Saltar para o fórum
Notificações
Limpar tudo

[Fechado] Algumas perguntas

15 Mensagens
7 Utilizadores
0 Reações
670 Visualizações
Tosh5457
Membro desde: 18.01.2008

As minhas bad beats começaram outra vez (3 seguidas), por isso enquanto faço uma pausa queria saber a vossa opinião sobre algumas coisas que eu tenho feito...

1 - Quando dou raise de LP sem nenhum limper, se eu não tiver reads do SB ou do BB e algum deles fizer re-raise vou all-in, seja qual for a mão (88, 77, AJ e KQ no minimo claro :) ). Normalmente eles só estão a defender as blinds, e se não estiver a maior parte das vezes tenho uma boa chance de ganhar no showdown.

2 - Isto ainda não comecei a fazer, mas estou a pensar em dar all-in quando estiver no SB ou BB (com as mãos que não tenham o "estatuto" re-raise na SHC) e quando alguém que eu não tenha reads dê uma raise de CO ou BTN e seja o primeiro a entrar na mão. A maior parte das vezes isto é so roubo de blinds...

3 - Este ainda não exprimentei, é do marrora: Quando estou em BU, e o CO abre raise sendo este o primeiro a entrar na mao, eu dou 3bet com AJ+ e 99+... Independente do adversario, eu nao uso stats, pois muitas das vezes o CO sendo o primeiro a entrar na mao muitas vezes ele so esta roubando blinds, caso ele te pague vc ainda tem boas possibilidades de ganhar a mao.

Mas isso das stats eu não concordo, se ele tiver ATS a 0 por exemplo é pouco provável estar a roubar.

4 - Estive a pensar nisto... Por exemplo estou na BB/SB/BU e há um limper com 40% de VP$IP digamos, aqui não posso fazer um raise com um A10s por exemplo? 40% é quase metade das mãos, o mais provável é estarmos a frente, se bem que A10 poderia ser um bocado dificil de jogar no flop em caso de par de A pois temos um kicker relativamente baixo...

5 - Com que mãos devo defender as blinds contra um possivel blind steal?

6 - Alguém me podia dizer a quanto % das mãos pertence as divisões que a SHC faz (AA e KK; QQ, JJ e AK; TT, 99 e AQ; 88, 77, AJ e KQ)? Isto é útil para saber mais ou menos que mão o oponente tem e quando dar re-raise.

Obrigado, se puderem leiam tudo :P

14 respostas
rafaelaugustop
Membro desde: 29.01.2008

Vou colocar aqui minha opinião.

1 - É justamente ao contrário, sem reads joga standard, não inventa ser ter informação do adversário que na maioria nos damos mal. Se você tiver alguma leitura pode variar um pouco o jogo de acordo com os adversário, mas jogadores desconhecidos joga standard. Faça isso seja em SSS seja BSS seja NL1 ou NL100K.

2 - Em micro limites isso é ruim. Sua fold equity nesses limites são muito pequenas. Lembra de qual é uma das principais vantagens da SSS. Ter um stack pequeno, os donkeys pensam, ah só 20BB vou pagar e aí a gente tem uma mão forte e levamos na maioria das vezes. Se esse raizes fora do padrão o donkey vai continuar fazendo o mesmo. Ah só 20BB vou pagar. Fold equity muito baixa.

3 - Mas o Mamorra joga NL400, tem uma fold equity melhor porque os jogadores são bons e jogadores bons tem a tendência de dar menos call porque sabem da matemática do jogo. Na NL10 até a NL100 acho que fazer isso é um erro pelo mesmo motivo que eu disse no número 2.

4 - Este é interessante, suponhamos que um adversário tenha stats de 40/25 ele dá limper, AT tá muito na frente do range dele, porque se ele tivesse 25% de mais melhores ele daria raise, mas ele está com as melhores mãos entre 25% e 40%. Mas volto a bater na mesma tecla, em limites baixos os jogadores normalmente vão pagar. Mesmo em limites mais altos não recomendo fazer isso do BB ou SB, sem posição nesse tipo de situação acho péssimo. Do CO ou do BTN acho bom.

