Saltar para o fórum
Sobre o autocontrol...

Notificações
Limpar tudo

Sobre o autocontrole

6 Mensagens
6 Utilizadores
0 Reações
571 Visualizações

Não sei se tem algum tópico sobre este assunto. Procurei, mas não encontrei, portanto estou criando este.

É mais que óbvia a importância do controle emocional enquanto atributo fundamental para o sucesso no poker, certo? Sempre vejo as pessoas falando ou em artigos que temos que ter autocontrole, serenidade, etc.

Ok, mas alguém aqui tem alguma dica prática de COMO desenvolver em si este autocontrole? É uma batalha diária que eu travo contra mim mesmo e chega a ser frustrante às vezes, pois percebo pouco ou nenhum avanço nesta área. Cedo ou tarde lá estou eu reclamando do jogo, dos adversários, etc. Cedo ou tarde, estou tiltado novamente.

Na teoria está tudo ok, li vários artigos e estou começando a ler o quinto livro sobre poker. E até agora não posso me considerar um jogador vencedor. Tenho muitos, MUITOS defeitos que eu acredito que não deveria ter, uma vez que já acumulo um certo conhecimento teórico não só sobre o poker, mas sobre filosofia e psicologia...

Então, queria saber se é só comigo isso... essa dificuldade imensa de colocar em prática o conhecimento teórico.

Responder
Citar (Quote)
5 respostas
eSKavuS
Membro desde: 07.06.2009
PokerStrategist

Se quiseres conversar sobre isso faz add na comunidade.

Responder
Citar (Quote)
DonRM
Membro desde: 31.12.2011
Poker Player

boas lipebarata,

o fundo da questão que se trata aqui, é mesmo a inteligência emocional

Podes ler mais sobre isso aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Intelig%C3%AAncia_emocional

A inteligência emocional, segundo meus conhecimentos, é algo que se desenvolve com as tuas vivências. Por exemplo uma criança que não seja frustrada, tem fortes probabilidades de não atingir um grau de maturação emocional razoável, a fim de controlar e "digerir" a raiva por não atingir certo objectivo (por exemplo ganhar num jogo de consola)

Traduzindo isto para o Poker, quando um jogador entra em tilt e tem noção desse seu sentimento, e sabe prontamente que será prejudicial para o seu jogo, já é um ponto positivo, pois a probabilidade de o jogador saber parar e se controlar e maior. Com o tempo é bom sabermos lidar com essas situações, apenas passando pelas dificuldades (chamado na psicologia de resiliência), se pode aprender a lidar com elas.

Espero ter ajudado

PS: se alguém eventualmente tiver o mesmo problema eu teria todo o gosto em tentar ajudar, mandem PM

Cumprimentos

Responder
Citar (Quote)
jukitas
Membro desde: 02.03.2010
PokerStrategist

jogares o jogo pelo jogo
não pelo $
e não esperares nada
dps aparece

pelo menos é o que dizem

(e resulta sim)

Responder
Citar (Quote)

a parte da psicologia é pouco difundida pelos top pros de esportes mentais, e eu acho que isso tem um peso igual a tecnica necessaria para ser um bom jogador em qualquer esporte da mente!

eu ja vi o kasparov falando sobre esse aspecto algumas vezes em algumas entrevistas e documentarios, mas é bem pouco é não é assim explicado de forma tão simples!
segundo o kaspa, qualquer jogo mental em que se dispute contra um adversario ,o aspecto mental tem um peso maior que o propio conhecimento sobre o jogo, pois vão existir diversas linhas e estrategias a escolher, então vamos estar analisando possibilidades e probabilidades.
as vezes achamos que escolhemos a melhor estrategia contra um adversario, mas depois vemos que o adversario conseguiu nos surpreender e acabamos perdendo a partida!

alem do auto controle, ter pensamento dinamico, entender como funciona a mente do ser humano e saber trabalhar com essas possibilidades e probabilidades que nunca são 100 por cento, é o que o falta na maioria das pessoas em todo o mundo.

eu acho que quem consegue dominar esse aspecto da mente tem uma vantagem enorme em relação a maioria em geral em qualquer situação da vida.

bem, apesar da minha opinião ser um pouco subjetiva, eu acho que o caminho é por ai..

Responder
Citar (Quote)
delphino
Membro desde: 18.02.2008
PokerStrategist

Original de lipebarata
Não sei se tem algum tópico sobre este assunto.

Basicamente todos os tópicos dessa seção. De uma olhada neles.

Responder
Citar (Quote)