jogar, como já havia dito, SNG HU de 5$. Para já está tudo a correr bem e estou com um ROI de >10% em 50 sits, não é uma amostra mt grande, mas já dá para ter uma boa ideia.
Nesta fase em que ainda estou a aprender tenho jogado apenas em uma mesa, o que dá 4-5 sits por hora, eu sei que é fraquinho, mas estou a aprender. Tenho feito algo do tipo, uma sessão de jogo por cada sessão de estudo. Assim a curva de aprendizagem é mais acentuada. Tenciono subir para os de 10$ a este ritmo, ou algo parecido. E depois ir subido para os de 20$, possivelmente já com muititabling.
Entretanto tenciono gravar a minha proxima sessão para o filipe avaliar o meu jogo. Ainda devo ter imensos leaks, pelo que vai render bastante.
Boas pessoal,
Hoje venho falar-vos de um problema do meu jogo:
"A barreira psicológica dos 200 dlrs"
Já tenho 200 dlrs de banca há cerca de um ano, umas vezes mais, outras menos, mas não passo disto. O meu jogo parece ser sempre breakeven. Já joguei NL5, agora SNG HU de 5$, e no início jogo sempre bem e consigo subir a banca um bocado mas depois o meu jogo degrada-se e começo a perder com erros estúpidos...
Não sei porquê mas é algo psicológico, pois eu facilmente consigo apontar os meus erros nos session reviews. Vou tentar aperfeiçoar o meu jogo de forma a ultrapassar esta fase, pois isto já se começa a tornar um bocadinho frustrante...
Boas pessoal,
Mais uma semana se passou e sinto que progredi algo no meu jogo. Tenho jogado apenas uma mesa e, acima de tudo, tenho-me preocupado com os ranges dos adversários, as adaptações, a FE, tudo o que é realmente importante.
Para além disso descobri uma ferramenta poderosa nos cálculos da equity, o novo equilator da Pokerstrategy. É muito bom por vários motivos:
-Permite ver que % do range do adversário acerta nos determinados flops
-Permite copiar automáticamente esse range para o campo das contas, o que facilita mt o trabalho.
-Permite ver como a equity varia com cada carta possivel no turn
No entanto não gosto do facto de o programa apenas calcular a equity até ao river, quando para a maioria dos cálculos no flop interessa mais a FE para o turn. No entanto o equilator antigo permite calcular isso, pelo que ambos se complementam bem.
Domingo à tarde não tive net e como a minha namorada tava a trabalhar para ai 2-3 horas a calcular a equity o mais correcta possivel de uma mão em particular que não tinha a certeza se tinha side bem ou mal jogada.
A mão era um 54o na SB contra um oponente que defendia 34% do range no flop, um range bem forte. O flop veio monotone K84ss de espadas e eu não tinha nenhuma espada.
Calculei a equity PF e conclui que o raise foi bom. No flop achei que apesar de ele ter 22% de fold to cbet, neste board ia foldar tudo menos uma mão do tipo 2º par+. Então calculei a equity da minha cbet de 75% do pote e conclui que era bem lucrativa. Depois o meu oponente deu-me raise e eu determinei o range dele como nut flush draw, flush, set e 2 pares. Contra esse range eu no river, quando joguei a mão bluffei pelo que queria calcular se o bluff era lucrativo. Considerando que o nut flush draw folda para o meu raise all in no river porque não tem odds para o draw, mesmo assim esta é uma jogada muito mas mesmo mt negativa, pois as vezes que ele vai ter flush aquí são bem significativas e esmagam o valor da minha FE, que neste caso rondava os 66%.
Foi um exercício bastante interessante porque me permitiu aperfeiçoar o meu hand reading e a minha capacidade de compreender como a equity se relaciona com os ranges dos adversários e o board. Just for the record, o meu range não incluia a mão do meu adversário mas andei lá mt perto... Ele tinha Q5s de espadas e eu tinha no range pré-flop Q6s+... Mas mt mt perto... O que revela a importância destes exercícios! ♠_thumbsup:
A propósito estou com 7 straight wins! ♠_cool:
Boas pessoal,
Venho fazer um update. Tenho jogado um bocadinho, apenas em uma mesa, de SNG HU 5$. E tem estado tudo a correr bem, estou com um ROI de 10%.