5 - Aquele que passei no outro tópico acho interessante.
Defender blinds SS tem que ser all-in.
E tem que ser os seguintes requisitos na minha opinião.
Stats ou reads.
Pelo menos 30 de ATS em no mínimo 60 mãos. Reads do vilão ter feito isso nas 3 últimas oportunidades.
Range:
AXo/s, JTo/s+, QTo/s+, 56s+, 77+.

6 - Você conhece o Equilator, é um software da PokerStrategy, vai na sessão de downloads, é excelete. Se você usar o PokerElephant acho que já vem com ele.
O valor da SHC da SSS são 8,45%, mas não quer dizer que se um jogador com 10% abrir raise você estará na frente dele não. Depende da posição que ele tá, da posição que você está, de como está a mesa. Enfim, esse valor é só uma base, usá-lo como valor absoluto é um erro.

Tosh5457 Autor do tópico
Tosh5457

Mas volto a bater na mesma tecla, em limites baixos os jogadores normalmente vão pagar. Mesmo em limites mais altos não recomendo fazer isso do BB ou SB, sem posição nesse tipo de situação acho péssimo. Do CO ou do BTN acho bom.

Se ele fizer call melhor, provavelmente a minha mão vai estar à frente dele. Ok, não fazer isto em BB e SB concordo, mas em CO e BTN também acho bem :) .

Enfim, esse valor é só uma base, usá-lo como valor absoluto é um erro.

Claro, mas até há um artigo que fala nisso, e dá para ter mais ou menos uma ideia relativamente à posição dele. Claro que não vou saber a mão, mas vou saber se é lucrativo fazer raise ou não, dependendo na minha mão. Por exemplo, se eu tiver um AQ em BU e o oponente na CO (digamos que tem PfR de 15%) der um raise, como AQ deve ser praí 5%, muito provavelmente vamos estar na frente, ainda para mais ele está em LP o que lhe dá uma maior range (se ele não for donk). Segundo o artigo multiplicamos o PfR quando o oponente está em LP, mas acho que em micro-limits isso não é assim, a maioria dos jogadores não deve saber em que posição está.

rafaelaugustop

Estar na frente PF não quer dizer que continuaremos no flop, e ainda estar na frente no flop não que dizer que não teremos que foldar. Vou te dar um exemplo. Você contra um jogador donkey, ele 40/20 dá limper, você abre raise com AJ no BTN porque você está na frente do range de limper dele, ele dá call. No flop você não acerta nada, o que vai acontecer em aproximadamente 67% das vezes, o dokey manda uma donk bet e você? Você só tem 16BB, o que é muito pouco para criar uma fold equity por valor, como você não acertou nada como vai saber se ainda está na frente?
Mesmo o donkey errando o flop, que também tem a mesma chance, você vai ter que dar fold. Com posição essa jogada não é assim tão ruim, mas tem que ter um bom domínio do flop. Imagina só um jogador A 10/8 contra um B 25/23, Quando eles foram ao flop, o jogador B vai estar muito atrás em relação ao range do jogador B, mas isso não significa que é -EV para o jogador B, ele pode jogar o pós-flop muito bem, foldando mãos de forma correta e maximizando valores com boas mãos. Não necessariamente quem tem um valor de flops vistos é ruim, as vezes é o contrário, ele é muito bom, sabe jogar mãos marginais e extrair valor suficiente quando acertam para compessar quando dão fold logo ao flop.

Gonira
Membro desde: 27.02.2008

sobre o open raise de CO, mesmo contra jogadores desconhecidos, tenho por hábito dar 3bet com AQ+ e TT+, contra open raise do BTN, dou 3bet com AJ+ e 99+ (essa foi sugestão do latini) e contra open raise da SB, dou 3bet com todas as mãos da starting hands chart. eu fazia esses moves indo direto all-in, mas percebi (ou pelo menos o que acontece comigo) é que a 3bet standard costuma ser bem mais respeitada. btw, não tenho problemas em dar call a um shove com essas mãos, pois todas têm valor o suficiente pra isso.

só dou 3bet light quando o BTN ou o SB me roubam pela 3ª vez consecutiva. e continuo preferindo a 3bet standard. sou muito mais pago por trash hands ou mãos médias quando vou all in direto, vai entender...

mas isso sou eu e eu sou um donkeyzão danado.

marrora
Membro desde: 11.11.2007

Ola Tosh tudo bem!!!

