Saltar para o fórum
[ARTIGO #3] Coisas ...

Notificações
Limpar tudo

[Fechado] [ARTIGO #3] Coisas relevantes sobre mãos e apostas

25 Mensagens
9 Utilizadores
0 Reações
5,641 Visualizações
pokemao
Membro desde: 04.10.2008

Olá pessoal, pokemao aqui novamente no artigo de número 3 do conjunto de artigos sobre MTT, antes de eu explicar basicamente como será nosso jogo no início do torneio, tanto no estilo loose, quanto no estilo tight, vou fazer algumas observações importantes para qualquer jogador de torneio MTT.

1ª Observação seria: Onde quero chegar com minha mão?

Quantas vezes betamos forte com nosso par de ases? Damos cbet sempre que fomos o agressor pré-flop? Damos push em um raise com trinca? entre outras coisas em um torneio.

Mas você já parou para se perguntar o porque disso?

Algumas respostas sensatas seriam:

Damos raise com par de ases para encher o pote, já que ganharemos uma grande parte das vezes com essa mão, temos que dar o valor esperado para uma mão tão forte.
Damos cbet quase sempre porque em geral se o oponente possuiu uma mão que não é um par, ele acertará um par 1 em 3 vezes, ou seja, ele errará 2x em 3.
Damos push com uma trinca em geral, ou quando o bordo proporciona um draw forte para um oponente, ou quando sabemos que o oponente não tem como largar, e não daremos quando sentirmos que nossa mão é perdedora, ou que o oponente vai largar a mão para o tamanho da aposta.

Agora eu pergunto novamente, será que SEMPRE deveremos jogar assim?
A resposta direto e obvia é NÃO.

Mas, eu sempre ouvi que devo dar push com AA, para reduzir os oponentes...

Imaginemos a situação, temos uma mesa, onde 70%¨das pessoas dão limp, e no big blind temos um jogador short, que deu all in 2x com any2 na mesma situação, ou seja, sem tomar raise, e todos os outros jogadores dão sempre fold para qualquer raise.

Agora pergunto, se estamos em UTG, vamos entrar de push?
Daremos raise, sabendo que se dermos os oponentes vão largar?
Daremos raise, sabendo que o big blind vai voltar de push?

O sensato seria entrar de limp com o AA, e esperar alguem dar raise / push, para voltarmos por cima. Em geral estaremos contra 1 oponente e ganharemos 70-80% das vezes. Mas é lógico que sem reads o mais sensato seria dar o raise padrão, e desistir do AA, apenas se você estiver em um satélite que vale vaga para algo valioso, contra 5 pushes você estando short hehe!

Em geral nossas ideias em apostas em relação as blinds seria algo em torno de:

Blinds pequenos / mãos BOAS = aposta para encher o pote
Blinds pequenos / mãos jogáveis = aposta para ver um draw barato
Blinds pequenos / mãos horriveis = fold
Blinds grandes / mãos BOAS = aposta para encher o pote
Blinds grandes / mãos jogáveis = aposta com intenção do oponente foldar
Blinds grandes / mãos horriveis = fold
Cbet com top pair/top kicker ou algo do tipo ou melhor = aposta para encher o pote
Cbet com draw = aposta para ver um draw barato
Cbet com nada = aposta com intenção do oponente foldar

Acima a aposta mencionada pode ser um check/raise/reraise, dependendo da situação

Frizando que essa idéia em relação ao geral, temos que muitas vezes usar nossas mãos horríveis para tentar que o oponente folde, ou que encha o pote, para depois termos a intenção de causar o fold.

E o mais importante é termos em mente qual a nossa intenção em cada aposta, em cada check, em cada mão jogada.
É crucial para um jogador de torneios ter isso em mente. Já que em geral não poderemos recomprar nossas fichas para atacar aquele donkey que nos deixou short. É algo como: pense agora para não se arrepender depois.

Nas 2 respostas abaixo desse post eu irei analisar 2 jogadas, e mostrar o que eu queria em cada caso.

Tá pokemao, já sei onde vou chegar, agora qual é o próximo passo?

Se você sabe onde quer chegar, você saberá exatamente quando deve investir numa mão, o quanto deve investir, o que fazer caso tenha uma resposta de um oponente, e coisas do tipo.

