Bakuncho, falaste bem quando dizes que este raise do vilão é quase sempre por valor mas depois os teus cálculos no Equilab não estão correctos.
Vou analisar eu cada situação, vejam se concordam, façam comentários e coloquem dúvidas.
Para sabermos qual a melhor opção neste tipo de situações o Equilab é o nosso melhor amigo. Obviamente que não o vão usar enquanto estão a jogar a mão, mas se perceberem o PORQUÊ de chegarmos ás conclusões que vamos chegar conseguem aplicar este conhecimento em mãos futuras.
Nesta situação eu diria que podemos assumir que quando vilão dá este raise, ele vai ter no range (leque da mãos) uma grande quantidade de mãos fortes. Outra questão importante é que mesmo que vilão esteja a bluffar ele terá sempre, pelo menos, um bom flush draw.
1) A
A
Aqui provavelmente muitos jogadores vão sobrevalorizar a nossa mão. Mas ela é muito pior do que parece. Se formos all in com vilão flop esta é assim que devem calcular a vossa equidade:
Board: J♥7♥2♥
Equity Win Tie
MP2 28.94% 27.97% 0.97% { AsAc }
MP3 71.06% 70.08% 0.97% { JJ, 77, 22, AhQh, KhQh, AhJh, AhTh, AhQd, AhQs, AhQc, AhJd, AhJs, AhJc, KhJd, KhJs, KhJc }
Como vêem estamos bem atrás (28.9%) e estou a ser optimista ao assumir que vilão vai all in connosco flop com uma mão como A
Q
Call no raise do vilão também não será bom, a nossa mão não tem outs para melhorar e vilão está demasiado pesado em mãos fortes.
2) A
J
Equity Win Tie
MP2 41.93% 41.81% 0.12% { AhJc }
MP3 58.07% 57.95% 0.12% { JJ, 77, 22, KhQh, KhJd, KhJs, KhJc }
Como vêem nesta mão a nossa equidade melhorou bastante (41.93%), ir all in flop não será com certeza errado, no entanto provavelmente a melhor opção será o call no raise do vilão. Nós temos o tipo de mão que raramente se vai assustar com cartas que possam vir, logo podemos tentar manter o range do vilão o mais largo possível (se ele decidiu bluffar com uma mão mais fraca vamos mantê-la em jogo né?)
3) 7
7
Equity Win Tie
MP2 54.97% 54.06% 0.91% { 77 }
MP3 45.03% 44.12% 0.91% { JJ, 22, AhQh, KhQh, AhTh, AhJd, AhJs, AhJc, KhJd, KhJs, KhJc }
Como vêem esta é a melhor mão para ir all in contra o range do vilão, que só tem mãos muito fortes (temos 54% de equidade). Embora o call seja uma eventual possibilidade a discutir, na minha opinião o melhor a fazer neste caso será ir all in já no flop. Lembre-se também que temos ~36% contra um flush feito, devido aos nosso imensos outs para FH.
Em resumo e em jeito de conclusão:
- Overpair sem Flush draw em flops monotónicos (tudo do mesmo naipe) são mãos relativamente fracas que devem foldar perante este tipo de agressão.
- Mãos do tipo par + nut draw podem ser jogadas passivamente em posição, visto termos uma mão com showdown value e com excelente draw, ou seja, poucas cartas nos assustarão.
- Sets são sempre mãos muitos fortes, seja em que flop for, mesmo num monotonico, podem ir all in sem medo