Depois de tanta variância, o jogador começa a perceber que a variância que te faz perder $$$ só existe entre TAGs,
isto é, no jogo TAG x TAG ou vs bons LAGs. Contra jogadores "ingênuos" que possuem um estilo de jogo previsível
(que preconceituosamente no decorrer da história foram apelidados de "fishes"), não existe variância, existem erros mesmo,
falhas no teu jogo.
Contra os jogadores certos ela parece vir a teu favor.
Eu aprendi isso e quero compartilhar com outros aprendizes.
Quando leres os Artigos da Pokerstrategy, copia e cola num arquivo de texto tudo aquilo que
perceberes que é uma das falhas no teu jogo, e antes de jogares, leia tudo, como se fosse uma oração.
Por exemplo, eu colei essa: "muitos jogadores não têm uma vantagem assim tão grande sobre os chamados fish
como poderiam imaginar... respeitem os vossos adversários".
Abaixo é um exemplo de como é lucrativo aprender ao pé da letra e memorizar os artigos da poker strategy
(que é a melhor que existe, só perde para a do Phil Hellmuth).
Os Artigos estavam na minha memória e me guiaram nesta mão mas em particular o
*Tipos de Adversário: O Maníaco (Membros Ouro)
Hand converted with online PokerStrategy.com hand converter:
$0.1/$0.25 No-Limit Hold'em (5 handed)
Known players:
[tg]BB (Hero)$247.92:///////;MP3$22.07:///////;CO$35.58:///////;BU$44.17:///////;SB$68.62:///////;[/tg]
Preflop: Hero is BB with 7:h, 6:s.
3 folds, SB raises to $0.75, Hero calls $0.50.
Esse call é certamente um erro no longo prazo, loose call, mais ele estava roubando também muito loose,
um 53off estaria no range de roubo.
Na oportunidade, as stats do nosso adversário na sessão:
Hands: 134
VP$IP: 59%
PFR: 28%
AF: 4.0
3bet: 20%
attempt to Steal: 75%
Call vs 3bet: 72%
Call vs 4bet: 80%
Entre outras.
Flop: ($1.5) 6:h, 6:d, Q:d (2 players)
SB checks, Hero bets $1.10, SB raises to $2.20, Hero raises to $8.00, SB calls $5.80.
Turn: ($17.5) 3:d (2 players)
SB checks, Hero bets $11.18, SB raises to $22.36, Hero calls $11.18.
(Estava com o medo do flush, o leque de mãos dele é muito alargado, por isso decidi pelo call, se não fosse a próxima carta,
provavelmente eu, NIT que sou, poderia pensar em foldar um allin dele, assim como um "rock" foldou uma boa mão
ao ver um A no river, checkou fora de posição, o super LAG foi allin.) BB (Hero)$314.54:///////;MP3$25.00:///////;CO$34.16:///////;BU$39.51:///////;SB$59.90:///////;[/tg]
Preflop: Hero is BB with J:s, A:h.
2 folds, BU raises to $0.50, SB calls $0.40, Hero raises to $3.00, BU folds, SB calls $2.50.
Flop: ($6.5) 6:c, 7:c, J:h (2 players)
SB bets $0.75, Hero raises to $7.00, SB raises to $13.25, Hero raises to $19.50, SB calls $6.25.
Turn: ($45.5) 8:c (2 players)
SB checks, Hero checks.
(As readings até o momento dizia que agora o medo não era de flush, era medo de straight
)
River: ($45.5) Q:c (2 players)
SB bets $37.35, Hero calls $37.35.
(um Allin fora de posição 8o, agora pode ter um clubs na mão dele; mas eu já vi esse movimento dele antes,
eu mesmo já fiz isso tiltado, quem é NIT folda. O poker é feito de riscos, eu faria esse movimento quando tiltado
para aterrorizar o adversário, e como ele faria isso com um range alargadíssimo, e até como bluff,
acho que foldar não era o caso, se errei, me corrijam, porque não é porque eu venci a mão
que obrigatoriamente minha reading estava correta)
Final Pot: $120.2.
Results follow:
Hero shows a pair of jacks(J:s A:h).
SB shows a pair of eights(8:s T:h).
Hero wins with a pair of jacks(J:s A:h).
Depois ele se acalmou, respeitando me e foldando meu raises, mas depois perdeu seu 3º buy-in para um bom LAG.
Hand converted with online PokerStrategy.com hand converter:
$0.1/$0.25 No-Limit Hold'em (6 handed)
Known players:
[tg]SB (Hero)$398.89:///////;BB$28.96:///////;MP2$29.46:///////;MP3$33.92:///////;CO$25.00:///////;BU$26.48:///////;[/tg]
Preflop: Hero is SB with A:h, 7:s.
3 folds, BU raises to $0.75, Hero raises to $2.25, BB calls $2.00, BU raises to $26.43, Hero folds, BB calls $24.18.
Flop: ($55.11) K:h, 5:d, 6:h (2 players)
Turn: ($55.11) 3:s (2 players)
River: ($55.11) 2:h (2 players)
Final Pot: $55.11.
Results follow:
BB shows high card ace(A:c Q:c).
BU shows high card ace(A:s J:c).
BB wins with high card ace(A:c Q:c).
Pois eu, quando jogar novamente com este ser humano, continuarei respeitando este adversário com seu estilo
Super LAG - Super Agressivo (SLSA). Eu mesmo já joguei este estilo, quando tiltado. Também não sei se ele veio de um limite mais alto (p. ex. $10-$20) descarregar sua raiva ali.
Claro que, para felicidade do meu bankroll, espero que ele no futuro não tenha mudado sua estratégia ou
que venha sempre descarregar seu Tilt na mesa que eu estiver jogando.
Eu não sou nenhum dos Mestres para estar aqui ensinando, e não estou, estou apenas compartilhando experiência.
Quero dar a entender que você vai sofrer muita variância, levar milhares de badbeats e suckouts e também dar,
mas deve evoluir com humildade, respeitando o estilo dos seus adversário seja TAG/LAG ou super TAG/LAG
Porque cada um é livre e joga suas cartas como quiser. Afinal, o dinheiro é dele.
Eu não sou um Mestre para te ensinar. Pegue disso o que lhe aprouver, descarte o restante.
Leia os Artigos, aprenda a Teoria, pratique com humildade.
:nh