Exemplos novamente triviais seriam:

Você tem AA na mão, e um oponente pushou: o AA é uma mão para encher o pote, então o call ou push é imediato.
Você tem 22, entrou de limp no botão: Flop AKQ, e o big blind volta de push, é fold imediato

Outro exemplo não tão triviais:

Você tem 67o na mão, deu raise no botão, o flop veio 45A, e o big blind que deu apenas o call deu check: nesse caso pensaremos se vale ou não a pena encher o pote, o call do big blind apenas no seu raise e o check no flop em geral é sinal de fraqueza, ou seja, um raise com a intenção de foldar não é mau aqui, mas se você for mais cauteloso, o check também não é mau, tendo em vista que você poderá acertar um de seus outs no turn, e pela sua reação no flop o oponente tente blefar no turn. A decisão vai de caso em caso.

Vamos correr mais riscos com mãos muito boas, vamos correr pequenos riscos com mãos não tam boas e draws, não vamos correr risco com mãos inúteis.

Bem, depois de analisarmos isso tudo, sabemos quando devemos foldar para o reraise sem termos nada na mão. E quando iremos dar o reraise sem nada na mão.

2ª Observação - Analise sempre sua situação em relação ao torneio / sua mesa

A matemática do poker é uma coisa linda de se ver, realmente é lindo mesmo, mas será que devemos aplicar 100% os conceitos aprendidos sobre pot odds/ probabilidade e outros aspectos matemáticos?

Bem, sempre olhamos aquela tabelinha de Starting Hands, e vemos lá AK raise/call.
Você senta na mesa, recebe AKs naipadinho, uma coisa linda de se ver, parece que brilham aqueles simbolos de espadas, bem como você sente na veia a possibilidade de fazer aquele ROYAL FLUSH. Ocorre que voce está UTG, com 1500 fichas e dá um raise para 80 ou 60 fichas, e o big blinda dá push, e você dá instant call, já que na tabelinha diz raise/call caso esteja contra 1 oponente. Daí seu oponente mostra 2 patos, duck duck, e na mesa você não encontra nem um A, nem um K, nem nada, e você sai do seu torneio com uma mão que parecia ser tão forte, tão bonita, e você chama o big blind de donkey até.

Agora pare e pense, quem é o donkey? Na verdade os 2 são donkeys, tendo em vista que raramente alguem dará push na mão inicial sem um par, ainda mais depois de tomar um raise do UTG, ou seja, você estaria num coinflip, e dessa vez a moeda caiu para o big blind.

Se você repetisse essa jogada umas 1000 vezes, você sairia do torneio 500 vezes, e dobraria 500 vezes, mas AH, isso não é um heads up, depois de dobrar você iria ter que enfrentar novamente todo o field do torneio, menos 1, ou seja, nada agradável.

Mas, se você estivesse short, ou deep, o call seria totalmente normal e aceitável, já que as variáveis para nosso cálculo seriam outras.

Como explicado anteriormente temos que frizar sempre onde vamos chegar com cada mão, e quais os riscos vamos correr ao jogar cada uma, o conceito de pot odds foi desenvolvido de modo que corramos menos risco ao dar um call sem que o mesmo seja lucrativo a longo prazo.

Bem, as vezes temos que ir contra o pot odds, essa é a verdade, não podemos seguir a risca o conceito, sabemos que o longo prazo de MTTs pode ser BEEEMMMM longo, e já pensou se sempre pagassemos com pot odds, mas os outs nunca aparecessem? Uma das diferenças entre cash game e mtt, é que cada MTT é um torneio, e cada sessão de cash na verdade é só uma continuação da sessão anterior, ou seja, para um jogador de cash game, em geral se ocorre uma situação 10x e ele ganha 6x e perde 4x, para ele é lucrativo, pois, em geral o dinheiro envolvido (se estiver jogando no mesmo limite) é muito similar, já nos torneios não, cada situação é uma situação, pode ser que estejamos com os blinds 10/20, os blinds podem estar 80/160, podemos estar shorts, deeps, podemos uma porção de coisas. Ou seja, não é uma situação igual a do cash.

O não ser igual ao cash que torna as situações onde aplicamos os pot odds bem diferentes, em algumas situações deveremos forçar dando raise, outras devemos largar mesmo tendo odds, novamente sua decisão vai de cada situação e de cada mesa.

A situação da mesa deve ser analisa a fundo por cada jogador, temos alguns HUDs que nos dão uma idéia geral sobre a mesa, falarei melhor sobre HUDs em um capítulo específico.

