Saltar para o fórum
Blindsteal --- Ente...

Notificações
Limpar tudo

[Fechado] Blindsteal --- Entendendo, Aprimorando e Maximizando Lucros com SSS

21 Mensagens
6 Utilizadores
0 Reações
2,286 Visualizações
marrora
Membro desde: 11.11.2007
PokerStrategist

Eu gostaria de escrever este artigo pois percebo uma deficiencia enorme aqui na comunidade no quesito Blindsteal...

O Elefhant e uma ferramenta ideal, sem ele impossivel entender e direcionar este artigo...

Eu vejo as stats de muitos jogadores aqui da PS, que usam SSS, e tem ORLP na faixa de 10 a 15%, e outros ate menos que isso. E preciso entender as stats e aumentar o range de blindsteal e assim maximizar em muito os lucros com a estrategia.

Pra ser sincero meu ORLP fica na faixa de 35%, e eu nao acho que seja muito, vou tentar dar alguns esclarecimentos.

Pra quem usa o elefhant sabe que as stats aparecem logo acima ou abaixo do jogador em questao, pois bem como eu organizo minhas stats.

As stats acima do player eu coloco somente stats de preflop, que sao fundamentais pra quem joga SSS.
As stats abaixo do player as stats de posflop, menos importante pra SSS.

Quais stats usar de preflop:
VIPI
PFR
Fold SB to steal
Fold BB to steal
Raise SB to steal
Raise BB to steal
ORLP
3bet Average

Quais maos eu uso pra fazer blindsteal:
1)Any two cards
2)Suited Face Cards (ATs,KJs, KTs, QJs, QTs, JTs)
3)Non suited Face Cards (ATo, KJo, KTo, QJo, QTo, JTo)
4)Suited Aces (A2s ate A9s)
5)Non Suited Aces (A7o ate A9o)
6)Suited Kings (K7s ate K9s)
7)Suited Queens (Q8s e Q9s)
8)Suited Jacks (J9s e J8s)
9)Suited Connectors(T9s, 98s, 87s, 76s, 65s)
10)Suited OneGapers(T8s, 97s, 86s)
11)Pushs com SkalanskyChubukov

Todas as maos listadas na SHC para SSS obviamente estao incluidas ai.

E como aplicar um range bem largo como este, e principalmente de forma lucrativa, maximizando assim nossos lucros.

Pra Tentar Elucidar o Que Estou dizendo vou colocar Stats Reais que tirei de jogo, todas apos 200 maos, pra podermos dar mais credito a essas stats.

Player 1)
VIPI 18%
PFR 15%
Fold SB to steal 89%
Fold BB to steal 100%
Raise SB to steal 11%
Raise BB to steal 0%
ORLP 35%
3bet Average 1%

Caracteristicas do Player 1):
A)Defende muito pouco os blinds
B)O range de 3bet dele muito baixo somente 1%
C)Ele e looser considerando mesas FullRing, porem muito tight nas blinds

Quais maos Usar Contra Ele:
A)Any two cards

Que tipo de reaçoes Esperar da parte dele:
A)Fold na grande maioria das vezes
B)Se ele voltar 3bet so da pra continuar com maos muito fortes... TT+, AJ+. Sendo que TT, AJ e AQ estao apertados contra o range desse villan.
C)Improvavel ele dar call considerando as stats

Player 2:
VIPI 8%
PFR 6%
Fold SB to steal 100%
Fold BB to steal 100%
Raise SB to steal 0%
Raise BB to steal 0%
ORLP 18%
3bet Average 4%

Caracteristicas do Player 2):
A)SSS que acho que esqueceu que pode defender os blinds
B)O range de 3bet 4%, o normal pra um SSS

A)Any two cards

B)Se ele voltar 3bet so da pra continuar com maos muito fortes... TT+, AJ+. Sendo que TT, AJ e AQ estao apertados contra o range desse villan.

Player 3:
VIPI 21%
PFR 14%
Fold SB to steal 75%
Fold BB to steal 75%
Raise SB to steal 0%
Raise BB to steal 0%
ORLP ---
3bet Average 3%

Caracteristicas do Player 3):
A)Adversario Loser, que gosta de dar call contra Blindsteal
B)Ele nao defende os blinds, mas gosta de ver o flop

A)Maos com valor de posflop sao boas nessa situaçao, como os Suited Face Cards, Non Suited Face Cards, Suited Aces, Suited Face Cards
B)As demais maos listadas estao abaixo do range dele de call, portanto eu prefiro descarta-las

A)Alguns calls, portanto terei que avaliar a qualidade da minha mao para o posflop
B)Em caso de 3bet pela parte dele: essa reaçao nao e esperada, portanto tambem so da pra continuar em jogo com maos muito fortes.

Como jogar o pos flop contra ele:
A)Acertei Top Pair ou UM dos meus Draws: Jogar agressivo
B)Errei o flop totalmente como fazer: avaliar a textura do flop, e dar uma olhadinha no Fold to CBET do villan, se ele for calling station no posflop, melhor nao fazer cbet. Caso ele seja agressivo no posflop a textura do flop vai ser determinante... Flops com textura boa cbet sempre, textura ruim jogar de check e aguardar que a mao melhore.

Player 4:
VIPI 8%
PFR 2%
Fold SB to steal 70%
Fold BB to steal 75%
Raise SB to steal 4%
Raise BB to steal 2%
ORLP ---
3bet Average 3%

Caracteristicas do Player 4):
A)Adversario TightPassivo, que gosta de dar call contra Blindsteal

A)Todas as maos listadas com excessao de anytwo cards
B)Nosso range e largo pois e facil colocar o adversario em uma range(ele provavelmente vai dar call com Duas cartas altas ou pares. Se ele tiver monstro vc vai tomar 3bet)

A)Alguns calls, portanto terei que avaliar a qualidade da minha mao para o posflop
B)Em caso de 3bet pela parte dele: essa reaçao nao e esperada, portanto tambem so da pra continuar em jogo com maos muito fortes.

B)Observe que esse adversario e facil colocar ele em uma range, portanto nosso posflop sera de acordo com a range do villan.) Flops com duas overcards vao direto no range dele. Flop com cartas baixas estao fora do range do villan.
C)Estou jogoando com K9s por exemplo, e flop vem J93, tenho segundo par e o flop muitas das vezes fora do range do villan, portanto muito bom pra cbet.
D)Contra esse villan o que mais deve ser evitado sao as overcards, caso o flop venha somente com cartas baixas, a cbet e bom, mas observem que esse villan somente vai dar call no preflop com pares medios tipo 88, 99, TT, portanto e necessario estar atento a isso.

Player 5:
VIPI 70%
PFR 8%
Fold SB to steal 40%
Fold BB to steal 50%
Raise SB to steal 1%
Raise BB to steal 0%
ORLP ---
3bet Average 0%

Caracteristicas do Player 5):
A)Legitimo Donkey
B)As stats de posflop nao estao disponiveis, mas provavelmente ele sera calling station, principalmente contra um adversario com stack pequeno
C)Esse tipo de adversario gosta de pagar pra ver com qualquer par de mao, e tem uma tendencia a acreditar que vc nao formou nada com sua mao.

Quais Maos Usar contra Ele:
1)Somente as melhores maos do nosso range de blinds steal: SHC + Suited Face Cards
2)Usar a tabela do skalanskychubukov e muito bom contra ele, pois iremos direcionar nossos push preflop EV+, sendo essa a unica maneira de faze-lo foldar a mao preflop

A)Calls nao grande maioria das vezes, e adversario pessimo pra cbet

A)Sempre jogar por valor, cbet contra indicada, com excessao em flops com textura muito boa pra cbet como um Q83 raibow, pois dificilmente acerta a mao do villan, e ele e donkey demais pra entender de textura de flop.

