Saltar para o fórum
Dúvidas acerca do S...

Notificações
Limpar tudo

[Fechado] Dúvidas acerca do SHC e não só

17 Mensagens
5 Utilizadores
0 Reações
1,029 Visualizações
MancaMulas
Membro desde: 12.03.2009

Viva pessoal

tenho jogado BSS seguindo à risca o Starting Hands Chart, mas tenho algumas questões acerca das acções que ele nos manda fazer. Por exemplo:

1 - Porque é que não se pode jogar AQ em Middle Position se alguém fez call? AJ e AT ainda se compreende

2 - Porque é que se tivermos uma "Suited Face Card", ou seja, KQs, QTs, JTs etc, se estivermos em MP e chegar em fold, foldamos também. Mas se alguém fez call, já é uma mão jogável e podemos fazer o call. Se não era jogável chegando em fold, porque é que passa a ser se chegar em call?

3 - A mesma situação da questão 2 mas para os "Suited Connectors". Chegando em fold em MP, é fold. Se chegar em call, é call também.

4 - Porque é que se faz fold de um Suited Connector se estivermos nas Blinds e chegar em fold?

5 - Ouço muito falar na "Donk Bet", que é fazer raise antes do nosso adversário em que ele é que é o agressor pré-flop. Donk Bet é coisa de Donkeys??

6 - Quando a gente faz um call com um pocket pair, e leva um raise a seguir, aplicamos a regra do Call20 à quantidade que temos de pagar para completar o raise, ou à quantidade do raise em si? por exemplo, eu faço limp de 1bb, e o adversário faz raise de 5bb. Eu para continuar na mão, tenho de fazer o call de 4bb. por isso, aplico a regra a 4bb ou 5bb?

16 respostas
filipetheman
Membro desde: 10.05.2009

1- tambem nao entendo bem essa ;

2- é menos provavel alguem dar raise contra dois limpers sem uma boa mao e é uma mao que joga bem depois do flop no entanto nao é forte o suficiente para dar open raise em mp e se fizermos open limp e tomarmos raise nao sabemos onde estamos , será que o nosso K é bom?? será que estou dominado?

3- a mesma questao, nao é forte o suficiente para dar open raise, basicamente raise com SC é um semi-bluff e é melhor faze-lo estando nas posiçoes finais onde temos posiçao e menos adversarios depois de nos. open limp tambem é fraco porq se tomarmos raise vamos ter que largar. se houver um limper antes de nos ja é ok dar tambem porq é menos provavel levar raise.

4- basicamente abrir raise com SC é um semi-bluff e se vais abrir da small blind vais jogar a mao fora de posiçao, o que vai ser bem dificil.

5- se o flop vem A72 e tens um set de 2 vais sair a apostar?? nao porq é provavel o adversario apostar, entao com que mao forte faria sentido uma DB?? nenhuma forte entao é uma jogada fraca por norma.

6- imagina que tens 100 dolares a big blind é 1 dolar. tu das limp em mp com 77, recebes um raise para 5. 5*20=100, ele tem que ter 100 na stack para poderes dar o call 20. é a quantidade que ele dá raise. se o raise for para 6 é 6*20, se for 2 é 2*20, etc

MancaMulas Autor do tópico
MancaMulas

Original de filipetheman
6- imagina que tens 100 dolares a big blind é 1 dolar. tu das limp em mp com 77, recebes um raise para 5. 5*20=100, ele tem que ter 100 na stack para poderes dar o call 20. é a quantidade que ele dá raise. se o raise for para 6 é 6*20, se for 2 é 2*20, etc

bacano antes de mais obrigado por responderes

nesta última questão vejamos entao a situaçao seguinte:
eu estou numa posição média com TT. Há um limper antes de mim, por isso eu faço raise para 5bb, e fico com 95bb pa trás. um jogador depois de mim faz mini raise, ou seja, faz raise para 6bb. por isso eu para fazer call basta apenas 1bb. pela regra do call20, eu precisava de 20 x 6 = 120bb, e na minha stack só tenho 95. deveria então fazer fold! mas se só preciso de pagar uma big blind, pk fazer fold?? e isto aplica-se se em vez de raise para 6bb, ele fizesse para 7bb.. eu pagava as duas big blinds sem problema nenhum. se já lá meti 5, nao custa nada meter mais 2bb

