Saltar para o fórum
Os meu erros, podem...

Notificações
Limpar tudo

[Fechado] Os meu erros, podem ser os seus...

17 Mensagens
12 Utilizadores
0 Reações
1,639 Visualizações
nandoribas
Membro desde: 01.06.2007
PokerStrategist

Bom pessoal, venho aqui com boas notícias, depois de muita teimosia da minha parte em simplesmente aceitar e seguir a estratégia desenvolvida e oferecida pelo site...

Venho me dedicando, estudando, lendo artigos, videos e praticando... Foi assim que encontrei grandes erros no meu jogo, e que estavam fazendo toda a diferença.

O primeiro deles é: você tem que escolher uma modalidade de poker que pretende se especializar. Não adianta querer jogar Cash, Limit, No Limit, SnG, MTT, Omaha... Você terá muita informação para absorver, as estratégias são totalmente diferentes, e ao invés de te ajudar, vai te confundir e fazer tomar decisões erradas nas diferentes modalidades de poker.

O segundo: Siga a gestão de banca! Eu já fui muiiiiiiiiiiiiiiito teimoso. E quando fazia algum lucro vendia... Ex: fazia 300 dólares, vendia e deixava apenas 50, pensando... Ahhh se eu to fazendo lucro, vou continuar fazendo lucro e posso usar ele da maneira que eu quero, curtir uma balada com dinheiro do poker, etc... Muitas vezes com os 50 que sobravam entrava numa DOWN, jogava tiltado querendo recuperar e o resto vocês já sabem. Falia dizia que poker era jogo de sorte, enganação e ficava meses sem jogar.

O terceiro: Siga a estratégia! As estratégias fornecidas pelo pokerstrategy são estratégias vencedoras e comprovadamente lucrativas. Muitas vezes você olha a tabela e pensa, ahhh isso é apenas uma tabela, eu posso pagar com um KJs, AT, etc... Isso acontece muiiiiiiiiiito, com muitos iniciantes e comigo não foi diferente. Não resista, simplesmente aceite e siga a estratégia a risca.

O quarto: Posição na mesa! Você precisa dominar e saber as posições em uma mesa e quais as atitudes que pode ou não tomar de acordo com suas cartas, na respectiva posição que se encontra. É como dizem: "posição no poker é tudo".

O quinto: Psicologia! Leia os artigos sobre psicologia sempre que puder, pode parecer que não mas tem tanta importância quanto os artigos sobre o jogo, estatística e matemática. Você precisa estar bem, para jogar bem... Pense nisso, ou você pode se tornar o seu pior inimigo.

O sexto: Autocrítica! É, essa não é fácil não e muita gente não aceita e prefere inventar explicações, desculpas, etc... Você e ninguém além de você precisa analizar o seu jogo, saber quais seus erros e acertos, veja os vídeos de treino, você está jogando corretamente? Está fazendo algo diferente? Se sim, pare e reflita sobre as decisões que vem tomando e na maneira que está jogando. É dificil adimitir que está errando e literalmente jogando seu dinheiro fora. Mas é a melhor maneira de evoluir seu jogo, sendo autocrítico para encontrar erros e corrigi-los.

E encontrei 4 grandes falhas no meu jogo com a autocritica.

1º sempre entrava de limp com qualquer par de mão, visando um SET no flop. Entrava também de limp com qualquer Ax suted, visando um nut flush. Queria acreditar que estas jogadas eram lucrativas, pois quando conseguia formar mãos como set no flop e flushs, realmente os pots que ganhava eram altos. Mas um dia pensei, nossa como pode? eu ganhei tanto num pot com flush, mais não sei quanto no outro com SET e terminei negativo? Como pode? Tão me roubando, tem alguma coisa errada. Lógicamente você raramente vai conseguir ver o flop toda hora entrando de limp e mais raro ainda vai ser você formar mãos como essas. A probabilidade de você fazer um set no FLOP é baixissima, e se tiver um flop favorável pro seu flush que te da 4 cartas do mesmo naipe, ainda sim você não tem um flush e vai ter que investir muito dinheiro tentando conseguir completar seu flush no turn ou no river, o que muitas vezes não acontece.