Player 6:
VIPI 31%
PFR 24%
Fold SB to steal 50%
Fold BB to steal 60%
Raise SB to steal 40%
Raise BB to steal 25%
ORLP ---
3bet Average 9%

Caracteristicas do Player 6):
A)Loser, porem defender blinds e com ele mesmo, impossivel roubar blinds desse cara

1)SkalanskyChubukov surgiu por causa desse cara, ou seja, adversario ideal pro skalanskychubukov, e vc deve ja jogar direcionado a saber que um raise padrao com 77, 88, AJ, KQ, vao dar de cara com a 3bet dele, portanto direcionar seu jogo pra isso.

Que tipo de reaçoes Esperar da parte Dele:
1)Push ou fold, portanto nao disperdizar dinheiro com raises por exemplo com 77 se vc ja esta predisposto a foldar sua mao em caso de tomar 3bet.
2)Dificilmente ele vai dar call.

A)Nao existe posflop contra ele, sua decisao deve ser preflop... Vc joga com push direto com skalanskychubukov, ou da um raise em LP ja com a intençao do adversario dar 3bet e vc posteriormente call no preflop.

Bom procurei dar uma direcionada ai nesse blindsteal, e aguardo feedback da galera.
Pra quem nao usa coloquem nas stats do Elefhant FoldBBxSteal,,, FoldSBXSteal,,, RaiseSBXSteal,,, e raise BBXSteal e procurem raciocinar o jogo de acordo com o adversario como um todo...
E importante aprendermos a jogar nossos adversarios e menos nossas cartas, mesmo em uma estrategia que parece ser simples mas nao e como a SSS... Fazer muititabling com SSS e bom em microlimits, conforme vamos aumentando de limite como NL100 em diante e preciso aprender a racionalizar a estrategia de SSS. Portanto 6 mesas ate no maximo 8 mesas considero o ideal para nao deixarmos escapar informaçoes a respeito do jogo.
Ultima observaçao: Pra quem joga SSS, as posiçoes de SB, BB, CO e BU sao as posiçoes que devemos gastar mais tempo nelas, pois sao nelas que mais teremos que usar nosso raciocinio, seja para roubar blinds ou para defender blinds.

Qdo formos defender blinds devemos levar em consideraçao o tamanho da nossa stack restante+qualidade da nossa mao X ORLP do villan, e mais facil entender e menos complexo de aplicar que o blindsteal, qualquer coisa eu faço outro artigo explicando um pouquinho.

Abraços

20 respostas
marrora Autor do tópico
marrora
PokerStrategist

Tenho que esclarecer mais uma coisa:

As stats FoldSBXSteal e RaiseSBXSTeal, somadas nunca ultrapassarao 100%, porque:

Se o FoldSBXSteal for 70% por exemplo, e raise SBXSteal for 15%, significa que:

A)Adversario folda a mao na SB em 70% das vezes
B)Adversario volta 3bet da SB em 15% das vezes
C)Adversario da Call da SB em 15% das vezes

So pra esclarecer e ajudar o pessoal e pensar nessas estatisticas somadas uma a outra.

riprlz
Membro desde: 06.11.2007
PokerStrategist

Tu ja pensou em dar coaching de sss marrora ?

Horashi
Membro desde: 06.05.2007
Elite Grinder

Este post foi criado em janeiro, e a meu ver possui vários equivocos, se possivel gostaría que o marrora indicassse a sua opinião actual sobre o que escreveu, assim como uma opinião do latini.

Abraço

marrora Autor do tópico
marrora
PokerStrategist

Horashi vou tentar explicar algumas coisas no meu raciocinio:

Agora acho dificil o Latini explicar este topico de maneira positiva. Ele aborda os blindsteals em SSS de maneira exatamente contraria a forma que eu jogo.
O ORLP do Latini gira na casa de uns 15% o meu e de 35%... Duvido que ele de uma abordagem positiva em relacao ao que esta escrito ai.

Eu tentei explicar um pouco do raciocinio que levo em conta contra os diversos tipos de adversarios.

Agora o mais importante e vc observar as seguintes stats:
Fold SB to steal
Fold BB to steal
BB reaction to blindsteal with a raise
SB reaction to blindsteal with a raise

Com estas quatro estatisticas vc tem uma nocao exata das reacoes esperadas pelos seus oponentes: Fold, 3bet ou call.