era isto que eu queria dizer, se o que entra em conta é o tamanho do raise ou o tamanho "daquilo que a gente tem de pagar", que é a frase que o Rafael Augusto utiliza no vídeo, tal e qual :)

filipetheman

tu abres para 5 ele nao pode abrir para 6. há um minimo que ele pode dar re raise, penso que será para 10 nesse caso. mas em tri bet pote ja nao é a regra do call 20. nesse caso era pott odds. o pote teria 19.5 BB( meia big blind da SB, 1 da BB, 1 do limper, 5 tuas, 10 do re raiser), terias que fazer call de 5 para ganhares 19.5, aproximadamente 4 para 1 e com implied odds se acertares um set é ok o call.

Gonira
Membro desde: 27.02.2008

a starting hands chart é só um ponto de partida, mas os ranges pré-flop podem ser alterados de acordo com as tendências dos adversários e da sua própria habilidade, então não tome isso como regras inquebráveis.

as explicações do filipe sobre os pontos 3, 4 e 6 estão perfeitas. eu adiciono o seguinte.

1. acho bem standard raisar AQ em middle position, mesmo contra um limper. não vejo problema algum em se fazer isso.

2. é bem aceitável incluir o topo desse range nas mãos jogáveis em MP. acho que vc pode adicionar KQs a partir de MP1, KQo a partir de MP2 e KJs em seu range de MP3 sem muito perigo de errar. btw, gosto mais de KQ do que de AT, as possibilidades de dominação são menores. as outras mãos já são realmente um tanto marginais pra raisar em MP. um dos motivos pelo qual um call é aceitável quando há um limper é que o limper coloca mais dead money no pote, o que dá melhores pot odds pro call, e vc vai jogar em posição contra ele com uma mão com boas possibilidades de flopar bem. por outro lado, dar call quando ninguém mais pôs dinheiro (open limp) deve ser evitado, não é um bom movimento. via de regra, se vc for o primeiro a colocar dinheiro no pote e a mão não for forte o suficiente para raisar, folde.

5. donkbets podem ser bem usadas. isso depende um pouco do adversário. se no exemplo do set no flop AT2, vc dá uma donkbet e o adversário não tem nada, o mais provável é ele foldar, por isso o standard é check/raise, pq se ele não tiver nada, vc pelo menos ganha uma cbet, e se ele quiser continuar, vc cria um pote maior no turn, o que facilita botar o stack todo na mesa. mas se o adversário for muito agressivo, do tipo que dá muito raise em donkbet ou joga mãos tipo top pair com agressividade excessiva, uma donkbet aí poderia ser uma opção, até pq demonstra fraqueza, ao contrário do check/raise.

tá aí uma das coisas que eu queria aprender a fazer direito e ainda não consegui: donkbet.

filipetheman

mas aí ja usa a donk bet para adaptar ao adversario como decepçao. mas como linha standard nao vejo razao para utilizar.

eu costumo isolar limpers com AQ AJ em mp, realmente concordo que o KQ apesar de ser "pior" que AT tem mais jogabilidade no sentido que mais provavelmente faz top pair. tanto o K como Q sao bons top pairs que dificilmente deixarao de ser no turn agora o T tem muitas overcards se for top pair por isso nao isolo com AT.

Gonira

o motivo pelo qual eu procuro dar donkbet com mãos sólidas vez ou outra é também dificultar a leitura, pq há alguns boards em que uma donkbet cai bem como semiblefe quando a gente acerta um draw (e em outros um check-raise owna), e dar sempre donkbet quando tem draw e sempre check/raise com monstro facilita demais pra seu jogo ser lido. é claro que isso é menos relevante em limites menores, mas o negócio é que a jogada tem seu uso, não é por causa do nome que é coisa de donkey não (apesar de que donkey adora donkar mesmo).

e sobre as starting hands, eu já acho meio loose dar limp behind em mp com suite connector sempre, principalmente mais perto de ep, pq tem muita gente pra falar ainda e na maioria das vezes não é lucrativo seguir na mão se alguém raisar, suited connectors/facecards jogam mal fora de posição.

filipetheman

eu gosto de dar limp behind nessas situaçoes pela improbabilidade de receber raise qnd ha varios limpers. e se receber com algum dos limpers a dar call do raise temos muito boas odds implicitas por norma com o range do raiser bem definido.

