Boas,
Neste spot temos de entender em primeiro o lugar o que estamos arriscar?
Ou seja temos de dar call a 11504 para ganharmos 15614+11504.
Ou seja temos pot odds de 1.35:1, ou seja temos 42%.
Isto quer dizer que 42% das vezes devemos estar certos para que o nosso call seja break even.
O range da BB de call é bem grande isto faz com que o range dele de call falhe muito, mas quando ele sai de shove fica bem mais apertado.
Uma coisa é certa, estamos aqui com tempo para analisar a mão do nosso oponente, mas na mesa fica bem difícil fazer os cálculos com o tempo que temos.
Qual é o a pior mão em draw que ele pode estar a fazer Shove neste flop?
JTs, temos 3 combos, contra esta mão temos 69% de chance de ganhar
Contra draws de flush Draw temos temos 53% de chance de ganhar e são 21 combos
Contra Par e OESD temos 68% e são 36 combos
Contra 2 pares temos 27 combos e 37% de chance de ganhar
Contra trincas temos 3 combos (TT são aquelas que ele pode não 3betar, QQ e KK e 3bet pré) temos 22% de ganhar
Contra str8 temos temos 24% de vencer e são 11 combos.
In game não é fácil estarmos a fazer estes cálculos todos, mas não é impossível.
Como podemos imaginar algumas destas mãos pode o nosso oponente jogar em check/raise, Check/call por esta razão eu não meto aqui algumas das combinações acima descritas.
Uma coisa importante aqui é saber que tipo de oponente temos pela frente para saber as suas tendências, o que podemos fazer aqui é atribuir um range ao vilão de shove neste flop, contar o numero de combinações totais que ele faz isso e ver se temos mais 42% de chance de ganhar essa mão
http://pt.pokerstrategy.com
Board: QdTdKh
Equity Vencer Empate
MP2 54.28% 53.41% 0.88% { AhAc }
BB 45.72% 44.84% 0.88% { TT, KTs+, QTs+, JTs, AdKd, AdQd, AdJd, AdTd, Ad9d, Kd9d, Qd9d, Td9d, Ad8d, Qd8d, Jd8d, Td8d, 9d8d, Ad7d, Jd7d, 9d7d, 8d7d, Ad6d, 8d6d, 7d6d, Ad5d, 7d5d, 6d5d, Ad4d, Ad3d, Ad2d, KTo+, QTo+, JTo }
Como podemos ver contra o range acima apresentado vamos ganhar 54% o que torna o call lucrativo, mas no range não estão colocadas mãos feitas.
Se colocarmos mãos feitas no range do oponente ficamos com 45% o que passa a BE call quase.
Informação sobre o oponente é muito importante neste spot, se ele reg (não me parece) se ele é passivo, agressivo.
Como estamos em torneio temos de olhar a outras questões, como por exemplo quanto é a nossa stack. Se perdermos como ficamos no torneio, se ganharmos o que muda, se temos edge sobre a mesa.
Pelo que podemos ver e falando em termos redondo 55% das vezes vamos fanhar e ficar com uma stack de 39K o que muda na situação de 27 para 37? podemos pressionar, ficamos em posição de ganhar o torneio?
Se perdermos? como ficamos? que jogadas temos disponiveis no nosso arsenal? podemos 3betar light, podemos floatar? podemos fazer Raise cbet flop? cbet turn?
Isto não deixa de ser um flip em que vamos estar arriscar uma situação que podemos ir fazendo as nossas jogadas com menor variância e ir crescendo a nossa stack devagar sem muitos riscos e se perdemos vamos passar para 17K que são 25bbs onde não temos muito espaço de manobra.
Eu foldava este spot em que é lucrativo o call pela razão ter uma stack para continuar a explorar os meus oponentes com a minha stack.
Só para vos ajudar o que podem fazer com cada stack
http://gyazo.com/a4d00d41696d4f067fbbf7761c1f4231
Abraço,
Tufa