Mas sinto que ainda tenho bastantes leaks e por vezes sinto dificuldade em algumas situações, contra oponentes mt específicos. Por exemplo ontem tive a jogar contra um vilão que foldava bastante pré-flop, algo em volta dos 60% e depois no flop simplesmente não foldava, tinha um fold to cbet de ai uns 15-20%. Este tipo fez-me passar um mau bocado... Eu procurava raisar mt para mobilizar a fold equity pré-flop, mas no flop acabava sempre por ter mãos fracas de mais, sem poder fazer cbets, e sem vantagem perante o range forte dele. Mt complicado... ♠_frown: Mas acabei por me adaptar, usando um range forte de raise e um range de limp apenas com mãos com elevada jogabilidade, a adaptação típica contra calling stations, e acabou por funcionar bem (ganhei 2-0). O primeiro jogo ganhei no nash com alguma sorte e o segundo ele ficou rapidamente com poucas fichas, ainda recuperou algo mas acabou por ficar quase sem fichas e destrui-o com o nash (ele jogava demasiado tight...)
Mas sinto melhorias no meu jogo. Vamos a ver se é desta que saio dos 200 dlrs, já tou com 238! ♠_thumbsup:
Boas pessoal,
Voltei! Resolvi recomeçar o blog. Tenho andado a jogar huperturbos na pokerstars em formato HU, mas não considero que tenha um roi que justifique continuar a investir. Logo vou voltar aos SNG regulares e turbos, onde a margem de manobra é maior e logo os roi's também.
Como estou meio parado há mais de meio ano, em termos de progressão do meu nivel de jogo, resolvi que tenho de me deixar de focar no ROI e nos ganhos e passar a focar-me em jogar bem e evoluir o meu jogo. Sobretudo quero melhorar o meu hand reading, a qualidade que considero essencial para evoluir o meu jogo.
Assim, resolvi parar de jogar uma ou duas semanas para me dedicar exclusivamente ao estudo. Irei ver vídeos e voltar a ler o livro do Moshman.
À medida que tiver novidades vou postando!
Boas pessoal,
Ontem vi o primeiro vídeo da minha série de estudos, aliás vi o vídeo 2x. Na segunda vez estive a tirar as notas mais importantes das adaptações a fazer em pós-flop contra diferentes adversários.
Planeio por agora não jogar. Primeiro vou tentar perceber de uma forma mais completa a mecanica do jogo HU. Talvez mais para o meio do mês inicie o grind, mas será sempre em pouca quantidade e procurando mta qualidade de jogo.
Boas pessoal,
Tenho continuado o meu estou baseado em vídeos durante toda esta semana. Tenho aproveitado para tirar notas ácerca das ideias principais dos vídeos e de jogadas que eu tenha achado interessantes.
Algo que eu ainda tenho muita dificuldade em lidar é com oponentes muito aggro e maniacos. É algo que tenho de trabalhar.
Boas pessoal,
Ontem à noite finalmente joguei os meus primeiros SNGs desde há quase 2 semanas. Antes disso coloquei bastante tempo de estudo em que fiz diversos vídeos e tirei mtas notas importantes.
Perdi em 6 sits basicamente o rake, fiquei 3-3. Mas não foi nada mau, acho que joguei a bom nivel. Não gostei no entanto de um semi bluff oop que fiz a um jogador mais agressivo, que foi um perfeito disparate. Contra este tipo de jogadores o semi bluff é horrivel porque cresce o pote com uma mão marginal (ainda por cima sem posição) e não temos FE nenhuma, o que torna esta jogada -ev, ainda por cima num pote grande. Depois no turn ficamos sem saber o que fazer, e eu basicamente bluffei o resto da stack... ♠_cry:
Boas pessoal,
Joguei mais uns SNG e por agora está tudo a correr bem. Claro que por correr bem entenda-se com poucos erros, porque avaliar os resultados de meia duzia de SNG nem sequer faz sentido.
Noto que já me sinto mais à vontade vs maniacos/calling stations, contra os quais antes tinha mtas dificuldades. Acho que se deve a ter visto mtos vídeos em que os jogadores eram constantemente abusados com mil bets, a que respondiam apenas com folds, e depois viravam o torneio em 2 mãos grandes... Depois, também tenho notado que o pessoal nos SNG de 1,5$ joga mto fora de posição, o que é terrivel para eles.
Tenho feito um forte esforço para colocar os meus adversários em ranges, o que já me levou a 1 ou 2 hero calls espectaculares ♠_grin: