Skip to forum
Ranges de Open-rais...

Notifications
Clear all

Ranges de Open-raise

20 Posts
4 Users
0 Reactions
3,269 Views
Maikychan

Colegas de fórum, preciso tirar uma dúvida acerca dos ranges de open-raise pré-flop. É o seguinte, depois de ler muitos artigos e ver vídeos, montei 2 ranges de open-raise:
*Um para ser usado com +30BB
*Outro com um stack de 25BB-20BB (com 15BB ou menos, jogo de push/fold, seguindo uns ranges que peguei de um site bem confiável)
O range de 25BB-20BB é um range mais tight... e a minha dúvida é justamente nessa parte. Com um stack mais curto, estou certo/com razão em deixá-lo mais tight, ou deveria deixá-lo mais loose e jogar mais mãos?

:f_ugly:

Reply
19 replies
Orochimaro

Normal é vc criar um range tanto de OPR, como 3bet e Flat// call para várias faixas de stacks.

Recomendo como abaixo
OPR:
10 a 20
21 a 40
41+

3bet e flat//call
16 a 24
25 a 32
32 a 40
41+

Dá trabalho mais vai te ajudar muito!!

Reply
Orochimaro

Recomendo usar o Equilab para facilitar a criação dos range --> Baixe AQUI

Reply
Maikychan

Obrigado pela resposta, amigo!
Eu já uso o Equilab, heh. Este programa é muuuito bom.

Em relação aos ranges, também já estou "trabalhando" nos outros... recentemente, vi um vídeo no youtube sobre range de flat e já vou dar um jeito de fazer outros ranges como flat/3bet, como você mesmo recomendou! Vou melhorar os que tenho aqui.

E em relação a minha dúvida, estou certo? Com menos blinds, o range de open-raise é mais tight?

Reply
Orochimaro

sim, quanto menos blinds nos temos, mais tight temos que ser, pq não podemos ficar perdendo fichas a toa... tente abrir mais mãos que flopem top pair e menos mãos especulativas, como um 76s por exemplo.

Reply
Maikychan

Thankx :f_thumbsup:

Reply
Maikychan

Voltei aqui só para te manter atualizado das coisas.
Montei 4 ranges de OPR:
+35BB
35BB-25BB
25BB-15BB
-15BB

Li uns artigos e vi uns vídeos sobre montar ranges de OPR de acordo com cálculos de Pot Equity e Fold Equity, mas como não sei estimar a Fold Equity média dos fishs dos micro, preferi montar os ranges com mãos que tenho mais facilidade em jogar.
Agora, pretendo dar ênfase aos ranges de 3bet/flat, abraços. :f_drink:

Reply
VinoCarica

Eu só jogo cash, mais joguei muito sng e um pouco de mtt.
Acho que devemos ter só um range e quando estiver em 10 bb jogar o push/fold como esta sabendo, aqui tem ótimas ferramentas de treino disso.
Mais voltando sobre os ranges, eu gosto do meu, por que foi feito por mim com o que me sinto confortavel em jogar, acho que deve se adequar a situação da mesa, principalmente aos 2 jogadores da direita e esquerda.
Eu li recente mente que isso de jogar bem tag no inicio e ir abrindo no decorrer do mtt (eu sempre estudei isso e tentava aplicar) não faz muito sentido, ate pq td mundo ta fazendo isso, se quiser se destacar tem que fazer diferente, e ver se vale a pena jogar a situação do momento, provavelmente caira mais vezes no inicio com mais frequencia, mais em compensação quando conseguir chegar em ITM estará rico em fichas e confiança, o que aumenta sua possibilidade em ter boas colocações.
Como disse jogo só cash a uns 3 anos, mais acho que faz sentido.

Reply
Orochimaro

Original de VinoCarica
Eu só jogo cash, mais joguei muito sng e um pouco de mtt.
Acho que devemos ter só um range e quando estiver em 10 bb jogar o push/fold como esta sabendo, aqui tem ótimas ferramentas de treino disso.
Mais voltando sobre os ranges, eu gosto do meu, por que foi feito por mim com o que me sinto confortavel em jogar, acho que deve se adequar a situação da mesa, principalmente aos 2 jogadores da direita e esquerda.
Eu li recente mente que isso de jogar bem tag no inicio e ir abrindo no decorrer do mtt (eu sempre estudei isso e tentava aplicar) não faz muito sentido, ate pq td mundo ta fazendo isso, se quiser se destacar tem que fazer diferente, e ver se vale a pena jogar a situação do momento, provavelmente caira mais vezes no inicio com mais frequencia, mais em compensação quando conseguir chegar em ITM estará rico em fichas e confiança, o que aumenta sua possibilidade em ter boas colocações.
Como disse jogo só cash a uns 3 anos, mais acho que faz sentido.