Tudo isso somado as rodadas de blinds mais a quantidade de mesas que você joga... Não preciso dizer mais nada né? É PREJUIZO CERTO A CURTO E LONGO PRAZO.

2º Duração das seções e quantidade de mesas. Em várias vezes me peguei em uma seção que não estava lucrativa, estava cansado tiltado e vinha aquele diabinho e falava, quando ganhar um all in eu paro, ou quando sair um par de AA eu paro e por ai vai... E o pior as vezes o seu par de AA vem e... BadBeat, o cara que tava super frustrado e jogando tiltado vai querer continuar pra recuperar jogando mais tiltado ainda extendendo a seção e correndo o risco de falir. Quer jogar 6 horas? ok, divida em 3 seções de 2 horas, faça intervalos para comer, mijar, tomar banho e principalmente dormir. Atenda as suas necessidades primárias e depois sim pode pensar em fazer uma seção de poker.
Outra coisa é a quantidade de mesas, eu jogava 4 e tinha lucro, 6 obtinha lucro, então achava que podia jogar em 9 que também iria obter lucro, acontece as vezes, pois são muitas mesas e a probabilidade de vir muitas mãos boas é muito alta, mas se você tiver jogando errado, uma maior quantidade de mesas só vai piorar a sua situação. Jogue apenas a quantidade de mesas que você tem certeza que domina.

3º Escolha das mesas. É muiiiito importante saber escolher as mesas para de acordo com sua estratégia, no caso eu jogo SSS, então preciso de mesas agressivas com uma média de pot alta. Outro fator são os adversários. Não é simplesmente clicar em sentar, colocar dinheiro e esperar o tempo passar e as cartas virem. Se você joga SSS você precisa que a grande maioria dos adversários seja big stack, se não sua estratégia não vai funcionar ou vai se deparar com adversários usando a mesma estratégia que você, o que pode ser perigoso, pois eles entraram nas mãos apenas com cartas muito fortes também.

4º Defenda o lucro. Outra coisa muito importante é defender o lucro. Se você conseguiu o lucro estipulado pela estratégia, saia da mesa assim que puder e mude sua maneira de jogar, jogando apenas com QQ+, pois muita gente não da valor a isso e muitas das vezes acaba perdendo o lucro obtido.

Bom com tudo isso, venho dizer que meu jogo se tornou estável e venho fazendo uma média de 20 a 30 dólares por dia na NL10. Sei que não é muito, mas quis compartilhar com vocês a minha experiência e os passos que dei para melhorar meu jogo.

Gostaria de agradecer ao pokerstrategy e em especial para um treinador que foi o que mais me ajudou a corrigir meus erros e evoluir meu jogo. O treinador: LATINO... opsssss, latini. (latini depois quero $50 dólares por fazer essa média pra você) hahaha.

Bom é isso pessoal, ficou meio grande... Mas espero que tenha sido proveitoso a quem teve paciência pra ler até aqui. Tenho certeza que este tópico pode e vai ajudar muita gente, pois nada mais é do que um "resumão" de varios artigos encontrados na PokerStrategy ofecerido de maneira prática como experciência pessoal.

Inclusive se os moderadores gostarem do tópico, podem até botar como fixo.

Abraço e sorte a todos...
Fernando Ribas

:spade:

16 respostas
brustefanix
Membro desde: 16.07.2009
PokerStrategist

isso ae ;)

Orochimaro
Membro desde: 09.05.2008
Elite Grinder

belo post..... =)

LenZuen
Membro desde: 29.12.2009
Poker Player

Fernando,

Gostei muito do conteudo dos seus posts, mas queria fazer uma pequena ressalva aqui, e espero aproveitar pra ajudar algumas pessoas que estejam comecando agora.

Assim como voce, eu sou um iniciante, mas nunca cheguei a esse grau de teimosia. Isso porque li bastante e assisti a bastantes outros videos ANTES MESMO de conhecer a estrategia SSS. Entao, quando assisti aos videos pela primeira vez, consegui uma compreensao muito mais elevada do conteudo da estrategia SSS e os motivos pelos quais suas estipulacoes sao feitas dessa forma.

