Saltar para o fórum
Cbet, fazer ou não ...

Notificações
Limpar tudo

Cbet, fazer ou não fazer?

47 Mensagens
21 Utilizadores
0 Reações
12.9 K Visualizações
ACM1986
Membro desde: 11.03.2010
PokerStrategist

Queria a ajuda de voces para explorar um pouco mais a fundo a cbet. Queria saber quais são os tipos de boards bons para cbetar em cima de cada tipo de jogador e em cada situação. Sei que o tema é muito abrangente, mas queria saber um pouco mais sobre o conceito desse move. Quando fazemos por valor ou por bluff? esses tipos de coisa.

Tenho me pego na session varias vezes pensando nisso. será que esse board é bom para cbetar, nessa situação o vilão vai estar mais inclinado a foldar dar call ou raise?

Vou colocar um breve exemplo aqui, mas não queria que voces se apegasem a ele não, essa é só uma das varias situações que me pego em duvida.

Quando um jogador tight ta limp e paga meu raise. Vem um board baixo seco. É bom para cbetar? e em um board baixo com draws? o que nos leva a decisão de cbetar ou não?

Conforme eu for lembrando e forem surgindo mais situções de duvidas sobre cbet eu vou postando aqui. E quem tiver mais situações que gerem duvidas postem aqui para discutirmos.

Abraço a todos!

Responder
Citar (Quote)
46 respostas
thiiholz
Membro desde: 08.04.2009
PokerStrategist

Original de ACM1986
Queria a ajuda de voces para explorar um pouco mais a fundo a cbet. Queria saber quais são os tipos de boards bons para cbetar em cima de cada tipo de jogador e em cada situação. Sei que o tema é muito abrangente, mas queria saber um pouco mais sobre o conceito desse move. Quando fazemos por valor ou por bluff? esses tipos de coisa.

Tenho me pego na session varias vezes pensando nisso. será que esse board é bom para cbetar, nessa situação o vilão vai estar mais inclinado a foldar dar call ou raise?

Vou colocar um breve exemplo aqui, mas não queria que voces se apegasem a ele não, essa é só uma das varias situações que me pego em duvida.

Quando um jogador tight ta limp e paga meu raise. Vem um board baixo seco. É bom para cbetar? e em um board baixo com draws? o que nos leva a decisão de cbetar ou não?

Conforme eu for lembrando e forem surgindo mais situções de duvidas sobre cbet eu vou postando aqui. E quem tiver mais situações que gerem duvidas postem aqui para discutirmos.

Abraço a todos!

eu cbeto 100% quando estou x1 player.

IMO,

contra um reg que entra de limp e da call no teu raise, em um board seco baixo ele vai ter overpair ou trincado se continuar na action. A cbet é essencial para poder definir onde o adversario está. No turn é que devemos ter mais cautela.

Responder
Citar (Quote)
gremio2010
Membro desde: 20.03.2009
PokerStrategist

Original de thiiholz

Original de ACM1986

Abraço a todos!

eu cbeto 100% quando estou x1 player.IMO,

contra um reg que entra de limp e da call no teu raise, em um board seco baixo ele vai ter overpair ou trincado se continuar na action. A cbet é essencial para poder definir onde o adversario está. No turn é que devemos ter mais cautela.

leak detected

Responder
Citar (Quote)
Everton19
Membro desde: 21.12.2011
PokerStrategist

Pô cara, o artigo bronze ''Após o Flop - Têm iniciativa'' explorar bastante as C-bets. Já chegou a ler este artigo?

Responder
Citar (Quote)
thiiholz
PokerStrategist

Original de gremio2010

Original de thiiholz

Original de ACM1986

Abraço a todos!

eu cbeto 100% quando estou x1 player.IMO,

leak detected

diga mais

Responder
Citar (Quote)
ACM1986 Autor do tópico
ACM1986
PokerStrategist

Original de dumpassos
Pô cara, o artigo bronze ''Após o Flop - Têm iniciativa'' explorar bastante as C-bets. Já chegou a ler este artigo?

Já li sim. Fiz esse topico para entrar um pouco mais a fundo nesse assunto.

Responder
Citar (Quote)
ACM1986 Autor do tópico
ACM1986
PokerStrategist

Original de thiiholz

diga mais

Cara acompanha esse topico aqui, vamos ver o que pessoas mais experientes irão postar. Por que te garanto que cbetar 100% das vezes vs 1 player não é uma coisa muito indicada a se fazer. nos limites NL2 e NL5 pode ate dar certo (Não te dar prejuizo), mas do NL10 para cima se voce fizer isso vai ser muito explorado pelos regs.

Por isso que estou abrindo esse topico, entrei na NL10 e 2 semanas e to tomando na cabeça muita porrada em cima das minhas cbets. tenho tomado muito call e raise.

