bem, depois de ter perguntado a opinião no fórum alemão, e obtido resposta de nada mais, nada menos que ambos os chefes de conteúdo de fixed limit (OnkelHotte e Wishmaster) vou usar a minha autoridade dictatorial do fórum para encerrar o caso!
Original von OnkelHotte
Ganz klare 3 bet! allein schon wegen der FC option!
Letztlich weiss man auch nie, vielleicht folden doch in einem von 20 fällen mal beide, wenn Hero sooo stark auftrumpft.
Coldcall ist halt NULL balanced und selbst wenn es am flop capped wird, isses ja fast 4 value mit OESD + 2 Ovis.
Vielleicht foldet ja auch SB ne made hand und BB ist auf nem FD, so dass hero sich die beste Hand kaufen könnte.
Traduzindo:
3-bet muito claro! Apenas por causa da opção de freecard!
No fundo nunca se sabe, talvez até ambos façam fold uma vez em 20 situações se hero demonstrar assim taaaanta força.
o cold call não está de maneira nenhuma balanceado, e mesmo que haja um cap no flop, já podemos falar de valor com o OESD mais duas overcards.
Se calhar a SB até folda uma mão feita e o BB tem apenas um FD, de maneira que hero possa 'comprar' a melhor mão.
A conversa continuou no Skype:
de wishmaster:
"opá - vê lá as coisas. A SB pode ter qualquer par, até um 22, e a BB um FD, ou vice versa. Ou um 6 aposta e um FD faz raise. As nossas overcards muitas vezes são outs limpos, e 3 noves mais 3 áses dão-nos as nuts. Para além disso podes continuar a jogar perfeitamente no turn - apostar se acertares e fazer check se não acertares.
Em média esse 3-bet não te custa nada, porque no turn também fazemos um call."
último comentário de Onkelhotte no skype depois de eu lhe agradecer o comentário:
"não tens de quê... estando em posição podes fazer sempre cap no flop com OESD mais duas overcards - piloto automático."
portanto no fundo é exactamente o que eu disse, com argumentos um pouco diferentes.
Fazer demasiadas contas aqui não faz sentido porque o leque dos adversários pode ser muito vasto. se conseguimos que a SB faça fold aqui com um T ou um J, temos um grande resultado já. e mesmo que nem um par, nem um FD façam fold aí, os nossos outs são imensos.
o argumento que vai ser difícil receber uma freecard não é de maneira nenhuma viável. depois da nossa 3 bet, nem o FD nem um T ou um par pior, e não muitos J ainda fazem acção. Portanto é sim bem possível receber a freecard - e é por isso que marquei em cima o argumento de se poder jogar perfeitamente no turn.
o cold call já me cheirou muito mal, desde o início. Onkelhotte pôs o meu mau sentimento em palavras: "essa jogada não está de maneira nenhuma balanceada", porque não há praticamente mãos nenhumas com que se faz esse cold call.
Bem, obrigado pela discussão.
CASO ENCERRADO!