Saltar para o fórum
ABC poker vs TAG - ...

Notificações
Limpar tudo

ABC poker vs TAG - micro limits - qual é melhor

21 Mensagens
19 Utilizadores
0 Reações
3,508 Visualizações
say69
Membro desde: 20.01.2011
PokerStrategist

Ola amigos do forum, venho aqui nas discussões trazer um tema interessante que venho pensando não é de hoje e após ver alguns membros nos micro limits estou quase chegando a uma conclusão.

Antes de iniciar vamos definir o que é ABC poker e o que é TAG(na minha visão ao menos):

DEFINIÇÕES:

:diamond: ABC POKER: Jogo simples, que segue a estratégia BSS, tabela de mãos etc. Não faz nenhum smart move, ou jogadas avançadas do tipo: float, check/raise IP, 3bet PF e shove flop etc. Também conhecido por tem mão forte vai, não tem folda independente do vilão se é donkey, CS, maniaco, TAG, LAG, rock etc.

:spade: TAG(Tight Agressive): Jogador que seleciona bem as mãos iniciais, e joga agressivamente o pós-flop, sabe os smart moves e jogadas avançadas, sabe Lê-las e se defender delas, adapta seu jogo ao oponente e é o tipo dominante no poker. Também conhecido por O cara, e estilo buscado por todos os jogadores iniciantes sérios.

Agora que ja vimos as definições vamos à discussão:

Tenho visto nos micro limits jogadores fazerem diversos MOVES e smart moves contra diversos tipos de oponentes, principalmente contra donkeys, CS e maniacos. E estão sempre a reclamar da variância, downswing e todos os outros nomes que damos para tentar explicar nossos erros ou perdas.

Mas a grande questão é o donkey, CS, maniaco e até o REG(fraco) de micro limits(até NL10 digamos) mal sabe que eles tem, quiçá o que nós temos e o que estamos a fazer(sim eles dão call sem oods nenhuma e muitas coisas sem explicação).

PONTO REAL DA DISCUSSÃO:
Então vejo muitos amigos e membros da PS jogando um jogo TAG ou REG com diversos MOVES e muitas explicações pra suas jogadas, mas descendo de limites ou quebrando o bankroll, perdendo de forma geral e se explicando, onde suas explicações estão corretíssimas e quando falo do ABC poker sou criticado.

Eu sou, ou acho que sou um jogador TAG (BSS SH 19/17/3,0 VPIP/PFR/AF), mas nas sessões que jogo O PURO ABC POKER sempre saio MUITO MELHOR que nas jogadas altamente estratégicas utilizando de stats e vários outras ferramentas e artigos muito bem elaborados.

Então me digam em micro limits é melhor jogar TAG OU ABC ?

Responder
Citar (Quote)
20 respostas

Eu assistindo os treinos do rafaelaugusto só quebrei a cara tentando jogar mais invocado contra os donks.

Deixei SH de lado por enquanto (depois de perder rios de Buy-ins) e voltei ao ABC no FR que tava dando resultado.

Acho que em micro limits é Valor, Valor, Valor, Valor mesmo...

Responder
Citar (Quote)
mmoreira7
Membro desde: 30.04.2009
PokerStrategist

Olá say69!

Eu sou da opinião (testato por mim já!) que o ABC é o melhor a fazer quando jogas micros! Sempre que inventamos levamos "porrada velha"!

Por outro lado acho que qd se joga num field pequeno (por exemplo o meu caso que jogo na Ipoker e por vezes há so 150 jogadores online no meu limite) é muito importante reconhecer os vilões para poderes extrair o máximo deles e explorar as suas fraquezas.

Resumindo:
No geral para mim o melhor é sem duvida o ABC mas em determinadas situações esse ABC nao vai ser suficiente e tens mesmo que explorar os oponentes de outra forma.

Es capaz de conseguir estas comparações se comparares a Ipoker com a Stars (eu sei que jogas nas duas) e hás de reparar que na Ipoker os players jogam muito diferente no geral. Ves isso na 3bet pf por exemplo em que mesmo em NL2 é o "pão nosso de cada dia".

Responder
Citar (Quote)
tailanfrey
Membro desde: 13.08.2009
Oldschool Grinder

Joga o adversário e ponto.

Não conhece o adversário? Joga ABC.