Não funciona como em cash, que vc consegue ter um range fixo... Você pode jogar mais loose no começo dos torneios, mas isso que deixa o field de MTT mais atrativo... a galera vai engatar com você com muita parada ruim.. então, não precisa se preocupar em tirar fichas de outro modo que não seja com um range forte.
Do meio pra frente você pode jogar mais loose e aumentar a agressividade quando estiver na reta. Será bem mais lucrativo, vai por mim.
Quanto a todos jogarem igual, isso não é verdade, pois ainda temos muitos fishes que querem ver todas as mãos que puderem até ser eliminados.
Outra coisa.. maior taxa de finalização precoce faz com que você tenha pior taxa de finalização tardia, o que faz com que você ganhe menos dinheiro. Os melhores jogadores de MTT atualmente tem entre 5 e 10% de finalização precoce, acima disso é raro achar um grande vencedor.

:f_drink:

Reply
VinoCarica

Entendo todos seus argumentos Orochimaro, que inclusive são os que 95% do material de estudos de mtt recomendam.
Mais minha tese faz muito sentido, e como eu falei, a tendencia é cair mais no começo jogando com um range fixo, mais por outro lado como eu disse em alguns mtts vamos ficar grandes já no começo, depois sabendo administrar o stack, acredito que seja mais provavel cravar 1 mtt jogando dessa forma que da convencional, digamos em 50 mtts.
A mudança que eu faria no inicio seria tirar 3-bet light, mais meu range de opem seria o mesmo.
Acabaria explorando a grande maioria do fild que se baseia na tese de inicio NIT e ir se soltando no decorrer do torneio.
E falo isso pq sempre joguei os mtts como vc falou, e não obtive bons resultados, ai fui picado pelo bichinho do cash, e nem consigo mais pensar em jogar mtts, mais o que sei hj é bem mais que nessa época, e se fosse pra arriscar jogar eu implantaria essa tese, pensando e viajando no assunto faz muito sentido, pra cravar e consequentemente ter um roi maior, por que não vejo muito sentido em jogar pra conseguir chegar em ITM com um stack apertado ou na média dos outros, prefiro ser o alfa, rs

Reply
VinoCarica

Outra coisa, acho ruim ficar se preocupando tanto com um monte de ranges diferentes, como o rapaz desse tópico esta fazendo, estou lendo um livro muito legal o jogo mental do poker, ele aborda o lado psicológico e aconselha a estarmos com a cabeça o mais vazia possível (tipo um computador com vários programas abertos ao mesmo tempo) dando mais atenção ao jogo, que o nosso jogo em si, e ficar pensando e consultando e mudando varios ranges diferentes atrapalharia muito esse foco.

Reply
Maikychan

VinoCarica, obrigado pelas respostas!
Na verdade, eu não jogo tão tight assim no começo do torneio... eu costumo jogar mais mãos marginais, enquanto ainda estamos deep, como pares 66-22, suited connectors e suited/low aces para flopar nuts/combos draws e arrancar as fichas dos calling stations.
Para finalizar, só queria dizer que criei estes ranges me baseando em várias fontes boas e não sigo necessariamente à risca, usando-os mais como uma base para ter noção do que geralmente posso estar jogando. Não jogo feito um robô, viu? Hahahahah. Além de que tirei prints dos ranges do Equilab, pintando no paint com cores diferentes para 3bet/valor, 3bet/blefe e flat call, facilitando bastante na hora de conferir (não confiro em situações mais óbvias).
Eu dou tanta ênfase em ranges, porque estou fazendo um estudo mais aprofundado do jogo pré-flop, facilitando assim minha vida (e meus estudos) no pós-flop, já que pretendo estudar bastante o pós-flop, mas só depois de ter uma base pré-flop bem solidificada.

A propósito, o nome do livro que está lendo é "O jogo mental do poker"?

Reply
VinoCarica

Sim é esse o nome do livro, ele não ensina nada técnico sobre como jogar, é apenas do mental, ainda não terminei, pq estou lendo varias coisas, mais já aprendi algumas bem legais, o funcionamento do cérebro por exemplo, explica muita coisa de nossas atitudes nas mesas e na vida.
Eu tambem dou muita importância na construção de um range, mais o que aprendi ao longo do tempo que não devemos simplesmente copiar de alguem, devemos ver nosso estilo de jogo, que faça mais sentido ao nosso perfil e ver o que ficamos confortavel.
Eu já tentei de tudo de jogar 50% das mãos sendo o Loose completo, ou jogar menos de 10% sendo ultra NIT todos tem seus prós e contras.
Mais acho que o jogo NIT é negativo, nunca somos pagos quando abrimos, e quando recebemos AA KK AKs ninguem se arrisca muito por ficar facil de nos colocar em um range, ai nossa AA quase nunca ganhara grandes potes, e quando alguem decide brigar com a gente no pós flop a pessoa esta acima de 1 par, e como nunca jogamos mãos fica aquele sentimento de ter que jogar, afinal de contas estou com o topo do meu range, estou na frente, rs doce ilusão, só serve para o pré-flop.
E Lag, é mais divertido de jogar, mais ganhamos muito e rápido, mais por outro lado o inverso acontece tambem, acredito que o meio termo é o ideal, numa mesa 6-max gosto de jogar por volta de 18 a 30% das mãos.

