Saltar para o fórum
Dúvida básica sobre...

Notificações
Limpar tudo

[Fechado] Dúvida básica sobre EV

21 Mensagens
4 Utilizadores
0 Reações
1,577 Visualizações
Otzdaath
Membro desde: 21.11.2008

Dúvida básica sobre EV

Fala pessoal, olha eu aqui novamente!

Seguinte, enquanto eu lia capítulos soltos de alguns livros sobre Poker, um insight se formava na minha cabeça. Antes de falar sobre tal insight, eu gostaria de saber se a base para ele, o cálculo EV ( Expected Value ) está correto.

O que eu entendo por ev:

EV = [(probabilidade de vitória) x (valor ganho)] + [(probabilidade de derrota) x (-valor perdido)]

Por exemplo, hero segura A:hQ:h num flop: K:s7:h2:h, com pote de 9BBs, o vilão aposta 1bb;

Neste caso, o valor ganho depois do meu call, seria 11BBs ( 9BBs do pot original + 1BB da aposta do vilão + 1BB do meu call ) e o valor perdido seria 1BB, certo?

A dúvida existe pois neste livro ( Podem acessar, está no google books e o google books só publica páginas autorizadas pela editora detentora dos direitos autorais _thumbsup: ) que tem o Ed. Miller como co-autor, entre as páginas 22 e 23( Disponíveis no link acima ), há um exemplo, onde o EV é calculado com base no tamanho do pote após o call. Em outras fontes, entretanto, o valor do pote é calculado sem levar em conta o valor do call, ficando o valor ganho, no meu exemplo acima, 10BB's.

Tendo em vista que o Ed. Miller é um coach conceituado e respeitado em vários fóruns e que, inclusive, foi co-autor de livros ao lado do Sklansky, eu acho pouco provável que ele esteja errado ou tenha deixado um erro básico de um dos seus co-autores passar assim.

Ah, sim! Sempre há a possibilidade de eu não ter compreendido bem, pois meu inglês não é lá essas coisas... Então, se for o caso, já peço desculpas antecipadamente.

Quando responderem esta pergunta, farei algumas outras neste mesmo tópico com base neste meu mesmo exemplo.

Abraços a todos!

20 respostas
rafaelaugustop
Membro desde: 29.01.2008

O seu lucro não conta o que você colocou. Pq você tem a opção de dar fold e não colocar ele no pote. O que você colocou para chegar até o flop conta como ganho, o que vai colocar não.

Não li o link que você postou. Mas uma questão que muitos se enganam é calcular as odds para ser bom o call, quando o resultado é em % se considera o valor pago para o pote final, quando é em proporção não.

Usando seu próprio exemplo, em % seria a seguinte conta.

(valor a pagar * 100) / valor total do pote (contando seu call)

No caso 9,09% que é a % de vezes que você tem que ganhar para fica no 0 a 0.

Se é em proporção fica

(valor a pagar * 100 ) / valor total do pote (sem contar seu call).

Seria então 1:10 que quer dizer que para cada 10 derrotas você precisa ganhar uma vez para fica no 0 a 0.

Otzdaath Autor do tópico
Otzdaath

Rafael, obrigadão por responder! _thumbsup:

Com sua explicação, entendi como calcular das duas formas. Só para ver se entendi, usando este exemplo aqui da strategy, usando Pot Odds:

Valor do call: $2
Pot Atual( Sem o meu call, porque usaremos proporção ): $12
Pot odds: 12/2 = 6:1
Significando que preciso ganhar um 1/7 ou 14,28%
Odds : 5:1 = 1/6 = 16,66%

Ou seja, só comparando a porcentagem das odds em relação as pot odds, eu sei que o call é lucrativo porque 16,66% é maior que 14,28%?

Aí, ainda aproveitando o gancho( Usarei a probabilidade de ganhar e perder em formato de fração porque fica mais simples para calcular ):
EV = (1/6 x $12) + [5/6 x (-$2)]
EV = 12/6 - 10/6
EV = 2/6 = 1/3 = 0,33.

Então, o meu EV é de $0,33.

O cálculo e o pensamento acima estão corretos?

Desde já, obrigado pelo comentário.

Abraços.

rafaelaugustop

Isso mesmo. Essa sua conta de EV é uma das formas de fazer.