Vou citar algumas stats aleatorias:

1 Hipotese:
Fold SB to steal de 75%
SB reaction to blindsteal with a raise de 25%

Contra um villan desses vc sabe que ele vai voltar muitos raises contra os blindsteals, em 25% das vezes. Portanto se eu tenho A8o na BU e abro raise, e tomo a 3bet, posso optar pelo call, pois o range dele de 3bet e muito alto. Agora outra opcao com A8o seria o Push do skalansk chubukov, pra evitar que tenhamos que atolar com uma mao meio marginal.

2 Hipotese:
Fold BB to steal de 50%
BB reaction to blindsteal with a raise de 5%

Contra um villan desses eu vou jogar muitas Face cards, e muitos SC, pois confio no jogo posflop, e caso eu tome uma 3bet dele posso largar minhas cartas com tranquilidade.
Observe que somadas as duas estatisticas acima eu posso concluir que ele vai dar call em 45% das vezes*(um range extremamente alto).

3 Hipotese
Fold BB to steal de 97%

Vou roubar com Anytwo o tempo todo, ate ele comecar a me voltar 3bet, ai dou uma desacelerada nos roubos.

Cara nao quero entrar em polemicas aqui, mas o Latini e o professor, logo sei que e uma tendencia da galera jogar como ele. Se o blindsteal dele e baixo, o blinsteal do pessoal todo aqui que jogo SSS tambem e baixo. Eu vejo o Latini aplicando blindsteal praticamente so na terceira hipotese. Nao quero questionar ninguem.
Mas sinceramente sei que se vc conseguir conciliar com inteligencia aquelas stats que indiquei e principalmente adequar o jogo pos flop, roubar muito se torna muito lucrativo.

Em relacao a dar cbets, imagina um donkey callingstation que eu resolvi roubar os blinds dele com KJo por exemplo, e me vem um board 5 :heart: 7 :club: T :heart:. Nao da nem pra sonhar em dar uma cbet.

Abracos, espero nao estar complicando muito, mas como sei que vc joga SSS em 16 mesas ao mesmo tempo, talvez fique dificil observar de maneira pratica essas coisas que mencionei. Exatamente por isso hj jogo SSS em 8 ou 10 mesas, pra ficar atento, pois maximizo muitos meu lucros por ser loose roubando, ao meu ver adaptado as reacoes que espero dos oponentes.

Qdo escrevi o artigo acho que nao fui muito claro ao explicar o racioncinio e acabei complicando muito.

Abracos

marrora Autor do tópico
marrora
PokerStrategist

Vc joga na Mansion...

Procure observar os SSS americanos e vc vera que todos tem o Blindsteal alto, assim como o meu.

Eu tenho varias maos coletadas do IngolMax, treinador de SSS americano, e o blindsteal dele e te aproximadamente de 30%, e praticamente todos os SSS na FullTilt americanos tem o ORLP alto.

Eu nunca assisti os treinos dele, so tenho stats, e nao sei qual o raciocinio que ele usa, mas com certeza ele aborda este item em especifico diferente do Latini.
Qual abordagem e mais lucrativa fica dificil dizer, mas tenho a impressao que as duas funcionam.

Uma vantagem que sinto na minha abordagem e que meu stack dificilmente abaixa ate 10BB antes de que eu tenha dobrado. porem me vejo obrigado a atolar em algumas situacoes marginais, o que as vezes me leva a perder dinheiro tambem.

Portanto no longo prazo nao sei qual seria mais lucrativa.

Abracos

savioo18
Membro desde: 21.01.2009
PokerStrategist

Marrora, vc ainda continua nas mesas depois de atingir os 25Bb? vi isso no seu blog e quiria saber se ainda assim continua nas mesas...se sim..continua usando os mesmo leques de mãos? desculpa sair um pouco do assunto...mas expermentei isso um dia de teste, e funcionou..sai com mais de 100 Bb das mesas, mas porém, fiquei com medo de ser sorte..e não testei novamente...

marrora Autor do tópico
marrora
PokerStrategist

Savio eu estou jogando BSS FR atualmente, estou com uma winrate muito boa.
Justamente por conhecer muito bem a estrategia, consigo me adaptar muito facil aos SSS presentes na mesa com FullStack.
Percebo a grande maioria dos BSS dando calls muito marginais aos SSS, isso mesmo em NL400. Eu sou um pouco mais conservador pra dar call aos pushs dos SSS justamente por conhecer bem a base com que eles jogam.