Em relaçao ao que o rafael augusto falou, concordo totalmente...
Em micro-limites a SSS avançada do Latini e perfeita,,,, Nao te aconselho a utilizar os moves que eu escrevi para NL400, pois o dinamica do jogo e diferente, apesar da estrategia ser a mesma.
Sinceramente faça o jogo standart.
As jogadas que uso em NL400 costumam dar bons resultados em niveis altos, outra coisa que muda muito em limites mais altos, raramente vc ve um 3bet com AQ, ou AJ, KQ, pares menores que 1010... Os 3bets dos adversarios quase 100% das vezes sao JJ+ ou AK, portanto eu mudei totalmente minha forma de jogar contra esses reraises e nao considero a proporçao stack/raise. Isso e so um exemplo da mudança da dinamica do jogo.

O conselho que te dou, o que fez minha banca evoluir muito rapido, foi jogar na plataforma da FullTilt, em 16 mesas ao mesmo tempo, mandei um e-mail pro suporte... Na Fulltilt cada mesa costuma ter 70 maos em media por hora... Eu jogava em media 4 horas por dia e acabava jogando mais de 3000 mil maos em um dia... Assim a banca sobe rapido....

Mas jogando tantas mesas ao mesmo tempo o melhor padrao de jogo e o standart, antes de chegar sua vez vc ja apertou o fold na maioria das mesas, e nao tem tempo de pensar nas jogadas.... Com o que o Latini introduziu agora de cbet maior que 1/2 stack entrar all in, vai ficar mais facil fazer o jogo standart pois a maioria das cbets vai ser all in, observa isso ai. Na Titan, a dinamica do site acaba nao permitindo jogar tantas mesas, na Party joguei tambem e achei mais dificil ainda jogar multitables... O site mais rapido e dinamico dos tres, na minha opiniao e o Fulltilt, sinceramente la e facil jogar 12 mesas... 16 ja e meio paulera mas da tambem....

Pensa nisso, aumente seu caixa com um jogo 100% standart em muitas mesas, e deixa esse moves pros limites mais altos.

Abraços

hugorochac
Membro desde: 30.01.2008

O marrora vc esta falando ai q jogava 16 mesas e fiquei curioso aqui.Pq hoje na NL25 SH jogo 4 mesas.Teve um período q jogava 6, mas acho melhor 4.
E na NL400 qtas mesas vc joga?Qtas da p jogar ganhando $?Eu imagino q deve se precisar de reads bem mais sólidos do q só as stats.

rafaelaugustop

Eu também jogava 6 em NL25, reduzi para 4 e estou tendo um resultado bem melhor.

Gonira
Membro desde: 27.02.2008

dá pra jogar 16 mesas na SSS tranquilo, mas às vezes não dá pra evitar os sitouts. já em BSS, principalmente shorthanded, é impensável. em SSS, jogo umas 13 a 14 mesas. em BSS fullring, 6. mas shorthanded acho que eu não jogaria mais do que quatro hoje também.

marrora

Atualmente jogo 12 mesas...

Mes de maio entre os dias 1 a 22 de maio, levantei meu bankroll de 2200$ pra 7700$ em apenas 21 dias...

Eu tive uma dessas sessoes horriveis, em que tudo da errado e numa sessao o caixa caiu de 7700 pra 5700$.... Perdi 2000$ em duas horas apenas de jogo, fiquei louco e joguei meu bankroll praticamente todo fora, insistindo em jogar maos fora do padrao, dando all ins inpensados, foi isso.... Eu cheguei tarde do trabalho e acabei jogando ate muito tarde 3Hs da manha, e o cansaço e o tilt acabou levando meu caixa pra 1500$...