Otzdaath Autor do tópico
Otzdaath

Rafael, muito obrigado por responder mais uma vez. _thumbsup:

Ainda, falando sobre EV... Andei pensando em como utilizar pot odds para determinar a porcentagem de uma aposta.

Pesquisando aqui e ali, cheguei à seguinte fórmula para a fold equity necessária para uma bet ser lucrativa: bet/pot+bet . Por exemplo, num pot com $2, eu aposto $1, então a fold equity necessária para a bet ser lucrativa é maior que 1/(2+1) = 1/3 = 33%. Este cálculo, na verdade é o mesmo para saber se o call é lucrativo ou não. Esta fórmula está correta?

Se for o caso, achei curioso o fato do cálculo ser relacionado apenas à fold equity e não às apostas em geral ( Tanto por valor como por blefe ). O meu palpite é que o cálculo é diferente porque, quando eu ganho, eu ganho: pot+minha bet+call do vilão. Enquanto no caso da fold equity, eu ganho apenas o que já está no pote. E isso influencia no EV da jogada. Então, a fórmula ficaria: bet/(pot+2bet). No exemplo acima: 1/(2+1+1) = 1/4 = 25%. Esta fórmula está correta?

Agora, outra pergunta relacionada à matemática em geral do Poker e não apenas ao EV:
Sendo Fe = Fold Equity, Pe = Pot Equity, e E = equity total, esta fórmula:
E = Fe+[(1-Fe) x Pe]
Está correta?

Por exemplo, num river qualquer, supondo que eu saiba que o vilão vá foldar 30% das vezes e minha mão contra o range de call do vilão ( Não considerarei a possibilidade de raise, só para simplificar ) tenha uma pot equity de 25%. Então:
E = 0,3 + [(1-0,3) x 0,25]
E = 0,3 + (0,7 x 0,25)
E = 0,3 + 0,175
E = 0,475
E = 47,5%

Rafael, desculpe por te encher com perguntas tão básicas, mas é que eu só compreendo uma conclusão quando entendo o caminho para se chegar a ela. _thumbsup:

Aos outros posters: Fiquem a vontade para responder. _thumbsup:

Abraços.

LOBORJ
Membro desde: 05.03.2008

Opa Otzdaath,
uma das fórmulas mais simples de se cácular EV é a seguinte.

EV = Eq* pote final - investimento

sendo Eq = equidade de sua mão x o range do oponente.

Molinho e resolve muita coisa.

Grande abraço

rafaelaugustop

Original de LOBORJ
Opa Otzdaath,

Grande abraço

E a FE?

Sarsante
Membro desde: 03.08.2009

A formula do EV que eu conheço é:

EV = Pot * Fold% + Call% * (amountwin*win% + amountlose*lose%)

até onde sei, você deve considerar o valor do pot + bet, sem o valor do call.

então se o pot tem 9x e o vilão beta 1x, vai ficar:

amountwin (pot) = 10
amountlose (valor do call) = -1
win% = equidade em valor decimal (ex 80% -> 0,80)
lose% = equidade vilão

EV = 10 * 0 + 1 * (10 * win% + (-1) * lose%)
EV = (10 * win% + (-1) * lose%)

para descobrir o mínimo win% para ser uma jogada BE, substituímos:

win% = x
lose% = 1- x
EV = 0

EV = 10 * x + (- 1) * (1 - x)
0 = 11x - 1
x = 1/11 ou ~9,09%

o mesmo resultado pode ser obtido se usar a pot odds, na hora de dar o call ou não

valor do pot : valor do call

10:1 ou 1/11 ou ~9,09%

Sabendo a equidade, você pode usar o mesmo "truque" e substituir o fold% por x e o call% por 1-x para saber o quanto um vilão precisa foldar para que sua jogada seja BE.

O que o OP deve ter confundido é na hora de transformar do formato "odds" (x:y) para o porcentagem

10:1 é igual a 1/11

LOBORJ

Original de rafaelaugustop

Original de LOBORJ
Opa Otzdaath,

Grande abraço

E a FE?

depende do q vc está calculando, se vc quiser calcular o EV de uma 4 bet all in por exemplo.

