Saltar para o fórum
Notificações
Limpar tudo

zNL10 - AQo: SB 3bet x UTG

18 Mensagens
8 Utilizadores
3 Reações
2,603 Visualizações
IuriTPena
Membro desde: 09.04.2012
PokerStrategist

UTG: 23/17, f3b 40(5), 135 mãos

Poker Stars, $0.05/$0.10 No Limit Hold'em Cash, 6 Players
Poker Tools Powered By Holdem Manager - The Ultimate Poker Software Suite.

Hero (SB): $13.27 (132.7 bb)
BB: $11.11 (111.1 bb)
UTG: $25.89 (258.9 bb)
MP: $4.45 (44.5 bb)
CO: $10.15 (101.5 bb)
BTN: $8.50 (85 bb)

Preflop: Hero is SB with A Q
UTG raises to $0.30, 3 folds, Hero raises to $1, BB folds, UTG calls $0.70

Flop: ($2.10) 2 6 K (2 players)
Hero ?( bets $1, UTG calls $1

Turn: ($4.10) 4 (2 players)
Hero checks, UTG bets $2.50, Hero folds

Pre-flop era 3bet/fold...
Quando levamos call e vem um bordo deste género o que fazemos? Podemos simplesmente ir de x/f?

Responder
Citar (Quote)
17 respostas
KBss4
Membro desde: 06.03.2008
PokerStrategist

SB vs EP eu vou de X/F, ele pode ter TT-QQ AJ AQ no range, mas oop é complicado.
Com KK+ AK o quê você faria?
B B B ou X B B pra deixar ele betar Kx ou até overplay de JJ+?

IP acho valido atirar uma cbet 1/2 pote ou 33-40%

Responder
Citar (Quote)
AAcantiflasAA
Membro desde: 04.01.2011
Oldschool Grinder

Boas,

Este é um spot onde também tenho algumas duvidas,
Pre flop SB vs EP eu não tenho AQo, apenas AQs, mas acho que é OK a 3bet, vai depender um pouco do OR dele em UTG.
Flop, o range do vilão vai ser algo tipo isto (88-QQ, AK, AQs, talvez AQo, KQs, AJs), para este range, fazemos foldar + de metade dos combos com a cbet, vilão folda (88-TT, AQ, AJ em principio e agora fica com AK, KQ, QQ-JJ ( estas mãos deve dar call pelo menos no flop), portanto dito isto o que será melhor? cbet flop e turn? cbet flop e desistir turn, ou não dar cbet flop?

cumps

Responder
Citar (Quote)
MancaMulas
Membro desde: 12.03.2009
PokerStrategist

Eu desisto logo no flop. Não temos equidade.

Responder
Citar (Quote)
double2
Membro desde: 04.11.2008
Oldschool Grinder

Olá,

pre flop 3bet é okay, provavelmente demasiado loose como diz o Cantiflas.

Pos flop, acho que devem pensar da seguinte forma: que mãos tem Hero de valor? AK ou melhor (isso são uns ~20 combos). Que mãos tem Hero por bluff? A mim parece-me que AQ é das melhores opções para betar flop (e muitos turns) porque tem equidade contra 99-JJ e blocka AK. Betaria flop com AJs/ATs com backdoor também. Esse turn provavelmente eu voltaria a betar AQ. E desistiria river.

Responder
Citar (Quote)
IuriTPena Autor do tópico
IuriTPena
Membro desde: 09.04.2012
PokerStrategist

Betar este turn... Porquê?
Por ser uma carta que embora não acerte muito o nosso range acerta ainda menos o range do vilão?

Responder
Citar (Quote)
AAcantiflasAA
Oldschool Grinder

Aqui estamos a representar apenas AA, KK, AK, portanto vamos betar turn por valor novamente, logo temos de ter algum range de bluf.
AQ será o nosso range de bluf aqui (talvez os unicos combos?? + AJ/AT que ganharam flush draw e que betamos flop), o nosso range vai ser sempre este certo? ou existem cartas no turn que nos façam reduzir o range de bluf? é que o range de valor vai ser sempre o mesmo independentemente da carta do turn.

cumps

Responder
Citar (Quote)
double2
Oldschool Grinder

Original de IuriTPena
Betar este turn... Porquê?
Por ser uma carta que embora não acerte muito o nosso range acerta ainda menos o range do vilão?

