Saltar para o fórum
Notificações
Limpar tudo

Dúvida sobre apostas e range

9 Mensagens
6 Utilizadores
0 Reações
427 Visualizações

Olá Pessoal, boa noite. Aproveito que meus 3 filhos foram dormir para tirar minhas dúvidas de poker com vocês =D.

Peço a gentileza de vocês para analisarem tanto a mão abaixo, como minha própria análise, feita depois dessa session.

PokerStars - $0.16 NL (6 max) - Holdem - 5 players
Hand converted by PokerTracker 4

CO: 113.38 BB (VPIP: 24.86, PFR: 18.29, 3Bet Preflop: 4.62, Hands: 365)
BTN: 112.94 BB (VPIP: 16.04, PFR: 13.21, 3Bet Preflop: 7.14, Hands: 110)
Hero (SB): 103.63 BB
BB: 121.44 BB (VPIP: 20.37, PFR: 12.96, 3Bet Preflop: 7.14, Hands: 55)
UTG: 119.56 BB (VPIP: 24.49, PFR: 22.45, 3Bet Preflop: 0.00, Hands: 54)

Hero posts SB 0.5 BB, BB posts BB 1 BB

Pre Flop: (pot: 1.5 BB) Hero has A♣ K♥

UTG raises to 2 BB, fold, fold, Hero raises to 6 BB, fold, UTG calls 4 BB

Flop: (13 BB, 2 players) T♦ K♣ 8♥
Hero bets 9 BB, UTG calls 9 BB

Turn: (31 BB, 2 players) 9♦
Hero bets 22 BB, UTG calls 22 BB

River: (75 BB, 2 players) 2♥
Hero bets 23 BB, UTG raises to 82.56 BB and is all-in, Hero calls 43.63 BB and is all-in

Spoiler

UTG shows J♣ Q♣ (Straight, King High) (Pre 38%, Flop 32%, Turn 100%)
Hero mucks A♣ K♥ (One Pair, Kings) (Pre 62%, Flop 68%, Turn 0%)
UTG wins 198.88 BB

Notas que tinha do Vilão:
[P] Bet 2BB UTG {JQs,AKo} (2)
[P] 4 Bet+ range {AKo} (1)
[P] Called 3Bets in position {QJs} (1)

Pré Flop:
Minha 3bet foi baixa? por estar sem posição, deveria ter colocado 4x a 2bet do vilão?

Flop:
Nesse bordo wet, pensei em fazer um bet que cobrasse de FD, ST8, TPGK (top pair good kicker) e pockets médios. Com essa aposta penso que o vilão ficaria com boa parte do range dele que está das minhas cartas.
Agora, fazendo a análise da mão na calculadora, acho que esse Bet foi baixo, concordam?

Turn:
A carta do Turn foi terrível para minha mão e o fato de esta fora de posição me encomodou muito. No momento que joguei a mão, optei por um Bet de 70%, foi meio que para me defender de draws. Vejo agora que não foi um bom movimento, pois acho que está tarde demais para me defender dos vários ST8 possíveis, concordam? Seria melhor um check/fold no turn?

River:
Se no Turn eu já joguei mal, no river então... Essa última carta não alterou nada na mão e acho que joguei sem pensar direito =D. Fiz um pequeno Bet para tentar ver o flop barato, ainda estava com esperanças no meu TPTK. O pior foi ter pago... A essa altura, da forma como joguei o Turn, seria check/fold no river, não?

Desde já agradeço.

Abraços!

Responder
Citar (Quote)
8 respostas
maninhomr
Membro desde: 16.07.2011

a 1 mês atras eu daria call facil ai :facepalm: :facepalm: :facepalm:...mais hoje em dia depois desse allin dele ai daria fold ...chorando mais foldaria :facepalm: :facepalm: :facepalm: :D :D :D hoje mesmo postei uma mâo bem parecida com essa sua ai .....abrass

Responder
Citar (Quote)
bakuncho
Membro desde: 27.03.2011

Não vi nem vou ver o resultado.