EV 4bet = FE * dead money + (1-FE)(Eq * pote final - investimento)

Otzdaath Autor do tópico
Otzdaath

Original de LOBORJ
Opa Otzdaath,

Grande abraço

Lobo, muito obrigado pela resposta. Então, este cálculo que você fez é justamente o que foi utilizado no exemplo do livro e que me causou a dúvida. Com o último exemplo que usei, com base no artigo da Strategy, usando a fórmula que você passou, chegaremos ao seguinte:
Pot: $12
Call: $2
Odds = 5:1
Ev = (1/6 * 14 ) - 2 = (7/3) - 2 = $0,33

Então, chegamos ao mesmo resultado da fórmula clássica. Cara, valeu demais por mostrar esta outra forma de calcular! Nem sei como agradecer a você e ao Rafael! _thumbsup:

Agora, naquelas outras 3 fórmulas que apresentei ali em cima ( Sobre fold equity necessária, sobre equidade necessária e sobre o cálculo da equidade total ), há algum erro? ( Qualquer pessoa que puder me responder, é bem-vinda. Pode ser treinador ou poster. _thumbsup: )

Aguardo comentários!

Abraços.

Otzdaath Autor do tópico
Otzdaath

Original de Sarsante
...

Sarsante, valeu por responder.

A fórmula que você utilizou, em determinado momento, resume-se a fórmula que eu conheço e que apresentei lá no post inicial.

Na verdade, transformar odds em porcentagem, foi uma das únicas coisas que aprendi sozinho. Eu sou ruim com números e tal. Mas, você está certo no que se relacionada as pot odds. Até este post, eu não entendia que qualquer forma de odds, é dada na forma de proporção, inclusive as pot odds ( Cara, que vergonha eu não ter entendido isso antes... :facepalm: ). E eu também não entendia que, para saber o quanto eu preciso ganhar para ser break even, tanto para um call, como para uma bet com o objetivo de fazer o vilão foldar, o cálculo a ser utilizado, utilizando o tamanho do pote, deve ser valor investido/(valor do pote + valor investido). Minha dúvida sobre a fórmula para uma aposta por valor continua. A fórmula bet/(pote atual + 2bet) está correta? E o cálculo para equidade geral (Eq = Fe + [(1-Fe) x Pe])

Este post, até o momento, já esclareceu muitas dúvidas minhas. Valeu participar, man.

Valeu pela dica do "truque" _thumbsup:.

E continue participando.

Btw, você é matemático ou algo assim? Pergunto porque esta fórmula que você apresentou é muito detalhada. E, pelos seus comentários e exemplos a usando, parece que você interiorizou bem o porquê de cada item da fórmula. 8o

Abraços.

Otzdaath Autor do tópico
Otzdaath

Original de LOBORJ
...

E a FE?

"Agora, naquelas outras 3 fórmulas que apresentei ali em cima ( Sobre fold equity necessária, sobre equidade necessária e sobre o cálculo da equidade total ), há algum erro? ( Qualquer pessoa que puder me responder, é bem-vinda. Pode ser treinador ou poster. _thumbsup: )"

Vale pra você também. LOL _p:

Abraços!

LOBORJ

Original de Otzdaath

Lobo, muito obrigado pela resposta. Então, este cálculo que você fez é justamente o que foi utilizado no exemplo do livro e que me causou a dúvida. Com o último exemplo que usei, com base no artigo da Strategy, usando a fórmula que você passou, chegaremos ao seguinte:
Pot: $12
Call: $2
Odds = 5:1
Ev = (1/6 * 14 ) - 2 = (7/3) - 2 = $0,33

Então, chegamos ao mesmo resultado da fórmula clássica. Cara, valeu demais por mostrar esta outra forma de calcular! Nem sei como agradecer a você e ao Rafael! _thumbsup:

Depois a gente vê um preço _ugly:

Agora, naquelas outras 3 fórmulas que apresentei ali em cima ( Sobre fold equity necessária, sobre equidade necessária e sobre o cálculo da equidade total ), há algum erro? ( Qualquer pessoa que puder me responder, é bem-vinda. Pode ser treinador ou poster. _thumbsup: )

Aproveita que estou bonzinho hoje.
As 3 fórmulas estão corretas.
Mas como disse, a que te passei é simples e resolve muita coisa.
Inclusive as duas primeiras.