Outra coisa a se levar em conta em uma aposta, é a sua situação em relação ao torneio, ou seja, se você é o chip leader, pague barato para ver os flops, e pressione os jogadores com menos fichas quando tiver oportunidade ou um monstro. Isso te fará adquirir mais fichas e preservar sua posição. Mas cuidado, um erro muito comum dos big stacks é ver flops demais e colocar pressão demasiada contra os shorts, muitas das vezes perdendo uma mão que estava na cara que estava atrás só porque achou q o short iria largar a pressão.

Bem, sua imagem em relação a mesa também influenciará em suas decisões, se os jogadores te veem dando raises demasiadamente looses, irão te pagar mais vezes (erro por parte deles obvio, já que um reraise seria a jogada correta), ou seja, a mesa fará uns ajustes ao jogar contra você, e isso pode ser bom ou ruim, só depende de você observar a reação dos jogadores em função de suas jogadas.

Nesse artigo dei uma visão bastante geral sobre as situações, pretendo detalhar todas mais a fundo nos próximos artigos, mas é de total necessidade a explanação superficial desses conceitos, já que um conceito depende do outro.

Um grande abraço para vocês.

24 respostas
pokemao Autor do tópico
pokemao

No Limit Holdem Tournament
$3 + $0.30 KO Sit & Go
9 players
Converted at weaktight.com

Stacks:
UTG stingerdvr (3000)
UTG+1 drewsynn (3000)
MP1 fourfoxes (3000)
MP2 brianjohnson13 (3000)
MP3 hotspur1 (3000)
CO codfish44 (3000)
BTN Jeffrey Goines (3000)
SB Hero (3000)
BB PocketACES05 (3000)

Blinds: 15/30

Pre-flop: (45, 9 players) Hero is SB Q♦ 8♣
stingerdvr calls 30, 5 folds, Jeffrey Goines calls 30, Hero calls 15, PocketACES05 checks

*Bem, o complete no blind é standard, muitos limpers, e muito grande a minha stack, podia me dar um bom draw ou até mesmo um straight no flop*

Flop: 8♠ A♠ Q♠ (120, 4 players)
Hero checks, PocketACES05 checks, stingerdvr checks, Jeffrey Goines checks

*Eu estava fora de posição, e queria saber como cada oponente estava em relação a mão, um call a um raise estaria em meus planos, mas em um reraise, aí já não, bem, ninguém falou nada.*

Turn: 4♦ (120, 4 players)
Hero bets 90, 1 fold, stingerdvr calls 90, Jeffrey Goines calls 90

*Uma carta blank, bem, aqui eu tive a iniciativa, apostei 3/4 do pote, de modo que novamente eu daria call a um reraise se fosse pequeno, foldaria um push. O check no flop não me deu outra escolha em pensar que estivessem em draw e não uma mão feita, porém, tomei 2 calls, ou seja, algum dos 2 tem uma mão, mas de qualquer modo o check no flop me deu um pote bem pequeno, e um bet tão pequeno não iria fazer diferença no meu stack*

River: 8♥ (390, 3 players)

*Bem, era a carta que eu queria que viesse, como eu tinha quase certeza que um dos 2 tinha jogo, resolvi apostar 2/3 do pot, e tomo um instant push, eu nem queria né? Instant call, e a mão seguiu...*

Hero bets 270, stingerdvr goes all-in 2,880, Jeffrey Goines folds, Hero goes all-in 2,610

Final Pot: 6,150
Hero shows: Q♦ 8♣
stingerdvr shows: K♠ 6♠

Hero wins 6,150 ( won +3,150 )
PocketACES05 lost -30
stingerdvr lost -3,000
Jeffrey Goines lost -120

*Parte 1 finalizada, dobrei e vamo que vamo!!!!*

pokemao Autor do tópico
pokemao

No Limit Holdem Tournament
$3 + $0.30 KO Sit & Go
8 players
Converted at weaktight.com

Stacks:
UTG brianjohnson13 (2735)
UTG+1 hotspur1 (2910)
MP1 codfish44 (3165)
MP2 Jeffrey Goines (2700)
CO Hero (6010)
BTN Benoni_Biker (3090)
SB drewsynn (3095)
BB fourfoxes (3020)
[codfish44 is sitting out]

Blinds: 20/40

Pre-flop: (60, 8 players) Hero is CO 6♥ 6♠
4 folds, Hero raises to 120, 2 folds, fourfoxes calls 80

*Bem, um par no cutoff, dei um raise standard, para encher o pote, recebi um call do big blind, ele aí daria call com um range muito grande de mãos, e possivelmente reraise com outro par ou A alto.*