Pf deves mandar mais, pelo menos 4x (até NL20/25) mantenho estes valores. 3.5x IP e 4x OOP (se for contra donkey ainda considero valores maiores).

Flop: se tens nota que ele faz bet UTG de 2BB com JQs+ neste flop tens que mandar uma aposta de 80% minimo, bate muito no range dele

Turn: completa para a sequência e ainda abre para o FD. Apesar disso ainda faço uma aposta para cobrar disso mesmo ou de KQ/KJs, AQ. Não acredito que ele abra com mãos fracas de UTG mas vou de bet/fold.

River: uma blank. aqui podes balancear com b/f ou c/f dado que o vilão mostrou interesse no pote. A lógica da mão aconselha um b/f sempre. b/c nunca dou contra um jogador destes e com as notas que deste. Vou variando entre c/f e b/f para tentar dissimular as minhas mãos.

Nao gostei da tua aposta flop e call river.

Porque apostaste tão pouco river? para o deixar bluffar e para o shove? Achas que faz sentido contra este jogador tendo apenas TPTK?

Responder
Citar (Quote)

De fato esse tamanho de 3bet está pequeno. Vais jogar fora de posição, tranquilo poderias mandar 4x. Considerando que o vilao abre apenas para 2bb (em vez dos standard 3 a 4) eu tranquilo mando aí pelo menos 4,5x (no caso 9bb) , ainda mais que ele pelo visto gosta de dar call em 3bet (tens nota de call com QJs). Tens que cobrar dele por esses calls.

Como jogado, river é fold fácil. Te põe no lugar do vilão: que mãos ele joga assim?

Vamos pensar mãos feitas: Kx como KQ ele dá call river. Mesmo JJ ele pode achar um call se for meio louco. JT e afins ele pode achar um call. Nenhuma dessas mãos ele shova.

Vamos pensar range de bluff: não tem quase nada! Que mão que ele vai dar call 2 streets e blefar river? AQ? 77 que resolveu transformar em bluff?

Vê que nesses limites o maior erro do pessoal é dar muito call. Como resultado, quem é que vai jogar um 3bet pot dando call pre, flop e turn para shovar o river por cima quando o teu range é forte (3bet contra UTG) e o K bateu para AK?! Seria o pior blefe da história :f_p: Ele não está blefando, e na *melhor* das hipóteses vais splitar com outro AK.

Colocaste o vilão em um range no flop, o que é certo e está bem. Mas esqueceste de considerar esse mesmo range dele no river (pelo jeito tanto aqui ao postar quanto ao jogar a mão).

Responder
Citar (Quote)

To com todo mundo, eu mandaria maior pf, mais por ser contra mini raise. Por std qdo o kra da min raise eu do 3bet por valor = ao size q eu daria se ele tivesse dado 3X (ou seja 9bbs), e vou mudando de acordo com a minha imagem.

Flop e turn eu não acho mandatório vc apostar maior, é 3bet pot seu sizes te deixaram com a stack do tamanho do pot no river, oq seria meu objetivo, mas se vc acha q ele pagaria igual uma bet de de 80 90% do pot no flop e 3/4 turn, é com certeza melhor né, cobra mais. Nesse caso considero o sizes mto dependente do jogador, pq se o kra for minimamente esperto e ve vc mandando 11bbs flop e 27 turn, ele vai sacar q vc ta muito forte, já jogadores ruins mto ruins callerstation vão ignorar completamente isso e olhar só para a própria mão.

River eu considero dificil, bem dificil, tanto shovar quanto ir de ck/fold é ok. Mas acho q normalmente a melhor jogada seria ck/fold, pq KQ e KJ mto frequentemente ele n vai apostar, e pode até foldar pro shove river, dificilmente ele paga com algo menor Que Kx, e Temos 1 K na mão e outro no board, diminuindo a frequência de K's na mão dele, fora que e KT K9 e K8 nos batem. Outro motivo pro ck/fold é que provavelmente ele não irá blefar ae, já que n tem mtas mãos que ele chegue no river que tenham sentido ele blefar, já que o unico draw do flop que não bateu foi AJ e ele provavelmente largaria no turn. Então a mão dele se resume em Showdown value e Valor, valor ele aposta e Sd value ele checka, td de valor dele vc perde então ck fold.
Mas pra ser sincero n tenho certeza.