Só faz um move quando tem certeza que o mesmo funcionará (pra isso precisa de muita informação, o que dificilmente acontece em micro limites).

Quando está em dúvida, melhor foldar, pois não faltarão spots nos quais tu extrai o máximo de valor sem maiores dificuldades.

Responder
Citar (Quote)
redkillaa
Membro desde: 23.07.2010
PokerStrategist

sempre me considerei um "TAG" claro que mediano..

e sempre.. SEMPRE que eu tentava um jogo TAG em micro, quebrava a cara..

ate que no ano passado fiz um teste.. botei um imenso volume em SH.. com mesas stacked.. e fiz o tal do ABC.. só com stats VPIP e PFR.. e valor, valor, valor.. sem nada? folda..

resultado.. bati nl2 numa rapidez impressionante..

pessoalmente, creio que o jogo TAG, COMEÇA a ser desenvolvido em nl10.. passando medianamente em nl25.. e só assim, amadurece, nao completamente em nl50..

ate nl10.. valor valor valor..

Responder
Citar (Quote)
Lunitis
Membro desde: 22.02.2009
Oldschool Grinder

Eu acho que em NL10 - pelas tuas definições se deveria jogar mais ABC do que TAG por duas razões principais:
1- O jogador não tem info suficiente e sai a fazer moves quase no vácuo.

2- Porque não tem conhecimento suficiente para aplicar tais moves e em vez de os fazer por um motivo objectivo (hero hand, range do vilão, bordo, ..) sai a fazer o move porque está a perder, porque está tiltado, porque perdeu alguns potes contra o vilão ou simplesmente porque tem 100 mãos vê um vilão com 100% fold para 3bet e sai a 3betar Q2s achando que está a fazer uma boa jogada (erros inconscientes). Eu acho que a maior perda de dinheiro nestes moves vem do jogador não saber planear a mão nestes spots mais complicados em que vai de 3bet light ou c/r e depois não sabe o que fazer e em vez de perder 9bbs apenas pela 3bet errada vai perder esses 9 + 12 pela cbet errada + sabe-se lá quanto mais...

Responder
Citar (Quote)

NL2 -> NL10 = ABC Poker > TAG

Antes de mais , sem entrar com justificações, digo que por experiencia propria ja quebrei uma banca de 60$ em NL2 por tentar ler o adversario da forma correcta , tentando fazer moves em jogadores com os quais ja tinha mais de 150 mãos, etc. E ainda assim , esses jogadores de NL2 são tão aleatorios que num dia podem jogar duma maneira , e noutro dia doutra, pelo que são SEMPRE um pouco imprevisiveis. Após quebrar, depositei 40$ e passei a jogar ABC Poker, fechei os olhos ás stats e joguei quase só as cartas, apenas me aproveitando de uma nota ou outra que ia tirando aos que faziam jogadas mais abismais (no mau sentido, ou para nos adversarios.. bom sentido), resultado? Sempre a subir! :f_biggrin:

Portanto , resposta final, ABC Poker!

Responder
Citar (Quote)
pinhero
Membro desde: 01.11.2009
Oldschool Grinder

Acho que por essa descrição não tem como escolher outro senão o TAG. Só que é muito diferente o TAG descrito do estilo "TAG" que os jogadores de micro jogam.

Responder
Citar (Quote)
say69 Autor do tópico
say69
Membro desde: 20.01.2011
PokerStrategist

Original de mil1000
Eu assistindo os treinos do rafaelaugusto só quebrei a cara tentando jogar mais invocado contra os donks.

Acho que em micro limits é Valor, Valor, Valor, Valor mesmo...

sempre me considerei um "TAG" claro que mediano..

e sempre.. SEMPRE que eu tentava um jogo TAG em micro, quebrava a cara..

ate que no ano passado fiz um teste.. botei um imenso volume em SH.. com mesas stacked.. e fiz o tal do ABC.. só com stats VPIP e PFR.. e valor, valor, valor.. sem nada? folda..

resultado.. bati nl2 numa rapidez impressionante..

pessoalmente, creio que o jogo TAG, COMEÇA a ser desenvolvido em nl10.. passando medianamente em nl25.. e só assim, amadurece, nao completamente em nl50..

ate nl10.. valor valor valor..

+1 :sdrink Falaram bonito

Como vencer micro limits resumo: valor, valor e valor...