Flop: T♣ A♥ 7♠ (260, 2 players)
fourfoxes checks, Hero bets 180, fourfoxes calls 180

*Bem, tomei um check, possivelmente ele não acertou nada, senão ele iria querer aumentar o pot, dei uma aposta de 3/4 do pot com a intenção dele foldar, bem, ele não foldou...*

Turn: 9♦ (620, 2 players)
fourfoxes checks, Hero bets 380, fourfoxes calls 380

*Bem, um 9, novamente dei um raise com a intenção do jogador foldar, já que ele não mostrou nenhuma força em sua mão, apostei um pouco mais que meio pote, e tomo novamente um call, além desse raise ter a intenção de foldar, o raise é válido para um free showdown, ou seja, agredir o jogador, caso ele esteja com uma mão razoável, ele irá dar o call, e check no river pensando que você iria dar um raise, mas apenas você dará um check.*

River: T♠ (1,380, 2 players)
fourfoxes checks, Hero checks

*Bem, como eu esperei, um free showdown, apenas dei check.*

Final Pot: 1,380
Hero shows: 6♥ 6♠
fourfoxes shows: Q♣ K♥

Hero wins 1,380 ( won +700 )
fourfoxes lost -680

Alverine
Membro desde: 31.01.2009

Adorei sua explicação. Você começou afirmando que tudo que eu faço no jogo é errado e vc é o certo. Mas acontece que eu percebi como seu jogo funciona. A mão 66 foi bem interessante. Se vc desse check no turn provavelmente ele iria apostar uma quantia alta pra fazer vc sair da mão. E mesmo vc sabendo que ele ta blefando, seria um preço muito caro tentar descobrir.

A do Q8, tem algumas coisas ase pensar.

Se vc der check, vc vai estar dando uma freecard pra alguem que tem um flushdraw.

Por outro lado, se vc der um bet forte, e ninguém tem flush ou flush draw, ninguém vai continuar no pote, e as fichas vencidas do pote ira ser muito pequeno. Se alguém der call, você não terá noção se ele tem um flush ou flush draw. Acho que seria uma situação way ahead/way behind

Acho as duas formas válidas :))

Parabéns pelo artigo, e continue :)

Alverine

Adorei sua explicação. Você começou afirmando que tudo que eu faço no jogo é errado e vc é o certo. Mas acontece que eu percebi como seu jogo funciona. A mão 66 foi bem interessante. Se vc desse check no turn provavelmente ele iria apostar uma quantia alta pra fazer vc sair da mão. E mesmo vc sabendo que ele ta blefando, seria um preço muito caro tentar descobrir.

A do Q8, tem algumas coisas a se pensar.

Se vc der check, vc vai estar dando uma freecard pra alguem que tem um flushdraw.

Por outro lado, se vc der um bet forte, e ninguém tem flush ou flush draw, ninguém vai continuar no pote, e as fichas vencidas do pote ira ser muito pequeno. Se alguém der call, você não terá noção se ele tem um flush ou flush draw. Acho que seria uma situação way ahead/way behind

Acho as duas formas válidas :))

Parabéns pelo artigo, e continue :)

pokemao Autor do tópico
pokemao

Eu não disse que o que você faz tá errado, apenas disse que não é o que devemos fazer 100% das vezes, em 90% devemos fazer isso :)!
E obrigado por pedir para eu continuar, estarei escrevendo a próxima parte e postando aqui, abraços

Gibao
Membro desde: 15.02.2008

Muito bom o artigo nunca tinha analisado os torneios dessa forma.

meaux
Membro desde: 25.05.2009

Muito bom mesmo.
Eu sabia que tinha algo errado em minha forma de jogar. Baseado na regra(Li bastante) eu estaria quase sempre a 13BB ou menos, ou seja, quase sempre para mim era "uma fase final" de torneio.
Vejo que as vezes vale arriscar, mas tem que ter uma boa leitura dos oponentes.
Amanhã no Daily Dollar tentarei aplicar seus ensinamentos.
Obrigado!

Estes artigos estão a dar-me que pensar. Só jogava com a mania da sobrevivência e como não recebia cartas boas,deixava-me ser comido pelas blinds. E depois na fase push ou fold,nem sempre nos salva do torneio.
Para quando um artigo de com que mãos jogar nas posições iniciais e intermédias ?

Continuação de bom trabalho.