A premissa basica dessa estrategia eh:

- INICIANTES COMETEM ERROS
- ERROS CUSTAM DINHEIRO

Sabendo disso, vc entende um dos motivos pelos quais vc entra na mesa com pouco dinheiro: para que seus erros nao comam sua BR. Mesmo tendo lido bastante sobre o assunto, eu ja cometi erros bizarros que, gracas a estrategia SSS, me custaram 2 dolares cada um (na verdade em um deles eu ganhei a mao na cagada! hehe). Outro motivo pra se comecar com pouco dinheiro eh evitar que vc tenha que jogar no pos-flop. No maximo vc joga no pre-flop e no flop, e dai pra frente nao tem que tomar mais decisoes. Eh mais ou menos o equivalente ao sistema S.A.G.E. de Heads-up Play.

Eu soh nao concordo muito quando vc diz que se deve seguir a estrategia A RISCA. Ao inves disso, eu colocaria da seguinte forma: NAO DESRESPEITE A ESTRATEGIA PELOS MOTIVOS ERRADOS. Se voce for adicionar uma jogada a essa estrategia, certifique-se de que essa jogada vale a pena em termos financeiros. Nao vou entrar em detalhes aqui, mas vou dizer que eu adicionei 2 jogadas EXTREMAMENTE LUCRATIVAS que nao estao previstas na SSS. O grande problema eh que ambas requerem alguma capacidade de leitura da situacao para serem lucrativas, e isso em iniciantes eh dificil de ver.

Enfim, contanto que vc saiba o que esta fazendo, existem SIM formas de se otimizar a estrategia, mas que devem ser cuidadosamente estudadas antes de serem incorporadas a SSS. Soh para servir de exemplo: Minha BR inicial de US$ 50,00, em 4 dias de jogo jah esta em US$ 87,00. Sendo que jogo no maximo 2 horas num dia e sem multi-table pq ainda estou meio cru pra isso.

Abracos a todos!!

nandoribas Autor do tópico
nandoribas
PokerStrategist

Original de LenZuen

Eu soh nao concordo muito quando vc diz que se deve seguir a estrategia A RISCA.

Valeu LenZuen, que bom que gostou...

Cara, infelizmente vou ter que discordar de você também... Acho que no seu caso, por você dizer que já tinha algum conhecimento, já jogava poker, você conseguiu adaptar e inserir algo em sua estratégia. Mas você tem que levar em conta, que muita gente se inicia no poker aravés da pokerstrategy e não tem conhecimento algum sobre poker. Ex: meu primo. Ele acha que sabe jogar poker, e esses dias veio me perguntar se trinca ganhava de sequência.

Então acho que o pessoal de estatuto bronze, que joga NL5, NL10, deveria sim seguir a risca a estratégia até atingir o estatuto prata ou até bater seu limite inicial, isso é aconselhado não só por mim, mas também pelos treinadores nos vídeos e treinos ao vivo.

Se o cara já joga a algum tempo, tem mais conhecimento, já domina grande parte das estratégias básicas do poker, ai sim pode começar a incrementar outras jogadas e estretégias que sejam lucrativas para o seu jogo, do contrário, deve continuar a seguir a estratégia SSS sim!

LenZuen
Membro desde: 29.12.2009
Poker Player

Fernando

Cara, desculpe o comentario, mas mesmo nao conhecendo seu primo, hei de dizer que provavelmente falta-lhe sensatez se ele realmente acha que sabe jogar poker sem saber sequer a ordem de valor das maos. Seria como se o ex-jogador de futebol Amaral (que jogou no Vasco e na Fiorentina) insistisse em ser modelo por achar que eh bonito aushuahsuasha. Brincadeiras a parte, qualquer pessoa que nao tem capacidade de reconhecer as proprias limitacoes esta fadada ao fracasso no Poker. Eu mesmo sou por vezes impaciente, nao sou muito disciplinado e sou PESSIMO em multi-tasking. Por isso, jogo apenas quando tenho tempo e tranquilidade (nao ha ninguem vendo televisao por perto ou falando comigo) e poucas mesas por vez. Fale pro seu primo tomar jeito antes que ele perca toda a grana dele :D!