Se o EV = Eq * pote final - investimento , quando quisermos saber a equidade mínima para a jogada ser lucrativa, basta fazer EV = 0

Teremos então:

Eq = investimento / pote final

Em outras palavras sempre que quiser saber a equity mínima é só dividir o investimento ( seja bet, raise, 3bet, etc...) pelo pote final

aplicando nos seus dois exemplos:

FE necessária - aposta $1 num pote com $2 - 1/3 - 33%

Equity necessária se o vilão der call - aposta $1 e o pote final será $4 com o call do oponente - 1/4 = 25%

Simples não?

Quanto a equity total tb está certo, mas só mostra a quantidade de vezes q ganhará a mão e não o valor esperado (EV), pois não constam apostas nem o pote.

Espero ter ajudado.
Grande abraço

Otzdaath Autor do tópico
Otzdaath

Lobo, muito obrigado, mesmo, man! Eu estou quebrado, nem BR pra NL2, eu tenho. Mas, pode ter certeza, futuramente, quando eu virar SNE eu te mando um capilé generoso. LOL. _p:

Ajudou demais. _smile: _o:

Editado, pois Lobo já tinha respondido!

Abraços e obrigado mais uma vez!

rafaelaugustop

Na mesa ao invés de saber o EV não é melhor saber quantos % você precisa ganhar para o EV ser zero?

Eu acho muito mais fácil fazer assim:

(valor a pagar * 100) / Valor total

Você sabe então quanto precisa de equidade para o call ser lucrativo.

Otzdaath Autor do tópico
Otzdaath

Fala, Rafael!

Eu acredito que sim. Eu questionei sobre as fórmulas para ter uma base sólida sobre o funcionamento delas. Como você pode perceber, no ínicio do post, eu tinha uma visão errada de como as coisas funcionavam. Depois das repostas de todos, já consigo entender o básico. _thumbsup:

Agora, a corrida é para arranjar métodos para calcular isso tudo rapidamente na mesa. Esta forma que você postou ajuda bastante e a que o Lobo postou, também.

Depois disso, o próximo passo é entender como todos os cálculos se relacionam ao tamanho das stacks efetivas e levar em conta as streets posteriores - caso haja alguma - para tornar o EV positivo não só numa street isolada, mas na mão como um todo.

Assim que aparecerem mais dúvidas, volto a postar.

É ótimo ver que a Poker Strategy tem coaches como você e o Lobo, entre outros, que respondem com paciência até as dúvidas mais básicas, como as minhas.

Abraço e valeu por ajudar!

rafaelaugustop

A minha mensagem foi para o Lobo. Eu acho que calcular o quanto tem precisa de equidade mais fácil que a forma que ele colocou, mas isso é muito pessoal. Tem outros que usam outro tipo de conta que eu acho muiito mais complicado e eles acham que o que eu faço que é complicado.

LOBORJ

A minha mensagem foi para o Lobo. Eu acho que calcular o quanto tem precisa de equidade mais fácil que a forma que ele colocou, mas isso é muito pessoal. Tem outros que usam outro tipo de conta que eu acho muiito mais complicado e eles acham que o que eu faço que é complicado.

Opa rafa,
sim, but...

(valor a pagar * 100) / Valor total = investimento / pote final _thumbsup:
só mudam os nomes _ugly:
só mostrei de onde vem essa fórmula e como ela é aplicável em inúmeros cálculos _wink:

Grande abraço

LOBORJ

Original de Otzdaath

É ótimo ver que a Poker Strategy tem coaches como você e o Lobo, entre outros, que respondem com paciência até as dúvidas mais básicas, como as minhas.

Abraço e valeu por ajudar!

Também tive as mesmas dúvidas um dia.
Ajudamos quem demonstra interesse.
gogogo

rafaelaugustop

Original de LOBORJ

Opa rafa,
sim, but...

(valor a pagar * 100) / Valor total = investimento / pote final _thumbsup:
só mudam os nomes _ugly:
só mostrei de onde vem essa fórmula e como ela é aplicável em inúmeros cálculos _wink:

Grande abraço

Sim é a mesma coisa no final, digo na questão do raciocínio, mas é pessoal.