Desculpe, mas você está totalmente errado, em hipotese alguma deve -se entrar de limp com maos fortes, a verdade é o seguinte se você entrar de raise na utg e os jogadores a frente tiverem mão vão pagar se não tiverem vão jogar fora eu jamais vou dar limp com AA e me arriscar a jogar com mãos lixos e perder para dois pares ou melhor e depois sair xingando no chat , mesmo se a mesa for agressiva, pois somente um jogador muito desatento para não perceber uma manobra tipo limp com AA e reraise frente a um raise, por isso pra mim mão forte é raise isso é poker jamais vou dar chance para o azar.

O sensato seria entrar de limp com o AA, e esperar alguem dar raise / push, para voltarmos por cima. Em geral estaremos contra 1 oponente e ganharemos 70-80% das vezes

Sensato? Quantas mãos você acha que você estando com AA vão abrir raise? e como eu disse antes somente um jogador muito desatento para não perceber essa manobra, e outra coisa experimenta fazer isto em limites baixos para ver quantos limpes (indepedente do tamanho das blinds) que você vai encontrar pela frente e para fazer este tipo de jogada (que eu não faria nunca!) também iria depender do tamanho das blinds e numero de fichas e dependendo disto se o cara tiver com menos do que 10 blinds vai all in de qualquer jeito, indepedente se você entrar de limp com AA ou raise ele tem que ir se não será engolido pelas blinds. E se for em limites altos ai que esta jogada não funciona mesmo.

Como eu disse antes isso é poker jamais vou dar chance para o azar e muitas vezes fazendo a jogada certa que é raise com mãos fortes ainda assim tomamos bead beat imagine jogando errado. Desculpe cara, mas a vida não é só elogios.

meaux

Concordo com Ric em relação a vir com AA na mão.
Para mim a coisa mais util está sendo a questão de não ser tão tight que nem quando jogamos um SNG de 1 mesa.
_thumbsup:

pokemao Autor do tópico
pokemao

Original de ricmortal

Desculpe, mas você está totalmente errado, em hipotese alguma deve -se entrar de limp com maos fortes, a verdade é o seguinte se você entrar de raise na utg e os jogadores a frente tiverem mão vão pagar se não tiverem vão jogar fora eu jamais vou dar limp com AA e me arriscar a jogar com mãos lixos e perder para dois pares ou melhor e depois sair xingando no chat , mesmo se a mesa for agressiva, pois somente um jogador muito desatento para não perceber uma manobra tipo limp com AA e reraise frente a um raise, por isso pra mim mão forte é raise isso é poker jamais vou dar chance para o azar.

O sensato seria entrar de limp com o AA, e esperar alguem dar raise / push, para voltarmos por cima. Em geral estaremos contra 1 oponente e ganharemos 70-80% das vezes

Sensato? Quantas mãos você acha que você estando com AA vão abrir raise? e como eu disse antes somente um jogador muito desatento para não perceber essa manobra, e outra coisa experimenta fazer isto em limites baixos para ver quantos limpes (indepedente do tamanho das blinds) que você vai encontrar pela frente e para fazer este tipo de jogada (que eu não faria nunca!) também iria depender do tamanho das blinds e numero de fichas e dependendo disto se o cara tiver com menos do que 10 blinds vai all in de qualquer jeito, indepedente se você entrar de limp com AA ou raise ele tem que ir se não será engolido pelas blinds. E se for em limites altos ai que esta jogada não funciona mesmo.

Como eu disse antes isso é poker jamais vou dar chance para o azar e muitas vezes fazendo a jogada certa que é raise com mãos fortes ainda assim tomamos bead beat imagine jogando errado. Desculpe cara, mas a vida não é só elogios.

Meu caro amigo, quantos torneios MTT o senhor ja jogou para vir falar que em nenhuma hipotese abriria de limp, sabendo que o jogador iria abrir de push estando short?

O próprio harrington em seu livro harrington on hold'em diz para mixarmos nosso jogo com pares fortes, pares fracos e coisas do tipo.

É complicado analisar a questão do AA, já que todos adoram o jeito feijão com arroz de jogar, é bom, sim, é sempre lucrativo? Não.

O que temos que pensar é que AA é uma mão que queremos um pote grande, e queremos ficar em HU, pois, é mais fácil ganhar.

Não estou falando de dar sorte ao azar, digo probabilidades, se eu tenho uma porcentagem de 80% de ganhar em HU contra um kra que esta dando pushes seguidamentes, eu não vou correr esse risco? Claro que vou.

Se eu não tiver reads que o kra irá dar push, ou tem 90% de dar, eu irei jogar igual? Não.

Eu irei dar call com AA quando estou short em um satelite que dá 10 vagas, tendo 11 noi torneio de 4 estando all in? NÃO!