Eu entendo e concordo quando diz que eh perigoso que iniciantes facam modificacoes na estrategia, mas tenho dois amigos (na verdade um amigo e meu irmao) que sao SEMI-DONKS e que usaram a estrategia shortstack A RISCA, e ambos perderam dinheiro. Eu dei-lhes alguns toques quanto as jogadas que eu mencionei, quando faze-las e como torna-las lucrativas e eles ja recuperaram com isso parte do dinheiro perdido. Meu amigo estava com a BR inicial de US$ 50,00 em US$ 36,00 e agora esta em US$ 44,00 e meu irmao tinha descido ate US$ 42,00 e agora esta com US$ 50,06.

O problema da estrategia SSS eh que vc joga com um range medio de 5 a 7%, o que significa que em 93% - 95% das maos vc folda. O que teoricamente compensa na estrategia eh que vc tem muito valor e pouca variancia nas maos que joga, pois eh na grande maioria das vezes o franco favorito, mas se nas POUQUISSIMAS maos que vc joga vc nao consegue extrair valor (ou todos foldam ou vc toma uma bad beat ou da azar de entrar numa mao dominado como AK contra AA), no longo prazo acaba nao compensando os milhares de folds que vc deu pra esperar por elas. Nao estou dizendo para sair correndo atras de draws, como vc mesmo disse que fez, mas estude EV, assista videos, entenda jogadas e adicione-as ao seu repertorio, senao vc nao estara preparado para jogar nas varias situacoes que se apresentam nas mesas.

No site aonde jogo, muitas pessoas usam a estrategia shortstack, e, por nao ser um site tao grande com ZILHOES de mesas pra se escolher, se vc nao se adaptar, podera jogar apenas algumas sessoes diarias se tiver sorte.

Enfim, estou apenas expondo meu ponto de vista, e, como ser pensante que sou, nao gosto desse "lema" faca primeiro, pense depois, mas entendo a necessidade dele em muitos casos de pessoas teimosas, desprovidas de talento ou ainda que jogam dominadas pelas emocoes. Como diria o Phil Gordon, Poker eh um jogo de situacoes, e por isso nao existe "formula magica" para o sucesso. De qualquer forma, em uma coisa a gente concorda: a SSS eh um EXCEPCIONAL ponto de partida para se jogar poker de forma lucrativa, pois estou certo de que, tanto meu irmao quanto meu amigo teriam perdido MUITO MAIS, senao toda a sua BR inicial nao fosse pelos conselhos ali dados.

Um abraco!

nandoribas
PokerStrategist

Original de LenZuen
Fernando

Cara, desculpe o comentario, mas mesmo nao conhecendo seu primo, hei de dizer que provavelmente falta-lhe sensatez se ele realmente acha que sabe jogar poker sem saber sequer a ordem de valor das maos. Seria como se o ex-jogador de futebol Amaral (que jogou no Vasco e na Fiorentina) insistisse em ser modelo por achar que eh bonito aushuahsuasha. Brincadeiras a parte, qualquer pessoa que nao tem capacidade de reconhecer as proprias limitacoes esta fadada ao fracasso no Poker. Eu mesmo sou por vezes impaciente, nao sou muito disciplinado e sou PESSIMO em multi-tasking. Por isso, jogo apenas quando tenho tempo e tranquilidade (nao ha ninguem vendo televisao por perto ou falando comigo) e poucas mesas por vez. Fale pro seu primo tomar jeito antes que ele perca toda a grana dele :D!

Eu entendo e concordo quando diz que eh perigoso que iniciantes facam modificacoes na estrategia, mas tenho dois amigos (na verdade um amigo e meu irmao) que sao SEMI-DONKS e que usaram a estrategia shortstack A RISCA, e ambos perderam dinheiro. Eu dei-lhes alguns toques quanto as jogadas que eu mencionei, quando faze-las e como torna-las lucrativas e eles ja recuperaram com isso parte do dinheiro perdido. Meu amigo estava com a BR inicial de US$ 50,00 em US$ 36,00 e agora esta em US$ 44,00 e meu irmao tinha descido ate US$ 42,00 e agora esta com US$ 50,06.

