Uma jogada que eu gostava de fazer a um tempo atrás e parei era dar raise com any 2 contra vilões que completam o SB quando estou no BB.
Voltei a pensar nessa jogada há umas duas semanas. Vou colocar aqui meu racicínio pra ver se vocês concordam.
O adversário pouco importa para essa jogada, pode ser nits querendo um flop como mãos marginais ou pode ser donkeys que fazem isso tanto com AA quando com 72.
Por experiência, os adversários em geral largam muito, muito mesmo uns 80% das vezes. Mesmo donkeys de vpip 35 ou maior largam muito. Quando eles completam no SB, pode ter certeza que o range deles não é de 35% e sim bem maior, eu me arrisco a dizer que um vpip de 35 dando open limp no SB vai fazer isso com uns 60% do range dele, você pode então tirar as melhores mãos de acordo com ATS. Então como exemplo um jogador que tem VPIP de 30, PFR de 15 e ATS de 25. Vou considerar que ele vai dar limp no SB com o range de 25 a 55% das mãos.
O que dá esse range:
22-33, K6s-K2s, Q8s-Q2s, J9s-J3s, T6s+, 97s+, A4o-A2o, K8o-K2o, Q9o-Q3o, J7o+, T8o+
Esse range contra any2:
Tem 52 x 47.
É um valor excelente. Você tem 47% contra o range do vilão, tendo posição, sendo o agressor e com a vantagem que o range dele é fraco, não importa o quanto seu range é fraco, o vilão tem uma mão fraco.
Sua FE contra ele é simplesmente gigante.
Qualquer cenário PF vai ser lucrativo pra você. Se o jogador joga tipo 18/12 e ele completa, nós perdemos FE em relação a fraqueza do range dele, porém é compensada com o fato dele ser tight e tender a largar tanto PF quanto pós-flop.
Sinceramente eu pensei e não encontrei nenhum cenário onde o raise por si só PF é -EV. Em qualquer situação ele será lucrativo na minha opinião, o que nos leva para o pós-flop.
Quando o vilão receber o raise PF e der call, o que repito vai acontecer a minoria das vezes, ele estará em uma situação em que ele dificilemente vai ganhar um pote grande de você. Mesmo se o seu pós-flop for fraco, vai ser rara às vezes que ele vai levar sua stack, isso só vai acontecer em bad beats ou coolers o que não vai mudar em nada da lucratividade da sua jogada.
Alguns podem discutir que contra jogadores donkeys CS não seria correta essa jogada, mas eu não vou concordar.
Mesmo que o adversários seja o maior CS, C/R dele na cbet demonstra muita força, apesar que esse range vai acertar poucas vezes o range dele, cerca de 35% das vezes. Mesmo ele gostando de showdwon em aproximadamente 35% das vezes ele vai largar. Quando ele não largar, você pode ter certeza que em 90% das vezes você terá 4 cartas (já que ele dando call no open raise e call oop na cbet você verá também o turn)
colocando uma pressão enorme sobre um range fraco que joga fora de posição.
Não podemos esquecer que quando esse vilão CS acertar o flop, nos também vamos acertar muitas vezes, e aí serão no mínimo duas streets de value, flop e turn, e com sua posição (isso é indispensável) você tem n opções no river para tirar valor ou dar cbh.
Eu volto a dizer, não vi nenhuma forma para que essa jogada seja -EV, contra nenhum jogador consigo colocar uma situação que não seja lucrativa. A única exigência é ter uma sensibilidade de cbetar ou não em determinada situação e contra determinados adversários, mas isso só aumentará seu lucro a longo prazo, nunca vai tornar sua jogada -EV.
Gostaria de discutir sobre esse assunto, quem tiver opiniõs ou quizer colocar situações onde não concordam com o que eu disse seria bom.