Dúvida básica sobre EV
Fala pessoal, olha eu aqui novamente!
Seguinte, enquanto eu lia capítulos soltos de alguns livros sobre Poker, um insight se formava na minha cabeça. Antes de falar sobre tal insight, eu gostaria de saber se a base para ele, o cálculo EV ( Expected Value ) está correto.
O que eu entendo por ev:
EV = [(probabilidade de vitória) x (valor ganho)] + [(probabilidade de derrota) x (-valor perdido)]
Por exemplo, hero segura A:hQ:h num flop: K:s7:h2:h, com pote de 9BBs, o vilão aposta 1bb;
Neste caso, o valor ganho depois do meu call, seria 11BBs ( 9BBs do pot original + 1BB da aposta do vilão + 1BB do meu call ) e o valor perdido seria 1BB, certo?
A dúvida existe pois neste livro ( Podem acessar, está no google books e o google books só publica páginas autorizadas pela editora detentora dos direitos autorais ♠_thumbsup: ) que tem o Ed. Miller como co-autor, entre as páginas 22 e 23( Disponíveis no link acima ), há um exemplo, onde o EV é calculado com base no tamanho do pote após o call. Em outras fontes, entretanto, o valor do pote é calculado sem levar em conta o valor do call, ficando o valor ganho, no meu exemplo acima, 10BB's.
Tendo em vista que o Ed. Miller é um coach conceituado e respeitado em vários fóruns e que, inclusive, foi co-autor de livros ao lado do Sklansky, eu acho pouco provável que ele esteja errado ou tenha deixado um erro básico de um dos seus co-autores passar assim.
Ah, sim! Sempre há a possibilidade de eu não ter compreendido bem, pois meu inglês não é lá essas coisas... Então, se for o caso, já peço desculpas antecipadamente.
Quando responderem esta pergunta, farei algumas outras neste mesmo tópico com base neste meu mesmo exemplo.
Abraços a todos!