Responder
Citar (Quote)

eu pessoalmente acho que o estilo LAG, deve ser adotado logo nos micros, eu sei que ABC poker é o suficiente, hoje em dia o que nao falta sao nits e TAGs fracos, que ja estudam um pouco que seja do jogo, e tem algumas definiçoes do jogo mesmo na nl2.O que eu quero tentar dizer é que se nós adotarmos um jogo LAG, principalmente nas ultimas posiçoes,dando algumas 3bet em inicio de sessao contra os reg fracos com posiçao, ou seja damos uma imagem de uns loucos maniacos, quando na verdade no pos flop, somos uns nits,e tentamos construir um pote grande sempre que temos 2 pares ou melhor, mas os nossos adversarios nao sabem disso.Cometemos mais erros, claro que sim, mas vamos aprendendo desde cedo, ao contrario do estilo TAG, em que quando sobes de limites, e depois tens que te habituar a soltar mais o range, torna-se mais complicado e os custos sao maiores.Eu ouvi esta teoria da boca dum reg winner em mid stackes, eu acho que foi o DrJiggi(nao me lembro bem do nome, mas posso tentar saber, se for do interesse)

Responder
Citar (Quote)

Um Abc agressivo e tight é o melhor :fdrink

Responder
Citar (Quote)

Original de Lunitis
Eu acho que em NL10 - pelas tuas definições se deveria jogar mais ABC do que TAG por duas razões principais:
1- O jogador não tem info suficiente e sai a fazer moves quase no vácuo.

2- Porque não tem conhecimento suficiente para aplicar tais moves e em vez de os fazer por um motivo objectivo (hero hand, range do vilão, bordo, ..) sai a fazer o move porque está a perder, porque está tiltado, porque perdeu alguns potes contra o vilão ou simplesmente porque tem 100 mãos vê um vilão com 100% fold para 3bet e sai a 3betar Q2s achando que está a fazer uma boa jogada (erros inconscientes). Eu acho que a maior perda de dinheiro nestes moves vem do jogador não saber planear a mão nestes spots mais complicados em que vai de 3bet light ou c/r e depois não sabe o que fazer e em vez de perder 9bbs apenas pela 3bet errada vai perder esses 9 + 12 pela cbet errada + sabe-se lá quanto mais...

Culpado. :facepalm:

Responder
Citar (Quote)

FR ABC até NL10 qualquer um é lucrativo, em sh apliquei meu jogo TAG que trazia dos sng´s de 10$ e 20$.. Grandes leituras, 3bets por causa de stats, atolar PF AQ vs donks com 60vpip em 200mãos... O resultado é que estou UP graças a rakebacks, porque no HM em 30k estou 40$ down... Devo voltar ao jogo em um mês, depois dos exames da UNiv, e vou entrar ABC mesmo, pois não quero desistir de sh. E talvez em NL10, ou NL25 siga TAG!

Responder
Citar (Quote)
Padiz0
Membro desde: 29.11.2010
Oldschool Grinder

Original de tailanfrey
Joga o adversário e ponto.

Não conhece o adversário? Joga ABC.

Só faz um move quando tem certeza que o mesmo funcionará (pra isso precisa de muita informação, o que dificilmente acontece em micro limites).

Quando está em dúvida, melhor foldar, pois não faltarão spots nos quais tu extrai o máximo de valor sem maiores dificuldades.

Exato...o melhor jogo é aquele jogado de acordo com o adversário, independentemente do limite.

Jogar ABC é só contra jogadores sem info alguma.

Responder
Citar (Quote)

IMHO jogar o ABC do poker e justamente jogar TAG =]

Responder
Citar (Quote)
lapulga01
Membro desde: 15.10.2010
PokerStrategist

Loose passive :facepalm:

Te falar que não me preocupo com isso. No geral estou jogando "não tão tight agressive" e sendo bem lucrativo. Mas isso varia de mesa pra mesa. Nas minhas sessões tem mesa que estou "Rock", outras ABC, algumas Loose Agressive, outras TAG. Varia conforme os jogadores da mesa. Teve até uma em que lucrei uns 30 dólares só naquela mesa em NL10 em muito pouco tempo em que joguei Loose Passive mesmo (que é a pior da pior da pior das formas de jogar). Mas os caras eram tão donks e atolavam tão fácil que eu jogava o máximo de mãos possíveis e fazia uns calls até medianos de acordo com minhas leituras e limpei todo mundo.