Reply
Maikychan

Sim, também acredito que devemos criar nossos próprios ranges e não copiar exatamente como outros nos dizem, e é exatamente isso que faço! Peguei os principais ranges de OPR e fui tirando mãos daqui e adicionando cartas ali, montando meu próprio range, com mãos que sinto que jogo melhor o pós-flop.
Concordo que LAG é o melhor estilo, porque te coloca em mais situações de jogo pós-flop, o que acaba favorecendo uma evolução mais rápida...

Irei procurar por este livro que você está lendo e darei uma lida qualquer dia desses.
No mais, uma boa leitura do livro e GL nas mesas! :f_thumbsup:

Reply
Orochimaro

Original de VinoCarica
Sim é esse o nome do livro, ele não ensina nada técnico sobre como jogar, é apenas do mental, ainda não terminei, pq estou lendo varias coisas, mais já aprendi algumas bem legais, o funcionamento do cérebro por exemplo, explica muita coisa de nossas atitudes nas mesas e na vida.
Eu tambem dou muita importância na construção de um range, mais o que aprendi ao longo do tempo que não devemos simplesmente copiar de alguem, devemos ver nosso estilo de jogo, que faça mais sentido ao nosso perfil e ver o que ficamos confortavel.
Eu já tentei de tudo de jogar 50% das mãos sendo o Loose completo, ou jogar menos de 10% sendo ultra NIT todos tem seus prós e contras.
Mais acho que o jogo NIT é negativo, nunca somos pagos quando abrimos, e quando recebemos AA KK AKs ninguem se arrisca muito por ficar facil de nos colocar em um range, ai nossa AA quase nunca ganhara grandes potes, e quando alguem decide brigar com a gente no pós flop a pessoa esta acima de 1 par, e como nunca jogamos mãos fica aquele sentimento de ter que jogar, afinal de contas estou com o topo do meu range, estou na frente, rs doce ilusão, só serve para o pré-flop.
E Lag, é mais divertido de jogar, mais ganhamos muito e rápido, mais por outro lado o inverso acontece tambem, acredito que o meio termo é o ideal, numa mesa 6-max gosto de jogar por volta de 18 a 30% das mãos.

Uma coisa é jogar safe, e outra é só jogar o topo do range!! Não confunda as duas coisas... Os melhores jogadores são mais lag do que vc pensa, mas não se arriscam em spots marginais com muita frequência no começo de torneio. Não temos nenhuma garantia de que dobrar o stack no começo, quem sabe quadruplicar, fará com que vc chegue mais longe do que a maioria que vai seguindo uma estratégia definida.

Qto aos ranges... tem muito mais variação de stacks em MTT/SNg que em Cash.... logo, sempre teremos vários ranges para jogar, já que os blinds sempre estão te cutucando e uma mão que vc abre com 40bb, já não abre com 32bb por exemplo, e isso faz diferença muito grande no jogo.

O ideal é sempre se adaptar a mesa ou a cada adversário dela, sendo sempre o cara que alguém não quer jogar contra!!

