Pergunta de iniciante, mas não sei se faz sentido essa pergunta quando jogo BSS. Não sei ao certo se devo levantar de uma mesa.
Tendo aumentado minha stack, devo levantar em algum momento ou isso melhora a estratégia? Se devo levantar, quando?
Pergunta de iniciante, mas não sei se faz sentido essa pergunta quando jogo BSS. Não sei ao certo se devo levantar de uma mesa.
Tendo aumentado minha stack, devo levantar em algum momento ou isso melhora a estratégia? Se devo levantar, quando?
Um dos artigos aqui da Strategy faz um paralelo interessante com a bolsa de valores.
Pra quem já investiu é fácil conhecer a terminologia Stop Loss e Stop Gain, que são valores máximos de perda ou retorno respectivamente pré-definidos pelo investidor.
O mercado de capitais é um mercado de risco, ou seja é possível que você chegue com um valor e saia de lá com um valor menor, e pior, é possível que suas operações dêem certo até um determinado momento e derrepente todo o lucro seja dissolvido em segundos.
Numa mesa de cash game há um processo semelhante. Numa única mão é possível dobrar suas fichas, mas também há o risco de perder tudo. Dessa forma, estabelecer uma relação risco/retorno pode ser bem interessante ao jogador.
Na bolsa, os investidores costumam estabelecer uma relação risco/retorno de no mínimo 1/3, ou seja arrisca-se perder uma quantidade X do valor investido para arriscar-se a ganhar 3X desse mesmo valor.
Por exemplo, um papel está valendo 1,00 e pelas suas análises você acredita que ele pode atingir 1,60 nos próximos dias - mas nunca tem certeza que isso irá ocorrer. Então você entra nesta operação arriscando ganhar 0,60 centavos. Se der errado, o limite de perdas máximo que vc estabelece é 0,20 ou seja, 1/3 do valor. Então se o papel chegar a valer 0,80 vc sai fora perdendo esses 0,20 e garantindo que não perde mais.
Esse mesmo princípio se adotado pode ser muito bom pra saber o momento de sair ou continuar numa mesa. Estabelecendo um valor X de retorno e calculando o máximo da perda com relação à esse valor.
E aí entra a questão da disciplina do jogador em se manter fiel ao que estabeleceu no princípio, saindo quando atingir o limite estipulado.
Eu discordo sobre aplicar certos conceitos da bolsa no poker, e esse de stop loss é um. Falando de sessão eu já não concordo muito, em se tratando de mesas aí não concordo nada.
Em BSS não tem valor máximo ou mínimo para sair (acho que mínimo nenhuma estratégia tem) enquanto você considerar que sua habilidade é maior que as dos adversários, continue.
Original de rafaelaugustop
Eu discordo sobre aplicar certos conceitos da bolsa no poker, e esse de stop loss é um. Falando de sessão eu já não concordo muito, em se tratando de mesas aí não concordo nada.Em BSS não tem valor máximo ou mínimo para sair (acho que mínimo nenhuma estratégia tem) enquanto você considerar que sua habilidade é maior que as dos adversários, continue.
This. Se eu achar que tenho edge sobre a mesa não saio nem dobrando nem perdendo a stack. Na sessão a mesma coisa, se achar que estou a jogar bem mesmo estando a perder não tem porque parar.
Eu falo isso porque já estive durante algumas horas acumulando um bom lucro e acabei saindo no prejuizo após algumas mãos... Aí ficava me perguntando: porque eu não saí antes?! O que eu havia ganhado já estava bom pro dia. Podia sair nem que fosse pra sentar de novo e zerar o stack.
Por isso, atualmente eu procuro fazer assim, estipulo um valor e procuro chegar até ele, se eu chegar e estiver confortável na mesa realmente, não há por que abandonar. Mas posso simplesmente sair pra realizar o lucro e voltar com o mesmo stack inicial de antes. Assim, se eu perder eu perco o que o ganhei dos outros, não o que eu levei pra mesa.
Quem fala isso é o Gus Hansem: Procure jogar com as fichas que você tomou dos outros, não apenas com as suas.
Bem, obrigado pelas opiniões.
Achei ótimo o comentário do rafael, mas devo dizer que concordo com o mvsaturno... Sair da mesa e voltar com 100BBs me parece um grande alívio, pelo menos pra mim, que sou iniciante. Além do que, voltar pra mesa é sempre uma opção.
Seria interessante (para o jogador, não pros sites) que as salas de poker permitissem retirar dinheiro da mesa sem ter que levantar, desde que você não estivesse envolvido na mão.
Sobre o stop loss em si, acho que não tem muito sentido, desde que você tenha certeza que as perdas não alteraram seu modo de jogo, que vc continua seguindo seu sistema habitual, sem ter sido afetado pelo tilt. Opinião pessoal.
Editado:
Estou lendo o The Theory of Poker, do David Sklensky (Como se eu precisasse dizer de quem é esse livro, rsrs)
Sobre sair ou ficar na mesa ele fala logo no inicio:
"O fato de se estar ganhando ou perdendo também não deve afetar a sua decisão de ficar ou sair de um jogo. Do ponto de vista de um “moneymaker” o único critério para jogar ou não é se é favorito ou não-favorito. Se você é favorito, permaneça, senão saia.
Nunca pare de jogar ou saia de uma mesa só para assegurar uma sessão vencedora. Do mesmo jeito não continue a jogar num dia/mesa ruim só para recuperar bankroll.
Se você é favorito, mantenha-se. Se passar a ser um não-favorito saia estando ganhando ou perdendo."
(Tradução brasileira.)
Original de mvsaturno
Eu falo isso porque já estive durante algumas horas acumulando um bom lucro e acabei saindo no prejuizo após algumas mãos... Aí ficava me perguntando: porque eu não saí antes?! O que eu havia ganhado já estava bom pro dia. Podia sair nem que fosse pra sentar de novo e zerar o stack.Por isso, atualmente eu procuro fazer assim, estipulo um valor e procuro chegar até ele, se eu chegar e estiver confortável na mesa realmente, não há por que abandonar. Mas posso simplesmente sair pra realizar o lucro e voltar com o mesmo stack inicial de antes. Assim, se eu perder eu perco o que o ganhei dos outros, não o que eu levei pra mesa.
Quem fala isso é o Gus Hansem: Procure jogar com as fichas que você tomou dos outros, não apenas com as suas.
Não tem como sair da mesa e voltar com 100bbs para a mesma mesa, quando subir de limite e o número de mesas for menor não vai ter essa oferta de donkeys e vai ter dificuldades em jogar deep pq não aprendeu quando devia (nos limites baixos). Você volta com o que saiu.
Sobre sair antes de ter perdido, esse é um sentimento orientado pelo resultado, duas coisas que não combinam muito com o poker, ter sentimento e ser orientado pelo resultado.
Original de rafaelaugustop
Eu discordo sobre aplicar certos conceitos da bolsa no poker, e esse de stop loss é um. Falando de sessão eu já não concordo muito, em se tratando de mesas aí não concordo nada.Em BSS não tem valor máximo ou mínimo para sair (acho que mínimo nenhuma estratégia tem) enquanto você considerar que sua habilidade é maior que as dos adversários, continue.
concordo totalmente
Bem simples, se acreditas que é o favorito na mesa e jogas melhor que os de mais continua. Se acreditas que podes perder levanta.
Sais da mesa quando olhares à volta e e chegares à conclusão que os vilões tem o mesmo nivel que o teu ou melhor e tão deep como tu.
Ficas enquanto os donks ficarem. Os donks perdem a stack e abandonas. Abres outra mesa.
Confesso que uma vez estava dando um tiro em um limite mais alto, parte por estar seguindo um donkey. Joguei bem, quadrupliquei a stack (400BB), mas o donkey estava dando bad beats no povo e tinha mais de 400BB. Uma hora tive KK, dei de frente num AA dele e perdi todas as 400BB.
Donkada minha, óbvio. Mas mesmo assim difícil pensar que não teria sido bom sair da mesa a algum ponto... mesmo que eu estivesse arriscando dobrar 400BB em cima do donkey.
se estou jogando em uma mesa em q a maioria esta deep, eu comeco a jogar muito mal. o pos flop fica um lixo e eu viro um calling station. Se só donkeys estao deep eu fico, se tiver 2 ou + regs deep eu prefiro sair(mesmo tendo donkeys).
Original de jukitas
Sais da mesa quando olhares à volta e e chegares à conclusão que os vilões tem o mesmo nivel que o teu ou melhor e tão deep como tu.Ficas enquanto os donks ficarem. Os donks perdem a stack e abandonas. Abres outra mesa.
É mesmo isso! Até há uma expressão famosa que eu não me lembro de quem a proferiu mas é algo do género: Se tiveres numa mesa de poker, olhares à tua volta e não vires nenhum donkey, levanta-te porque o donkey és tu.
Não são estas as palavras mas a ideia acho que está certa.