Agora os SSS a partir de NL200 sao mais fracos ao meu ver, que em limites baixos. Nao sei onde eles apredendem isso, mas os SSS quase todos ficam dando push all in pra proteger blinds com qualquer AX e com qualquer par de mao pronto. Muitas vezes ate KJ, KT, QJ. Acho que eles nunca abriram o equilator pra ver a equity que eles tem em relacao ao range de blindsteal dos adversarios.

Abracos

latini
Membro desde: 10.09.2007
PokerStrategist

Olá marrora! Bom post, muito importante para abrirmos discussões sobre roubos e defesas de blinds.

Primeiramente, gostaria de recomendar que você recupere o estatuto ouro para poder acompanhar os nossos treinos avançados SSS. Lá você verá todos estes conceitos abrangidos e mais alguns outros. Evidentemente que na SSS standard / intermediária o ATS de um player precisa ser mais baixo. Como você bem sabe não roubamos donkeys, mas em limites maiores temos condições de adaptação aos oponentes e este valor gira em torno de 35%.

Um valor adicional que gostaria de sugerir para suas stats seria "Fold cbet flop" e "Fold cbet turn", para desta forma poder considerar também um second barrel e também poder calcular o valor das suas cbets para um EV maximizado de acordo com a FE necessária contra cada oponente.

Algumas considerações sobre as análises:

latini
PokerStrategist

Original de marroraPra Tentar Elucidar o Que Estou dizendo vou colocar Stats Reais que tirei de jogo, todas apos 200 maos, pra podermos dar mais credito a essas stats.

Valor insuficiente para analisarmos stats relacionadas a roubos e defesas de blinds. Repare que estas stats ocorrem com pouca freqüência e portanto 200 mãos nos darão valores totalmente irreais.

Com 500 a 1k hands começaremos a ter noções mais reais sobre estes valores, mas ainda assim torna-se interessante considerar o número de vezes que estas jogadas ocorreram nestas ocasiões.

Após 1k hands já temos valores confiáveis.

latini
PokerStrategist

Original de marroraB)Player 1)
VIPI 18%
PFR 15%
Fold SB to steal 89%
Fold BB to steal 100%
Raise SB to steal 11%
Raise BB to steal 0%
ORLP 35%
3bet Average 1%

Caracteristicas do Player 1):
A)Defende muito pouco os blinds
B)O range de 3bet dele muito baixo somente 1%
C)Ele e looser considerando mesas FullRing, porem muito tight nas blinds

A)Any two cards

Se este oponente voltar 3bet faremos fold muito fácil com estas mãos caso desejemos não perder dinheiro no longo prazo. Como dito, 200 mãos não nos dará valores reais aqui, tanto que o "Raise BB to steal" dele ainda é 0%. Bom, vamos considerar então o 3bet average deste oponente, que aqui gira em torno de 1%. Tendo em vista este valor, vamos considerar uma defesa bastante tight para este oponente para nos dar uma margem de erros folgada, de JJ+, AK (3%).

Imaginemos NL200. Se, com uma stack de 20bb fazemos um roubo de 3bb contra este adversário e recebemos um reraise de 3%, temos uma break even equity de 42,5%. Para podermos entrar all in após o reraise deste adversário precisamos ter QQ+, AKs, que possuem equity mínima de 42,8% contra a range proposta. Mãos como TT e AQ, e até mesmo JJ e AKo são EV- no longo prazo diante da situação proposta.

latini
PokerStrategist

Original de marrora
Player 2:
VIPI 8%
PFR 6%
Fold SB to steal 100%
Fold BB to steal 100%
Raise SB to steal 0%
Raise BB to steal 0%
ORLP 18%
3bet Average 4%