Poker é um jogo de situações, e devemos aproveitar as situações.

Qualquer coisa pergunte ao Hersir sobre o 3-bet com A2 no bordo JJx onde ele colocou quase todo o stack dele com A2 e o flop JJx, levou o pote e chegou ao 4o lugar do FTOPs. Voce da raise com A2, toma reraise, e da um 3 bet com A high - kicker 2. E leva o pot pq o vilão estava querendo ganhar o pote ali.

Tem horas que uma bet sua com AA, você ganha o mesmo tanto que ganhasse fazendo a mesma jogada com K2o, então, eu prefiro lucrar com AA do que ganhar só as blinds quando estou deep, mesmo que corra um pouco mais de riscos, mas com chances absurdas de lucro.

Mas, se continua pensando que temos que jogar do mesmo jeito sempre, jogue assim comigo e eu sempre terei reads de você.

Abraços

ovatsuG21
Membro desde: 03.05.2009

Entrando no debate...

Eu acho sensato as vezes dar Limp com AA também porque um dos conceitos mais importantes do poker é não seguir 100% essas ''regras de mãos''.

Seguindo exatamente essas regras voce dá ao oponente uma fácil leitura do seu jogo por isso acho que um limp de KK ou AA contra oponentes agressivos é uma boa porque além de não dar leitura aos oponentes voce ainda faz com que o oponente sinta ter a melhor mão dando assim mais motivos para ele apostar.

Fato é...o ideal é voce ter a leitura de cada oponente e assim sendo jogar de maneira adequada contra cada um, seja contra o loose ou seja contra o tight. Jogando desta forma além de ter uma boa leitura dos rivais isso dificulta a leitura deles sobre voce.

Bom essa é a minha humilde opinião.

Abraços

Limp com mãos fortes AA,KK.....

E eu adoraria jogar com um cara que dá limp com AA , quantos Mtt? perdi as contas, você está falando daquele livro antigo do Harrigton que ele fala de % de limpes e raises né? Com certeza acho que até ele já deve ter caido em si que entrar de limp com mãos fortes é uma jogada errada, e sem contar que os limites que o cara joga são bem altos. Cara o seu artigo em certas partes (tirando essa ) é bem aproveitavel, mas a verdade é o seguinte:
Se você entra de limp com AA ou KK... na utg se o cara tiver menos do que 10 blinds ele não vai nem querer saber do seu move , ele vai all in de qualquer jeito com poucas odds que ele tiver e ai deve ter (acontecido isso com você :D), você simplesmente paga e fica achando que fez uma grande jogada, mas mal sabia você que ele iria all in de qualquer jeito. E mais uma vez digo isso,sem contar o numero de limpes e o risco de jogar com as blinds e como eu disse antes perder para lixos.Sinto muito mas essa jogada de limp é errada, principalmente em limites baixos.
Em nenhum momento você na minha resposta questionou numero de fichas, limites e nem tamanho das blinds e vem com ironia me perguntando quantos Mtt eu joguei? Não sabe levar críticas? você só quer receber elogios? Essa sua teoria é errada e a longo plazo o jogador que fizer isto, e principalmente se ele estiver iniciando vai perder muitas fichas se ele lê e seguir o que você escreveu, porque ele não vai saber largar o AA devida a falta de experiência, e eu mesmo vou entende-lo porque é difícil largar está mão e quando isso acontecer e vai, espero que ele volte aqui e te elogie Ah e mais uma observação:
Não esquece de falar das diferenças que existe em limites baixos e limites altos, como você é um cara bastante experiente... deveria ter colocado este pequeno detalhe. ;)
Não leva para o lado pessoal, mas cada um tem a sua opinião e a minha devido ao tempo que jogo jamais entro de limp com mãos forte e vou te falar não sei absolutamente nada, tenho muito o que aprender, humildade sempre.

pokemao Autor do tópico
pokemao

Original de ricmortal
Limp com mãos fortes AA,KK.....