se tivermos reads que o adversario é algo decente podemos partir do presuposto que se dermos DB algo como half pote com um monstro ele vai ler a jogada como fraca e dar raise. se ele vir que na realidade tomamos essa linha com uma mao forte depois vai haver precedentes para fazermos semi-bluffs dessa forma porq ele ja vai achar que as nossas DB sao fortes e gastamos menos fichas do que com u check-raise. mas lá esta é uma adaptaçao que fazemos é uma jogada que fazemos esporadicamente nao como um recurso constante penso

Gonira

sim, na maioria das vezes tu faz é a linha standard mesmo, não importa qual seja o spot. mas tipo numa nl200 sh em que tu senta com no mínimo dois ou três regs e mtas vezes quatro, vc é obrigado a mixar bastante seu jogo pra vida dos oponentes ficar miserável. em micro limits ou numa mesa dos sonhos cheia de donkeys, quase nada. depende de contra quem vc tá jogando, basicamente.

filipetheman

contra um bom jogador tudo é possivel por exemplo tomar uma linha super forte num board dry imaginando um board TT8 rainbow e termos AT e darmos check-raise contra um jogador regular. ou dar second barrel com air em turn cards que ele nao acredite que desses como um 2 lol vao sempre esperar que des se vier uma overcard

contra um donk o check raise mete medo e o 2 nao assusta e ele continua a pagar com second pair etc

Gonira

contra certos donks até rola, só é um pouco mais raro. já peguei cara que dava raise em donkbet e betava turn e river quase sempre depois disso, aí uma linha de bet/call, check/call, check/raise cai como uma luva.

MancaMulas Autor do tópico
MancaMulas

Original de filipetheman
contra um bom jogador tudo é possivel por exemplo tomar uma linha super forte num board dry imaginando um board TT8 rainbow e termos AT e darmos check-raise contra um jogador regular. ou dar second barrel com air em turn cards que ele nao acredite que desses como um 2 lol vao sempre esperar que des se vier uma overcard

contra um donk o check raise mete medo e o 2 nao assusta e ele continua a pagar com second pair etc

vocês usam uns termos muito caros! :) o que é second barrel? board dry?

tempolivre
Membro desde: 27.06.2009

Original de MancaMulas

Original de filipetheman

vocês usam uns termos muito caros! :) o que é second barrel? board dry?

Imagina um monte fichas empilhadas.. parece um barril. 1st barrel, cbet n flop(não sei se pode ser bet no turn)... 2nd barrel, a próxima...

Board dry é quando as cartas na mesa (board, table) não oferecem draws. Tem gente que se refere a isso como textura da mesa.

pexer0
Membro desde: 09.02.2009

vamos trazer isso pro lado mais donk da coisa...

eu em nl5, é legal betar com AQ em MID se houverem limps?

mini raises (muito comuns), posso considera-lo como limpers com mãos do tipo SC ou Axs?

se eu to em mid e tenho pelo menos 2 limpers antes, posso entrar de limp com os Axs tb?

valeu =P

Gonira

em middle position eu não gosto nem de suited connectors. com dois limpers, eu acho ok dar limp behind em mp3, e só. Axs também serve, jogo igual.

eu gosto de dar call em posição com SC quando tem miniraise se o cara tiver pelo menos um stack próximo a 100bb, pq é mais fácil ele colocar o stack qdo o SC acertar o flop em um raised pot do que em um limped pot (a tendência é ele ter um range mais forte). com Axs, só se tiver pelo menos mais um caller com stack grande, pq Axs acerta monstro com menos frequência do que SC e ainda cria algumas dificuldades quando acerta top pair com um kicker dominado.

pexer0
Membro desde: 09.02.2009

Obrigado Gonira, seus comentários junto com os conselhos do panik via msn, ajudaram MUUUUUUUUUUITO!

filipetheman

Axs é melhor começar a dar limp behind a partir de posiçoes finais mas se houver dois ou mais limpers ja penso que haja boas odds para dar limp de MP tambem. procurando jogar agressivamente com flush ou straight e controlar pote com A com top pair sem problemas em largar perante resistencia.

agora com AQ eu nunca segui a tabela que diz para dar fold em MP qnd há limps, simplesmente acho que a mao tem muito potencial e ao darmos raise por cima de limpers tamos a demonstrar força entao se tormarmos raise sabemos que tamos atrás porq nao é uma situaçao ideal para alguem dar tri bet light