Responder
Citar (Quote)
Kevalfi
Membro desde: 24.06.2009
Oldschool Grinder

Boas a todos, a cbet em micro limites deve rondar os 70-85%, é bom dar cbet quando acertamos a board, quando existe uma scary card, quando temos draws, boards dobradas. Depois claro que dependendo do tipo do oponente podemos abusar ou reduzir a cbet.
Quando não queremos que o adversário fold porque acertamos o flop, o valor da aposta deve rondar os 50 % do pot, e depois com base nos draws que ele pode vir a ter podemos aumentar por vezes até apostar o pote. O valor da Cbet que uso quando não acertei a board ronda os 66% do pote, depois conforme os draws que o oponente pode ter podemos aumentar ou diminuir. Quando eu tenho draws normalmente aposto mais que o normal 75%, isto porque temos a fold equity e se por acaso acertarmos normalmente não nos metem nesse tipo de mãos, logo podemos extrair mais valor.

Não dou cbet quando não tem interesse dar, os casos são: eu sem nada e a board por as caracteristicas que tem , ou por ser muito baixa , ou por ter muitos draws, e acima de tudo por eu não representar as cartas que estão na mesa pela forma que joguei no pre flop, aí eu penso que nao tem interesse, porque vou dar uma cbet para a qual o adversário poucas vezes vão foldar. Depois tambem temos aqueles adversarios que não foldam para a cbet a todo o custo, e por vezes opto por mandar segundo barril quando eu represento uma scary card por exemplo e acho que ele a falhou redondamente devido a forma como joga.

Tinha me esquecido, apostar contra dois oponentes por bluff ou semi bluff raramente é a melhor opção.
Espero ter ajudado

Responder
Citar (Quote)
thiiholz
PokerStrategist

Original de ACM1986

Original de thiiholz

diga mais

Cara acompanha esse topico aqui, vamos ver o que pessoas mais experientes irão postar. Por que te garanto que cbetar 100% das vezes vs 1 player não é uma coisa muito indicada a se fazer. nos limites NL2 e NL5 pode ate dar certo (Não te dar prejuizo), mas do NL10 para cima se voce fizer isso vai ser muito explorado pelos regs.

Por isso que estou abrindo esse topico, entrei na NL10 e 2 semanas e to tomando na cabeça muita porrada em cima das minhas cbets. tenho tomado muito call e raise.

Acompanharei sim.. Mesmo ainda estando na NL5

Responder
Citar (Quote)
RAimi
Membro desde: 25.12.2007
PokerStrategist

Original de thiiholz

diga mais

Digamos que você abre com um range de 77+, AQ+ de determinada posição.

O bordo vem 38T, um jogador razoável vai saber que a maior parte do seu seu range não bateu e irás continuar perante um raise com KK+ (12 combinações), TT e 88 (12 combinações) a talvez alguns QQ (vou considerar apenas 3 combinações, 50% das vezes) totalizando 27 combinações de mãos contra um total de 84 mãos de seu range completo.

Nestas condições o vilão sabe que se der raise na sua C-bet vais foldar aproximadamente 68% das vezes pois a maior parte de seu range não bateu.

PS: Situação meramente ilustrativa para demostrar o conceito de cbet.

Espero que o exemplo ajude a demonstrar a situação de cbet.

Abraço!

Responder
Citar (Quote)
thiiholz
PokerStrategist

Original de RAimi

Original de thiiholz

diga mais

Digamos que você abre com um range de 77+, AQ+ de determinada posição.

O bordo vem 38T, um jogador razoável vai saber que a maior parte do seu seu range não bateu e irás continuar perante um raise com KK+ (12 combinações), TT e 88 (12 combinações) a talvez alguns QQ (vou considerar apenas 3 combinações, 50% das vezes) totalizando 27 combinações de mãos contra um total de 84 mãos de seu range completo.

Nestas condições o vilão sabe que se der raise na sua C-bet vais foldar aproximadamente 68% das vezes pois a maior parte de seu range não bateu.

PS: Situação meramente ilustrativa para demostrar o conceito de cbet.

Espero que o exemplo ajude a demonstrar a situação de cbet.

Abraço!

Exemplo perfeito. Ficou bastante claro sim!

Vou avaliar quando fizer review

Responder
Citar (Quote)
NeoBrazuca
Membro desde: 21.07.2011
Oldschool Grinder

e uma coisa q nãofoi falada, mas mto útil, é estar de olho na stat do vilão de fold para cbet.

qdo o vilão folda 80%+ para a cbet, é EV+ cbetar com um range largo, mesmo não acertando nada no flop. típica cbet por bluff.

contra vilão q folda 40%- para a cbet, aí passa a ser caso de só cbetar por valor.

adaptar-se aos vilões é importante qualidade para ter sucesso no poker.

Responder
Citar (Quote)
BanMartins
Membro desde: 02.01.2009
Elite Grinder

Se você C-betar 100% das vezes ... 100% das vezes está deixando de ganhar dinheiro...

Se você cbetar 100% das vezes em nano-micro limits ira perder dinheiro, afinal duas coisas são claras a primeira é que você não tem Fold Equity e a segunda é que só acertará alguma coisa perto de um jogo 33% das vezes. Então, em um game onde você tem que jogar por valor, você transformar 67% das suas mãos em blufe, é praticamente impossível ser lucrativo.

Em limites onde o jogo 'começa' a ser pensado, onde 99,9 dos players usam HUD etc... se você Cbetar 100% das vezes irá perder dinheiro, pelo simples fato de notarem que você faz isso 100% =) Obviamente irão se adaptar... de forma inevitável haverá a ronda em que ficas 'honesto' (o que mais tem é players com leak de 95% cbet flop e 42% cbet turn).

A cbet para ela ter sucesso em termos de não ser um leak ela pressupoe a sua agressividade na rodada anterior, pré flop se for uma flop cbet obviamente, e sua F.E... Só vai apostar sem o range que não bateu se tiver F.E... se fizer isso sem, não precisa nem falar o resultado...

E c-bet para 'ver onde está' é algo que deveria ser repensado. Non ecxiste.

Ps1. Sempre falando em termos de leak, não significa que sempre será um perdedor. Mas sempre significa que ou não está maximizando seus ganhos ou minimizando suas perdas. Princípio basilar do Poker.

Ps2. Menos de 50k hands não está próximo de long run.

Responder
Citar (Quote)
rafaelaugustop
Membro desde: 29.01.2008
Elite Grinder

Saber dar cbet bem é provavelmente top 3 em importância para ser bem sucedido em cash game, mas assim como importante não é fácil.

Flops que acertamos, temos str8 draw ou melhor é bem simples, vou ignorar essas situações.

Agora cbet por blefe é outra história, e ter informação ou não determina tudo.

Quase todo mundo liga informação a stats, mas essa deve ser a stats mais "só média" de todas. Isso claro, devido as variáveis.

Se você tem número de mãos suficientes, fiquem atentos ao fold to cbet em posição e fora dele, a diferença é absurda.

Mas o mais importante é ver contra donkey por exemplo, % de limp/call, ou de call open para determinar qual o range dele chega lá. Olhem antes o fold to cbet turn quando tiverem mãos suficientes, ter um plano B sempre aumenta a lucratividade do plano geral.

O bordo na verdade é quase o menos importante, não é ele que importa e sim a percepção que o vilão tem dele. Como jogam 3rd ou 4th par, o mesmo para GS. O turn mostra como eles jogam 2nd par, FD e str8 draw.

Esqueçam fazer foldar esse segundo grupo, na grande maioria dos casos isso não vai ocorrer, principalmente se for HU. Por isso o fold to cbet turn muda tudo em relação ao que fazer. Contra jogadores de 3rd ou 4th par e GS, vocês precisam ter equidade. Exemplo:

Vilão dá muito call na cbet, flop 863

Com 22 cbh, com KQ a coisa muda, podemos dar cbet, o mesmo vale para quem tem fold to cbet alta no turn o que normalmente vão foldar 44, 55, 77, 9T em um turn J+ (no J não deve largar 9T). Se o bordo tem FD é mais um problema para o flop, mas uma fuga para o river. Se ele vem com esse flop 863 com FD e ele vai de call, dificilmente tem mais que JJ, com KQ tem equidade e pode colocar pressão, mesmo um um JJ.

Ter posição nesse caso, pode fazer foldar um 45 no turn, se ele tiver posição esquece, vai pagar turn também. Donkey vai pagar tendo ou não posição. Raise cbet também é importante, mas não é só o número, pode ser alto mas ser passivo com draw, ou pode ser baixo e ser agressivo com draw, então voltamos a questão de observar.

Quanto maior o range do vilão PF, menos ele vai acertar, fiquem atentos a isso, principalmente contra donkey. É comum por exemplo cbet contra donkey no flop e desistir turn, mas prestem atenção quando temos boa mão, não é incomum cbet flop o donkey dar call e no turn foldar, usem isso como informação.

Importante, quem tem dúvida nesse assunto postar todas as situações que tiverem dúvidas, coloquem no fórum de mãos e discutindo situação por situação vai ficando mais simples.

Se algo não ficou claro só perguntar.