Voltei pra NL100... Mas so essa semana ja subi de novo pra 2200$, vou subir pra NL200 agora... Eu jogo a SSS 100% da forma como descrevi, em 12 mesas, e meu elefhant nao roda no meu PC, ele e meio ultrapassado, portanto e o jogo standart que utilizo, sem reads... A unica modificaçao que faço pra limites altos, e muito raro eu pagar um reraise com maos piores que JJ+ ou Ak, pois quase 100% desses reraises sao justamente essas maos... UNico caso onde jogo contra reraises em altos limites sao quando faço raise contra as blinds e tomo reraise, e quando UTG abre limp e depois do meu raise eles voltam all in, em praticamente 100% das maos sao pares de 22 ate AA.

Pra falar a verdade, em NL200 ou NL400, e mais facil jogar que micro limits, as jogadas sao mais obvias. Eu consegui em maio uma media de ganho maior jogando standart que em micro limits, mas joguei tudo fora, fazer o que...
Agora predeterminei horarios pra jogar e so jogo com horario marcado pra começar e terminar, e jogar de madrugada, nunca mais...

Abraços

lucianopan
Membro desde: 11.04.2007

Original de rafaelaugustop
Estar na frente PF não quer dizer que continuaremos no flop, e ainda estar na frente no flop não que dizer que não teremos que foldar. Vou te dar um exemplo. Você contra um jogador donkey, ele 40/20 dá limper, você abre raise com AJ no BTN porque você está na frente do range de limper dele, ele dá call. No flop você não acerta nada, o que vai acontecer em aproximadamente 67% das vezes, o dokey manda uma donk bet e você? Você só tem 16BB, o que é muito pouco para criar uma fold equity por valor, como você não acertou nada como vai saber se ainda está na frente?
Mesmo o donkey errando o flop, que também tem a mesma chance, você vai ter que dar fold. Com posição essa jogada não é assim tão ruim, mas tem que ter um bom domínio do flop. Imagina só um jogador A 10/8 contra um B 25/23, Quando eles foram ao flop, o jogador B vai estar muito atrás em relação ao range do jogador B, mas isso não significa que é -EV para o jogador B, ele pode jogar o pós-flop muito bem, foldando mãos de forma correta e maximizando valores com boas mãos. Não necessariamente quem tem um valor de flops vistos é ruim, as vezes é o contrário, ele é muito bom, sabe jogar mãos marginais e extrair valor suficiente quando acertam para compessar quando dão fold logo ao flop.

Gostei !!! hehehe ....

Eu jogo entre 1 e 6 mesas de SSS ...
Consigo me concentrar assim e jogar meu jogo AAAA+.
Se em uma session recebo muitas maos jogaveis acabo por assim que dobro em uma mesa e chegam as blinds saio dela e espero a action passar pra poder entrar em um outra mesa !!!! E vou oscilando assim ....

Abraxxx a tds

lucianopan
Membro desde: 11.04.2007

Original de marrora
Ola Tosh tudo bem!!!

Em micro-limites a SSS avançada do Latini e perfeita,,,, Nao te aconselho a utilizar os moves que eu escrevi para NL400, pois o dinamica do jogo e diferente, apesar da estrategia ser a mesma.
As jogadas que uso em NL400 costumam dar bons resultados em niveis altos, outra coisa que muda muito em limites mais altos, raramente vc ve um 3bet com AQ, ou AJ, KQ, pares menores que 1010... Os 3bets dos adversarios quase 100% das vezes sao JJ+ ou AK, portanto eu mudei totalmente minha forma de jogar contra esses reraises e nao considero a proporçao stack/raise. Isso e so um exemplo da mudança da dinamica do jogo.

O conselho que te dou, o que fez minha banca evoluir muito rapido, foi jogar na plataforma da FullTilt, em 16 mesas ao mesmo tempo, mandei um e-mail pro suporte... Na Fulltilt cada mesa costuma ter 70 maos em media por hora... Eu jogava em media 4 horas por dia e acabava jogando mais de 3000 mil maos em um dia... Assim a banca sobe rapido....