E eu adoraria jogar com um cara que dá limp com AA , quantos Mtt? perdi as contas, você está falando daquele livro antigo do Harrigton que ele fala de % de limpes e raises né? Com certeza acho que até ele já deve ter caido em si que entrar de limp com mãos fortes é uma jogada errada, e sem contar que os limites que o cara joga são bem altos. Cara o seu artigo em certas partes (tirando essa ) é bem aproveitavel, mas a verdade é o seguinte:
Se você entra de limp com AA ou KK... na utg se o cara tiver menos do que 10 blinds ele não vai nem querer saber do seu move , ele vai all in de qualquer jeito com poucas odds que ele tiver e ai deve ter (acontecido isso com você :D), você simplesmente paga e fica achando que fez uma grande jogada, mas mal sabia você que ele iria all in de qualquer jeito. E mais uma vez digo isso,sem contar o numero de limpes e o risco de jogar com as blinds e como eu disse antes perder para lixos.Sinto muito mas essa jogada de limp é errada, principalmente em limites baixos.
Em nenhum momento você na minha resposta questionou numero de fichas, limites e nem tamanho das blinds e vem com ironia me perguntando quantos Mtt eu joguei? Não sabe levar críticas? você só quer receber elogios? Essa sua teoria é errada e a longo plazo o jogador que fizer isto, e principalmente se ele estiver iniciando vai perder muitas fichas se ele lê e seguir o que você escreveu, porque ele não vai saber largar o AA devida a falta de experiência, e eu mesmo vou entende-lo porque é difícil largar está mão e quando isso acontecer e vai, espero que ele volte aqui e te elogie Ah e mais uma observação:
Não esquece de falar das diferenças que existe em limites baixos e limites altos, como você é um cara bastante experiente... deveria ter colocado este pequeno detalhe. ;)
Não leva para o lado pessoal, mas cada um tem a sua opinião e a minha devido ao tempo que jogo jamais entro de limp com mãos forte e vou te falar não sei absolutamente nada, tenho muito o que aprender, humildade sempre.

É sua opinião blza, mas queria saber quantos torneios vc tinha jogado.

Cada um tem seu estilo, eu mostrei a minha opinião, e coloquei como base um livro de poker, mas é minha opinião, a sua é diferente, bom, temos opiniões diferentes, mas acho que falar que essa parte não é válida, porque não condiz com sua opinão, acho exagero.
Mas eu prefiro arriscar um pouco e ficar grande pra ganhar o torneio, do que deixar de ganhar as fichas.

Essa é a diferença entre quem joga pra ganhar e quem joga para não perder. Quem quer ganhar arrisca mais com jogadas mais ousadas, e quem joga para não perder fica batendo na mesma tecla que devemos jogar igual sempre.

Se sempre existisse a jogada perfeita no poker, todo mundo que estudasse sempre ganharia, porque saberia exatamente o que tem na mão de seu oponente.

E parabens pelas criticas, mas, é meu modo de ver.

Alverine

O pessoal está batendo somente na tecla 'limp com AA'. O pokemao colocou diversas outras coisas para discussão, mas já preciso comentar minha opnião sobre o limp com AA:

Quando você recebe AA qual o seu objetivo (excluindo casos de satélite)? É enxer o pote ao máximo, ficando all-in de preferencia. Como fazer isso?

-Open raise padrão.

Quando você não tem nenhuma leitura, esse é o melhor move. Os jogadores em média são tight passive. Eles não apostam, mas se vc apostar eles não vêem por que não pagar essa pequena quantia para ver o flop. Aí seu objetivo foi alcançado. Você diminuiu o range de pessoas no flop e enxeu o pote.
Há uma chance de você dar raise e receber somente os blinds. Mas sem leitura, a chance de você dar limp e lutar somente pelos blinds é muito maior

Limp com AA

Aqui esse move você só pode fazer com leitura. Se você joga em uma mesa muito agressiva com uma grande chance de derem raise no seu limp, faça isso!
O exemplo que o pokemao deu é que o BB dá push com any2. Se a sua leitura estiver certa, você tem 100% de chance de ver o seu pote inflar. O limp aqui é quase de imediato.

Agora, se você fizer o move sem leitura, aí que você comete um grande erro. O BB vai receber um free play, o SB vai poder pagar barato, e com seu limp os outros que estão a falar recebem boas odds para dar limp com pp ou suited connectors. Você entrará no flop com muitas pessoas disputando o pote e a chance de alguém ter completado um straight, ou está em um draw é muito alta, e ai seu AA já perdeu valor.

xpto2004
Membro desde: 07.11.2008

pokemao....pokemao....pokemao...matemática naum é música naum...quando vc nào sabe improvisa.
Toda a teoria da PS é fundamentada numa base matemática e em modelos exaustivamente testados...quem consegue interpretar a teoria aqui ensinada dá-se bem no mundo do poker....depois há os sobredotados que criam a sua própria teoria, sào aqueles que fazendo uma analogia com o filme Matrix olha nas telas com os números verdes a cair e vem o universo.
Pokemao se vc nào ve o mundo nas letras verdes ...fique-se pela teoria comprovada...e este é o melhor conselho que eu dei a alguém que não conheço este século.