A)Any two cards

A range de 3bet de um sss é 3%. Caso este oponente seja um sss padrão que tenha se esquecido que pode defender os blinds, ele só dará 3bet com JJ+, AK, situação extremamente lucrativa para roubarmos com any two, já que em 97% das vezes levaremos o pote sem problemas. Porém, ao recebermos uma 3bet deste adversário estaremos em um situação realmente complicada. Entraremos na mesma questão do exemplo anterior e, caso não queiramos perder o lucro que obtivermos deste oponente nas 97% das vezes em que ele fizer o fold, deveremos ir pro chão apenas com AKs (que ainda é apertado) e QQ+ para a situação padrão de blind steal de 3bb com stack efetiva de 20bb. TT e AQ aqui novamente são extremamente EV- no longo prazo.

Uma dica nestas situações é realizar o blind steal no valor de 2.5bb, pois não altera nossa FE contra este tipo de oponente e facilita a minimização das perdas quando necessário. Note que neste caso será necessário um novo cálculo da break even equity.

latini
PokerStrategist

Original de marrora

Player 3:
VIPI 21%
PFR 14%
Fold SB to steal 75%
Fold BB to steal 75%
Raise SB to steal 0%
Raise BB to steal 0%
ORLP ---
3bet Average 3%

Caracteristicas do Player 3):
A)Adversario Loser, que gosta de dar call contra Blindsteal

A)Maos com valor de posflop sao boas nessa situaçao, como os Suited Face Cards, Non Suited Face Cards, Suited Aces, Suited Face Cards
B)As demais maos listadas estao abaixo do range dele de call, portanto eu prefiro descarta-las

B)Errei o flop totalmente como fazer: avaliar a textura do flop, e dar uma olhadinha no Fold to CBET do villan, se ele for calling station no posflop, melhor nao fazer cbet. Caso ele seja agressivo no posflop a textura do flop vai ser determinante... Flops com textura boa cbet sempre, textura ruim jogar de check e aguardar que a mao melhore.

Temos novamente valores irreais devido ao baixo número de mãos. É muito importante observarmos este detalhe para que possamos reagir da melhor forma possível. Não seria razoável considerar que um oponente com 3bet 3% não vá defender as blinds com pelo menos este valor, podendo-se aqui facilmente considerar até mesmo 4,7% (TT+, AQ). Não vamos considerar valores acima disto para mantermos nossa margem de segurança contra um oponente parcialmente desconhecido devido ao baixo número de mãos. Com stats mais precisas teríamos valores mais confiáveis.

Este é um oponente contra o qual você pode utilizar efetivamente o "Fold cbet flop" e "Fold cbet turn" (para um caso em que compense um second barrel) para abrir mais o seu leque de blindsteal. 75% de fold bb ainda é um valor extremamente alto, tendo inclusive EV+ para roubos de 2,5bb any two, porém devemos considerar estes valores adicionais para termos situações mais confortáveis. Em caso de dúvidas são recomendadas apenas as mãos que tenham boa jogabilidade pós flop, como por exemplo SC, AXs etc.

Em caso de reraise deste oponente você pode ir pro chão com folga com JJ+, AK. Todas estas mãos têm equity acima de 42,5% contra a range tight que consideramos para ele.

Se ele apenas faz o call considere a range, textura do flop etc e estime se você tem a FE necessária para a cbet. 33% com 1/2 pote, 40% com 2/3 etc. Aqui pode ser bastante útil o valor já mencionado de "fold cbet flop". Tendo a FE necessária a jogada mais recomendada é a cbet na maioria das vezes. Com valores marginais (e.g. 40% FE para 1/2 pote -> EV+, mas podemos conseguir um EV maximizado com outras jogadas dependendo do oponente), devemos considerar cada caso individualmente. Resumindo, apenas não faremos a cbet caso não tivermos FE suficiente ou outra opção que nos dê um EV maior.

latini
PokerStrategist

Original de marrora

Caracteristicas do Player 4):
A)Adversario TightPassivo, que gosta de dar call contra Blindsteal