O problema da estrategia SSS eh que vc joga com um range medio de 5 a 7%, o que significa que em 93% - 95% das maos vc folda. O que teoricamente compensa na estrategia eh que vc tem muito valor e pouca variancia nas maos que joga, pois eh na grande maioria das vezes o franco favorito, mas se nas POUQUISSIMAS maos que vc joga vc nao consegue extrair valor (ou todos foldam ou vc toma uma bad beat ou da azar de entrar numa mao dominado como AK contra AA), no longo prazo acaba nao compensando os milhares de folds que vc deu pra esperar por elas. Nao estou dizendo para sair correndo atras de draws, como vc mesmo disse que fez, mas estude EV, assista videos, entenda jogadas e adicione-as ao seu repertorio, senao vc nao estara preparado para jogar nas varias situacoes que se apresentam nas mesas.

No site aonde jogo, muitas pessoas usam a estrategia shortstack, e, por nao ser um site tao grande com ZILHOES de mesas pra se escolher, se vc nao se adaptar, podera jogar apenas algumas sessoes diarias se tiver sorte.

Enfim, estou apenas expondo meu ponto de vista, e, como ser pensante que sou, nao gosto desse "lema" faca primeiro, pense depois, mas entendo a necessidade dele em muitos casos de pessoas teimosas, desprovidas de talento ou ainda que jogam dominadas pelas emocoes. Como diria o Phil Gordon, Poker eh um jogo de situacoes, e por isso nao existe "formula magica" para o sucesso. De qualquer forma, em uma coisa a gente concorda: a SSS eh um EXCEPCIONAL ponto de partida para se jogar poker de forma lucrativa, pois estou certo de que, tanto meu irmao quanto meu amigo teriam perdido MUITO MAIS, senao toda a sua BR inicial nao fosse pelos conselhos ali dados.

Um abraco!

Bom, você fala tanto dessa jogada...
Porque ao invés de ficar discordando o tempo todo de mim e tentando reforçar sua tese de que iniciantes podem e devem fazer variações no seu jogo... Você não ensina essa sua super jogada lucrativa pro pessoal da comunidade? Porque não posta aqui no fórum? Assim outros jogadores, como moderadores também poderão avaliar esta jogada que você tem citado, pra saber se é realmente correta e lucrativa e se realmente vai ajudar outros membros da comunidade. Pois quando fiz este post foi com o intúito de ajudar iniciantes que podem estar comentendo esses mesmos erros e não ficar discutindo sobre variação de estratégias.

:spade:

Original de LenZuen
Fernando

Um abraco!

Uma simples pergunta: Voce sabe quem e David Sklansky?

Google e ve singela biografia.

nandoribas
PokerStrategist

Original de emylainepoker

Nao faço idéia... Mas pelo nome deve ser inteligente...

O que tem ele?

Original de nandoribas

O que tem ele?

depois te mando minha foto com ele

Tudazul
Membro desde: 09.03.2007
Elite Grinder

David Sklansky até conseguiu fazer uma leitura do assaltante armado nervoso na casa dele no ano passado, controlou a situação, descobriu o que ele queria e terminou a mão apenas com perda de objetos materiais e um pot relativamente pequeno. :f_p:

racpxt
Membro desde: 29.03.2009
PokerStrategist

Original de nandoribas

O que tem ele?

É um jogador com grandes ganhos no poker, vitórias em torneios e talvez o maior autor de livros sobre poker e outros jogos a dinheiro que possam ser batidos com alguma perícia. É também um génio matemático, coisa que o ajudou muito no poker.

Quanto a ligações entre ele e a SSS não encontro quase nada. Só uma menção no livro No Limit Hold'em Theory and Practice existe um pequeno capitulo que fala nas diferenças entre jogar short ou deep ( pra muitos deep significa >= 100bb), mas sem nunca entrar em detalhe no modo de jogar, apenas cita que essa estratégia pode ser encontrada num dos livros do co-autor Ed Miller.

Existem também os rankings Sklansky Chubukov, que são aplicados na SSS avançada, mas não são exclusivos desta nem o seu estudo teve, provavelmente, algo a ver.