Responder
Citar (Quote)
mkapt
Membro desde: 31.03.2010
PokerStrategist

Cbetar 100% das vezes só leva o indivíduo a duas coisas: perder dinheiro pro donkey e ser explorado pelo reg.

Responder
Citar (Quote)
tecnow
Membro desde: 22.06.2008
Oldschool Grinder

Esses dias vi um vídeo do Diogenes1608 falando que, uma boa oportunidade para cbetar turn (obviamente dependendo do indivíduo e da dinâmica da mesa), seria quando temos 8 outs ou mais... O que acham desse pensamento?

Minha cbet flop tem rondado os 64% e cbet turn em torno de 53%, muito agressive?

Responder
Citar (Quote)
mkapt
PokerStrategist

Original de tecnow

Minha cbet flop tem rondado os 64% e cbet turn em torno de 53%, muito agressive?

Depende. Pode ser bom como pode ser ruim.

Quanto tá sua flop cbet sucess? É ela que vai mostrar se você tá cbetando bons bordos.

A minha está em 71% flop (uns 47% de sucess) e uns 48% turn. Seria explorável por jogadores decentes, mas como eles são raridade nos micros, tá sussa.

Responder
Citar (Quote)
kauan18
Membro desde: 14.02.2009
Oldschool Grinder

cbetar sempre é bom, é dificl aparecer um spot hu onde cbetar é ruim, tem que funcionar muito pouco. A memoria seletiva faz hero pensar que estar perdendo dinheiro dando cbet só porque deu 4 cbets e nenhuma passou.

Só ver os caras mais picas tipo nanonoko tem cbet de 80%, eles cbeta quase sempre heads up, apenas em pots multway que é mais complicado e muitas vezes não vale apena.

Se nos enfrentamos um vilão com cbet de 90% em pots hu, é muito dificl adaptar contra ele, olhem a matematica.

O vilão com cbet de 90% aposta 67% do pot, a aposta dele tem que funcionar 40% das vezes pra ele ter um ev igual a 0.

isso quer dizer que, pra ele cair numa situação onde ela funciona menos de 40% nos temos que defender 60% das vezes fazendo call, raise, ch call ou ch raise.

Imaginem como nosso range impacta em boards aleatorios, praticamente nunca acertamos o board mais que 40% das vezes, aproximadamente 30% dos boards vamos acertar um par, seja TP, 2º par, 3º par ou 4º par. Os outros 10% são draws, sendo que quase metade são gutshot draws.

Ainda faltam 20% de mãos pra defendermos, e esses 20% tem que ser air, pq não tem como acertamos mais que 40%.

então pra defendermos esse minimo de 60% das vezes temos que defender varias sempre com pares ruins(sem valor) , varios draws horriveis com poucos outs e quase 30% dos nosso range é air.

será que o vilão esta fazendo alguma merda cbetando 90% em hu?

outra coisa, imagina que o vilão esta fora de posição e vai partir para o check fold ai invez de cbetar.

Ele ja colocou 3bb preflop, toda vez que ele parte pro check fold, o ev dele é -300bb/100, se ele cbet e funciona 40% apenas o ev dele é 0bb/100.

Se numa hipotese ruim a cbet dele funcionar apenas 35% das vezes, ele ainda continua tendo um ev maior que -300bb/100 e cbetar continua sendo melhor que check fold.

Responder
Citar (Quote)
mkapt
PokerStrategist

Bom, uma coisa é um cara 15/12, rocha pura, cbetar 90% dos flops; outra bem diferente é um 25/21. De todo modo, ele não vai poder continuar muitas e muitas vezes contra c/r, balugas e tal. É bem difícil ele atingir o EV dele num field que é tão agressivo como ele e que vai blefar muito em cima desses 90% dele.

O nanonoko é praticamente um robô, ele não conta hehehe. E a gente ainda tá muito longe do thinking level dos caras que jogam NL600, NL1k, NL5k.

Em microlimites, um cara que cbete 80%+ tá vomitando dinheiro por todos os poros do corpo.

Responder
Citar (Quote)
kauan18
Membro desde: 14.02.2009
Oldschool Grinder

cbet em limite baixo funciona muito mais que em limite alto, por razões obvias

o range que os vilões fazem flat é muito mais largo, eles são mais weaks, jogam mais vezes hit or fold. Tem que lembrar da memoria seletiva, não é porque voce fez 4 cbets e nenhuma passou, que cbetar é ruim.

pode até tirar a prova dos nove, vai no hm, e seleciona o filtro cbet made= true, gera o grafico, depois usa o filtro cbet made= false

o primeiro é uma reta ascendente, o segundo, na melhor da hipoteses vai ser small winner ou breakeven, sendo que o mais provavel é ele ser negativo.

Pode fazer isso em qualquer limite, desde nl2

Responder
Citar (Quote)