A)Todas as maos listadas com excessao de anytwo cards
B)Nosso range e largo pois e facil colocar o adversario em uma range(ele provavelmente vai dar call com Duas cartas altas ou pares. Se ele tiver monstro vc vai tomar 3bet)

B)Observe que esse adversario e facil colocar ele em uma range, portanto nosso posflop sera de acordo com a range do villan.) Flops com duas overcards vao direto no range dele. Flop com cartas baixas estao fora do range do villan.
C)Estou jogoando com K9s por exemplo, e flop vem J93, tenho segundo par e o flop muitas das vezes fora do range do villan, portanto muito bom pra cbet.
D)Contra esse villan o que mais deve ser evitado sao as overcards, caso o flop venha somente com cartas baixas, a cbet e bom, mas observem que esse villan somente vai dar call no preflop com pares medios tipo 88, 99, TT, portanto e necessario estar atento a isso.

Também aqui seria interessante rever a range de defesa do oponente e agir de acordo com os conceitos básicos supra-citados.

latini
PokerStrategist

Original de marrora

Player 5:
VIPI 70%
PFR 8%
Fold SB to steal 40%
Fold BB to steal 50%
Raise SB to steal 1%
Raise BB to steal 0%
ORLP ---
3bet Average 0%

Caracteristicas do Player 5):
A)Legitimo Donkey
B)As stats de posflop nao estao disponiveis, mas provavelmente ele sera calling station, principalmente contra um adversario com stack pequeno
C)Esse tipo de adversario gosta de pagar pra ver com qualquer par de mao, e tem uma tendencia a acreditar que vc nao formou nada com sua mao.

1)Somente as melhores maos do nosso range de blinds steal: SHC + Suited Face Cards
2)Usar a tabela do skalanskychubukov e muito bom contra ele, pois iremos direcionar nossos push preflop EV+, sendo essa a unica maneira de faze-lo foldar a mao preflop

A)Calls nao grande maioria das vezes, e adversario pessimo pra cbet

A)Sempre jogar por valor, cbet contra indicada, com excessao em flops com textura muito boa pra cbet como um Q83 raibow, pois dificilmente acerta a mao do villan, e ele e donkey demais pra entender de textura de flop.

Este oponene é extremamente donkey. Aqui a idéia é exatamente a oposta: como ele tem um range MUITO GRANDE, na grande maioria das vezes não acertará nada e será obrigado a fold diante de uma cbet. Não fazer a cbet aqui seria um erro muito grande. Você precisa que ela funcione em APENAS 33% das vezes (1/2 pote) para estar EV+ no longo prazo contra um donkey que não terá NADA na grande maioria das vezes. Este é o tipo de oponente que nos convida para um second barrel. Observe os valores que mencionei acima e repare se o turn para ele não é o "verdadeiro flop".

Apenas variamos contra este tipo de oponente caso estejamos oop com um draw que tenha em EV maior que o da cbet caso possamos receber uma freecard e extrair mais valor que obrigando o oponente a desistir. Mais uma vez entram os valores adicionais aqui.

Resumindo: cbet SEMPRE contra este oponente pois teremos sempre a FE necessária (considere sempre textura flop, range etc), a não ser que tenhamos uma situação em que possamos conseguir um EV maximizado.

latini
PokerStrategist

Original de marrora

Player 6:
VIPI 31%
PFR 24%
Fold SB to steal 50%
Fold BB to steal 60%
Raise SB to steal 40%
Raise BB to steal 25%
ORLP ---
3bet Average 9%

Caracteristicas do Player 6):
A)Loser, porem defender blinds e com ele mesmo, impossivel roubar blinds desse cara

1)SkalanskyChubukov surgiu por causa desse cara, ou seja, adversario ideal pro skalanskychubukov, e vc deve ja jogar direcionado a saber que um raise padrao com 77, 88, AJ, KQ, vao dar de cara com a 3bet dele, portanto direcionar seu jogo pra isso.