Reply
VinoCarica

Então, Orochimaro provavelmente seu jogo é bem robotizado, cheio de teorias que o guiam baseada em estudos de grandes jogadores, livros e ótimo conteúdo.
Acho isso excelente e adimiro, já trilhei esse caminho, e admito que não fui longe, nadar com a maré, esses conceitos que todo mundo sabe (não que todos apliquem corretamente, mais que sabem os conceitos principais, sabem sim ate os fish hoje em dia sabem) é uma lei, o que é ótimo, pq devemos jogar o inverso (claro que com inteligencia e qualidade e entendendo o que se passa pela cabeça do fild)
Meu talento não foi descoberto,rs mais eu estudo para ser o melhor jogador de Cash que eu conseguir, ontem vi um culto falando sobre o Rei Davi, ele poderia ter se acomodado depois de matar Golias, ele estava num posto de general ganhando bem cheio de respeito da populaçãos, com mulheres cantando seu nome, etc e tals.
Mais os planos de Deus para ele, estavam muito acima de general.
Agora me pergunta,- irmão o que isso tem haver com nossa discussão?
Eu quero lugares mais altos no poker, chegar na NL50 e fazer 5 Bay-ins por dia, e depois muito mais, não sei se é os planos de Deus, mais creio que não será caminhando junto com a boiada, fazendo o mesmo que todo mundo, quero ser melhor e mais diferenciado a cada dia.
No momento sou apenas um jogador de NL5 (na verdade jogo NL4 Euros, ou Libras) mais já vejo meu futuro em uma nuvem do tamanho do palmo de uma mão, mais esta lá, e vai cair tempestade.
E acredito que jogar com um range semelhante a todo mundo, com os conceitos iguais, estudando os mesmos materiais, o poker acaba virando jogo de sorte, do dia que flipou melhor que outro.
Por que difilmente seremos os mais estudiosos, estudando o mesmo que todo mundo, estou tentando buscar um caminho diferente.
Não jogo MTT, mais esse ano joguei pouqissimos, dá pra contar com os dedos de uma mão.
Joguei um mine MTT fiquei em segundo tomando uma bad hororosa, se quiser choro a mão depois, mais ganhei R$537,5 já convertendo em real, jogando dessa forma, que sei que no fundo acha que é estudpida,rs mais acho lindo os pequenos como eu tiltar os sábios, rs

Reply
Orochimaro

Só quero te alertar o qto que demora para evoluir tentando novas formas de jogo no lugar errado. Toda nova teoria precisa ser testada e comprovada antes de masterizada e é isso que faz a gente caminhar devagar, querer inventar o que já tá ali, esperando pra vc masterizar e dar o boom.

:f_drink::f_drink::f_drink:

#ficaadica

Sucesso aih e nos vemos nas mesas!!

Reply
VinoCarica

Obrigado irmão te desejo o mesmo!
Espero que não tenha ficado fefoso com nossa discussão, pra mim foi saudável e produtiva e com respeito e educação, como tem que ser.
Eu ainda acho que faz todo sentido minha teoria, ainda mais hoje que estou pulando de alegria.
Eu runei lindamente hoje, fiz menos de 800 mãos em 3 seções no dia, foquei mais nos estudos, e mesmo assim fiquei 6,5 Bay-ins up, e não to querendo me exibir, não é todo dia assim, estou me adptando subia de NL4 a poucos dias, e tava tomando porrada, tava quase voltando para NL2 antiga.
Mais perseverei e não me abalei pelo começo desanimador.
Recomendo os vídeos de um canal do Yuotub seja uma pessoa melhor, é muito bom todos os vídeos.
Mais eu vi um lá essa semana que falava de fazer uma lista de 25 coisas que consideramos importante, veja lá muito bom... o nome do vídeo A Regra 5/25 Que Warren Buffett Utiliza Para Focar No Que Realmente Importa
Acabei de pesquisar é de outro canal bom tambem chamado Zona de progresso.
E me deu uma boa ideia, eu estava com uma lista de estudos por dia em relação ao poker, como se fosse uma academia, e era legal, mais decidi focar em 1 coisa só, o que eu achava que faria maior diferença.
E graças a Deus fez sim!!! o excelente resultado de hoje não foi sorte, eu realmente mereci.
Uma frase que esta em minha cabeça esses dias é que temos que pagar o preço do sucesso que queremos, pague agora.
Veja o que mais vai fazer diferença no seu poker para evoluir, e sinceramente não acredito que seja ter uns 3 ranges diferentes para ir mudando e se preocupando com cada faze do torneio.
Prefiro pensar se a mão vale a pena ser jogada ou não, eu sei o que pensou e concordo, é pensamento de jogador de cash, mais poker é poker, eu arriscaria essa teoria, e se der certo compartilha comigo! abraço e sucesso!

Reply
VinoCarica

Estou pensando em criar um blog aqui, e seria ótimo sua participação contestadora, e teórica, depois de eu criar você (Orochimaro) visita e da seus palpites?
Seria um prazer ler seus comentários, e discutir, acho que evoluiriamos, sou fan do Tainha, e principalmente do Neymarerba do canal Jogando Poker Online, esse cara me espelho demais no jogo dele (apesar de eu ser mais Loose) mais ele é minha referencia mesmo não sendo famoso.
Gosto de discutir mãos e já vi que vc tambem, quero fazer um blog com mãos e dicas de melhoramento pessoal, e claro com muito Jesus que é de lei e não pode faltar.

Reply
bofov

Em relação aos ranges, também já estou "trabalhando" nos outros... recentemente, vi um vídeo no youtube sobre range de flat e já vou dar um jeito de fazer outros ranges como flat/3bet, como você mesmo recomendou! Vou melhorar os que tenho aqui.

Reply