Saltar para o fórum
Duvida de probabili...

Notificações
Limpar tudo

[Fechado] Duvida de probabilidade em Draw

11 Mensagens
7 Utilizadores
0 Reações
1,044 Visualizações

Bem, não sei se este é o local adequado pra postar tal dúvida, mas pareceu a área com temas mais abrangentes, além do que é algo fácil de ser respondido por um profissional (ou alguem mais acostumado com os cálculos), e possivelmente outros jogadores passaram, ou passarão por isso.

Vou dar os dados da situação logo:
Eu era o chip leader, de uma mesa que começara com 6 e estava com 3 jogadores, o segundo estava com stack próximo ao meu, e o terceiro bastante short com pouco mais de mil fichas (todos começamos com 2500 ou 3 mil, não me recordo).
Eu era o último a jogar no BB, o SB(segundo em fichas na mesa) vem com um mini raise, eu dobro com QJ suited (paus) ele paga.
Vira o Flop 10, 9, 4(paus).
Ele dá check, eu aposto 1 + 1/3 do pot, ele volta de all-in.

Agora surge a dúvida da minhas probabilidades de mão...
-Chance de over pair com Q J quaisquer que virassem (6 cartas de 47 = 52-5)
-Chance de sequencia com K 8 quaisquer (8 cartas de 47)
E um backdoor Flush, com duas cartas de paus quaisquer q virassem no turn + river.

Acabei pagando, o adversário foi com par de 8, e nenhuma das cartas que me beneficiassem virou nem no turn, nem no river :(

Se eu vencesse o all-in, teria ido para o heads-up com um adversário com 13 ou 14 vezes inferior ao meu stack, aproximadamente.

Gostaria de saber se foi um call razoável, e qual a probabilidade de eu ter vencido o mesmo.

10 respostas
_Anonymous_ Autor do tópico
_Anonymous_

E se possível o cálculo transparente, para q eu tenha noção de como avaliar draws similares.

Cara, eu uso a regra do 4-2 pra calcular essas porcentagems, não é exata, mas é bem próximo da % porcentagem correta.

Nessa regra, você multiplica o numero de outs (cartas que te ajudam) por 4 no turn, e por 2 no river, exemplo :

Hero : QcJc

Flop : 10x 9x 4c

Neste flop, você tem os quatro 8's e os quatro K's que te dão um straight, ou seja, 8 outs, multiplicando pelo 4 da regra, você tem aproximadamente 32 % de chance para straight.

Para as overcards, voce tem as três Q's restantes e os três J's restantes, totalizando 6 outs, novamente vezes o 4, você chega a 24 % de chance aproximada.

Agora a chance do backdoor flush draw eu não sei, mas é bem pequena, se tivesse flopado 2 cartas de paus, você teria 9 outras cartas de paus sobrando no baralho para te dar o flush, 9 vezes 4 daria 36 % de chance para o flush.

Para calcular a chance após o turn, você olha se abriu ou não algum outro out com a quarta carta e multiplica estes por 2, ao invés de 4.

É isso, deve ter algum erro, mas é assim que eu calculo as porcentagens quando estou jogando, lembrando que as probabilidades ai estão separadas para cada draw.

Espero ter ajudado :f_grin:

riprlz
Membro desde: 06.11.2007

Só que tem que ser esperto na hora de descontar outs.

Muitas vezes teu Q e J não vao ser outs, pois algumas vezes um Q por ex pode dar 2 pares pra um vilão que tem QT ou um str8 pra um vilão com J9o nesse spot, outras vezes o vilão pode ja ter trincado nesse spot e voce só tem os draws do nut str8.

Então deve-se prestar atenção pra não pagar pensando que voce tem 50% de equity quando na verdade você só tem 33%.

E outra coisa a se prestar atenção tambem em sng é que, quando se está na bolha, uma jogada pode ser +EV ficha e -EV money, se por ex tem um jogador 1bb no utg que provavelmente vai cair na proxima rodada e voce numa situação de coin flip aonde voce pode ganhar 50% das vezes e ficar ITM e 50% perde e cai fora, porem se voce folda pega dinheiro concerteza.

Eu nao entendo mto de sng, sugiro que voce poste isso lá no forum de SNG, mas eu sei que tem umas teorias em relação a isso.

xtremelexx
Membro desde: 08.11.2009

Para lhe dar uma resposta mais precisa, precisaríamos de conhecer a relação entre a sua stack e o tamanho do pot no flop quando seu adversário faz allin.

Conhecendo aqui as cartas do seu adversário [88], suas outs são
KKKK, 88, QQQ, JJJ
isso dá 12 cartas (de 47 cartas possíveis no flop/turn e 46 no turn/river)
12/47=25.5% para acertar no turn
12/46=26.1% para acertar no river (caso nao acerte no turn)
25.5+26.1=51.6% no total

Quanto ao backdoor flush draw:
Temos de retirar aqui o 8c e Kc que já ficaram incluídos no cálculo acima (10 cartas -2 =8 cartas)!
8 cartas em 47 no turn para ficar com flush draw
7 cartas em 46 no river para o flush
10/47 x 9/46 = 2.6%

TOTAL 51.6+2.6=54.2%
Agora têm de ser descontadas certas combinações de cartas que dão full-house ao seu adversário (ou seja mesmo acertando sua top pair, straight ou flush, você iria perder)!
No final de tudo isso, a probabilidade é de aproximadamente 50% para cada um!