Mas jogando tantas mesas ao mesmo tempo o melhor padrao de jogo e o standart, antes de chegar sua vez vc ja apertou o fold na maioria das mesas, e nao tem tempo de pensar nas jogadas.... Com o que o Latini introduziu agora de cbet maior que 1/2 stack entrar all in, vai ficar mais facil fazer o jogo standart pois a maioria das cbets vai ser all in, observa isso ai. Na Titan, a dinamica do site acaba nao permitindo jogar tantas mesas, na Party joguei tambem e achei mais dificil ainda jogar multitables... O site mais rapido e dinamico dos tres, na minha opiniao e o Fulltilt, sinceramente la e facil jogar 12 mesas... 16 ja e meio paulera mas da tambem....

Pensa nisso, aumente seu caixa com um jogo 100% standart em muitas mesas, e deixa esse moves pros limites mais altos.

Abraços

Como assim CBET maior que 1/2 e entrar diretamente allin ??? Quando isso, em made ou trash hands ?? Poderia explicar um pouco melhor ??? Isso ele falou no treino de bkr building ??

marrora

Toda vez que vc estiver jogando SSS e for agressor pre-floop, se sua cbet for maior que 1/2 da sua stack restante vc deve entrar diretamente all in com trash e com made hands....

O Latini adotou isso faz pouco tempo...

So exeplificando:

Stack: 19BB, um limper em MP e vc em LP

Raise de 5BB, SB fold e a BB fold, sendo que o limper da call.

Seu stack sobrando: 14 BB
Floop tera: 11,5BB(uma cbet padrao 2/3 do pote seria de 8BB)... Como 8BB e maior que a metade de 14BB, vc deve entrar diretamente all in com made hands e trash hands,,, pois tem uma maior FE...

Entendeu, resumindo vamos ser muito mais agressivos com nosso SSS...

Abraços

Tosh5457 Autor do tópico
Tosh5457

Original de marrora
Ola Tosh tudo bem!!!

Abraços

:O 16 mesas?! Eu já tentei 9 e muitas vezes jogava mal, mas também acho que é uma questão de me habituar... Eu costumo jogar 4, jogar em 6+ é preciso estar com 100% atenção sempre, mas quando me habituar sou capaz de ter lucro...

$2200 para $7700 é um abuso, quando eu tiver $1000 já fico contente :D

Sendo assim vou jogar apenas com a SSS avançada que o latini ensina, é mais que bom ^^

latini
Membro desde: 10.09.2007

Olá Tosh!

Na questão 1 eu também recomendaria jogar o standard sem reads dos adversários. Em micro limits, quando formos fazer adaptações ao nosso jogo, elas devem ser no sentido de torná-lo mais tight, não mais loose. Tendo stats e reads claro que devemos nos adaptar ao oponente.

Na 2, utilize a tabela do artigo Roubos e Contra-Roubos e uma média de 15 a 20% para defender contra o BU e 10 a 15% contra o CO quando não tiver ainda stats confiáveis do oponente.

3- Recomendada para limites superiores. Lembre-se que você ainda deve ser mais tight que o normal por não estar defendendo suas blinds e haver 2 oponentes depois de você que podem ter mãos realmente fortes. Pode-se também tirar uma boa base para este tipo de jogada com o artigo Adaptando a range de reraise, que porém refere-se a situações onde o player não seja first in PF.

4 - Idem à 1: deixe as adaptações loose para limites maiores, quando teremos bastante experiência e adversários contra os quais aplicar estas jogadas.

5 - Idem à 2.

6 - Também recomendo o Equilator. Você descobrirá uma excelente ferramenta e aprenderá na prática as ranges, o que fará com que elas fiquem automatizadas para você. ;)

Sobre o número de mesas, recomendo um máximo de 6 mesas para a SSS. 4 também é um bom número, e para aqueles que estiverem iniciando utilizem-se de 1 ou 2 mesas. Em muitas mesas somos obrigados a jogar de forma automática, sem pensar no jogo, sem observar os oponentes, e assim jamais seremos capazes de evoluir nosso jogo. Ter o jogo A em menos mesas é mais lucrativo que jogar muitas mesas sem poder se dedicar por inteiro a todas elas. ;)

abçs a todos!