Responder
Citar (Quote)
_Anonymous_ Autor do tópico
_Anonymous_

Entendi e concordo com as respostas de todos.

Realmente, o raise PF foi baixo msm :facepalm:.

Uma informação, esse note do QJs, foi adicionado pelo PT4 depois dessa mão, ela não estava no momento em que joguei. :tongue:

Seguem mais algumas dúvidas que surgiram com a leitura das respostas.

No momento em que cheguei ao flop, coloco o vilão no seguinte range:

Flop
Vilão: 33-QQ,A3s-AQs,KTs+,QTs+,JTs,A9o-AQo,KJo+,QJo - 17.4%
Hero: AcKh - 82.6%
Pot Odds para o Vilão: 2.44:1 = 29%

No turn, como o vilão pagou o Bet, excluo algumas possíveis mãos:

Turn
Vilão: QQ,TT,88,AJs,KTs+,QJs,AJo,KJo+,QJo - 52.11%
Hero: AcKh - 47.89%
Pot Odds para o Vilão: 2.44:1 = 29%

Acredito que no river, após o Call do vilão, fiquei na seguinte situação:

River:
Vilão: TT,88,AJs,KTs+,QJs,AJo,KJo+,QJo - 45.1%
Hero: AcKh - 54.9%
Pot Odds para o Vilão: 4.26:1 = 19%

Dúvida 1 - FLOP) Como vocês falaram, também tive a impressão que no FLOP a aposta foi baixa, mas considerando a equidade que estou atribuindo ao vilão (17.4% para o vilão) Esse Bet que dei não foi rasoável, pois resultou num Pot Odds de 29%? Se não foi, existe alguma "receita de bolo" de mais ou menos quanto que deve ser a aposta comparando equidade x Pot Odds ?

Dúvida 2 - TURN: Considerando a equidade que acredito que o vilão possua, no caso 54.9%, estou atrás. Nessa situação em que penso estar atrás, devo partir pra linha check/fold, quando a "fold equity" for baixa ou bet/fold, quando possuir alguma "fold equity"?

bakuncho: Porque apostaste tão pouco river? para o deixar bluffar e para o shove? Achas que faz sentido contra este jogador tendo apenas TPTK?

Joguei muito mal o River, não pensei como deveria. A intenção era tentar ver o showdown, mas vejo que isso foi completamente descabido :D

Pessoal, muito obrigado pela ajuda, estão me ajudando muito!

Abraços!

Responder
Citar (Quote)
Sh3yk
Membro desde: 15.04.2009

Olá sektorbsb!

Então, todo mundo já comentou mais ou menos como deveria ter jogado mesmo a mão. Vou comentar a sua auto-análise ao mesmo tempo que faço a minha.

Pre Flop: Sua auto-análise está correta. Sua 3bet foi baixa. Estamos fora de posição, e com uma boa mão. Temos que mandar emcima do mr do vilão no mínimo 8BBs pf.

Flop: O bordo está conectado, mas repara que ele não possibilita FD, apenas str8s. Ou seja, é um bordo wet mas nem tanto. Temos que cbetar 2/3p a 3/4 do pot, pra cobrar de possíveis SD, gs e top pairs com kickers piores. Então cbet ok no flop.

Turn: A carta do turn realmente não foi das melhores, bateu pra o draw de str8 possível, mas ainda não existe só isso no range do vilão. Ainda vão existir QK, KJ, TJ, QT, A :diamond:J :diamond: na mão do vilão para cobrar. Então acho a cbet aqui ok novamente. Mandaria 2/3 do pote.