Porque precisamos de algum bluff para betar junto com AK/AA/KK.

Original de AAcantiflasAA
Aqui estamos a representar apenas AA, KK, AK, portanto vamos betar turn por valor novamente, logo temos de ter algum range de bluf.
AQ será o nosso range de bluf aqui (talvez os unicos combos?? + AJ/AT que ganharam flush draw e que betamos flop), o nosso range vai ser sempre este certo? ou existem cartas no turn que nos façam reduzir o range de bluf? é que o range de valor vai ser sempre o mesmo independentemente da carta do turn.

cumps

Boa pergunta, neste bordo de facto poucas cartas alteram o nosso range de bluff. Talvez em turn Q acabe por mudar porque agora AQ é cbh e bluffs vamos ter poucos, AJ provavelmente.

Responder
Citar (Quote)
double2
Oldschool Grinder
Responder
Citar (Quote)

Double2, uma dúvida que tenho é em comentários que vejo do tipo "precisamos de algum bluff" "se não betarmos tal combinação aqui não betaremos em nenhuma", isso seria para não ficarmos desbalanceados correto? mas será mesmo que vamos ser explorados nesse ponto nos micros?

Responder
Citar (Quote)
AAcantiflasAA
Oldschool Grinder

Boas, ammiranda,

Não sei se vou conseguir responder a tua pergunta mas vou tentar.
A questão de usar blufs juntamente com valor, serve para tu teres acção quando tens uma mão forte (valor) ou para conseguires ganhar um pot com uma mão fraca (bluf). Portanto nós queremos ser balanceados para o vilão não poder estar sempre a dar folds exploratórios (se só usamos valor), nem sempre hero calls (se só usamos blufs). Mas o objectivo de usar blufs, não é só ser balanceado, é ganhar spots onde se vais de check nunca ganhas e onde achas que tens uma boa probabilidade de o teu bluf resultar.

Concordo contigo que nos micros nós não precisamos de ser completamente balanceados (e acredita que a maioria de nós andará muito longe disso), o objectivo principal é explorar tendências e como tal se tu nunca podes blufar um vilão (notas sobre ele ou stats, etc) para que o vais blufar com a desculpa de range balanceado, não faz sentido. Mas não esquecer que o contrario também se aplica, que aqui é o maior erro do pessoal IMO, se tu podes blufar um reg ou um fish ou o que for, porque não fazê lo?? Porque achas que em nl5/10 não precisas de ser balanceado então só betas por valor, e o dinheiro que poderias ganhar com todo o lixo que devias ter blufado e desististe?

Atenção que não ser balanceado não é sinonimo de só betar por valor, se eu só betar por bluf também não vou ser balanceado, más se eu puder blufar um certo vilão num certo spot 100% das vezes por que raio iria eu fazê lo em 0% porque só quero ser desbalanceado por valor, só estou a perder dinheiro.

Nas avaliações vai um pouco por ai, o avaliador, neste caso o double2 não está na mesa nem conhece os vilões e portanto a tendência na avaliação será indicar um range balanceado, que é o melhor teoricamente e no geral das situações, agora tudo é uma questão de adaptação. Por exemplo tu viste o range balanceado que o avaliador colocou num determinado spot, mas, numa determinada situação tu achas que o teu bluf vai resultar 0%, então tiras o range de bluf e vice versa.

Talvez um range completamente desbalanceado só para o valor resulte em nl2, mas mesmo assim penso que vamos perder alguns spots de bluf lucrativos.

Espero ter sido util.
cumps

Responder
Citar (Quote)
double2
Oldschool Grinder

Original de aMMiranda89
Double2, uma dúvida que tenho é em comentários que vejo do tipo "precisamos de algum bluff" "se não betarmos tal combinação aqui não betaremos em nenhuma", isso seria para não ficarmos desbalanceados correto? mas será mesmo que vamos ser explorados nesse ponto nos micros?

