Bom pessoal, venho aqui com boas notícias, depois de muita teimosia da minha parte em simplesmente aceitar e seguir a estratégia desenvolvida e oferecida pelo site...
Venho me dedicando, estudando, lendo artigos, videos e praticando... Foi assim que encontrei grandes erros no meu jogo, e que estavam fazendo toda a diferença.
O primeiro deles é: você tem que escolher uma modalidade de poker que pretende se especializar. Não adianta querer jogar Cash, Limit, No Limit, SnG, MTT, Omaha... Você terá muita informação para absorver, as estratégias são totalmente diferentes, e ao invés de te ajudar, vai te confundir e fazer tomar decisões erradas nas diferentes modalidades de poker.
O segundo: Siga a gestão de banca! Eu já fui muiiiiiiiiiiiiiiito teimoso. E quando fazia algum lucro vendia... Ex: fazia 300 dólares, vendia e deixava apenas 50, pensando... Ahhh se eu to fazendo lucro, vou continuar fazendo lucro e posso usar ele da maneira que eu quero, curtir uma balada com dinheiro do poker, etc... Muitas vezes com os 50 que sobravam entrava numa DOWN, jogava tiltado querendo recuperar e o resto vocês já sabem. Falia dizia que poker era jogo de sorte, enganação e ficava meses sem jogar.
O terceiro: Siga a estratégia! As estratégias fornecidas pelo pokerstrategy são estratégias vencedoras e comprovadamente lucrativas. Muitas vezes você olha a tabela e pensa, ahhh isso é apenas uma tabela, eu posso pagar com um KJs, AT, etc... Isso acontece muiiiiiiiiiito, com muitos iniciantes e comigo não foi diferente. Não resista, simplesmente aceite e siga a estratégia a risca.
O quarto: Posição na mesa! Você precisa dominar e saber as posições em uma mesa e quais as atitudes que pode ou não tomar de acordo com suas cartas, na respectiva posição que se encontra. É como dizem: "posição no poker é tudo".
O quinto: Psicologia! Leia os artigos sobre psicologia sempre que puder, pode parecer que não mas tem tanta importância quanto os artigos sobre o jogo, estatística e matemática. Você precisa estar bem, para jogar bem... Pense nisso, ou você pode se tornar o seu pior inimigo.
O sexto: Autocrítica! É, essa não é fácil não e muita gente não aceita e prefere inventar explicações, desculpas, etc... Você e ninguém além de você precisa analizar o seu jogo, saber quais seus erros e acertos, veja os vídeos de treino, você está jogando corretamente? Está fazendo algo diferente? Se sim, pare e reflita sobre as decisões que vem tomando e na maneira que está jogando. É dificil adimitir que está errando e literalmente jogando seu dinheiro fora. Mas é a melhor maneira de evoluir seu jogo, sendo autocrítico para encontrar erros e corrigi-los.
E encontrei 4 grandes falhas no meu jogo com a autocritica.
1º sempre entrava de limp com qualquer par de mão, visando um SET no flop. Entrava também de limp com qualquer Ax suted, visando um nut flush. Queria acreditar que estas jogadas eram lucrativas, pois quando conseguia formar mãos como set no flop e flushs, realmente os pots que ganhava eram altos. Mas um dia pensei, nossa como pode? eu ganhei tanto num pot com flush, mais não sei quanto no outro com SET e terminei negativo? Como pode? Tão me roubando, tem alguma coisa errada. Lógicamente você raramente vai conseguir ver o flop toda hora entrando de limp e mais raro ainda vai ser você formar mãos como essas. A probabilidade de você fazer um set no FLOP é baixissima, e se tiver um flop favorável pro seu flush que te da 4 cartas do mesmo naipe, ainda sim você não tem um flush e vai ter que investir muito dinheiro tentando conseguir completar seu flush no turn ou no river, o que muitas vezes não acontece.
Tudo isso somado as rodadas de blinds mais a quantidade de mesas que você joga... Não preciso dizer mais nada né? É PREJUIZO CERTO A CURTO E LONGO PRAZO.
2º Duração das seções e quantidade de mesas. Em várias vezes me peguei em uma seção que não estava lucrativa, estava cansado tiltado e vinha aquele diabinho e falava, quando ganhar um all in eu paro, ou quando sair um par de AA eu paro e por ai vai... E o pior as vezes o seu par de AA vem e... BadBeat, o cara que tava super frustrado e jogando tiltado vai querer continuar pra recuperar jogando mais tiltado ainda extendendo a seção e correndo o risco de falir. Quer jogar 6 horas? ok, divida em 3 seções de 2 horas, faça intervalos para comer, mijar, tomar banho e principalmente dormir. Atenda as suas necessidades primárias e depois sim pode pensar em fazer uma seção de poker.
Outra coisa é a quantidade de mesas, eu jogava 4 e tinha lucro, 6 obtinha lucro, então achava que podia jogar em 9 que também iria obter lucro, acontece as vezes, pois são muitas mesas e a probabilidade de vir muitas mãos boas é muito alta, mas se você tiver jogando errado, uma maior quantidade de mesas só vai piorar a sua situação. Jogue apenas a quantidade de mesas que você tem certeza que domina.
3º Escolha das mesas. É muiiiito importante saber escolher as mesas para de acordo com sua estratégia, no caso eu jogo SSS, então preciso de mesas agressivas com uma média de pot alta. Outro fator são os adversários. Não é simplesmente clicar em sentar, colocar dinheiro e esperar o tempo passar e as cartas virem. Se você joga SSS você precisa que a grande maioria dos adversários seja big stack, se não sua estratégia não vai funcionar ou vai se deparar com adversários usando a mesma estratégia que você, o que pode ser perigoso, pois eles entraram nas mãos apenas com cartas muito fortes também.
4º Defenda o lucro. Outra coisa muito importante é defender o lucro. Se você conseguiu o lucro estipulado pela estratégia, saia da mesa assim que puder e mude sua maneira de jogar, jogando apenas com QQ+, pois muita gente não da valor a isso e muitas das vezes acaba perdendo o lucro obtido.
Bom com tudo isso, venho dizer que meu jogo se tornou estável e venho fazendo uma média de 20 a 30 dólares por dia na NL10. Sei que não é muito, mas quis compartilhar com vocês a minha experiência e os passos que dei para melhorar meu jogo.
Gostaria de agradecer ao pokerstrategy e em especial para um treinador que foi o que mais me ajudou a corrigir meus erros e evoluir meu jogo. O treinador: LATINO... opsssss, latini. (latini depois quero $50 dólares por fazer essa média pra você) hahaha.
Bom é isso pessoal, ficou meio grande... Mas espero que tenha sido proveitoso a quem teve paciência pra ler até aqui. Tenho certeza que este tópico pode e vai ajudar muita gente, pois nada mais é do que um "resumão" de varios artigos encontrados na PokerStrategy ofecerido de maneira prática como experciência pessoal.
Inclusive se os moderadores gostarem do tópico, podem até botar como fixo.
Abraço e sorte a todos...
Fernando Ribas