Responder
Citar (Quote)
double2
Membro desde: 04.11.2008
Oldschool Grinder

Já disseram quase tudo, a moral da história é que nos micros se deve jogar por valor apenas e só.

Não é por acaso que o Rafael Augusto diz que em microlimits as stats atrapalham mais do que ajudam. Eu sou defensor acérrimo que NL2-NL5 só deviam usar as stats "VPIP" e "PFR", mais nenhuma.

Só a partir de NL10 é que me parece que começamos a encontrar os mesmos regulares mais vezes, começamos a ter mais mais mãos deles (2k ou mais ) e juntamos umas notas do seu jogo, aí podemos começar a adaptar o nosso jogo e a fazer os tão apetecidos "moves". E claro, não fazê-los apenas porque sim, mas saber o porquê de os fazer e com que finalidade.

Responder
Citar (Quote)

Excelente tópico! :D

Eu acho que em micro o jogo ABC é o melhor para quem joga multitable!
Para quem joga apenas 2 ou 3 mesas no máximo, penso que o TAG é a solução.

Eu pessoalmente tenho experimentado multitable 8 mesas e tento jogar apenas ABC porque penso ser o mais adequado visto que com esse número de mesas não é fácil para mim observar atentamente e tirar reads dos adversários nem olhar cuidadosamente para as suas stats.

Cumprimentos!

Responder
Citar (Quote)

Ao meu Ponto de vista o Estilo de jogo TAG é muito mais lucrativo do que o jogo ABC pois o simples fato de em micro limits existiem muitos fish que nao largam suas maos tipo A3o de forma alguma vao até o river com essa mao pagando 3apostas oque é ridiculo, de certa forma em minha experiencia o estilo TAG jogado de forma pensada e cautelosa é MUITO superior ao ABC, pois se digamos que voce jogue ABC e esparar por maos boas em muito flops e Turn voce nao tera uma mao razoavel para extrair valor, mas se voce jogar TAG voce Pode dar 3Bet com AQo em posição contra um donkey disparar 3 apostas que ele irar pagar com J7o, em minha experiencia cansei de ganhar com Ace High sabendo que a minha mao estava na frente e dito e feito levava o pot, depois feitos essas jogadas desse tipo fui ao HM e fui rever se realmente tinha valor e equity necessaria tendo em conta o Vpip PFR, e concluir que em minhas experiencias é muito mais EV+, é logico que nao é sempre que dar certo eles tambem irão acerta maos melhores e é nessas horas que deves ser astutos e fugir da mao, jogar o jogo do oponentes.

Em minha experiencia tambem existem em micro limits jogadores regulares que dao muito trabalho jogadores que joga em 20 mesas, eu jogo em 12 e nas 12 mesas o mesmo jogador estava na mesa jogando TAG/ROCK em algumas bem TAG e outras mais fechado deve-se ao fato de nao estar dando um atenção total a todas as mesas, mas mesmo assim era um bom jogador e estava a me encher o saco até começei a 5bet ele com nada (pois ele estava a minha direita) entao ele abria muito raise do CO BU SB, e quando ele abria raise ele nao largava facil ele sempre 4bet, até que em uma das mesas me veio 56s, ele raise , eu 3b, ele 4b , eu 5b, ele fold ( PS: agente tava BEM DEEP stack, nao aconselho fazer isso com poucas BB ) foi ai que ele começo a me dar respeito nas outras mesas no qual nem sempre ele se sentava a minha direita noutras a minha esquerda quando eu abria ele 3b e eu 4b ele fold, hoje tenho cerca 5k hands com esse jogador, FUI ao PokerTablesRatings, ele tinha cerca de 900mil maos jogadas.

espero que eu tenha conseguindo expressar minha ideia.
abraço a todos.

Responder
Citar (Quote)

joker, vilão Rock é cuidado total, jogando na iPoker se rock dá 4bet, nem QQ costuma ser +EV

Rock é uma praga, essa é que é a verdade, ficar BE com esses malas já tá bom.

Na iPoker em NL4 que dá pra jogar SSS (25BBs) é duro viu, SSS é bom só pra qm joga msmo haha

Responder
Citar (Quote)