fiquem bem

pokemao Autor do tópico
pokemao

Original de xpto2004
pokemao....pokemao....pokemao...matemática naum é música naum...quando vc nào sabe improvisa.
Toda a teoria da PS é fundamentada numa base matemática e em modelos exaustivamente testados...quem consegue interpretar a teoria aqui ensinada dá-se bem no mundo do poker....depois há os sobredotados que criam a sua própria teoria, sào aqueles que fazendo uma analogia com o filme Matrix olha nas telas com os números verdes a cair e vem o universo.
Pokemao se vc nào ve o mundo nas letras verdes ...fique-se pela teoria comprovada...e este é o melhor conselho que eu dei a alguém que não conheço este século.

fiquem bem

Bem, não sei se você sabe, mas eu sou matemático.
A teoria da strategy realmente é comprovadamente vencedora, mas é vencedora em SNG, isso é certeza absoluta, você usar aquela estratégia para SNG vc vai ser vencedor, mas MTT é uma coisa TOTALMENTE DIFERENTE.
E a teoria que estou expondo aqui está em vários dos livros sobre torneios, leia-se "the poker tournament formula", "kill everyone", "dan harrington", entre outros.
Qualquer um jogador bem sucedido de torneios sabe que nos torneios não temos que sobreviver, temos que acumular fichas.
Em SNG sim, temos que sobreviver para acumular fichas na fase de push/fold.
Afinal vc ja pensou ficar 2-3 horas em push/fold?

meaux

MTT a história é realmente outra.
Já joguei uns 150 MTT seguindo a regra do SNG e só me vi encurralado pelos "antes" na metade do torneio.
Li sobre o fato M que mostra como jogar em MTT e vi que realmente é uma ajuda(Ainda estou apanhando um pouco, mas pelo menos estou chegando perto das mesas finais).
O PokerStrategy ainda falha um pouco nesse lance de MTT(pelo menos para mim que ainda sou usuário Básico).

--------------
Mudando de assunto:

Original de ovatsuG21
Entrando no debate...

Eu acho sensato as vezes dar Limp com AA também porque um dos conceitos mais importantes do poker é não seguir 100% essas ''regras de mãos''.

Seguindo exatamente essas regras voce dá ao oponente uma fácil leitura do seu jogo por isso acho que um limp de KK ou AA contra oponentes agressivos é uma boa porque além de não dar leitura aos oponentes voce ainda faz com que o oponente sinta ter a melhor mão dando assim mais motivos para ele apostar.

Fato é...o ideal é voce ter a leitura de cada oponente e assim sendo jogar de maneira adequada contra cada um, seja contra o loose ou seja contra o tight. Jogando desta forma além de ter uma boa leitura dos rivais isso dificulta a leitura deles sobre voce.

Bom essa é a minha humilde opinião.

Abraços

Cara, eu acho que você deu uma dica genial, muito obrigado. Concordo com que disse em relação a fazer Limp ou não com AA na mão. Valeu :f_thumbsup:

Original de pokemao

Original de xpto2004

fiquem bem

Bem, não sei se você sabe, mas eu sou matemático.
A teoria da strategy realmente é comprovadamente vencedora, mas é vencedora em SNG, isso é certeza absoluta, você usar aquela estratégia para SNG vc vai ser vencedor, mas MTT é uma coisa TOTALMENTE DIFERENTE.
E a teoria que estou expondo aqui está em vários dos livros sobre torneios, leia-se "the poker tournament formula", "kill everyone", "dan harrington", entre outros.
Qualquer um jogador bem sucedido de torneios sabe que nos torneios não temos que sobreviver, temos que acumular fichas.
Em SNG sim, temos que sobreviver para acumular fichas na fase de push/fold.
Afinal vc ja pensou ficar 2-3 horas em push/fold?

Desculpe pokemão, mas sou obrigado a discordar totalmente com você, pois SNg é a base para MTT
Pokemão a maioria dos profissionais, advogam que no inicio de torneios deve-se jogar um estilo ultra tight (igual ao SNG) e somente depois quando as blinds sobem você vai soltando o seu jogo (idem ao SNG), e você diz que Mtt é totalmente diferente?
E você diz que em torneios deve se apenas acumular fichas e como fazer isto sem sobreviver? _biggrin: