Saltar para o fórum
Completou SB tomou ...

Notificações
Limpar tudo

[Fechado] Completou SB tomou raise

9 Mensagens
5 Utilizadores
0 Reações
1,885 Visualizações
rafaelaugustop
Membro desde: 29.01.2008

Uma jogada que eu gostava de fazer a um tempo atrás e parei era dar raise com any 2 contra vilões que completam o SB quando estou no BB.

Voltei a pensar nessa jogada há umas duas semanas. Vou colocar aqui meu racicínio pra ver se vocês concordam.

O adversário pouco importa para essa jogada, pode ser nits querendo um flop como mãos marginais ou pode ser donkeys que fazem isso tanto com AA quando com 72.

Por experiência, os adversários em geral largam muito, muito mesmo uns 80% das vezes. Mesmo donkeys de vpip 35 ou maior largam muito. Quando eles completam no SB, pode ter certeza que o range deles não é de 35% e sim bem maior, eu me arrisco a dizer que um vpip de 35 dando open limp no SB vai fazer isso com uns 60% do range dele, você pode então tirar as melhores mãos de acordo com ATS. Então como exemplo um jogador que tem VPIP de 30, PFR de 15 e ATS de 25. Vou considerar que ele vai dar limp no SB com o range de 25 a 55% das mãos.

O que dá esse range:
22-33, K6s-K2s, Q8s-Q2s, J9s-J3s, T6s+, 97s+, A4o-A2o, K8o-K2o, Q9o-Q3o, J7o+, T8o+

Esse range contra any2:

Tem 52 x 47.

É um valor excelente. Você tem 47% contra o range do vilão, tendo posição, sendo o agressor e com a vantagem que o range dele é fraco, não importa o quanto seu range é fraco, o vilão tem uma mão fraco.

Sua FE contra ele é simplesmente gigante.

Qualquer cenário PF vai ser lucrativo pra você. Se o jogador joga tipo 18/12 e ele completa, nós perdemos FE em relação a fraqueza do range dele, porém é compensada com o fato dele ser tight e tender a largar tanto PF quanto pós-flop.

Sinceramente eu pensei e não encontrei nenhum cenário onde o raise por si só PF é -EV. Em qualquer situação ele será lucrativo na minha opinião, o que nos leva para o pós-flop.

Quando o vilão receber o raise PF e der call, o que repito vai acontecer a minoria das vezes, ele estará em uma situação em que ele dificilemente vai ganhar um pote grande de você. Mesmo se o seu pós-flop for fraco, vai ser rara às vezes que ele vai levar sua stack, isso só vai acontecer em bad beats ou coolers o que não vai mudar em nada da lucratividade da sua jogada.

Alguns podem discutir que contra jogadores donkeys CS não seria correta essa jogada, mas eu não vou concordar.

Mesmo que o adversários seja o maior CS, C/R dele na cbet demonstra muita força, apesar que esse range vai acertar poucas vezes o range dele, cerca de 35% das vezes. Mesmo ele gostando de showdwon em aproximadamente 35% das vezes ele vai largar. Quando ele não largar, você pode ter certeza que em 90% das vezes você terá 4 cartas (já que ele dando call no open raise e call oop na cbet você verá também o turn)
colocando uma pressão enorme sobre um range fraco que joga fora de posição.

Não podemos esquecer que quando esse vilão CS acertar o flop, nos também vamos acertar muitas vezes, e aí serão no mínimo duas streets de value, flop e turn, e com sua posição (isso é indispensável) você tem n opções no river para tirar valor ou dar cbh.

Eu volto a dizer, não vi nenhuma forma para que essa jogada seja -EV, contra nenhum jogador consigo colocar uma situação que não seja lucrativa. A única exigência é ter uma sensibilidade de cbetar ou não em determinada situação e contra determinados adversários, mas isso só aumentará seu lucro a longo prazo, nunca vai tornar sua jogada -EV.

Gostaria de discutir sobre esse assunto, quem tiver opiniõs ou quizer colocar situações onde não concordam com o que eu disse seria bom.

8 respostas
rafaelaugustop Autor do tópico
rafaelaugustop

Ah esqueci de falar uma coisa, alguns vão questinar, o fato de ter uma mão especulativa boa, tipo 89s, dando o raise PF você vai tirar ele muitas vezes da mão tendo uma combinação boa.

Isso é verdade, mas 89s joga bem contra um range forte, 89s joga muito bem contra JJ+, mãos que podem formar TPGK etc...

SC nunca vão jogar bem contra um range fraco especulativo. Se o jogador dá call PF ele está interessado no pote, o que sobe a força do range dele e melhora seu jogo com esse tipo de mão. Quando você dá check no BB, você manda também a mensagem que está fraco, e quando o vilão entrar atirando você vai ter que largar quando não acertar, você deu a ele a oportunidade de reverter a pressão e consequentemente levar o pote.

Fazendo uma pequena comparação, quando você vai roubar blinds, você coloca 3 ou 4BB (eu sempre coloco 4) para ganhar 1,5BB contra 2 combinações de mãos, contra um range que você não recebeu nenhum informação, a não ser o fato que ele é any2, quando você faz essa jogada PF estando no BB, você coloca 3BB para ganhar 2 contra 1 combinação de mãos contra um range predominantemente fraco.

dsnilo
Membro desde: 16.07.2007

Acho que dar raise indiscriminadamente quando a SB completa, não acho uma boa idéia. Mas faço isso em 80% dos casos.
Se vc está na SB e apenas completa com a intenção de ver o flop, vc é donkey. Pensando assim tento não dar chance pro vilão. Mas acho que uma leitura do adversário é muito importante nessa hora.
Um jogador Tight dificlmente faz isso, enquanto que um donkey pensa..."vai que bate" e a BB só dá call, além do que se vc dá raise na SB esse fdp pode ter uma leitura sua e fazer isso como slowplay quando sai com um par forte.

Não tenho a didatica do Poker, mas acho que é isso

clinicas
Membro desde: 20.05.2008

Original de dsnilo
Acho que dar raise indiscriminadamente quando a SB completa, não acho uma boa idéia. Mas faço isso em 80% dos casos.
Se vc está na SB e apenas completa com a intenção de ver o flop, vc é donkey. Pensando assim tento não dar chance pro vilão. Mas acho que uma leitura do adversário é muito importante nessa hora.
Um jogador Tight dificlmente faz isso, enquanto que um donkey pensa..."vai que bate" e a BB só dá call, além do que se vc dá raise na SB esse fdp pode ter uma leitura sua e fazer isso como slowplay quando sai com um par forte.

Não tenho a didatica do Poker, mas acho que é isso

ele tbm pode dar 3-bet light, c/r no flop, etc

acho uma jogada frágil

é interessante para fazer uma, duas vezes para impor respeito mostrar que é agressivo

mas do que isso é se expor demais facilitando para que um adversario mais atento nos pegue numa armadilha

rafaelaugustop

O fato de um jogador atento poder fazer uma amardilha não justifica não faer essa jogada. Se ele tentar alguma armadilha só vai consiguir uma vez, ele depois disso já estará em desvantagem.

Se ele der limp no SB e voltar 3bet light ele precisa ter um bom reads, a não ser que ele veja você fazendo isso sempre, mostrando mãos fracas vai ser difícil ele contra-atacar.

Primeiro essa oportunidade vai acontecer poucas vezes, o vilão tem que ter um histórico gigante para notar esse movimento.

Você é BB 1 vez por órbita, essa situação deve acontecer a cada 10 órbitas (chute total) isso quer dizer que em SH vai acontecer a cada 60 mãos, e para ele notar algum padrão de jogo seu ele vai precisa de 4 a 5 reads sólidos. O que chega a aproximadamente 300 mãos. Isso se todas forem pro showdown, nessa 300 mãos em 5 você deu raise no SB mas quando foi pro showndown o que você mostrou? Se é que foi alguma vez. E aquilo que eu disse, nesse caso você não vai colocar 100BB com TP e seu kicker fraco, se ele der limper com AA e te levar 50BB você já vai ter a leitura dele e ele vai voltar a ter desvantagem sobre você.

A chance de você tomar limp/3bet light é muito menor que a chance de um jogador defender seu SB ou BB, muito mesmo.

rafaelaugustop

Voltei para mostrar os resultados. E foram absurdamente lucrativo utilizar essa estratégia. Segue abaixo o quanto eu perdi em Julho, Agosto, Setembro e Outubro no SB.

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

E nem é somente uma comparação mês x mês que já foi absurda a diferença. Mas reparem que no mês de outubro eu consegui praticamente perder o mesmo tanto no BB que eu perdi no SB.

-13.83bb/100 no bb e -12.17bb/100 no sb.

rafaelaugustop

Consegui filtrar somente as mãos que somente tinha eu no bb e o sb completou e eu dei raise.

+113.05bb/100 :tongue:

Resultado com as mãos que mais ganhei:

Resultado com as mãos que mais perdi

eu concordo e tbm faço raise any2 contra qualquer adversário...
tbm acho +EV contra donkeys CS, tenho posição e se acertar algo no flop ganharei muito dinheiro... alias foi numa mão destas que ganhei o meu maior pot de todos os tempos:

Known players:
[tg]Position_Stack:hands/vp$ip/RaisePreflop/AF/WTS/ORL/BBvsSteal/W$SD;SB$103,35:18/67/17/2,2/46/0/-/67;Hero$50,90:///////;MP3$8,45:31/46/0/1,4/50/0/-/0;CO$10,85:76/8/3/0,5/0/0/100/-;BU$31,45:51/12/2/0,8/38/0/100/67;[/tg]
0,25/0,5 No-Limit Hold'em (5 handed)
Hand recorder used for this poker hand: PokerStrategy Elephant 0.60 by www.pokerstrategy.com.

Preflop: Hero is BB with 3♦, 7♥
3 folds, SB calls $0,25, Hero raises to $2,00, SB calls $1,50.

Flop: ($4,00) 6♣, 5♠, 4♣ (2 players)
SB checks, Hero checks.

Turn: ($4,00) 6♠ (2 players)
SB checks, Hero bets $3,50, SB raises to $11,00, Hero raises to $25,00, SB raises to $76,50, Hero raises to $48,90 (All-In), SB gets uncalled bet back..

River: ($101,80) K♣

Final Pot: $101,80

Results follow (highlight to see):
Hero shows a straight, seven high (3d 7h)
SB shows three of a kind, sixes (Tc 6h)

Hero wins with a straight, seven high (3d 7h)

se for slowplay, o q eh MUITO dificil de acontecer, já terei notes do adversario e ele não conseguira me pegar numa armadilha mais do que uma vez

Gonira
Membro desde: 27.02.2008

nossa, meu. check behind nesse flop não, né.