River: Não creio que tenha jogado o turn errado, e como disse, no river vem um blank. Temos duas linhas possíveis a escolher. Bet/fold (o vilão nunca irá nos voltar com uma mão pior ai), onde devemos pensar num valor razoável pra cobrar de QK, KJ, únicas mãos que nos vão dar call nesse river. Acho que uma bet um pouco maior do que meio pot é ideal pra cobrar dessas mãos no river. A sua block bet não é de todo ruim, mas deixa sua mão um pouco face up (o que pode levar o vilão a querer bluffar) e nem cobra o suficiente dessas mãos que citei.

A outra linha possível seria c/c. Essa é uma linha pra ser tomada contra vilões agressivos, capaz de bluffar draws falhados ou transformar SD value em bluff (um segundo par). Indo de c/c no river, deixamos o vilão com todo o range dele no turn, e ele vai poder betar além de KJ, KQ, segundo pares ou os missed draws. Mas é como eu disse, essa linha só é válida contra vilão bem agressivo. Como não deixou nenhuma informação sobre a agressividade do vilão, então deixo essa linha aqui pra pensar sobre ela.

É isso, espero que goste da análise.

:fdrink

Responder
Citar (Quote)
Sh3yk
Membro desde: 15.04.2009

Original de sektorbsb

Dúvida 1 - FLOP) Como vocês falaram, também tive a impressão que no FLOP a aposta foi baixa, mas considerando a equidade que estou atribuindo ao vilão (17.4% para o vilão) Esse Bet que dei não foi rasoável, pois resultou num Pot Odds de 29%? Se não foi, existe alguma "receita de bolo" de mais ou menos quanto que deve ser a aposta comparando equidade x Pot Odds ?

Dúvida 2 - TURN: Considerando a equidade que acredito que o vilão possua, no caso 54.9%, estou atrás. Nessa situação em que penso estar atrás, devo partir pra linha check/fold, quando a "fold equity" for baixa ou bet/fold, quando possuir alguma "fold equity"?

Dúvida 1 - Sua cbet não foi baixa, você mandou 3/4 do pot praticamente, foi de bom tamanho. A "receita de bolo" que você quer pra não dar odds corretas para draws darem call, é betar sempre pelo menos entre 2/3 e 3/4 do valor do pot. É o tamanho suficiente para defender a sua mão e cobrar de mãos piores.

Dúvida 2 - Eu tiraria o QQ do range do vilão, tirei também um dos sets, porque não acredito que o vilão dê call sempre nesse bordo com set de 8 ou set de T, a tendência é que ele vá acelerar boa parte das vezes com essas mãos no flop, pois o bordo é um pouco conectado; e colocaria QT, JT, e ficariamos mais ou menos assim:

Board: T♦K♣8♥ 9♦
       Equity  Vencer  Empate
SB     47.46%  47.46%   0.00% { TT, AJs, KTs+, QTs+, JTs, AJo, KTo+, QTo+, JTo }
BB     52.54%  52.54%   0.00% { AcKh }

50/50. Você não pode pensar que está atrás aqui. Tem que pensar em betar pra cobrar de pior, e betar pra proteger sua mão dos draws. Quando sua FE e sua Equity forem baixas, você deve ir de check/fold, mas não é o caso dessa mão. Você tem equity ai contra no mínimo, metade do range do vilão, e já temos dinheiro investido no pot. E sua ideia de ir de bet/fold quando possuirmos FE também é válida, mas não é aplicada a essa mão, pois temos bom SD value, temos equity, uma mão com valor perante o range do vilão. As únicas mãos que estamos completamente mortos ai são QJ e TT/88. Contra todo o restante do range do vilão estamos a frente ou ainda temos outs.

Responder
Citar (Quote)
_Anonymous_ Autor do tópico
_Anonymous_

Obrigado a todos pelas respostas, certamente aprendi mto com esse post!

Sh3yk, brilhante! Mais um post que vou salvar o pdf e colocar na minha pastinha de artigos de poker.

Abraços!

Responder
Citar (Quote)