Eu como tenho jogado quase exclusivamente FL não posso de deixar de ser um admirador desse senhor, pois os livros que escreveu sobre essa variante foram autênticas bíblias, e poderão continuar a ser caso saiam versões actualizadas.

lpleo
Membro desde: 12.08.2009
PokerStrategist

Confesso que não tenho dsisciplina p seguir a estrategia 100% a risca. Bem que gostaria, mas realmente ate agora não consegui, talvez por esse leak nunca chegue a ser um jogador decente.

Agora quanto ao Sr. Sklansky : comecei a ler o Theory of Poker, comecei a me perder um pouco, muitos exemplos baseados em 7 Card Stud. Mas é um defeito meu, não do livro.... Logo mais retorno a leitura dele.

Comecei a ler Small Stakes Holdem, e estou seguindo, senao 100% as mãos que estão lá, pelo menos uns 90% do "conceito" do jogo que ele transmite. Ainda não cheguei ao fim do livro, e sei p aprender alguma coisa terei que reler umas 3 vezes, porém, mesmo nao tendo chegado ao final ja deu pra perceber uma melhora no meu jogo.. Nem tanto nas maos ganhas, mas não tenho doado tanta ficha de bobeira.

Talvez (talvez, nem sei calcular as odd e outs que existem disto acontecer.,lol), minha perserverança e disciplina compensem a falta de talento no jogo.....

racpx : Obrigado pela analise das minhas maos...

racpxt
Membro desde: 29.03.2009
PokerStrategist

Original de lpleo

Agora quanto ao Sr. Sklansky : comecei a ler o Theory of Poker, comecei a me perder um pouco, muitos exemplos baseados em 7 Card Stud. Mas é um defeito meu, não do livro.... Logo mais retorno a leitura dele.

Mas esse livro é apenas o que o título diz: teoria do poker. A ideia desse não é passar conteúdo estratégico, mas sim aprenderes a "chamar os bois pelos nomes". O que é um cbet, blockbet, bluff, semi-bluff, etc...

Original de lpleo
racpx : Obrigado pela analise das minhas maos...

De nada, sempre às ordens.

Bom Tópico!

NandoRibas,

Achei suas colocações corretas e mostra que está no caminho certo pelo fato que foi capaz de perceber suas falhas e compartilhou aqui para ajudar os iniciantes.

Acho que o LenZuen também trouxe um ponto importante que é um alerta para que o iniciante começe a pensar o quanto antes, penso que a jogadas que ele comentou não podem ser "empacotadas" numa tabelinha pois dependem de leitura dos adversários que ele mesmo comentou.

Emfim, o que eu quero dizer é que a opinião de vcs não são contrárias e sim se completam. A Strategy disponibiliza um excelente conteúdo que serve de guia pra quem está começando e acho que o iniciante não deve se desviar do básico até ter segurança pra isso... Mas só evolue no jogo quem aprende a pensar, isso independe da modalidade, não existe tabela.

Abç
Logan

Acho que você conseguiu resumir o que acontece com todos (ou 98%) dos iniciantes de poker e foi exatamente o meu caso, a um tempo fiz meu cadastro na PS e "torrei" meus 50 dolares, tanto porque não segui gestão de banca 100% do tempo como não seguia algumas regras basicas.
bem o que importa e que novamente voltando a jogar com o bonus da cake fiz a mesma coisa ate chegar aos 8 dolares e resolvi parar e não fazer a mesma besteira. Meu limite é o minimo e seguindo a risca ja consegui recuperar alguns dolares. não pretendo ficar rico e sim aprender a jogar poker de forma adequada e dominabdo as estrategias basicas em pelo menos 1 ano. pelas contas jogando serca de 1 hora por dia da pra tirar no minimo 1 dolar ou seja ate o final do mÊs eu recupero minha grana aprendendo a jogar poquer...
resumindo: Todo iniciante ACHA que pode ganhar um dinheiro a mais fazendo uma jogada diferente e o maior problema e que costuma dar certo e ai vc avaba ganhando um pote de 2 dolares num NL10 mas alguns dias depois por achar que isso é o correto perde facilmente 4,6,8 dolares se nao corriger o erro a tempo....
a verdade e que estou contente por querer aprender de verdade o poker e isso está dando certo....
abraços galera...
se eu conseguir zerar ou aumentar os lucros eu posto novamente eheheh