Que tipo de reaçoes Esperar da parte Dele:
1)Push ou fold, portanto nao disperdizar dinheiro com raises por exemplo com 77 se vc ja esta predisposto a foldar sua mao em caso de tomar 3bet.
2)Dificilmente ele vai dar call.

A)Nao existe posflop contra ele, sua decisao deve ser preflop... Vc joga com push direto com skalanskychubukov, ou da um raise em LP ja com a intençao do adversario dar 3bet e vc posteriormente call no preflop.

n1. Lembre-se apenas que S-C tem sua melhor efetividade em NL200+. Não é uma jogada recomendada para micro limits. ;)

latini
PokerStrategist

Quaisquer dúvidas adicionais sinta-sem à vontade para perguntar. Estamos aí para ajudar.

Mas lembre-se: há uma ENORME diferença entre a SSS utilizada nos micro limits e nos limites superiores. Procure reaver o seu estatuto para poder acompanhar alguns treinos (também do Ingolpoker, xarry etc) e perceber as muitas jogadas EV- que você vem cometendo. ;)

Grande abraço! :)

Horashi
Membro desde: 06.05.2007
Elite Grinder

Original de latini

Original de marrora
Player 2:
VIPI 8%
PFR 6%
Fold SB to steal 100%
Fold BB to steal 100%
Raise SB to steal 0%
Raise BB to steal 0%
ORLP 18%
3bet Average 4%

A)Any two cards

A range de 3bet de um sss é 3%. Caso este oponente seja um sss padrão que tenha se esquecido que pode defender os blinds, ele só dará 3bet com JJ+, AK, situação extremamente lucrativa para roubarmos com any two, já que em 97% das vezes levaremos o pote sem problemas. Porém, ao recebermos uma 3bet deste adversário estaremos em um situação realmente complicada. Entraremos na mesma questão do exemplo anterior e, caso não queiramos perder o lucro que obtivermos deste oponente nas 97% das vezes em que ele fizer o fold, deveremos ir pro chão apenas com AKs (que ainda é apertado) e QQ+ para a situação padrão de blind steal de 3bb com stack efetiva de 20bb. TT e AQ aqui novamente são extremamente EV- no longo prazo.

Uma dica nestas situações é realizar o blind steal no valor de 2.5bb, pois não altera nossa FE contra este tipo de oponente e facilita a minimização das perdas quando necessário. Note que neste caso será necessário um novo cálculo da break even equity.

Latini obrigado pelos comentários, que vieram esclarecer alguns equivocos conceptuais e matemáticos de uma forma clra e precisa, contudo no caso acima citado fiquei com uma duvida:

- voçe aconselha blind steal no valor de 2.5 no BU, ou no CO BU e SB?

Abraço

marrora Autor do tópico
marrora
PokerStrategist

Latini agredeco sua atencao de responder ao topico inteiro...
Gostei muito das suas avaliacoes...

Minha conta na FT nao e vinculada a Pokerstrategy, mas vou jogar um pouquinho em outra plataforma e reaver meu estatuto...

Outra observacao: em NL200+ o pior adversario pra roubar blinds sao exatamente os SSS, sao os adversarios que mais defendem, principalmente se for enfrentando outro SSS.

Abracos

latini
PokerStrategist

Original de Horashi

- voçe aconselha blind steal no valor de 2.5 no BU, ou no CO BU e SB?

Abraço

Blindsteal pode ser utilizado com um valor padrão de 3bb contra a maioria dos oponentes. Porém, contra oponentes muito tights podemos ainda utilizar 2,5bb para minimizar ainda mais as perdas em casos de reraise.

Exemplos:

Se quero roubar um player com 95% Fold BB to steal usarei apenas 2.5bb, já que este valor não afetará minha FE contra este tipo de oponente.

Se quero roubar um oponente 70% FbbSteal já usarei 3bb para não perder FE. Também quando formos aumentar por valor contra calling stations, podendo até mesmo utilizar 3,5bb ou 4bb nestes casos para extrairmos mais deste oponente.

Precisamos avaliar cada situação individualmente e escolher a opção com EV maximizado em cada caso. ;)

abçs!

ps. pode ser no CO, BU ou SB, dependendo dos oponentes.