Tendo em conta que você aqui tinha pot-odds de 2:1, então sim, o call no flop foi razoável !
Se seu adversário tivesse 2 pares (T9 por exemplo):
6/47+6/46=34% do straight draw + 2.6% do backdoor flush draw + 6/47x3/46=1% de sair Q e J dá 38%.

Mais uma vez com pot-odds de 2:1, o call aqui também seria interessante!!

Só vejo uma coisa errada (esta é apenas minha opinião) no seu jogo! Eu teria tentado controlar mais o tamanho do pot tanto pré-flop (não raisando) como no flop (fazendo check behind), principalmente tendo em conta que seu 3o adversário tinha apenas 1000 fichas!

rafaelaugustop
Membro desde: 29.01.2008

Aqui não é o local. Sua dúvida envolve MTT e essa é um fórum de cash.

TUFATIFA
Membro desde: 13.05.2008

Olá DouglasSantos,

Antes de mais pretendes é calcular o número de vezes com vais completar a tua mão.

Assim tens QJs (paus)

o Flop é T, 9 e 4 de paus

Os teus outs para str8 são 8. quatro K e quatro 8

No flop, faltam aparecer 47 cartas e só 8 dessas cartas é que completam a tua mão. (8/39*100=20%) ou seja só vais completar 20% das vezes em forma de str8, ou seja 1 em cada 5

Tabela de outs

Também podes adicionar 3-J e 3-Q aos outs que aumenta a probabilidade de venceres a mão, uma vez que sabemos que o teu adversário têm um par de 8s.

(14/33*100=42%) Aqui para além os outs de OESD adicionei o as 3 damas e 3 valetes. (de 47 cartas 14 são úteis e 33 não são)

Em relação ao backdoor para flush, ficas condicionado ao facto de ter de aparecer no turn e no river 2 paus.

(15/32*100=46,8%) aqui adicionei uma carta de paus seja ela qual for aos outs de OESD e OP(overpair).

Agora, vendo a jogada estás em coin flip e STG de 6 só paga 2. Mas mesmo assim o treinador LOBORJ pode analizar melhor essa situação.

Douglas, esta maneira de expor as mão complica a análise das mão dá uma vista de olhos neste tópico Como postar uma mão

Boa Sorte,

TUFATIFA

Olá novamente,

Os cálculos para ficarem mais simples numa mesa onde tens de decidar rapído é a regra 4-2.

Isto é como FredDarrel diz,

No flop contas os Outs e multiplicas por 4 que te dá a percentagem de vez que vais concluir a mão do flop para o turn.

No Turn contas os outs e multiplicas por 2 que te dá a percentagem de vezes que vais concluir a mão do Turn para o river.

Pegando no exemplo anterior

No flop tens 8 outs para OESD e 6 para as Overcards que dão 14 Outs.

14*4=56%

Quero aqui demosntrar que os valores ficam um pouco mais elevados, mas de qualquer forma é uma aproximação à % de vezes que vais comcluir a mão.

No turn o sistema é o mesmo mas Multiplicas por 2.

No entanto como podes verificar não é tão exacto como o sistema anterior.
Por isso a PokerStrategy.com ensina como fazer os calculos correctamente na respectiva secção A Matematica do Poker, aqui também poders ver as Pot Odds, ou seja se o teu cal vai ser EV+.

Abraço

gremio2010
Membro desde: 20.03.2009

N acho q se possa considerar QJ como outs. N tem como saber a mão do vilão ele ja podia ter set, restando apenas OESD para tu vencer a mão. como citado antes tb ele podia ter TQ, JT, J9, Q9. isso tb te retira 3 outs. Acho q nessa situação é um easy fold cara, ainda mais com o outro adversário muito short. Mesmo q tu soubesse a mao do vilão 88, N tem pq entrar numa situação all in mto próxima de 50/50 e correr o risco de ficar sem nada. Se tu fosse o short no caso, era easy call. depende mto da situação. abs

TUFATIFA

Também concordo, Gremio

Mas ideia é só como calcular os outs, e não avaliar a mão pois falta muita informação.

gremio2010
Membro desde: 20.03.2009

Lembrando q te restavam apenas 6 outs para completar teu str8. Entao te Restam 4 k + 3Q + 3J + 2 oitos(lembrando q o adversário tinha 88 ). Então tem 12 outs para melhorares tua mão. O cálculo é (Outs x 4 -1) 12x4-1= 47% de acertar algo no turn e no river.

Agora se no turn bate uma carta de paus, tu ganha mais 7 outs. Agora tens 19 outs para melhorar tua mão no river e o cálculo fica (Outs x 2 - 1) Então tens 19 x 2 +1 = 39% para vencer no river.

Contudo, se o turn n for uma carta de paus, tu não terás mais possibilidade de flush e te restará os 12 outs iniciais. O cálculo fica 12x2+1= 25% de chance de vencer no river.

Lembrando q esses valores sao aproximados e nao exatos. Acho q eh isso. Abs