Seguinte galera, eu acho que não sou só eu que tem essa dúvida.. E também muito tiveram.. E eu gostaria que se alguém soubesse, poderia me ajudar nisso..
No "Livro verde do Poquer" de Phil Gordon, ele nos dá uma tabela que ensina a "Regra de 4" (quando só se tem o Flop virado) e a "Regra de 2" (quando alem do flop a gente tem o turn), que funciona assim:
Regra do 4: você pega a quantidade de outs . 4 + 1 = a porcentagem que você tem de acertar.
Exemplo: 10 outs -> 10x4+1 = 41% de chances
Regra do 2: você pega a quantidade de outs . 2 + 1 = a porcentagem que você tem de acertar.
Exemplo: 5 outs -> 10x2+1 = 23% de chances
E depois você calcularia o Pot Odds pra ver se é lucrativo..
Vamos dizer que 9 cartas te ajudariam a completar o seu flush-draw.. E já virou o flop.. Sabendo que você conhece 2 cartas suas + 3 do flop, totalizando um total de 5 cartas. Oque você faz? tira 5 de 52 cartas.. que totaliza um total de 47.. Nisso você dividi por 9, que dá cerca de 5 (aproximadamente)
Nisso vamos dizer que o pot tem 5$ e você tem que pagar 2$ pra ver o restante das cartas..
Você faz (5 x 5) + (47 x (-2)) = 10 + (-94) = - 84 (a EV é negativa, ou seja você não aposta)
Queria saber se vocês tem algum método mais facil ou se vocês usam algo desses pra calcular se é viavel ou não entrar na mão quando se tem algum flush-draw, straight-draw ou flush-straight-draw, OESD etc.. Eu me confundo algumas vezes em calcular outs..
Resumindo: Eu acho que não sei muito bem calcular Outs e Pot Odds pra ver se é jogavel ou não a mão.. Gostaria que alguém me desse alguns toques e me corrijisse caso esteja algo errado ai em cima..