Não, nos micros certamente niguém vai explorar isso. Mas tentar jogar um pouquinho balanceado ajuda em outras situações como quando não podemos fazer leitura no adversário ou no field. Neste mão por exemplo, podemos fazer dois argumentos opostos:

1 - Nunca vamos bluffar turn porque vilão nunca vai largar mãos com que deu call flop como 88-QQ, portanto um bluff da nossa parte é horrível

2- Deveríamos bluffar este turn 100% das vezes porque nós demos raise contra UTG e estamos a mandar segundo barril em Kxx, representamos muito bem AK e vilão vai foldar todas as combinações de 88-QQ.

E agora, consegue-me dizer qual dos pressuposts está correcto? Se tivermos um bom palpite então faz todo o sentido jogarmos desbalanceados, e em muitas situações dos micros isso verifica-se. Mas muitas outras situações nem por isso, e eu até acho que esta é uma delas. Certamente nunca bluffar aqui turn é okay, provavelmente melhor do que bluffar 100%, mas AQ é uma mão mesmo okay para fazer isso, tem 6 outs contra 88-JJ e blocka AK e KQ.

Responder
Citar (Quote)
josecarneiro032
Membro desde: 05.01.2013
PokerStrategist

Double2, achas um pouco loose dar 3bet de AQo, KQo vs um OR de EP, supostamente rondará uns 13/14%?

Tenho essas mãos no meu range de 3bet vs essa posição, com essas stats.

Responder
Citar (Quote)
AAcantiflasAA
Oldschool Grinder

ola josecarneiro,

Estas a falar de 3bet com essas mãos vs UTG por valor?? com o UTG a abrir 13/14%? Isso é extremamente loose e bastante mau até.
Se for 3bet por bluf, KQo vs essa % de OR ate me parece OK a 3bet ( cuidado que se dás 3 bet com KQo por bluf, nao deverás ter mais combos de bluf), AQo parece me um call mesmo contra 14% de OR de UTG.

Por valor e vs um OR de 14% de UTG não deves dar 3bet nem com AK nem com QQ.

P.S. Se estiveres a falar de SBvsUTG com range despolarizado, então a conversa é diferente, AQo já poderá entrar no teu range, mas acho que já estas a ter demasiados combos de 3bet/fold (imagino que não jogues de call em 4bet), quanto a KQo, já e ser demasiado loose, já teríamos um range de 3bet gigante e estaríamos a foldar para 4bet bem mais de 60% o que é bastante mau.
cumps

Responder
Citar (Quote)
double2
Oldschool Grinder

O Cantiflas falou muito bem.

AQo seria call em geral.

KQo pode ser 3bet na maioria das posições se quiser, mas cuidado com a frequencia de 3bet bluffs que faz.

Responder
Citar (Quote)
josecarneiro032
Membro desde: 05.01.2013
PokerStrategist

Eu estava mesmo a falar por bluff, o range que tenho de 3bet vs EP, sem ser SB (linear), são de 56 combos, 28 por valor (KK+, AKs, AQo+, KJs, KQo). Mas como venho de um jogo de 40 bb's, provavelmente como o Cantiflas diz, AK será melhor jogar em call, e não em 3bet para atolar.

Vou rever melhor isso. Obrigado pelas sugestões :f_thumbsup:

Responder
Citar (Quote)
MrChinaskiRNMD
Membro desde: 29.01.2009
Poker Player

Mas aqui na SB, onde jogamos por 3bet ou fold, vamos começar a dar 3bet a QQ ou vamos começar a jogar por call? E se levarmos 4bet (não shove), vamos foldar ou dar call?

Responder
Citar (Quote)
double2
Oldschool Grinder

Original de MrChinaskiRNMD
Mas aqui na SB, onde jogamos por 3bet ou fold, vamos começar a dar 3bet a QQ ou vamos começar a jogar por call? E se levarmos 4bet (não shove), vamos foldar ou dar call?

Se jogamos de 3bet ou fold não vamos dar call com nada. Perante 4bet com QQ não dá para foldar. Ou shove ou call na 4bet. Bem provável que call na 4bet seja a opção mais EV+, mas a mais complicada obviamente.

Responder
Citar (Quote)