Boas, ammiranda,
Não sei se vou conseguir responder a tua pergunta mas vou tentar.
A questão de usar blufs juntamente com valor, serve para tu teres acção quando tens uma mão forte (valor) ou para conseguires ganhar um pot com uma mão fraca (bluf). Portanto nós queremos ser balanceados para o vilão não poder estar sempre a dar folds exploratórios (se só usamos valor), nem sempre hero calls (se só usamos blufs). Mas o objectivo de usar blufs, não é só ser balanceado, é ganhar spots onde se vais de check nunca ganhas e onde achas que tens uma boa probabilidade de o teu bluf resultar.
Concordo contigo que nos micros nós não precisamos de ser completamente balanceados (e acredita que a maioria de nós andará muito longe disso), o objectivo principal é explorar tendências e como tal se tu nunca podes blufar um vilão (notas sobre ele ou stats, etc) para que o vais blufar com a desculpa de range balanceado, não faz sentido. Mas não esquecer que o contrario também se aplica, que aqui é o maior erro do pessoal IMO, se tu podes blufar um reg ou um fish ou o que for, porque não fazê lo?? Porque achas que em nl5/10 não precisas de ser balanceado então só betas por valor, e o dinheiro que poderias ganhar com todo o lixo que devias ter blufado e desististe?
Atenção que não ser balanceado não é sinonimo de só betar por valor, se eu só betar por bluf também não vou ser balanceado, más se eu puder blufar um certo vilão num certo spot 100% das vezes por que raio iria eu fazê lo em 0% porque só quero ser desbalanceado por valor, só estou a perder dinheiro.
Nas avaliações vai um pouco por ai, o avaliador, neste caso o double2 não está na mesa nem conhece os vilões e portanto a tendência na avaliação será indicar um range balanceado, que é o melhor teoricamente e no geral das situações, agora tudo é uma questão de adaptação. Por exemplo tu viste o range balanceado que o avaliador colocou num determinado spot, mas, numa determinada situação tu achas que o teu bluf vai resultar 0%, então tiras o range de bluf e vice versa.
Talvez um range completamente desbalanceado só para o valor resulte em nl2, mas mesmo assim penso que vamos perder alguns spots de bluf lucrativos.
Espero ter sido util.
cumps